WhatsApp: números de telefone deixarão de ser relevantes?
Desde sempre que o número de telefone de uma pessoa é a chave principal para os contactos, de tal forma que, se um determinado número não estiver registado no nosso telefone, nem sabemos bem com quem estamos a falar... um problema com que todos nós nos deparamos principalmente nas conversas de grupo. Mas isso deve mudar muito em breve.
Utilizadores do WhatsApp terão nome de utilizador exclusivo... um @ a caminho
A evolução do WhatsApp tem tornado esta app numa ferramenta de comunicação cada vez mais poderosa e útil aos diferentes tipos de utilização. Recentemente, surgiu a informação de que, nos grupos, ao invés de aparecer o número de telefone de um utilizador que não estava registado nos contactos, ia passar a surgir o seu nome de utilizador associado.
No entanto, a partilha do WABetaInfo relativa a uma nova versão beta parece querer trazer para o WhatsApp o nome de utilizador único como fator central para utilização na aplicação.
Segundo a informação, na última atualização do WhatsApp beta para Android está um novo campo na secção de perfil da app, que solicita aos utilizadores que escolham o seu próprio nome de utilizador exclusivo.
Apesar desta descoberta, não fica clara a forma como tal poderá ser usado nas conversas ou mesmo para procurar utilizadores para conversar, mas certamente que irá ajudar a identificar mais facilmente com quem é que se está a comunicar, quando comparado com um número de telefone.
Recentemente, o WhatsApp passou a disponibilizar também a edição de mensagens de forma alargada e já permite ocultar conversas, protegidas com segurança biométrica.
Este artigo tem mais de um ano
No WhatsUp a importância do número de telefone até é demais. Mudando de telemóvel e mantendo o número de telefone as mensagens transitam (não transitam os “stickers” o que obriga a criar um novo avatar).
Não sei se estiveram atentos ao folhetim “Pinheiro & Gabinete do Ministério das Infraestruturas.” Uma das partes gagas foi terem desaparecido do telemóvel de serviço de João Pinheiro as mensagens do WUp. Veio um técnico de informática do ministério, com o Pinheiro ao lado – e nada. Do que percebi o nº de telefone era do ministério e foi cancelado pelo gabinete. Pelo que digo acima, as mensagens “kaput”, foram-se, porque esse número de telefone já não pode ser usado. Acho bem que o WUp se desvincule do nº de telefone, considerando apenas as credenciais da conta (nome é password e alguma outa forma de confirmação, como é habitual noutras app.
A forma de usar é igual a um chat. Ao abrir a app seremos obrigados a validar a informação de alguma forma (provavelmente com o método de desbloqueio do telemóvel). A partir daí, o nosso número fica escondido. Os contactos passarão a só ver o nome do utilizador.
Utilizando um QR ou um link, será possível adicionar utilizadores a cada aparelho.
Já era de esperar que esse serviço viesse a aparecer, pois permite só usar a internet e impede certos hacks de capturar listas de números dos telemóveis, bastando aceder ao telemóvel.
Bem-vindo a 2013 Whatsapp!!