Facebook: empresa pagava a influencers para criticarem a vacina da COVID-19
As redes sociais são uma importante forma de estarmos atualizados sobre tudo um pouco do que nos rodeia. E no que respeita à pandemia da COVID-19, estas plataformas foram, e continuam a ser, essenciais para a partilha de informação e contacto com os nossos familiares e amigos.
No entanto, também são meios fáceis de disseminação de informações falsas. Neste sentido, o Facebook detetou agora uma empresa de marketing que pagava a utilizadores influencers para criticarem a vacina da COVID-19.
Empresa pagava para dizerem mal da vacina da COVID-19 no Facebook
O Facebook proibiu a atuação de uma empresa de marketing na rede social por estar envolvida numa campanha de desinformação. A empresa pagava a utilizadores influencers e também recorria a contas faltas, para que falassem mal da vacina contra a COVID-19. Como consequência, a plataforma de Zuckerberg eliminou 65 contas do Facebook e 243 contas do Instagram, associadas a esta campanha.
Segundo as informações, esta rede de desinformação teve origem na Rússia e estava ligada à Fazze, uma subsidiária de uma outra empresa de marketing registada no Reino Unido, mas que exerce funções na Rússia. Estas contas tinham como alvo sobretudo países como a Índia e a América Latina, assim como os EUA, apesar de com menos impacto neste último.
Segundo o relatório completo do Facebook:
Primeiro, em novembro e dezembro de 2020, a empresa publicou memes e comentários que afirmavam que a vacina AstraZeneca iria transformar as pessoas em chimpanzés.
Cinco meses depois, em maio de 2021, foi questionada a segurança da vacina Pfizer através da publicação de um documento da AstraZeneca supostamente hackeado e vazado.
Apesar de o Facebook não especular quem poderá estar por detrás desta iniciativa, Ben Nimmo, líder de Inteligência de Ameaças Globais das Operações de Influência da empresa revela que a atividade “coincidia aproximadamente com os momentos em que os reguladores e alguns dos países-alvo discutiam autorizações de emergência para cada vacina".
Influencers denunciaram a situação
No entanto, a campanha de desinformação foi "descuidada", com um impacto "bastante baixo", segundo Nimmo. A campanha utilizou influencers que eram pagos para divulgar as informações falsas, mas as publicações "atraíram alguma atenção limitada".
O mais curioso é que foram os próprios influenciadores que expuseram a campanha, após vários terem revelado publicamente que a Fazze lhes havia proposto pagar para "alegarem que a vacina da COVID-19 da Pfizer era mortal", segundo o The New York Times.
Apesar de o Facebook ter várias medidas previstas para estes casos, as autoridades acusaram a rede social de não fazer o suficiente para evitar a desinformação sobre a vacina.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Facebook
Neste artigo: Covid-19, desinformação, Facebook, rede social, vacina
“publicou memes e comentários que afirmavam que a vacina AstraZeneca iria transformar as pessoas em chimpanzés.”
Eu até deixaria esta afirmação continuar a rolar e não iria bloquear.
Todos os que iriam acreditar já não tinham remédio. Já estariam certamente com pensamento primata antropoide.
No Brasil é mais jacarés 🙂
Engajamento?
Do verbo ENGAJAR.
Aquele que se vai tornando GAJA.
10 segundos de pesquisa e teriam evitado passar por ignorantes: https://dicionario.priberam.org/engajamento
Se calhar era uma piada não? mas só se calhar
Estavas a ter um dia mais triste?
E eu que pensava que era “aquele que se vai enviando em gaja…”
kkkkkkk
É deixar andar. E ja agora podiam injetar se com a cloroetc… e resolviam o problema do covid
kkķ
Basta olhar cá para Portugal… O partido Chega tem mais de 64 milhões de perfis falsos que fazem mais de 9000 milhões de comentários a criticar o governo e a exigir que ninguém seja vacinado.
Um jovem, de Santarém recibia 38000 euros mensalmente por usar 540000 perfis para apoiar o Chega e o PSD no fb e Twitter. Foi descoberto quando se tentou vender a um clube de futebol…
Provas, tens?
Esse jovem deves ser tu, pela quantidade de disparates…
Os números é que não são corretos. Foram 24.000 perfis.
https://maisribatejo.pt/2020/05/21/empresario-de-santarem-e-o-responsavel-pela-intervencao-do-chega-na-internet-com-20-000-perfis-falsos-nas-redes-sociais/
Praticamente todos os partidos em ascensão tiveram estratégias parecidas para começarem a crescer.. o PS vai metendo os seus boys para comprar votos, o BE tem a comunicação social cheia deles, o PSD é igual ao PS, o Chega e a IL tem de se contentar com as redes sociais um é mais evasivo do que outro
Você pode estar certo, mas poderia sff informar a fonte dessa afirmação?
