PplWare Mobile

Deveria Portugal proibir o TikTok nos equipamentos oficiais do Estado?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Naodouonome says:

    A pergunta é piada só pode!! Os equipamentos oficiais são equipamentos de trabalho como tal não são de lazer.
    Nem vou entrar na parte de segurança…

  2. Roberta Martins says:

    O tiktok e qualquer rede social, todas absorvem dados em barda

  3. M. Alves says:

    Claro que sim. Deviam banir essa porcaria em Portugal inteiro.

  4. KaPutnixZ says:

    A pergunta correrta é: Deveriam ser permitidos membros a estarem no Estado se têm o Tik Tok instalado ?! :p

  5. RSPinto says:

    A título de exemplo posso assegurar que além do facebook ou instagram o próprio Tik Tok está bloqueado na CHINA por indicação do governo chinês… Isso diz muito sobre a “rede social”… dá que pensar…

    • André says:

      Foi bloqueado na China porque a empresa Tik Tok quer deixar de pertencer à dona que está debaixo da asa do governo Chinês.

      Como já estão a tratar desse processo, já foi bloqueada lá. É simples de explicar. O problema não é a rede social em si, mas o que a empresa está a fazer para ficar livre das sanções que lhe foram impostas. O governo Chinês não quer pregos que não entrem direito no buraco da madeira.

      • Jose says:

        O que devemos pensar é porque razão os chineses têm à força redes próprias e controladas pelo Estado! Tem a nível interno uma que mimetiza esta. Isso diz muito sobre como esse país age no Mundo e entende ver o Ocidente, que infantilmente ou por ganância cega, proporcionou o avanço industrial e tecnológico que teve nos últimos 20/30 anos.

        • B@rão Vermelho says:

          @Jose, Andamos a engordar o mostro que nos vai atacar (China).
          Eu sou da opinião de que não se deve ter instalado nada no tlf de serviço, mas compreendem que há assessores que fazem as publicações nas redes sociais, hoje em dia os jovens quase que nem sabem o que é uma Tv, e a mensagem bem ou mal deve de chegar a todos.

  6. Sergio says:

    Um equipamento de um membro oficial devia estar todo formatado para a função e sem estas parvoíces.

    Querem gerir a pagina privada de twiter ou facebook? façam no tlm pessoal

  7. Fusion says:

    Eu nos politicos já nem quero saber, para o que eles fazem até que podiam continuar no Tik Tok, é da forma que não continuam a criar leis, politicas e apoios que não ajudam a população.

    Agora quanto ao average joe e crianças? Por favor banam essa rede social que so está a estupidificar as pessoas

  8. Roque says:

    claro que devia .. mas não pode .. Portugal está na mão da china .. na recente “bancarota” e ainda .. a china fez o favor de comprar toneladas de divida Portuguesa … eram os unicos e agora … em todos os assuntos de interesse da china .. temos que nos “vergar” .. incluido assuntos relacionados com a UE …

    • Joao Ptt says:

      Compraram dívida? O que constou é que os políticos falaram nisso, mas naquilo que aparentemente os Chineses meteram efectivamente o dinheiro foi só para comprar aquilo que dava bastante lucro!

  9. Carlos says:

    A pergunta correta seria, ” Deveria Portugal proibir todas as redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok, Twitter, Telegram, etc), nos equipamentos oficiais do Estado?

    • AltTab says:

      O tik tok e outras aplicações desnecessárias para fins de trabalho.

      Um equipamento oficial nao deve ter aplicações que não as que facilitam o trabalho para esse fim.

      • B@rão Vermelho says:

        Eu concordo contigo, mas, as redes sociais também servem para passar a mensagem, quantos jovens vemos sentados em frente a Tv?
        Não é uma resposta só de sim nem não.
        Se olharmos para as redes sociais como ferramenta de brincadeira, sim, não faz sentido estar nos equipamentos, mas o nosso presidente esta constantemente a no Twitter, ela não coloca lá palhaçada, é uma ferramenta de chegar às massas.

        • Paulo Martins says:

          O facto de o Presidente e de outras entidades do estado usarem as redes sociais para comunicar com o público em geral é irrelevante para justificar se um trabalhador tem a necessidade de ter redes sociais no telemóvel profissional, eu acho e espero bem que seja o caso que nenhum funcionário na Presidência da República esteja a receber ordens através das redes sociais.

          O que o Presidente comunica no Twitter pode ser relevante saber numa perspetiva pessoal mas profissionalmente todas as informações necessárias para o trabalhador realizar o seu trabalho serão certamente feitas chegar através de canais oficiais e não redes sociais.

    • Carlos Fernandes says:

      E depois como o Estado e as suas Instituições, comunicam/divulgam com a população? Quantos daqui é que tem uma assinatura do Diário da República?

  10. O Optimista says:

    A solução passa por ensinar um uso responsavel das redes sociais, em miudos e graudos… pensando melhor estamos tramados… talvez seja o mesmo que dizer “uso responsável de droga”… melhor banir sim, apoio!

  11. Repara says:

    O título fala em “equipamentos oficiais do Estado”.
    Isto abrange os “telemóveis de serviço” que as empresas e organismos públicos dão aos funcionários? Esses telemóveis são um presente envenenado – destina-se a ter o pessoal sempre contactável (eu não vou fora disso, porque há informação que só uma pessoa detém – desde que não se lixe, demais, os tempos de descanso e férias). Esses telemóveis destinam-se a substituir os telemóveis pessoais, não é para andar o pessoal num bolso e o de serviço no outro.
    O Parlamento Europeu “decidiram proibir a rede social TikTok nos telemóveis profissionais, recomendando ainda a sua exclusão em dispositivos pessoais” (e impede a app de aceder à sua rede, o que é outra coisa).
    Fico sem saber se equipamentos oficiais do Estado/ telemóveis profissionais/ telemóveis “de serviço que substituem os pessoais” é tudo a mesma coisa. Nos últimos, creio que só se pode recomendar a desinstalação (e impedir que a app aceda à rede do serviço).

  12. João Tavares says:

    Devia proibir em todo o lado, não só em equipamentos do estado…

  13. Rui says:

    Não só o TikTok, qualquer equipamento oficial do estado deverá ter somente aplicações oficiais/verificadas… Equipamentos que tenham privilégios ou acessos altos devem estar o mais limitados possíveis, porque aplicações pessoais devem estar nos telefones pessoais.

  14. Profeta says:

    Bem nao tem muito a ver o que vou dizer, mas alguem daqui se lembra do primeiro malware que apareceu no android ? A google conseguiu a nivel mundial remover esse malware dos equipamentos. Agora como o fez da que pensar. Por isso meus amigos (a ser verdade) nao e so o tik tok que espia seja o que for. O proprio android faz isso de forma subtil.

  15. DJ says:

    Efetivamente, quem tem telefones de serviço em empresas do setor do estado, tem indicação da proibição do tik tok nos equipamentos, mas também têm como objetivo (como já bastamente aqui referido) substituir o equipamentos pessoais, desde sempre distribuindo telefones dual sim, para que no mesmo equipamento tenhamos o cartão pessoal e o da empresa… No meu caso, continuo a usar separadamente, mas sou uma das excepções, e só o tenho comigo em período laboral, contrariando assim o objetivo da disponibilidade permanente, e do sempre contatável, estou cansado de o oferecer de volta!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.