Empresa francesa Hopium testa carro elétrico a hidrogénio com autonomia de 1000 km
Ainda não está tudo determinado para os próximos 10 anos. Aliás, cada vez as dúvidas são maiores e as empresas procuram soluções para os problemas atuais, um deles é a autonomia dos elétricos. É precisamente aí que a empresa francesa Hopium está a apostar, agora nos testes reais ao seu carro elétrico a hidrogénio.
Não, o hidrogénio não está fora da equação
As metas ambientais, as coimas, a necessidade de baixar emissões são assuntos correntes nas marcas automóveis e autoridades da UE (e não só). Contudo, a solução que mais recebeu apoio, os veículos elétricos, retira vários problemas, mas acrescenta, para já, outros. Como tal, a hipótese do hidrogénio, nas suas várias configurações, continua bem presente em cima da mesa.
A Hopium, uma empresa especializada em tecnologias limpas e empenhada na descarbonização dos transportes pesados, atingiu um marco importante no desenvolvimento do seu sistema de células de combustível a hidrogénio de 100 kW.
Após uma série bem sucedida de testes em estrada, a empresa está a aproximar-se da comercialização da sua tecnologia inovadora, que promete ajudar a transformar o panorama global da mobilidade sustentável.
Resultados dos testes de estrada
Os testes de validação foram efetuados no circuito UTAC, onde os resultados foram encorajadores desde o início. O sistema de pilha de combustível demonstrou uma grande robustez, permitindo sessões de teste contínuas e sem interrupções.
Os testes incluíram ciclos dinâmicos de aceleração e desaceleração intensas, vibrações, bem como condições de alta velocidade e vários ambientes climatéricos, como dias de sol e de chuva. Tudo isto simula as condições reais de utilização nos transportes pesados, em que um sistema tem de suportar variações térmicas e cargas de trabalho intensas.
O sistema de propulsão a hidrogénio do Hopium demonstrou a sua fiabilidade, atingindo um nível de maturidade tecnológica de TRL7, ou seja, validado num ambiente operacional real. Este nível de maturidade é crucial, uma vez que representa um passo importante para a comercialização em massa da tecnologia.
Uma solução para a descarbonização dos transportes pesados
O CEO da Hopium, Stéphane Rabatel, exprimiu a sua satisfação com estes resultados:
Este é o resultado de anos de investigação e desenvolvimento, e não seria possível sem o trabalho dedicado das nossas equipas. Estes resultados validam não só a qualidade da nossa tecnologia de pilhas de combustível, mas também o nosso empenhamento na mobilidade descarbonizada e sustentável. Esta tecnologia tem o potencial de oferecer uma solução viável para a descarbonização do transporte pesado, um sector que tem sido tradicionalmente difícil de eletrificar devido à necessidade de longas distâncias e elevadas capacidades de carga.
Estratégia de desenvolvimento
A Hopium confirmou que a sua estratégia de desenvolvimento inicial se centrará em nichos de mercado. Um exemplo disso é o projeto marítimo K-Challenge, em que a empresa procura tirar partido da sua tecnologia para financiar a industrialização do seu sistema de pilhas de combustível.
Esta estratégia permitir-lhe-á reduzir os custos de produção, com o objetivo de oferecer, até 2028-2030, uma alternativa competitiva ao gasóleo no mercado mundial dos transportes pesados.
O transporte pesado é globalmente responsável por uma parte significativa das emissões de gases com efeito de estufa e as soluções tradicionais, como os motores a diesel, estão a enfrentar restrições crescentes devido a regulamentos ambientais mais rigorosos.
O sistema de células de combustível de hidrogénio da Hopium não só reduz significativamente as emissões de carbono, como também oferece uma autonomia e um desempenho semelhantes ou superiores às atuais opções de combustíveis fósseis, tornando-o uma solução ideal para camiões, autocarros e outros veículos de grandes dimensões.
Próximas etapas e alianças estratégicas
Nos próximos meses, a Hopium vai concentrar-se em atrair um ator industrial chave que possa acompanhar o seu processo de industrialização. Um dos próximos desenvolvimentos inclui a instalação de uma linha de montagem automatizada na sua nova fábrica em Saint-Bonnet-de-Mure. Além disso, a empresa está a finalizar o seu sistema de 200 kW, que será composto por duas baterias de 100 kW, especificamente concebidas para aplicações em transportes pesados.
