Alerta COVID-19: Há (provavelmente) milhares de portugueses com a app errada
O mundo continua envolvido numa pandemia provocada pela COVID-19. Soluções ainda não há, mas existem soluções que podem ajudar a identificar rapidamente cadeias de contágio. Portugal tem uma app que se chama STAYAWAY COVID, mas na loja de aplicações do Android, andava uma app com o mesmo nome.
A app espanhola foi descarregada mais de 100 mil vezes! Veja se não tem a app COVID-19 errada, instale a correta.
A app chamava-se simplesmente STAYAWAY e por agora já não está na loja de aplicações da Google, pelo menos em Portugal. Dados recentes, indicavam que esta app já tinha sido descarregada mais de 100 mil vezes. Tal aconteceu depois do lançamento da app portuguesa, com nome semelhante, o que se presume que há milhares de portugueses com a app errada.
Se é utilizador com smartphone Android, verifique se a sua app da COVID se chama simplesmente STAYAWAY (a errada) ou STAYAWAY COVID. A interface da app espanhola é a apresentada na imagem seguinte.
App portuguesa descarregada quase 100 mil vezes
Segundo dados obtidos, a app portuguesa já foi descarregada quase 100 mil vezes. De relembrar que a app portuguesa STAYAWAY COVID, cuja instalação é voluntária, permite identificar, de forma rápida e anónima e através da proximidade física, as redes de contágio por COVID-19. Depois informa os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.
Como já referimos, esta app não ajuda a curar da COVID-19, não deteta casos positivos nem identifica os seus contactos do telefone. Esta app serve para ajudar a DGS a identificar mais rapidamente as cadeias de contágio, podendo assim os contactos, que estiveram perto de um infetado, ser notificados. De referir que, até à data, 46 infetados já colocaram o código na app para alertar contactos.
Nota importante: Apesar da app integrar com o sistema de notificações do sistema, o INESC TEC recomenda aos utilizadores que a abram pelo menos uma vez por dia.
De relembrar que…
- A app STAYAWAY COVID é segura
- Não são usadas informações do GPS
- A app é de instalação voluntária
- Não são identificados contactos, ou seja, as tags da app são completamente anónimas
- Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
- A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
- Não é preciso qualquer tipo de registo
Download...
Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
Porqui motivo tem o nome em inglês?
Muito bem!! Porque o nome em inglês???? Vergonha de nação
É claro que se a aplicação tivesse o nome em português não acontecia nada disto. Mas a coisa é feita por parolos, que se consideram modernos e dinâmicos quando, no fundo, têm apenas uma mentalidade de colonizados de trazer por casa.
Porque o nome em português seria “vai-te embora covid”… iria usar algo que dizia isto?
Também podia ser “MATA COVID”
Tenho curiosidade, das pessoas que já instalaram a app, já alguém recebeu a notificação? Se sim quais foram os resultados disso? Ficaram infetados ou foi só um falso positivo?
Não recebi notificação disso, e espero nunca receber. A única notificação que recebo e é pior do que isso, é de madrugada a app queixar-se do Bluetooth, porque por alguma razão o meu smartphone em deep sleep deve desligar o bluetooth. Então o smpartphone apitar às 4 da matina para informar que a app não consegue rastrear, é no mínimo incómodo.
desligue o bluetooth quando chega a casa ou antes de se deitar e acaba essa notificação porque avisa logo quando se deitar
Nota que se receberes uma notificação de ter estado em contacto com alguém infetado, não quer dizer que tu também estejas. Do que tenho conhecimento, o número de downloads, se a memória não me falha, deve estar perto da casa do milhão. Neste universo, 46 pessoas com diagnóstico positivo introduziram o código fornecido na app, o que gerou 53 contactos para a linha SNS 24.
O receber o aviso é para ficar em vigilância e contactar a linha saude24 se tiver algum dos sintomas, a partir do 5 dia, da data em que esteve próximo de um infectado.
Infelizmente o usar o bluetooth levanta falsos positivos, pois num centro comercial, o telemóvel detecta telemóveis que podem estar, até, 2 andares acima ou abaixo do utilizador.
Não sabes se é falso positivo pois o vírus pode ter passado a máscara do infetado que ainda não sabe (uma % passa) e voado do andar de cima pro teu e ter-te infetado. Por segurança dos teus familiares e contactos, nesse caso o melhor é teres precaução.
boa sorte em quem acreditar que ter essa app instalada vai fazer alguma diferença
Se todos tivessem a APP instalada fazia diferença. Mas com esse raciocínio ….
Exato. É por causa dessa mentalidade que daqui a um mês vão todos andar com as calças na mão.
