Xiaomi volta a fazer asneira! Atualização para Android 10 do Mi A2 Lite com problemas
A chegada do Android 10 aos smartphones da Xiaomi está mesmo a ter problemas sérios. Já foram várias as versões lançadas para a linha Mi e que tiveram de ser retiradas, algumas mais do que uma vez.
Esperava-se uma atualização simples e rápida, algo que, na verdade, não aconteceu. A mais recente vítima foi o Mi A2 Lite, que recebeu ontem a esperada a atualização. Problema foi que algumas horas depois teve de ser retirada, por problemas sérios.
Chegou o Android 10 a mais um Xiaomi
Lançado há quase 1 ano, o Android 10 tem sido lançado de forma lenta para os smartphones. Tudo depende dos fabricantes e da forma como o disponibilizam, tendo sido primeiro lançado para os smartphones da Google.
Esperava-se que os equipamentos com Android One, como o Mi A2 Lite, fossem também simples de atualizar, uma vez que usam uma versão muito base deste sistema da Google. A verdade é que isto não aconteceu e foram já muitas as vezes que os lançamentos foram retirados.
Os problemas começaram para o Mi A2 Lite
Este Xiaomi foi o mais recente smartphone da marca a receber esta novidade, com todas as melhorias que a Google criou nesta versão do seu sistema operativo. Tudo parecia correr bem, com todas as atualizações a serem globais.
A verdade é que algumas horas depois, com todo o processo a decorrer, chegaram os relatos de problemas. Os utilizadores começaram a queixar-se de falhas graves, uma delas impossibilitando a utilização do próprio smartphone.
Não se sabe o que fazer depois da atualização
Do que é relatado, em muitos casos, os smartphones ficam bloqueados depois de instalada a atualização. O Xiaomi Mi A2 Lite não arranca e fica em bootloop, sem conseguirem ser colocados a funcionar, como esperado.
Claro que face a este problema, a Xiaomi tomou a decisão de interromper a disponibilização da atualização, ficando esta suspensa. Não se sabe quando voltará a ser lançada e, pior, como vão os utilizadores resolver os problemas que esta causou.
Este artigo tem mais de um ano
“Do que é relatado,em muitos casos,os smartphones ficam bloqueados depois de instalada a atualização.O Xiaomi Mi A2 Lite não arranca e fica em bootloop,sem conseguirem ser colocados a funcionar,como esperado.” Isto é muito mau,muito mau mesmo.Relmente não sei o que se passa com os engenheiros que fazem a programação.Já o mesmo se passa com a Microsoft,com o Windows.Barraca atrás de barraca.Que grandes “engenheiros”… 😐
Boas, aconteceu mesmo agora ao meu mi a2, estou sem telefone e perdi tudo não sei oque faça, já fiz de tudo nem consigo aceder ao menun para fazer reset.
Fui afetado e resolvi com o Fast ADB. O problema foi ao iniciar novamente, pedia-me uma password que eu não tinha e como excedi o máximo de tentativas limpou-me os dados.
Como resolveu esse problema? Poderia me ensinar?
Acabei atualizando sem saber.
Não tiveste que mudar a partição activa da “a” para a “b” ?
Olá poderia me ajudar a resolver? Se poder falar por Whatsapp ou por alguma rede social.Tive o mesmo problema não consigo resolver.
Instalar o ADB Fastboot
https://androidmtk.com/download-minimal-adb-and-fastboot-tool
Executar o Fastboot
Boot into fastboot mode with Power + Volume Down keys and connect your phone to your computer USB port. Type “fastboot devices” and verify that your phone is listed. Then type “fastboot set_active other” to set the other boot slot as active. Then type “fastboot reboot” to reboot your phone.
Viva, aconteceu me o mesmo, a password que tinha nao da, e agora, como resolveu? ele esta me sempre a pedir password para poder avancar!
Boa noite amigo conseguiu resolver,pois estou com mesmo problema preciso de ajuda
Espero que o Mi A2 não tenha o mesmo problema porque ofereci um a uma pessoa em Outubro de 2018.O meu Xiaomi Mi 8 não tem tido problemas com o Android 10…
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/xiaomi-atualizacao-android-10-mi-a2/
Já esteve lançado e foi retirado…
Boa noite
Eu tenho um xiaomi redmi 8A e após uma actualização hoje ás 12:30 ficou bloqueado . Refere sempre a mensagem ” Espere até o dispositivo reiniciar totalmente ante de abrir aplicações ” ! Não tenho acesso a qualquer aplicação do equipamento. Podem ajudar por favor .