O hidrogénio verde está cada vez mais posicionado como uma das soluções mais promissoras para a transição energética global. Quando utilizado em células de combustível, gera apenas água como subproduto, eliminando completamente as emissões de carbono durante o funcionamento do veículo. Além disso, a capacidade do hidrogénio de ser produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar e eólica, torna-o uma opção sustentável a longo prazo.
O sucesso do Hopium reflecte uma tendência crescente para a utilização do hidrogénio nos transportes, especialmente nos sectores em que a eletrificação com baterias é menos viável devido à necessidade de maior autonomia e de tempos de carregamento rápidos.
Empresas de todo o mundo estão a explorar aplicações do hidrogénio nos transportes terrestres, marítimos e mesmo aéreos, demonstrando o potencial desta tecnologia para reduzir as emissões de carbono a nível mundial.
Com a validação do seu sistema de células de combustível de hidrogénio em condições reais, a Hopium está posicionada para liderar a mudança para uma mobilidade mais sustentável no sector dos transportes pesados. Com a continuação dos investimentos na industrialização e a redução dos custos de produção do hidrogénio, é provável que se assista a um crescimento significativo da adoção desta tecnologia nos próximos anos.
A empresa não está apenas a desenvolver uma solução tecnológica, mas também a ajudar a construir um futuro em que o transporte pesado possa funcionar sem afetar negativamente o ambiente.
ora aqui esta algo em condições e de apostar
Lol mais um enganado pelos fundos da UE, isto não é viável mal acabam os fundos a empresa fecha ou acaba o projecto como tantas outras…
Os americanos adoram-os, até fazem gestos de felicidade quando os abastecem.
https://ibb.co/zQ7wSBK
Lol
36 doláres por quilo? Jasus…
Em 2019 estava a 15$.
Na Alemanha está a 15 euros, mas é financiado a 50% pelo governo.
é caro sim, mas um kilo faz quantos km??
isso é que importa.
Se 1 kg fizer 1000 km, estamos a falar de 3.6 dolares cada 100 km…equivalente a dois litro de gasoleo… é melhor não?
e sem poluição…
Acho eu, mas não sei os dados todos
🙂
Neste carro não há números, mas no toyota mirai, que é o carro da imagem faz 100 kms sem andar em AE, a média em AE a rodar a 120kmh são 1.42 litros por cada 100 kms.
JL
1.42 lt por cada 100? parece me bem, e sem poluição…
JL
Toyota Mirai faz 0.55 kg / 100 km
https://www.razaoautomovel.com/noticias/recorde-mundial-o-toyota-mirai-percorreu-1003-km-sem-reabastecer/
Se realmente um kilo custa 36 dolares, por cada 100 km custa cerca 20 dolares.
Assim já estamos acima do aceitavel..
Não, declarado são 0.84 l/100 km em wltp (erro meu).
https://www.toyota.pt/carros/mirai/features-and-specs
Esse teste dos 1003 kms é a velocidades baixas com tecnicas de hypermilling, até já conseguiram fazer mais, levou 3 dias.
https://youtu.be/IF9pWvvi7J4?t=1305
Neste teste a uma velocidade constante de 90 kmh fez – 0.85 l /100 kms
A 120 kmh fez 1.4 litros / 100 kms.
No que testei, em AE e algumas aceleradelas, se é que dá para acelerar (apenas 182 cv) chegou aos 1.44 kg/100 kms.
Em condução mista, é +- isto, cerca de 450 kms, é a versão 2021 XLE, ou seja, a segunda versão dele.
https://ibb.co/bKHR0CW
Curioso, a Toyota, Mercedes e Hyundai andam nisto há mais de 30 anos e estes que começaram agora já conseguem autonomias fabulásticas. Looool
Sei que não és adepto do hidrogénio verde mas não achas que até pode ser viável em áreas como zonas industriais, autocarros, camiões ou até portos onde a produção seria local?
Eu partilho a opinião do Prof Joaquim Delgado, ele pode ser viável se produzido com energia barata no local de consumo, já que o transporte e armazenamento é que o tornam caro.
Exato, para transporte, a mesma opinião, o hidrogénio é uma tecnologia mais cara que as baterias, e não tem mais densidade energética, isto quando se considera todo o conjunto.
