Pplware

E os destaques tecnológicos da semana que passou foram…

Porque a nossa prioridade é a qualidade da informação que chega aos nossos leitores, escolhemos alguns artigos publicados ao longo da semana que passou e que refletem o que de mais relevante se falou no mundo tecnológico e científico no Pplware.

Falámos de algumas estreias no mercado como o smartwatch Huawei Watch D e o smartphone Xiaomi 12, do excelente desemepnho que apresenta o SoC MediaTek Dimensity 9000, do primeiro CPU Europeu, e muito mais.



Passatempos de Natal a decorrer:

Ganhe 2 x earbuds Hammerhead True Wireless da Razer

Ganhe uma Xiaomi Mi Band 6

Ganhe um robô aspirador Ecovacs Ozmo 905

Huawei Watch D: Está a chegar o smartwatch que vai conseguir medir a pressão arterial

Os smartwatches estão a ganhar novas funcionalidades ao longo dos anos. Continuam a ser ferramentas dedicadas à saúde e ao bem-estar, se bem que ainda estão longe de ter uma solução completa em muitas áreas essenciais.

A Huawei estará pronta para dar mais um passo importante com o novo Watch D. A nova proposta segue o que a marca tem apresentado, mas com uma novidade única. O relógio será capaz de medir a pressão arterial dos utilizadores.


Células musculares humanas serão enviadas para o espaço para estudar o envelhecimento

O envelhecimento sempre reuniu muita atenção, por ser, conforme sabemos até hoje, irreversível. Por isso, para explorar e entender melhor o processo, cientistas enviarão células musculares humanas para o espaço.

Os responsáveis esperam que esta experiência ajude as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis.


Audi apresentou um novo conceito de estação de carregamento de elétricos

Dentro de alguns dias, a Audi dará a conhecer um novo conceito de estação de carregamento para veículos elétricos, na Alemanha. A fabricante foi além da habitual infraestrutura e a novidade conta até com uma sala de estar.

Segundo Ralph Hollmig, gestor do projeto, os clientes “irão partilhar múltiplos benefícios”.


Programa Copernicus: Buraco do ozono na Antártida está quase fechado

A camada do ozono na estratosfera protege o planeta de radiações ultravioletas potencialmente nocivas. Os CFC e HFC (presentes, por exemplo, no material de refrigeração ou em simples sprays) quando chegam à estratosfera libertam cloro ao serem atingidos pelas radiações ultravioletas e essa reação leva à destruição do ozono.

De acordo com o Serviço de Monitorização da Atmosfera Copernicus, o buraco do ozono na Antártida está quase fechado, mas foi grande e longo.


MediaTek Dimensity 9000 é mais rápido e eficiente do que o Snapdragon 8 Gen1

Com o aumento de novas e potentes ofertas no segmento hardware, tem sido interessante de assistir, especialmente para os consumidores, às comparações, competições e até pequenas guerrilhas entre as diferentes marcas e modelos.

No que respeita ao mercado dos SoCs para dispositivos móveis, a mais recente disputa parece ser entre o Dimensity 9000 e o recém-lançado Snapdragon 8 Gen1. E segundo as últimas informações, parece que o processador da MediaTek não só é mais rápido como também é mais eficiente do que o chip da rival da Qualcomm.


É oficial! O Xiaomi 12 chega mesmo a 28 de dezembro com todas as novidades

Há muito que se espera que a Xiaomo revele ao mundo o seu novo smartphone. O Xiaomi 12 teve já várias datas para ser apresentado, sem que nunca fosse confirmada ou apresentada ao público.

Essa informação parece agora ter chegado, de forma oficial e com todas as confirmações necessárias. O Xiaomi 12 será finalmente apresentado a 28 de dezembro, num evento que a marca vai realizar na China.


Hornsea 2: Maior parque eólico offshore do mundo já produz energia

A empresa de energia dinamarquesa Orsted anunciou recentemente que o parque eólico offshore Hornsea 2, na costa da Escócia, já começou a produzir energia.

O marco importante deste projeto é que o Hornsea 2 será o “maior parque eólico offshore (aerogeradores que estão instalados no mar) em operação do mundo”, em 2022.


E se a sua televisão lhe permitisse provar sabores?

Embora as televisões sejam já capazes de transmitir imagens e sons extremamente fiéis à realidade, sempre se falou que o seu limite eram os sabores e os cheiros, uma vez que é impossível dá-los a conhecer aos telespectadores, através do ecrã. Ou era.

Um professor japonês desenvolveu um ecrã que é capaz de imitar os sabores que são transmitidos.


Iniciativa Europeia já concluiu a primeira fase para o desenvolvimento do seu próprio CPU

O segmento dos processadores é dominado essencialmente pela Intel e pela AMD. No entanto, é uma vertente muito apelativa na categoria de hardware e, como tal, há quem entenda que deve estar cada vez menos dependente destas e de outras fabricantes. E esse é mesmo o objetivo da European Processors Initiative.

Assim, segundo o que foi agora revelado, a organização já concluiu a primeira fase para o desenvolvimento do seu próprio CPU.


Android 13: Já se conhecem as primeiras grandes novidades para os smartphones

Com o Android 12 a ser lançado pelos fabricantes e com o Android 12 L a ser preparado, é hora da Google olhar à próxima versão. Esta já estará a ser preparada e uma build que escapou à Google mostra agora muito.

Já se conhecem algumas das novidades que a gigante das pesquisas vai trazer para os smartphones. Fica claro que o caminho a seguir é novamente de melhoria e a criação de novas funcionalidades.


Lançamento do telescópio James Webb foi um sucesso… Go Webb Go!

Depois de vários adiamentos, depois de vários cenários catastróficos, acabamos de presenciar um momento histórico. Este lançamento irá mudar radicalmente a forma como olhamos para o Universo. Tal como foi planeado, o foguete Ariane 5 descolou do porto espacial de Kourou às 12:20 deste dia 25 de dezembro de 2021 e o James Webb, o telescópio de 8,8 mil milhões de euros, já está a dirigir-se para o seu destino final, longe da Terra.

Começa agora uma viagem de 1,5 milhões de quilómetros e seis meses até podermos ver as primeiras imagens.


Biocombustíveis permitirão reduzir as emissões dos lançamentos espaciais em 96%

Temos assistido a muitas apostas feitas por agências e empresas privadas no sentido de conquistar o espaço. Contudo, esta corrida não vai ao encontro de um objetivo comum traçado na Terra: redução das emissões de gases com efeitos de estufa. Para isso, os biocombustíveis poderão ser a solução.

Para a Orbex, este combustível de origem biológica poderá reduzir as emissões que resultam dos lançamentos espaciais em 96%.

Exit mobile version