Huawei poderá abandonar definitivamente o Android e lançar produtos com HarmonyOS
No meio da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, algumas empresas viram-se envolvidas no assunto. A Huawei é das mais visadas e os bloqueios estão a obrigar a empresa chinesa a tomar medidas. Assim, e após vários anos a desenvolver o seu sistema operativo HarmonyOS, a gigante da China pode abandonar o Android nos seus equipamentos.
Depois de ser privada da loja e de serviços Google, a marca pondera deixar o Android e ser uma verdadeiramente concorrente ao mercado do sistema operativo da Google.
Huawei poderá deixar definitivamente o Android e usar HarmonyOS 2.0
E se o Huawei P40 fosse um dos últimos smartphone da marca a ter Android? Bom, este cenário atualmente não é descabido. Aliás, no passado recente, até poderíamos vaticinar que qualquer empresa dentro do segmento Android que quisesse deixar o sistema operativo da Google "morreria". Contudo, após a contenda entre os Estados Unidos e a China, onde a Huawei foi e é "arma de arremesso", a estratégia da empresa mudou e poderá mesmo "livrar-se" da dependência de terceiros.
Tendo em conta que as relações entre ambos os países se estão a deteriorar ainda mais, em breve poderemos ter a Huawei totalmente independente do software Google.
Segundo o que se pode perceber nas entrelinhas das últimas declarações de Yu Chengdong, CEO da divisão de consumo da Huawei, este afirma que o seu próprio sistema operativo, HarmonyOS, poderia dar vida aos futuros telefones da marca.
Tal informação é um tanto contrariada pelas últimas declarações da empresa a este respeito. Conforme sabemos, a gigante tecnológica chinesa havia assegurado que o HarmonyOS não estava aqui para substituir o Android. No entanto, quase um ano se passou desde então e as suas ideias podem ter mudado.
Huawei Mate 40 será o último com Android?
Conforme comentou Yu, o próximo smartwatch da empresa será um dos primeiros com HarmonyOS dentro. Após a sua chegada, a empresa planeia passar a usar este sistema operativo como plataforma para outros produtos de diversos tipos, incluindo smartphones e tablets.
Se tal situação se concretizar, a ideia seria fazer do HarmonyOS um sistema operativo global, capaz de potencializar qualquer tipo de dispositivo inteligente, englobando assim todos os gadgets oferecidos pela empresa e substituindo completamente o Android.
Além disso, há rumores de que o futuro Huawei Mate 40, que deve chegar em setembro, será o último smartphone da marca com processador Kirin, já que a impossibilidade da marca de trabalhar com empresas americanas obrigaria a tecnológica a terminar o desenvolvimento de novos chips.
Assim, tudo parece indicar que a versão 2.0 do HarmonyOS será anunciada durante o mês de setembro, coincidindo com a chegada do próprio Mate 40.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Offtopic:
Será que podiam fazer um tutorial em como instalar o ANBOX e como fazer com que ele se ligue a uma rede wifi?
Estou com o problema na ligação.
Offtopic:
Já resolvi o problema
Poderá ser um tiro no pé, a Huawei que se ponha a pau, eu antes de abandonar completamente o Android, fazia testes com lançamento de novos telemóveis com o novo sistema operativo até ver se a coisa pega, ao mesmo tempo lançando com Android.
Se não calcularem bem os riscos e se houver pouco interesse e aderência, pode acontecer a mesma coisa que aconteceu a NOKIA…
Sempre podem lançar telefones com Android e outros com Harmony depois cada um que escolha, nem que fosse para sentir o pulso ao mercado.
Mas o facto é que a pressão sobre eles é cada vez maior e ou a Huawei se mexe ou morre, pelo menos no Ocidente.
Tivestes uma boa oportunidade para ficar calado, só escreves disparates acerca da Huawei. Existem muita maneira de matar coelhos, não precisa de android para ter app com compatibilidade nos formatos apk
Mas estás te a esquecer de duas coisinhas
Tal como o fushia o harmony os tem compatibilidade com formatos apks
Segundo, já tem muitas aplicações na appgallery (não americanas)
A Xiaomi a deixar de lado o Android One,a Huawei a querer também deixar de lado o Android e a querer implementar nos seus próximos dispositivos um novo sistema operativo móvel,o HarmonyOS,propriedade da marca,o que se seguirá,pergunto eu ?? 😐
As marcas chinesas adoptarem o Harmony OS, por imposição.
Se fizerem mesmo isso a huawei vai se abaixo.
Se isso acontecer, os EUA passam a fazer ao resto das marcas chinesas. Até podem dizer que é de escutas bla bla bla, mas tem também outros interesses por trás nos states.
Os EUA indelizmente ainda tem muito poder sobre tudo, a China não, embora detem um certo poder económico mas mesmo assim está sobordinada aos states, aliás estamos quase todos…
Olha que não é bem assim e os USA podem estar a meter-se num “caminho sem retorno”! Não esqueças duas coisas…a China é o maior importador de produtos agrícolas(Soja,Trigo,etc)americanos e tem na sua “posse” cerca de 67% da divida externa Americana! Se o Trump insistir nessa “politica” protecionista e ganhar as eleições de Novembro…os USA podem passar um mau bocado!
E vão matar os chineses de fome?
A china nao ? Ahahahha quer se dizer a china BANIU as redes socisis americanas do próprio país, e os estados unidos é que sao malvados ahahha. Quando so se sabe um lado da história é triste.
De one tirou essa informação que a China baniu qualquer rede social Americana? Pelo que toda gente sabe, as redes sociais Americanas que se negaram a cumprir a regulamentação Chinesa, pelo que se “auto-baniram” da China.
É só a hipocrisia Americana de sempre. Os EUA são todos a favor do “Rule of the Law”, excepto quando a lei não é a deles.
Errado. A China é dos países que tem mais dívida pública americana. Basta venderem e os gringos borram-se todos.
Alguém pode ter a gentileza de me explicar como é que se adiciona uma imagem ao boneco antes do nome?
Obrigado.
Firefox OS…… Sempre tive curiosidade de testar e acho que poderia ter sido uma forte alternativa a Google (se não houvessem cartéis e conspirações da treta)…
Quem sabe… Tv algo com o Mer e o Plasma Mobile pegue (not!)
Tem software próprio da empresa deve avançar só perde por ser tarde
O próximo Windows Phone…agora vão ter de fazer as apps todas pra esse sistema (Facebook, YouTube, etc)
Facebook é o vk
YouTube é o dailymotion (mas ainda há muito para evoluir
WhatsApp é o telegram
Queres mais?
Uma pessoa que já usa o Facebook não vai querer passar pro VK ou um Youtuber não vai querer usar o dailymotion…quem já está habituado ou usa o Whatsup para o trabalho não o vai querer largar…portanto…têm de ser feitas apps alternativas…seria o mesmo que agora o Windows da Microsoft acabar (isso seria muito difícil), sei lá…aquilo explodir tudo…eu não sei…um desastre natural, e a malta ter de passar pro Linux…que já tem estúdios de vídeo ou de fotografia que usam aplicações da Adobe como passariam a usar Linux? Existem alternativas, claro que sim…mas não é a mesma coisa, quando ontém estavas a usar plugin para o Premiere e agora instalas o KDenlive e tentas lá colocar o plugin….ou simplesmente os antigos trabalhos de clientes não dão mais para abrir..etc!
Somente muda o nome do sistema, eles fizeram copiar, colar, para fazerem clones nao existe melhor que os chineses.