Exactamente
Venha o hidrogénio!
O carro é elétrico na mesma…
Venha, mais depressa trocam para eléctricos como fazem os americanos.
Eléctricos só de baterias… Já que estes também o são.
Pilhas, não obrigado. Isso não é o futuro. Estude mais!
A pilhas é o deste artigo, não leu ?
Mais ainda ?
Não é economicamente viável para já, daqui a 10 a 20 anos quem sabe…
Gastas sempre 3x mais que eletricidade.
A não ser que descubram uma forma mais económica que a eletrólise para fabricar hidrogénio não parece ter muito futuro.
Daqui a 20 anos já comprei pelo menos 2 VEs
Onde é que vão buscar electricidade para produzir o Hidrogénio. Paineis solares é mau, Ventoinhas pior ainda, ou vem tudo de uma refinaria?
Porque da refinaria é que é bom não é? Cada génio da batata… O conceito de neutralidade carbónica passa ao lado de muita gente.
Se os EV sao maus devido á produção de Electricidade também é mau para hidrogénio. Ainda por cima para hidrogénio é necessário 3x a Electricidade em comparacao com um EV
É mais para o lado das 5x considerando o abastecimento.
98% dele vem de refinarias, tirado do gás natural, e a maior parte dele é usado na produção de combustíveis, daí o investimento da Galp em hidrogénio, aquilo é tudo para fazer gasóleo e gasolina.
Teoricamente é fantástico na pratica talvez não, alem de ser caro, ainda pode vir a baixar os preços temos o problema maior na minha opinião que é o facto de necessitarmos que alguém transporte, armazene e só depois é que nos vende, hora isso é um convite a formação de mais carteis a boa moda tuga.
Brutal… parecem aquelas máquinas fotográficas descartáveis antigas…. usamos 1000kms e encosta, já que não há postos de abastecimento de hidrogénio e os que havia, como por ex. na Inglaterra, fecharam por questões de seguranças…. Tirando isso, a produção de hidrogénio, transporte e armazenamento, também não é muito melhor em termos de eficiência que a da gasolina tradicional… portanto não sei onde está a vantagem!
Não há mas podem instalar, com fundos europeus claro….
Também andam a fechar na Alemanha depois do que explodiu após uma semana de abertura e mais alguns problemas, na zona de Berlim quem os tem, está com eles parados.
Existiam empresas a 30 anos a volta disso e perceberam que ainda não compensa a nível comercial para os automóveis, mas depois veio a agenda verde e alguns tentaram vender que o hidrogênio era a solução para todos os problemas quando sabiam que aquilo que diziam era mentira queriam eram apoios de fundos dos estados e da UE e fundos privados resumindo deram um golpe bem dado…
O hidrogénio sempre andou de mãos dadas com fundos, já que é muito fácil convencer, basta usar os argumentos do costume.
Eu na minha area de residência tenho um posto de venda de hidrogénio e estão a construir outro, mas aparentemente vão fechar o mais pequeno e fica só o novo.
Vocês é que moram onde Judas perdeu as botas 🙂 🙂 🙂
Em Portugal só existe o da câmara, e esse não vende ao público.
Já agora, esse posto não é 100% compatível com carros, só com autocarros, só permite 350 bar, na prática deixa os carros com menos de meio tanque.
O the Verge fez uma reportagem sobre os veículos movidos a Hidrogénio já implementados na Califórnia, muito interessante:
https ://www.theverge.com/c/2024/8/20/24195787/lost-highway
Só falta vir aqui o Yamahia confirmar que carros a hidrogénio só servem para andar no quarteirão como dizem esses donos.
Vou repetir isto novamente .:
1 H2 não e compatível com rodas
2 So aparece porque há Fundos dps desaparece
3 continuam a insistir no ceguinho e já fecharam uma porrada de postos, ninguém quer H2 caro e ineficiente
4 nunca na vida trocaria o meu Carro A bateria, simples eficiente e com performance por um carro a pilhas Nuncaaa
5 H2 é bom para fertilizar campos agrícolas e talvez injectar na indústria do vidro e metal
@Toni da Adega
Vão buscar a eletricidade ao mesmo sitio onde vão buscar a que serve para carregar os carros elétricos.