Eu espero mesmo que quem tenha instalado a app tenha a decência de se acusar positivo caso aconteça. Quem não a quer instalar então esquece. Nem aos amigos/família deve revelar :/
Tenho visto também mta gente que interpreta mal o objetivo da app (mais velhos e infoexcluidos) acham por exemplo que conseguem ver no mapa quem está infetado, que avisa caso passe por alguém infetado, chegando ao ponto de perguntar: estou ao teu lado não estou? Significa que não estou infetado
Esta APP deveria de ser de instalação AUTOMÁTICA e OBRIGATÓRIA e o resultado deveria de ser inserido pelo medico/laboratório que detecta positivo. Mas como temos uma grande percentagem principalmente de JOVENS do contra, vê-se pelas festas privadas, isto nunca vai andar para a frente.
Nem que fosse obrigatória eu volta a instalar esta app. Usem a mascara e desinfetem as mãos pois vai proteger mais do que a app.
A questão de muita gente pensar que a app iria fazer o rastreamento em tempo real na rua foi incutida por “alguém” que achou que a dita cuja iria fazer isso ( e de certa forma até teria alguma lógica)…
No entanto quanto mais de fala do Covid, de Apps que podem ou não funcionar, de informar voluntariamente que as pessoas podem ou não criar e de toda a “desinformação” que existe, uma pessoa fica na dúvida quanto ao ser dever civico de instalar algo que fica à espera de uma alma bondosa que ficou infetada e que informou a dita cuja…
sim em frança ja andam todos com as calças na mão porque a app de contact tracing é um sucesso.
https://venturebeat.com/2020/09/18/france-tries-to-salvage-failed-stopcovid-tracing-app-as-cases-surge/
isto nao é bem para fazer a diferença ahah nao vais deixar de apanhar por causa da app obviamente ela so te avisa se estveste perto de alguem que tem um funcionamento simple e que ate se torna utilmas para isso é preciso as pessoas respeitarem
Concordo.. O melhor é instalar Facebook tiktok instagram.. Estás apps fazem muito mais diferença
Tu és livre de instalar o que quiseres no teu terminal. Ficares”ofendido” com as escolhas de cada um é que…
É precisamente pessoas com esse pensamento cretino como o teu que faz com que a app perca a eficiência que poderia ter. Resumindo, o problema é de pessoas como tu e não da capacidade da app.
– seria ilegal ser usado o sistema da proteção civil para enviar um SMS a todos os números em território português a sugerir a instalação da app com os respetivos links para IOS e Android?
– E os milhares que tem huaweis sem appstore? Não se preocupam em disponibilizar a app na app galery?
A app é voluntária e anónima. Se tiver uma notificação a dizer que estive perto de alguém positivo nos últimos 14 dias a DGS não me vai ligar para fazer o teste. Devo eu ligar para a S24 e ou me mandam fazer o teste ou ficar em quarentena
Se formos a ver por aí, há ainda quem tenha Windows Mobile e Symbian…
Ok mas isso já nem se vende. Agora huawei que (ainda) tem Android só não conseguem instalar a app.
Eu tenho um Huawei P30 Lite e já instalei a app a partir da PlayStore, sem problemas…
A StayAway COVID use a framework desenvolvida pela Google e Apple, logo existe para Android e iOS, e no Android requer os serviços da Google (logo não irá funcionar nos dispositivos Huawei sem apps da Google).
A Huawei já tem uma API que se chama contact shield para contact tracing. Agora será esperar para ver se o INESC TEC lança uma adaptação da aplicação para os telefones mais recentes da Huawei.
Algo que li recentemente aqui:
https://eco.sapo.pt/2020/09/10/aplicacao-portuguesa-de-rastreio-a-covid-a-caminho-dos-telemoveis-da-huawei/
Essa app não servia para nada. Apenas avisava se a pessoa estava perto de outra pessoa com a mesma app!
Ou seja, provavelmente até servia para os programadores ganharem algum guito com publicidade… Ou quem sabe, sacar dados pessoais!
A ignorância é grande em ti. Procura mais conhecimento, ficarás deslumbrado com o que desconheces.
Por acaso foste ver o que faz a dita app “espanhola”, a tal que dá apenas pelo nome “Stayaway”? Vai lá ver e depois podes vir cá pedir desculpa.
O que eu acho “triste” é termos pessoas capazes em Portugal a criar software que pode ser considerado excelente mas por uma “paneleirice” qualquer têm sempre que usar “estrangeirismos” para evidenciar o que fazem. Mas estamos em Portugal ou não afinal?
Não há ninguém que obrigue estes programadores a apelidarem os seus softwares com nomes em Português?