Vê as respostas acima, do leitor Cidadão
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/xiaomi-atualizacao-android-10-mi-a2-lite-problemas/#comment-2557065
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/xiaomi-atualizacao-android-10-mi-a2-lite-problemas/#comment-2556856
É um processo que provavelmente vai levar à perda dos dados, mas é a foram de colocar o smartphone a funcionar novamente
Tenho o mi A2 com Android 10 e está sem problemas.
também padeço do mesmo problema, não tenho problemas com o update.
Boa tarde, atualizei o meu e infelizmente nao consigo mais conectar no WIFI, sabe me dizer o que pode ser? Obrigado !
Atualizei o meu e correu perfeitamente. Tive um pequeno problema para conseguir conectar no Wi-fi mas consegui resolver esquecendo todas as senhas. Fora isso está perfeito!
3GB ou 4GB sua versão?
Isso é porque tens um ecrã “Biel”. Os A2 Lite que ficam bloqueados / em bootlop depois do update para Android 10, são os que têm ecrã “Ofilm” instalado.
Depois do uipdate, não ficaste com umas marcas negras na parte inferior do ecrã ?
o meu ficou com essas marcas negras
Ficaram todos os que conseguiram fazer o update para o Android 10.
Com isso e com alguns outros erros, como os icons da barra de estado descentrados, problemas com uma série de dispositivos BT, etc.
Igualmente por este lado, tirando o wifi em que também tive que esquecer as senhas… tudo a funcionar perfeitamente com o 10
No meu caso não foi afectado com este problema. As coisa que notei foi que desapareceu alguns atalhos do Chrome que tinha no launcher. E também notei um ligeiro lag, fiz reboot ficou melhor. De resto para já parece está tudo bem. Adoro a nova navegação do tipo iOS
Já agora também reparei na Google store no separador de programas instalados que Chrome estava tipo encravado a atualizar. Desliguei. Talvez foi isto que deu problemas com os meus atalhos.
Os brazucas adoram esta marca por ter preços baixos, mas são uns autênticos amadores
Sou Portuguese e a marca não me diz nada. Foi o preço, ter long term support Android One (Android 10), e ter a funcionalidades necessárias para mim. Nunca mais compro telemóveis com sistema Android da marca. Para mim pessoalmente o Android One é que faz sentido comprar. Segurança, novas funcionalidades e bom investimento.
Devia de dar para instalar o Android One em qualquer telemóvel, nem que custasse 5 EUR.
Isso não faz sentido absolutamente nenhum.
Se dispositivos para os quais o SO é optimizado volta e meia dão chatices imagina o que propões…
Os Samsung de gama média e alta recebem updates no mínimo por 3 anos. O S8 ficou no Android 9 (Que é idêntico ao 10…) mas com updates de segurança de fevereiro 2020 (e talvez receba ainda mais), o S9 tem Android 10 com os mesmos updates.
Se considerarmos que a Samsung mete funções que a google só introduz nos Android seguintes, então quem tem um já tem um Android “11” ou “12”. O S8 tem fluidez inicial ou até mais fluído, a bateria parece ainda ser como nova.
Portanto, tanto amor ao Android One entendo mas em telemóveis de baixa gama; na gama alta as marcas (pelo menos Huawei, Samsung, Apple) costumam dar updates por vários anos.
S7 aqui e updates de segurança continuam. O último que recebi foi em Janeiro de 2020.
Os updates de SO no programa “Android One”, são válidos no mínimo por 2 anos, ou seja, podem receber até 3 actualizações do Android (no caso do Mi A2 Lite, começou com o “Oreo”, depois o “Pie” e agora, o “Android 10). Mas correcções menores e updates de segurança continuarão a ser efectuados, bem para lá desses 2 anos.
Normalmente quem opta por telefones do programa “Android One”, é porque prefere uma experiência do SO Android “puro”, sem interfaces gráficos modificados + o bloatware que marcas como a Samsung e Huawei incluem nos seus smartphones.
Exato. Como os Americanos dizem sem crapware LOL
Eu gostava que o pplware um dia também fizesse um titulo destes mas em relação à Apple, do género “Apple volta a fazer asneira! Sim porque a Apple faz muitas asneiras e constantemente!
