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Empresa francesa Hopium testa carro elétrico a hidrogénio com autonomia de 1000 km

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. papa arrroz says:

    ora aqui esta algo em condições e de apostar

  2. JL says:

    Curioso, a Toyota, Mercedes e Hyundai andam nisto há mais de 30 anos e estes que começaram agora já conseguem autonomias fabulásticas. Looool

    • Mr. Y says:

      Sei que não és adepto do hidrogénio verde mas não achas que até pode ser viável em áreas como zonas industriais, autocarros, camiões ou até portos onde a produção seria local?

      • JL says:

        Eu partilho a opinião do Prof Joaquim Delgado, ele pode ser viável se produzido com energia barata no local de consumo, já que o transporte e armazenamento é que o tornam caro.

        Exato, para transporte, a mesma opinião, o hidrogénio é uma tecnologia mais cara que as baterias, e não tem mais densidade energética, isto quando se considera todo o conjunto.

  3. Pastor says:

    Venha o hidrogénio!

  4. Toni da Adega says:

    Onde é que vão buscar electricidade para produzir o Hidrogénio. Paineis solares é mau, Ventoinhas pior ainda, ou vem tudo de uma refinaria?

  5. B@rão Vermelho says:

    Teoricamente é fantástico na pratica talvez não, alem de ser caro, ainda pode vir a baixar os preços temos o problema maior na minha opinião que é o facto de necessitarmos que alguém transporte, armazene e só depois é que nos vende, hora isso é um convite a formação de mais carteis a boa moda tuga.

  6. TugAzeiteiro says:

    Brutal… parecem aquelas máquinas fotográficas descartáveis antigas…. usamos 1000kms e encosta, já que não há postos de abastecimento de hidrogénio e os que havia, como por ex. na Inglaterra, fecharam por questões de seguranças…. Tirando isso, a produção de hidrogénio, transporte e armazenamento, também não é muito melhor em termos de eficiência que a da gasolina tradicional… portanto não sei onde está a vantagem!

    • JL says:

      Não há mas podem instalar, com fundos europeus claro….

      Também andam a fechar na Alemanha depois do que explodiu após uma semana de abertura e mais alguns problemas, na zona de Berlim quem os tem, está com eles parados.

      • Rodrigo says:

        Existiam empresas a 30 anos a volta disso e perceberam que ainda não compensa a nível comercial para os automóveis, mas depois veio a agenda verde e alguns tentaram vender que o hidrogênio era a solução para todos os problemas quando sabiam que aquilo que diziam era mentira queriam eram apoios de fundos dos estados e da UE e fundos privados resumindo deram um golpe bem dado…

        • JL says:

          O hidrogénio sempre andou de mãos dadas com fundos, já que é muito fácil convencer, basta usar os argumentos do costume.

          • B@rão Vermelho says:

            Eu na minha area de residência tenho um posto de venda de hidrogénio e estão a construir outro, mas aparentemente vão fechar o mais pequeno e fica só o novo.
            Vocês é que moram onde Judas perdeu as botas 🙂 🙂 🙂

          • JL says:

            Em Portugal só existe o da câmara, e esse não vende ao público.

          • JL says:

            Já agora, esse posto não é 100% compatível com carros, só com autocarros, só permite 350 bar, na prática deixa os carros com menos de meio tanque.

  7. jorge says:

    O the Verge fez uma reportagem sobre os veículos movidos a Hidrogénio já implementados na Califórnia, muito interessante:
    https ://www.theverge.com/c/2024/8/20/24195787/lost-highway

  8. NunoManuelAlves says:

    Vou repetir isto novamente .:

    1 H2 não e compatível com rodas
    2 So aparece porque há Fundos dps desaparece
    3 continuam a insistir no ceguinho e já fecharam uma porrada de postos, ninguém quer H2 caro e ineficiente
    4 nunca na vida trocaria o meu Carro A bateria, simples eficiente e com performance por um carro a pilhas Nuncaaa
    5 H2 é bom para fertilizar campos agrícolas e talvez injectar na indústria do vidro e metal

  9. PTO says:

    @Toni da Adega

    Vão buscar a eletricidade ao mesmo sitio onde vão buscar a que serve para carregar os carros elétricos.

  10. freakonaleash says:

    Hidrogénio para transportes pesados rodoviários e marítimos parece-me viável e assim é o desígnio da Hopium tal como aponta o artigo.

  11. Nirelle says:

    Fonix!! 21 euros por Kg (preço médio) é quase o preço por meio deposito de um carro normal.

    • JL says:

      Preço médio anda por volta dos 32 euros, só é mais barato quando tem subsídios tipo a gasolina e gasóleo.

      • jotabê says:

        É desonesto afirmar que gasolina e gasóleo são subsidiados, tira todas as taxas (excepto IVA, para ficar igual à electricidade) e vais ver que seria mais barato. Ai e tal, é poluente, tb o est*ume e os “puns” das vacas é poluente nos campos agricolas e não é por isso que é mas taxado.

        • JL says:

          Tanto é que o FMI afirma que sim, eles não brincam com coisas sérias.

          E cá ainda existe subsídios por fora.

          A electricidade tem tantos ou mais impostos que os combustíveis, no caso dos carregamentos até é mais elevado.

          • jotabê says:

            o FMI é bom para ordenar cobrança de impostos, colocam impostos, e se alguem não aplica na totalidade chamam-lhe subsidios, queres mesmo comparar os valores das taxas cobradas nos fosseis com os postos de carregamento? Mas para lá caminhamos, depois baixam uma taxa e dizem-nos que estão a subsidiar…

          • JL says:

            Não é isso, eles dizem que é subsidiado porque não paga os estragos que causam às economias.