Verdade mesmo!! Em Portugal usamos inglês… vergonha de nação
O problema não são os programadores mas sim o pessoal de marketing. Hoje em dia o programador apenas executa o que certas mentes fora da area idealizam.
Mas a app é gratuita e precisa de marketing? Bem, já não me admiro de mais nada, se até nas feiras é preciso fazer publicidade…
…não sabes o que significado de marketing, mas pronto.
E tu sabes com certeza…
Sim. “Xô Covid!” Ficava melhor.
Por exemplo é um nome mais apelativo… 😉
“Vai de retro CoVIDaz”
“Cerco ao CoVID”
“Rastreio do CoVID”
“CoVÍDamos”
“CoVIDado?”
“CoVIDeiro?”
LOL!! CoVIDeiro!! LOL!!
Acho que “Pisssta COVID” (pisssta cão/gato) podia ser uma alternativa
Tente lá desenvolver uma app e colocar na store da Apple ou da Google com o nome e designação em Português.
Dica: espere 17 a 60 dias por a ver aprovada. É que ao colocar acentos ou travessões o sistema automático das lojas coloca as apps nas consideradas perigosas e é necessário um utilizador analisar todo o código. Esta aprovação é igual para um update…
Tenho coisas mais importantes para fazer…
Eu de certeza que não tenho, não uso nenhuma 🙂
Não percebo qual a necessidade de ter a localização sempre activa, se, como diz o artigo “Não são usadas informações do GPS”. Com o Bluetooth conseguem detectar de quem estive perto, que importa se foi em Faro ou em Braga?
Algumas versões do Android têm as permissões do gps do Bluetooth e mais nem sei o quê agregadas numa só permissão …
Verdade, e causa um consumo maior de bateria. Mas, não são usadas informações GPS! A app usa bluetooth de baixo consumo (Bluetooth Low Energy). Para facilitar a compreensão, não consegue a localização geográfica do que está ao pé de ti, mas sim o que está perto ou longe.
A API tem como base o sistema de localização do telemóvel, não o sensor usado para o fazer. Wifi, Bluetooth, GPS e localização por contacto usam a mesma API, a forma de registar os dados é que depende de app para app. A maioria usa o GPS e localização por contacto, por serem as mais precisas. Esta só usa o BLE.
Só o Android é que faz isso, o iOS não utiliza a localização.
Consequências da decisão de burros que fazem uma APP para Portugal e metem nome em inglês. Foi para aumentar o preço mais 40%?
A mesma energia que gastam inultimente em criticar o nomd da app (que raio interessa o nome? Cresçam pá!) se a canalizassem para enviar o link da app para todos os vossos contactos não seria mais bem empregue? Se a app melhorar a nossa resposta à pandemia nem que seja 0.1% não terá valido os vossos 10segundos? É tão tuga usar inglês como criticar, só por criticar? Vamos lá ajudar a ultrapassar isto pá
É como gastar energia em ler comentários inúteis como é o seu caso…
+1
Os piratas informaticos e que deveriam atacar esta app. Nada mais e que outro pica miolos.
Se querem saber se a app funciona e como funciona façam o seguinte teste.
Escolham nas definições de localização do telefone a localização por GPS. Abram o Google Maps para se localizarem, coloquem o telemóvel 1 minuto no bolso e localize-se de novo, aguardem 1 minuto e verão a vossa localização “passear”. Façam a experiência no exterior e novamente sob telha.
2° coloquem a localização do telemóvel em GPS e Hi-fi, repitam a experiência anterior.
3° Coloquem a localização do telemóvel em GPS, Hi-fi e Wireless, repitam a experiência anterior.
Agora, concluam o que quiserem mas que se vão localizar muitas vezes na casa do vizinho, no prédio ao lado, no outro lado da rua ou na seguinte, isso vão. É uma boa maneira de fazer uma caminhada sem saírem do sofá.
Aparte os problemas da precisão de localização, temos ainda o Bluetooth que não mesura distâncias, só tem alcance máximo de +- 10m.. A configuração da app implica que a localização por GPS e contacto por Bluetooth coincidam por 15 minutos ou mais. Numa viagem de metropolitano podes estar sentados ao lado do covid-19 e o GPS não os encontra.
Fazer uma app com as anteriores limitações e impressões, e, ainda mais com a notificação voluntária e não automática, é o caminho certo para a Palhaçada.
Vai ler como funciona novamente antes de perderes tanto tempo de vida a pensar nessas coisa.
Ps : O bluetooth consegue calcular distancias.
No site da aplicação diz:
A aplicação não rastreia a localização do utilizador nem usa serviços de geolocalização. No entanto a aplicação indica que tenho de ativar o GPS para funcionar corretamente. Porquê?