O meu Actualizou ontem sem problemas , apenas não me conseguia ligar em algumas redes Wi-Fi, resolvido com o esquecer password e nova ligação a rede.
Eu tinha atualizado o meu, mas consegui restaurar ele para o Android 9 de novo
Como conseguiu fazer isso?
Como por favor?
Nao pagam pelos anuncios então tomem la umas atualizações para drenar a bateria mais rapida e cheia de bugs. Bem visto xiaomi
Não queres não compres rapaz, mas essa dor de coto dá-te conta dos nervos.
Os telefones chinocas continuam a não me convencer.
rafa como fizeste para voltar ao android 9
Faz daqui a meia hora 24h que atualizei prlara o Android 10 e o meu tlm morreu , e já está 100% reposto porém agora não se depois da reparação que o meu amigo me fez conseguirei atualizar de maneira oficial para o Android 10,isto é gozar com a nossa cara já existem ROMS de Android 10 para o mi a2 lite há 6 meses, não quis fazer o Root para receber o Android 10 via OTA e ainda me revenda com o dispositivo, vergonhoso google\xiaomi
Parece-me mais um problema da xiaomi e não da google mas a ver vamos.
É não comprar mais xiaomi. A minha confiança já era muito baixa mas agora passou a 0 após este caso.
Como é que resolveu o problema?
O telemóvel do meu marido morreu ontem ao fazer esta actualização. Isto é um problema grave porque ele está neste momento em viagem no estrangeiro e ficou totalmente incontactável, sem as apps da companhia aerea, nem apps bancárias, sem maps, sem nada. Já liguei para a PC Digam que vendeu o telemóvel mas não atendem. Ainda não responderam ao email. Não sei o que hei-de fazer. Alguma sugestão para resolver isto? Obrigada.
Ana, dificilmente alguém conseguirá resolver o problema remotamente. O melhor será mesmo esquecer o telemóvel momentaneamente e depois, com mais calma, resolver essa questão.
Já consegui finalmente falar com a PC diga. Sugeriram tentar um reset (tecla do som para cima + tecla ligar alguns segundos). Que aparece uma tela preta com a opção Factory Reset, que deixa as definições de fábrica. Perde os dados todos, mas, se resultar, pode instalar todo de novo. Agora a dificuldade é contactar para transmitir essa hipótese. Tomara que resulte.
Os gajos da PC Diga estão a apanhar do ar. A resposta que lhe deram, é a típica “fuga para a frente”, de quem não faz a mínima ideia sobre o problema nem sequer se deu ao trabalho de investigar.
E até é um problema relativamente simples de resolver, desde que se tenha um PC ou laptop com acesso à internet.
Agora eles ficaram com o tlmv, teremos de esperar pela reparação. 30 dias no limite. Esperemos que resolvam e rapidamente.
Actualização:
A PC diga não conseguiu reparar o telemóvel e devolveu o dinheiro na integra.
O meu atualizou corretamente, está a funcionar sem problemas !
MI A2 lite versão 4 gigas 64 armazenamento
+1
…E com ecrã “Biel”. 😉
Exato !
A atualização só funciona nos que têm ecrã Biel , os que têm ecrã Ofilm não arrancam após a atualização !
Para saberem qual ecrã usa o vosso smartphone discar *#*#64663#*#*
Isso mesmo. 🙂
Tenho o Xiaomi Redmi Note 8 Pro e continua no Android 9. É um telemóvel bastante bom e recente.
Não deveria já ter saído o 10?
Comigo correu tudo bem.. inicialmente não actualizou, apesar de ter começado o processo.. tentei repetir já não encontrava a actualização, depois de insistir em procurar apareceu de novo a dita actualização, tive sorte pois correu bem e nem secer tinha noção que estava a dar problemas.. o telefone está sem bugs mas tb só foi ha umas horas mas de uso intensivo sem qqr problema apontar.
Sequer.. o único apontamento é este gboard que continua fantastico! Tal como o meu cérebro a esta hora para escrever comentários!!!
A2 lite 64g
Eu também atualizei o meu, a principio tudo tranquilo, mas a medida que vc vai utilizando, vai notando bugs, é manchas escuras no rodapé da tela quando a mesma está com imagem branca, é as atualizações de aplicativos que fica travando, é aplicativos com problemas p rodar em segundo plano, e por aí vai, decepção total! Quem fala que atualizou é tá tudo ok, aos poucos vão se decepcionando e se arrependendo!