Isso tudo?? Oudass
64 milhoes? lol ganha noção de números primeiro
olha o pastel de nata!!!
também atacas aqui com as tuas parvoíces inflacionadas?
Entretanto a conta de uma deputada americana foi suspendida por ter escrito que a toma da vacina não abrandaria a propagação do Covid-19. E eu pergunto-me: “Onde mentiu?” Que as vacinas não param a propagação já foi dito muitas vezes pelos cientistas e farmaceuticas. Até o criador da vacina da AstraZaneca disse isso. Ah ela é republicana. Então está tudo dito. Censura de oposição.
Existe uma grande diferenca entre parar e abrandar, é certo que a vacina não param propagação mas reduzem do Covid-19 e principalmente reduzem bastante os casos graves/internamentos.
Estar infectado e estar doente sao coisas diferentes e a vacina é para evitar ficarmos doentes.
Acho que dúvida ler mais um pouco sobre o assunto. Espalhar este tipo de comentários pode influenciar outras pessoas e inclusive matar pessoas.
Então devemos também silenciar as farmaceuticas? Devemos esconder a verdade? haha essa é boa. Antes pelo contrário este comentário pode salvar vidas pois para quem tiver já vacinado não deixar de usar máscara e de continuar manter o distanicamento sempre que possivel. Pois o mal agora reside nas pessoas vacinadas pensarem que já não apanham o virus. E sim morrem pessoas com covid mesmo com a vacinação completa.
Sim, tens razão mas a intenção dela não foi essa. Aliás, até disse que as máscaras não servem para nada.
Assim já começo a ter dúvidas se a suspensão não foi assim tão descabida 🙂
Pode não ter mentido em relação à propagação mas não contribui em nada para a estagnação da vacinação nos EUA. As vacinas continuam a ser essenciais para travar casos graves da doença.
Contribui com a verdade. Não era caso para suspender a conta de twitter. Agora vamos silenciar uns aos outros só porque a pessoa fala algo que não nos agrade? Mas que democracia é esta? A desculpa era fake news…mas isto não foi fake news e mesmo assim a pessoa foi silenciada. E se achas isso bem então devias rever a tua posição politica..pois parece-me que estás confortável com medidas fascistas.
Não comeces a divagar. Eu não disse em nenhum momento que concordava com a suspensão deste post
Esse seu comentário apenas se aplica à variante Delta que ainda não é a com maior expressão nos EUA. Todas as outras variantes com a vacina reduzem em cerca de 60% a propagação (influenciada pela menor probabilidade de contrair o virus e menor probabilidade de o propagar). Há estudos sobre isso.
Fui mais a fundo e o estado da Georgia é o quem a menor taxa de vacinação nos EUA e o número de hospitalizações nos EUA tem estado a subir onde acima de 90% dessas hospitalizações são de pessoas não vacinadas
Eu percebo o teu ponto de vista.
é uma linha muito difícil de traçar.
uma coisa é desinformação, por pura ignorância ou por falta de factos correctos. Isto acontece com os nossos media, que por vezes desinformam por não fazerem correctamente o seu trabalho jornalístico. Até o próprio pplware pode cair nesse erro, não porque tem intenção de passar mal a informação mas porque os factos os levaram a tal desinformação (errar é humano).
Outra é querer mesmo desinformar, porque tem intenções especificas, como criar o caos (elecções do TRUMP que o levou a ser presidente; existe pelo menos um documentário a retratar o tema), ou porque acredito mesmo – exemplo: o planeta terra é plano (assustador como existe uma comunidade grande que acredita nisto).
Eu acho que devíamos ser nós, leitores e consumidores desta informação a avaliar isso, de forma democrática. já acontece (não sei se bem) quando indicamos que um determinado conteúdo é perigoso/violento/viola direitos de autor/etc, onde será analisado por uma entidade que deveria ser independente. não deve ser uma equipa da google ou do facebook que deveria estar a avaliar.
mas é algo que tem de ser feito.
Devíamos discutir mais sobre estes temas, mesmo que haja divergências.
https://www.smh.com.au/world/europe/astrazeneca-lead-scientist-says-delta-makes-mass-testing-pointless-in-uk-20210811-p58hpe.html
O chefe de pesquisa da AstraZeneca confirma que a variante Delta torna impossível obter imunidade de rebanho.
Ele também diz que o teste para COVID se torna inútil
Os testes de PCR sempre foram inúteis porque não servem para o que estão sendo usados, porque após 28 ciclos dão até 95% de falsos positivos, porque detectam a gripe, não Sars-Cov-2, porque não nos avisam se uma pessoa está doente, etc.
