TikTok apaga mais de 500.000 contas de menores de idade na Itália
O TikTok é atualmente uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. No entanto também tem sido alvo de várias polémicas, nomeadamente relacionadas com a utilização por menores de idade.
Neste sentido, as autoridades italianas apertaram com a rede social. E, como consequência, a plataforma reforçou a proibição de idades abaixo dos 13 anos e apagou mais de 500.000 contas.
TikTok apaga mais de 500 mil contas de menores
Segundo dados recentes, a rede social TikTok apagou mais de 500.000 contas de utilizadores depois de uma intervenção da autoridade italiana de proteção de dados. A autoridade ordenou que a plataforma verificasse novamente a idade de todos os utilizadores italianos e bloqueasse todas as que pertenciam aos menores de 13 anos.
Entre os dias 9 de fevereiro e 21 de abril, cerca de 12,5 milhões de utilizadores italianos foram questionados se tinham ou não mais de 13 anos. Nesse sentido, mais de 500.000 contas italianas foram eliminadas por suspeita que pertenciam a menores de 16 anos. Dessas, 400.000 contas italianas foram excluídas por, alegadamente, os utilizadores terem menos de 13 anos.
Desta forma, o TikTok vai adotar várias medidas para evitar que os menores italianos usem a app.
No mês de janeiro, uma menina italiana de 10 anos morreu por asfixia, enquanto gravava um desafio para o TikTok. Nessa altura, o país anunciou a proibição temporária ao TikTok de utilizadores cuja idade não pudesse ser garantida como mínima. Como consequência, algumas vozes defenderam nesse momento que a rede social deveria ter um botão para sinalizar contas que parecessem pertencer a menores de 13 anos.
O TikTok tem tido realmente vários problemas por ser uma rede social na qual poucos confiam ao nível de segurança e aplicação das suas próprias regras de utilização. E mesmo que a rede social se esforce e mostre estar empenhada em ser uma plataforma que luta contra estes flagelos, ainda há várias dúvidas no ar sobre a sua segurança.
Este artigo tem mais de um ano
Na Itália ? Em Itália ?
Há nomes de países que podem ser precedidos ou não de artigo definido em determinadas frases:
Vivo na Espanha / em Espanha.
Vivo na França / em França.
Moro na Itália / em Itália.
Há outros países que são sempre precedidos de artigo: o Congo, a Etiópia, o Egipto, a Noruega.
Há outros que nunca são precedidos de artigo: Angola, Moçambique, Timor, Portugal, Andorra, etc.
Quanto a Espanha, é difícil dizer qual a forma mais corrente, se em Espanha, se na Espanha. Se de Espanha, se da Espanha. Julgo, porém, que a forma mais corrente é na Espanha, da Espanha – com artigo.’
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/na-espanha–em-espanha/15744 [consultado em 14-05-2021]
Na Itália?!
Sim, está no título.
É fazerem como o Facebook, e pedirem uma cópia dos documentos de identificação, que o estado chinês até agradecia a informação extra, e sempre ficavam de acordo com as leis locais de cada país… e se alguém fizesse porcaria era mais fácil de bloquear tal pessoa para todo o sempre.