Experimentei estes passos pelo menos fez o factory reset outros que vi na net não deu em nada
https://www.youtube.com/watch?v=6kndhoIPxTY&feature=youtu.be
e fácil sigam os passos cumprimentos
Uma coisa melhor que senti, em sítios onde o Wireless não era estável, com o 10 ficou melhor. Ainda não foi abaixo
Bom dia, aconteceu me o mesmo, a password que tinha nao da, e agora, como resolveu @Cidadao? ele esta me sempre a pedir password para poder avancar! Mas a password que tinha 6digitos ja nao da ele nao reconhece, ja fiz o fastboot mas para arrancar pede de o pin de inicio e a minha antiga password/pin ele nao esta a reconhecer!
Ajuda por favor .
Pois é a malfadada password que ninguém sabe e ninguém apresenta solução, nem mesmo o pplware tem resposta a esta pergunta.
Então aqui fica a dica para encontrar a dita password de boot.
Tem este link: https://drive.google.com/file/d/1UXs62Fafw1JVKxx9erXkTq7-tsZMTSAB/view?usp=sharing
para download do ADB-Fastboot para instalar em pc windows, com isto instalado no pc ligam o telemóvel em modo fastboot e ligam-no ao pc através do cabo de dados que veio com o telemóvel, executam em modo administrador o ADB-Fastboot, copiam lá para dentro o seguinte comando:
fastboot devices
De seguida clicam em Enter e aparece a dita password que o dispositivo necessita para arrancar, de referir que essa password é composta por 12 caracteres composto por números e letras e é própria da Xiaomi inserida no fabrico do equipamento, não se trata de qualquer password que pertença ao dono do dispositivo.
Para melhor entenderem como devem proceder com o comando e entender o resultado fica o link da imagem que fiz do meu onde se vê o resultado 0139ebac9805 abaixo da linha onde se mete o comando logo no inicio da linha seguinte.
https://drive.google.com/file/d/1pvPnBq2jTyOWsBHfn_1AGP0Tl3Y6BKH_/view?usp=sharing
É tudo e boas Passwords.
se soubesse antes nao tinha perdido tudo do telemovel. Obrigado no entanto e sempre bom ajudar o proximo!
Abraço
Pois mas nem sempre é sinónimo/resultado de não perder dados, no meu caso em particular após a entrada da password deu como resposta ” os dados estão corrompidos”, “deseja repor o sistema?”
Não tive outra alternativa senão repor tudo de novo, mas como tinha anteriormente a cópia de segurança activada na conta Google, logo que se ligou a ela fui buscar tudo que lá estava guardado, inclusive histórico de chamadas e sms, nem tudo correu mal mas nestas andanças é sempre uma dor de cabeça para muita gente que nem sabe por onde pegar.
Boas,
mesmo seguindo essas instruções, a “password” não funcionou… Coloco entre aspas porque não me parece que seja de facto uma password mas sim o serialnumber do dispositivo…
Aliás, se usarem o comando “fastboot getvar serialno”, devolve exatamente o mesmo…
Bom… grande porcaria, não reconhece password, nem a minha, nem nenhuma outra. Achei que resolveria se voltasse a trocar para a partição inicial (a) mas esquece….
Estou farto de procurar em foruns e só encontro a mesma resposta: reset de fábrica e bye bye dados….
Estou num misto de desalento e FÚRIA!!!
Mas pronto, estamos sempre a aprender, para a próxima é tar quietinho…
Bom dia, eu tenho um mi a2 e de ontem para ontem estou com dificuldades no ecra, ou seja, nao responde como deve de ser ao toque….
Bom dia,
já inseri um comentário abaixo em resposta a outro mas faço agora um “próprio”.
O meu conselho é: NÃO USEM A SOLUÇÃO DO FASTBOOT!!! (mudar a partição)
Segui todos os passos e, tal como referido noutros comentários abaixo, ao reiniciar, pede password que não tem nada a ver com a password do utilizador, caso a tenha definida.
Tentei retroceder e voltar à partição original e… igual….
Estive no próprio fórum da xiaomi, verifiquei todos os comentários daquele tópico e embora houvessem algumas sugestões, nenhuma funcionou exceto uma: reset de fábrica e perda de dados.