Nothing abre portas ao bloatware e anúncios e deixa utilizadores zangados
A Nothing acaba de abrir caminho para o bloatware e anúncios no ecrã de bloqueio no seu sistema operativo. Com o lançamento do Nothing OS 4.0 beta, a empresa decidiu que já desagradou os utilizadores e promete ser bastante controversa.
Bloatware e anúncios nos smartphones Nothing
Foi na passada sexta-feira que, a Nothing confirmou que o Nothing OS 4.0 será lançado com algumas aplicações de terceiros pré-instaladas e incluirá uma funcionalidade chamada Lock Glimpse. Esta exibirá conteúdo “útil” e “selecionado”, mascarado como papéis de parede.
A empresa, liderada por Carl Pei, justificou a decisão citando os elevados custos dos materiais dos seus dispositivos, que são mais elevados do que os de outros fabricantes. Por esta razão, a Nothing decidiu começar a explorar novas “fontes de receita sustentáveis” que a impediriam de repercutir uma maior fatia dos custos nos compradores dos dispositivos.
A partir do Nothing OS 4.0, alguns dos telemóveis mais baratos da marca passarão a incluir aplicações e serviços de terceiros pré-instalados. A empresa afirma que não se trata de aplicações aleatórias, mas sim daquelas que os utilizadores costumam instalar desde o primeiro dia. Embora poucos detalhes adicionais tenham sido fornecidos, o Instagram é mencionado como uma das aplicações que seriam integradas no software.
Esta decisão deixou os utilizadores zangados
Além das aplicações pré-instaladas, a Nothing forneceu mais detalhes sobre o Lock Glimpse, uma nova ferramenta de personalização. Irá exibir papéis de parede selecionados com base em algumas categorias. No entanto, a empresa afirma que podem ser acompanhados de “atualizações atempadas e conteúdo útil”. Uma forma subtil de falar sobre conteúdo patrocinado.
O Lock Glimpse faz parte do Nothing OS 4.0 beta, disponível para os telemóveis Nothing Phone (3a). Será interessante ver como esta funcionalidade, em conjunto com as aplicações de terceiros pré-instaladas, impactará a experiência do utilizador. As reações iniciais foram bastante negativas e basta ler os comentários do anúncio oficial para perceber duras críticas ao que muitos utilizadores consideram bloatware.
Nada indica que as aplicações de terceiros pré-instaladas serão mínimas e essenciais, e podem ser facilmente removidas. Realçam ainda que o Lock Glimpse será desativado por defeito no Nothing Phone (3a) e que, se os utilizadores o ativarem, poderá ser facilmente desativado. O que não é claro é se esta abordagem de “desativação padrão” continuará após a versão beta do Nothing OS 4.0.























Pronto, mais uma marca para riscar da lista.
E não vai ser sé esta marca outras se vão seguir.
Só entendo é que tem o dever de informar, este tipo de prática. A partir dai só compra quem quer.
Podes ter sempre a possibilidade de pagar 4,99€/mês para usufruires de um sistema operativo livre de publicidade. /s
Publicidade a verdadeira praga do século 21.
Eu já nem lhe chamaria publicidade, chamo-lhe de lixo eletrónico, que direta ou indiretamente também contribui para o aquecimento global.
Eu diria mesmo que sim, que contribui diretamente para o aquecimento global, já que consome recursos pelos vários data centres por onde passa.
Da mesma forma que os emails de spam também consomem muitos recursos, desde a o ponto de origem, pela botnet e servidores de onde sao enviados, até à energia associada ao armazenamento da tua caixa spam no teu email.
Interessante seria as Google, META, Amazon,…, começarem a pagarem taxas de carbono e ambientais de acordo com os danos que provocam !
Ainda hoje não percebo o sistema operativo ter PUB associada, quanto mais nas Apps, e na web ainda se percebe, mas isto está a chegar a um ponto que se está a tornar insuportável, vai chegar a um ponto que a malta vai dizer chega e vai largar as coisas de tão inúteis que se tornaram porque estão a ser bombardeados constantemente com PUB em tudo…
Enshitified
Lagdroid. Nada de novo..
A marca nunca foi boa.