            Podemos comparar sim, são só 70% contra 58 a 64 % para os combustíveis.

          • jotabê says:

            Portanto utilização abusiva e desonesta da palavra subsidio:
            subsídio |bssí|
            ( sub·sí·di·o )
            nome masculino
            1. Quantia com que o Estado ou outra corporação concorre para obras de interesse público. = SUBVENÇÃO
            2. Quantia atribuída por uma entidade para um fim específico (ex.: subsídio de desemprego; subsídio de férias). = SUBVENÇÃO
            3. Aquilo que concorre para um fim determinado. = CONTRIBUTO
            4. Auxílio; socorro; benefício.
            “subsídio”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/subs%C3%ADdio.

            Quanto às taxas dos carregadores, estás a incluir o valor que o “dono” do posto cobra, a percentagem desse valor que vai para o estado é o IVA e evntualmente IRC sobre os lucros. Mas vamos caminhar para esses 70% directos para o estado.

          • jotabê says:

            Esqueci de acrescentar no comentário anterior:
            ” não paga os estragos que causam às economias” penso que pode ser traduzido para “não paga impostos suficientes”

          • JL says:

            Só usei a mesma palavra que costumam usar aqui quando se trata de veículos eléctricos.

        • JL says:

          Sobre as vacas podem fazer muito, façam como eu, deixei há muitos anos de comer carne de vaca.

  12. PJA says:

    Pelo artigo dá ideia que está empresa aposta no transporte pesado, sector em que o hidrogênio será a única opção em relação aos fósseis.
    Para os veículos particulares já tenho mais dúvidas.

    • JL says:

      Essa parte nunca entendi, se não é viável para particulares, como pode ser para transporte pesado ?

      • PJA says:

        Você está a ver um navio porta-contentores a baterias, ou um avião a baterias? Eu não estou a ver. Aceita esta opinião ou não?

        • JL says:

          Qual é o problema, até consegue mais autonomia do que com hidrogénio.

          Mas como mete hidrogénio num avião ? Com sonhos e esperanças ?

          Mas já agora, a comparação nem precisa de ser com bateria.

          Você disse para particulares tem dúvidas, tal como outras pessoas, se não dá para particulares como vai dar para pesados ?

          Exemplo, um a gasolina é viável para particulares, mas não é para pesados, pelas mesmas razões.

          Sobre autonomia e baterias, o óbvio, atualmente os eléctricos já têm mais autonomia, pesam menos, têm mais espaço útil, custam menos de metade e 14x menos para fazer 100 KMS.

          Portanto a lógica é simples, se os pesados usam as energias com mais densidade e as mais baratas, tal como gasóleo, GPL, GNC, querosene e óleo pesado, que são todos os combustíveis mais baratos, como se pode dizer que os que ficam mais caros para ligeiros servem para transporte pesado ?

          É que não há nada que jogue a favor desse transporte.

          • PJA says:

            Não vale apena você é caso perdido, tem uma narrativa e não vê mais nada.
            O futuro vai estar cheio navios cruzeiros, porta-contentores, aviões de grande porte, até foguetões a bateria.

          • JL says:

            Eu é que sou perdido ?

            Ah ok, então os navios vão funcionar com foguetes ? Sendo assim fazem viagens de alguns minutos. Lool

          • JL says:

            O espaço de transporte fica preenchido com tanques criogenicos, mas esqueça, eu é que sou perdido. Lol

          • PJA says:

            Tanques criogénicos, para quê?

          • JL says:

            Não é assim nos foguetões ?

          • PJA says:

            Na indústria espacial usa-se, devido a razões particulares dos veículos. Mas nos veículos terrestres não é necessário, por exemplo, o Toyota Mirai usa um depósito pressurizado a 700 bar.
            Não estou a perceber, você não sabe isto?

          • JL says:

            Na indústria espacial usa-se porque senão não vão longe….

            Exato, e o mirai com 5 metros de comprimento é um carro de 4 lugares em muitos países depois ao pouco espaço que tem, com uma mala mais pequena que um Opel corsa, só porque transporta enormes tanques para fazer 650 KMS WLTP, um Tesla model 3 que tem mais autonomia, menos peso e mais espaço e tem 3x mais potência..

            Portanto continuo sem entender como é que se não é viável num ligeiro, como pode ser num pesado onde o peso, espaço e custo são a parte mais importante da viabilidade.

            Mas não se esqueça, o maluco sou eu ….

          • JL says:

            *muitos países devido ao pouco espaço que tem nos lugares traseiros..

        • Toni da Adega says:

          Nos navios até pode ser uma das opcoes em de encherem o Lastro com areia, pedra, metal ou água, podem colocar umas baterias

  13. Yamahia says:

    XIII. Nem deu para comentar, o @JL chegou de metralhadora.

  14. PeterJust says:

    Apostar nos carros a hidrogénio é como apostar novamente em cassetes VHS

    • JL says:

      Não é bem assim, as cassetes VHS nunca tiveram financiamento dos estados a 100% . Lol

      • Yamahia says:

        Olha quem fala…
        https ://www.noticiasaominuto.com/auto/2655070/ue-admite-duplo-financiamento-em-pontos-para-carros-eletricos-em-portugal

        Portugal enfrenta críticas do Tribunal de Contas Europeu (TCE) por possíveis casos de duplo financiamento em pontos de carregamento de veículos elétricos, usando tanto o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) quanto o Mecanismo Interligar a Europa (MIE)
        Quem é que anda a meter dinheiro ao bolso?!

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