Com a vacinação em massa, é impossível obter imunidade de rebanho porque as vacinas não imunizam em nível individual. Se não houver imunidade individual, não haverá imunidade de rebanho.
Dito isso, nossa única arma para lidar com essa situação é um sistema imunológico forte, e isso é conseguido cuidando dos princípios básicos da saúde.
A única imunidade de que precisamos é a que nosso próprio corpo fornece quando exposto a essa doença.
A melhor maneira de destruir nosso sistema imunológico é a chamada vacina que não imuniza (infecta a si mesmo e aos outros). E ainda não começamos a falar sobre os efeitos adversos que teremos no médio e longo prazo graças a essa campanha global de vacinação.
Infelizmente, teremos de investir muito tempo e esforço para reverter os danos que as chamadas vacinas já estão causando.
Pelo que pesquisei ela não disse só isso. Também disse que as máscaras não servem de nada. Sabemos que não é 100% eficaz mas é mais uma barreira
Não sejas mentiroso. Ela disse bem mais, sem nunca fundamentar nada. Foi bem bloqueada
Sabe o que eu acho? Factos: os números covid estão a baixar pela primeira vez com a sociedade toda a voltar à normalidade, o número de internamentos também está a baixar pela primeira vez com a sociedade toda a voltar à normalidade, e, com a sociedade no seu funcionamento normal, já não temos mais 300 mortos por dia. Outro facto é que Portugal é o 4o país Europeu mais eficaz em termos de vacinação e dos melhores do mundo. Só coisas boas portanto.
Mas quem é que segue “influencers” == desempregados, as pessoas não tem vida própria?!
Desempregados que ganham bem mais do que muitos que trabalham, a dizer asneiras
pois, infelizmente é o que acontece quando as pessoas em vez de se preocuparem com a vida, passam o dia a seguir esses artolas
Os influencers que ganham dinheiro a sério têm outros empregos que lhes dão projecção para a actividade de influencer.
Para mim um influencer é lixo, dou mais valor a alguém que escreve um texto com uma review do bem/produto/serviço do que alguém que se limita a “pousar”.
Bom exemplo disso são os hoteis e restaurantes, amigos meus que frequentam hoteis e restaurantes de instragram sem ver reviews chegam lá e é desilusão completa, e mesmo para as reviews tens de encontrar alguém que se enquadre com a tua forma de analisar as coisas e de valorização, senão também pode ser um flop.
Por isso tenho um punhado de reviewers e amigos cuja opinião eu valorizo, esses são os meus influencers, o resto é perda de tempo orientada a quem não sabe digerir informação.
Pelo título pensei que tinha sido a empresa Facebook a pagar…
A casa branca já reagiu e contratou um grande influencer das novas gerações para promover a vacina 😀
https://youtube.com/watch?v=mW9VHPhsB4M
Entre rir e chorar não deve ser difícil escolher, sério já nada parece ser.
A sério, já deixei de ligar as noticias no face, pois 999999999% são tretas mais nada, logo esta noticia não me espanta nada.
Pior é haver cromos que não conseguem filtrar isto e pensarem que tudo o vêm nas redes sociais é verdade.
White House seeking TikTok stars for ‘intimate’ calls with Fauci to promote Covid-19 vaccines to kids as young as 12 – reports
https://www.rt.com/usa/531681-white-house-influencers-email-covid19/
Mas neste caso já é perfeitamente aceitável…
A minha reacção quando recebi aquele link foi que era uma paródia, um deep fake bem elaborado porque já existe software ao alcance de qualquer um capaz de fazer aquilo e muito mais. Entretanto já vi que corre a notícia um pouco por todo o lado que aconteceu mesmo. O desespero é tal que perderam completamente a noção…
sim, toda a gente sabe que o canal Russia Today é um órgão de informação independente, isento e credível!!
Nunca percebi o que é isso dos “ïnfluencers”??… influenciam quem?…
Um termo chic moderno para descrever programadores de quem vive na matrix. Influencers estão no palco do mundo e influenciam mais ou menos e duma forma ou doutra todos que estão na plateia da matrix.
E mais uma forma do pessoal se safar para ganhar uns trocos.
Influenciam a cabeça de otários que não tem o que fazer e passam o dia inteiro a assistir vídeos do Tik Tok e outras porcarias irrelevantes.
Achas que influencers existem só no tiktok ou redes sociais? Ou que és diferente daqueles a quem chamas otários? Se calhar não sabes e nem deste por isso, mas tudo aquilo em que acreditas para além de ti e aceitas como sendo verdade, só o é para ti porque foste influenciado a aceitá-lo como sendo verdade. Família e amigos, e depois numa escala mais abrangente, professores, médicos e cientistas, religiosos, conferencistas, políticos, desportistas, apresentadores na TV, actores, escritores, músicos…são todos exemplos de influencers.