A utilização das funcionalidades de “Exposure Notification” (EN) do sistema operativo não requer e não utiliza a interface de GPS. A solicitação feita pelo Android é incorreta e causa de preocupação em todas as aplicações que utilizam a EN. A Google está ciente do problema, mas, nas suas palavras, é “uma limitação do próprio sistema operativo”. O serviço Bluetooth de baixo consumo (BLE) está, no sistema operativo Android, ligado aos “Serviços de localização” pelo que estes têm de estar ligados para o utilizar.
A API open-source de contact tracing não utiliza GPS. Talvez outra parte da aplicação utilize;)
Já era previsível…….Os responsaveis pelo lancamento da mesma não explicaram corretamente . Falam falam, ninguém entende, quando podiam em pouco tempo explicar como instalar às pessoas. Seria serviço publico
enquanto não houveremevidências e estudos que comprovam a eficacia dessa app, eu não instalo esse malware no meu telemovel
https://venturebeat.com/2020/09/18/france-tries-to-salvage-failed-stopcovid-tracing-app-as-cases-surge/
** houver evidências
Se tens dúvidas sobre a app vai ver o código no github. Ah, espera, não sabes… Por isso é mais fácil arrotar idiotices!
https://www.direitosdigitais.pt/comunicacao/comunicados/104-stayaway-as-questoes-por-responder
lê se faz favor a parte que diz “Promessa quebrada: partes essenciais do código fonte continuam por publicar”
agora repete a parte que dizeste “arrotar idiotices” mas repete devagar para eu ouvir bem quem é o idiota aqui que arrota idiotices sem checar factos
bom fim de semana e passa longe da internet para não passares vergonha <3
Se nem sequer sabe português como esperas que percebe código?
“enquanto não houverem”?
Quando aprenderes português correto a gente conversa sobre assuntos mais complexos.
https://www.direitosdigitais.pt/comunicacao/comunicados/104-stayaway-as-questoes-por-responder
lê se faz favor a parte que diz “Promessa quebrada: partes essenciais do código fonte continuam por publicar”
agora repete a parte que dizeste “arrotar idiotices” mas repete devagar para eu ouvir bem quem é o idiota aqui que arrota idiotices sem checar factos
bom fim de semana e passa longe da internet para não passares vergonha <3
E assim a D3 mata a app:
” – Quanto custou o desenvolvimento da app? Há ou não financiamento público no seu desenvolvimento?
– Onde está o código-fonte do servidor da Stayaway?
– Porque não está disponível o código que mostra o que Apple e Google fazem com os dados?
– Quais têm sido os esforços do Governo para assegurar transparência total por parte destas entidades?-
– Em que se baseia o Governo para afirmar que a Stayaway é uma “ferramenta eficaz”, quando não há dados concretos que demonstrem a eficácia destas apps?
– Se uma pessoa for notificada, com a app a recomendar o seu isolamento, existe justificação de falta ao trabalho, a um exame, a aulas, a reuniões?
– O que acontece se se concluir que a app não serviu para nada, como as experiências lá fora estão a evidenciar?”
Relativamente a dados concretos sobre a utilidade da aplicação, que dados concretos queres quando estamos todos a correr contra o tempo (app, vacinas, tratamentos, etc)?
Mais dados concretos existirão se as pessoas instalarem e usarem, mas é preciso tempo.
Ao contrário das vacinas, não tens nenhum efeito secundário ao instalar a app e quantos mais a usarem de forma responsável, mais dados concretos teremos.
Se receberes uma notificação ligas para a S24 e as justificações etc etc devem aplicar-se da mm forma que um colega teu de trabalho der positivo e a S24 manda-te para isolamento
Esta a citar caso não saibas os ” ” serve para citar.
Vives num mundo cor de rosa ao confiares que quem testou positivo vai meter na app. Pára de sonhar.
Agora é que tocaste na ferida… 😉
E porque havia de não meter o código?
Porque enquanto for voluntario fica na consciência de cada um. Mais simples que isto…
Uma curiosidade de ignorante… Se uma pessoa está infetada…, em primeiro lugar, não deve estar de quarentena na sua residência? Não entendo como o meu telemóvel vai detetar esse infetado! Se o deteta, essa pessoa está a transgredir a lei. Estarei errado!?
É, estás errado.
A app é para saber quem esteve em contacto com o infetado NOS DIAS ANTES de o infetado saber que está infetado.
Que a transmissão do vírus começa antes dos sintomas.
Diagnóstico e tratamento o mais cedo possível evitam mazelas permanentes
Obrigado pelo esclarecimento!!