Google estará a preparar o seu concorrente aos AirTags da Apple
Mesmo com todos os problemas de privacidade, os AirTags da Apple são um gadget a que todos reconhecem uma utilidade grande. Estes permitem detetar e encontrar bens perdidos, recorrendo à rede Find My da Apple, que usa qualquer iPhone para partilhar a localização.
Com todo este interesse focado nesta proposta, é natural que outras marcas procurem implementar uma solução similar. A próxima a tentar criar um destes dispositivos parece ser a Google, para assim ter uma alternativa dentro do seu ecossistema.
A Apple parece ter acertado novamente com o lançamento dos AirTags. Estes localizadores fazem uso de todos os dispositivos móveis da marca para criar uma rede de partilha de informação única e que funciona de forma quase perfeita. Há problemas de privacidade identificados, alguns graves, mas que estão a ser resolvidos.
Com este sucesso, é natural que empresas como a Google procurem criar alternativas e que as coloque à disposição dos seus clientes. Isso deverá estar a acontecer, segundo informações que estão a ser apresentadas agora.
Google is working on a smart tracker similar to Apple's AirTag, codename "grogu" - report pic.twitter.com/8K6KO7tfzj
— Kuba Wojciechowski (@Za_Raczke) January 16, 2023
Do que se sabe, esta nova tag terá o nome interno de "grogu" e estará a ser desenvolvida pela equipa da Nest da Google. Deverá surgir numa variedade de cores diferentes e terá um altifalante embutido para mostrar a sua presença e ser facilmente detetado.
Além disso, este novo dispositivo terá suporte para banda ultralarga (UWB) e Bluetooth Low Energy (LE). Essas tecnologias são críticas e absolutamente necessárias para uma deteção precisa da localização dos utilizadores em qualquer cenário.
A few days ago, some ... interesting concept renders were posted online of a hypothetical Google-made tracker called the G Spot. While it was made as a joke, there's some truth to the slide where it says it'd use Fast Pair!
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) January 16, 2023
Via: https://t.co/ssBAbtrVsP pic.twitter.com/SngGV2Dhza
O suporte para estas duas tecnologias está já presente no Android 13 e tem ganho uma importância cada vez maior. @MishaalRahman também revelou que um "Locator tag" foi adicionado como um tipo de dispositivo na consola de programador do Fast Pair. Esta funcionalidade do Android permite que dispositivos sejam facilmente emparelhados no sistema.
Esta é ainda uma informação inicial e que mostra que a Google está a preparar a sua proposta para responder aos AirTags da Apple. Não existe ainda um nome final e nem sequer uma data de lançamento, mas deverá ser um produto que a marca não deverá demorar a apresentar, dada a sua importância.
Este artigo tem mais de um ano
E às SmartTag da Samsung… ah pois, aqui a numero 1 mundial de vendas não interessa para nada, embora nós leitores o exijamos (apenas igualdade e não que a Samsung seja beneficiada ou se lhe dê mais atenção do que merece).
Deves ter problemas de atenção. Compara o mercado das airtags da apple com a samsung e logo ves o porque de ser irrelevante. No dia que a samsung tenha um concorrente ao find my da apple talvez tenha mais atencao, ate la é irrelevante pois vende muito menos
1 – Criar uma trend, é uma coisa, existir ou nao é outra. E de facto, existe.
2 – A samsung ja tem o Samsung Find My Mobile para rastrear dispositivos. Se funciona ao mesmo nivel da apple n sei. Aqui em casa ha quem use um sistema ou outro, mas sem uso desse serviço.
Mostra dados, ou desconheces que há muitos mais Samsung a funcionar do que Apples?
https://www.alphr.com/airtags-vs-samsung-tag/
Como podes ver, e num comparativo, essa tua suposta superioridade não existe.
Já agora… aponta ai “Smartthings”… 😉
O problema das da Samsung pelo que percebi é que só funcionam com a gama Galaxy. Estive para comprar uma, mas só funcionar com a gama galaxy ficou logo de lado. Não vou trocar de telemóvel por causa da Tag. Se desse para configurar e usar com qualquer android tinha comprado (mesmo a obtenção da localização “em tempo real” apenas funcionasse com a Galaxy). A probabilidade de encontrar sempre era maior.
Mas esse também é o problema das Apple…
A SmartTag da Samsung funciona muito nem em Portugal já que a Samsung tem uma cota de mercado enorme, aconselho vivamente.
Aqui há uns meses perdi as chaves de casa e tive que mudar o canhão da fechadura, bastante caro por sinal.
A solução foi comprar uma AirTag, num chaveiro bastante maior que o da última imagem do post (é mais difícil de perder).
– Não encontro as chaves dentro de casa – faço-as apitar paras encontrar.
– Deixo-as esquecidas em casa ou no trabalho – recebo uma mensagem se me afastar à volta de 100 metros e a indicação onde estavam da última vez em contacto com o smartphone. Ou, se não vir a mensagem, quando chegar ao destino vejo onde estavam da última vez.
Não sou muito de perder chaves, mas conheço pessoas que perdem a carteira com frequência. Dava jeito uma AirTag mas fica um pouco grande na carteira.
P.S. Falo da AirTag por ser a que conheço.
Existe tags com formato de cartão de crédito. Vê no site Chipolo
Uso-a na minha carteira. Nas chaves de casa, uso a KeySmart com Find My.