Só têm de ir buscar 5x mais, portanto 5x mais de árvores abatidas ou queimadas.
Mas agora já é por bem maior. Lol
Então não dá. Se a electricidade não chega para os EV, muito menos para o hidrogénio
Isso são palavras tuas, eu não disse nada disso.
Hidrogénio para transportes pesados rodoviários e marítimos parece-me viável e assim é o desígnio da Hopium tal como aponta o artigo.
Se não é para um ligeiro, para um pesado muito menos.
Fonix!! 21 euros por Kg (preço médio) é quase o preço por meio deposito de um carro normal.
Preço médio anda por volta dos 32 euros, só é mais barato quando tem subsídios tipo a gasolina e gasóleo.
É desonesto afirmar que gasolina e gasóleo são subsidiados, tira todas as taxas (excepto IVA, para ficar igual à electricidade) e vais ver que seria mais barato. Ai e tal, é poluente, tb o est*ume e os “puns” das vacas é poluente nos campos agricolas e não é por isso que é mas taxado.
Tanto é que o FMI afirma que sim, eles não brincam com coisas sérias.
E cá ainda existe subsídios por fora.
A electricidade tem tantos ou mais impostos que os combustíveis, no caso dos carregamentos até é mais elevado.
o FMI é bom para ordenar cobrança de impostos, colocam impostos, e se alguem não aplica na totalidade chamam-lhe subsidios, queres mesmo comparar os valores das taxas cobradas nos fosseis com os postos de carregamento? Mas para lá caminhamos, depois baixam uma taxa e dizem-nos que estão a subsidiar…
Não é isso, eles dizem que é subsidiado porque não paga os estragos que causam às economias.
Podemos comparar sim, são só 70% contra 58 a 64 % para os combustíveis.
Portanto utilização abusiva e desonesta da palavra subsidio:
subsídio |bssí|
( sub·sí·di·o )
nome masculino
1. Quantia com que o Estado ou outra corporação concorre para obras de interesse público. = SUBVENÇÃO
2. Quantia atribuída por uma entidade para um fim específico (ex.: subsídio de desemprego; subsídio de férias). = SUBVENÇÃO
3. Aquilo que concorre para um fim determinado. = CONTRIBUTO
4. Auxílio; socorro; benefício.
“subsídio”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/subs%C3%ADdio.
Quanto às taxas dos carregadores, estás a incluir o valor que o “dono” do posto cobra, a percentagem desse valor que vai para o estado é o IVA e evntualmente IRC sobre os lucros. Mas vamos caminhar para esses 70% directos para o estado.
Esqueci de acrescentar no comentário anterior:
” não paga os estragos que causam às economias” penso que pode ser traduzido para “não paga impostos suficientes”
Só usei a mesma palavra que costumam usar aqui quando se trata de veículos eléctricos.
Sobre as vacas podem fazer muito, façam como eu, deixei há muitos anos de comer carne de vaca.
Pelo artigo dá ideia que está empresa aposta no transporte pesado, sector em que o hidrogênio será a única opção em relação aos fósseis.
Para os veículos particulares já tenho mais dúvidas.
Essa parte nunca entendi, se não é viável para particulares, como pode ser para transporte pesado ?
Você está a ver um navio porta-contentores a baterias, ou um avião a baterias? Eu não estou a ver. Aceita esta opinião ou não?
Qual é o problema, até consegue mais autonomia do que com hidrogénio.
Mas como mete hidrogénio num avião ? Com sonhos e esperanças ?
Mas já agora, a comparação nem precisa de ser com bateria.
Você disse para particulares tem dúvidas, tal como outras pessoas, se não dá para particulares como vai dar para pesados ?
Exemplo, um a gasolina é viável para particulares, mas não é para pesados, pelas mesmas razões.
Sobre autonomia e baterias, o óbvio, atualmente os eléctricos já têm mais autonomia, pesam menos, têm mais espaço útil, custam menos de metade e 14x menos para fazer 100 KMS.
Portanto a lógica é simples, se os pesados usam as energias com mais densidade e as mais baratas, tal como gasóleo, GPL, GNC, querosene e óleo pesado, que são todos os combustíveis mais baratos, como se pode dizer que os que ficam mais caros para ligeiros servem para transporte pesado ?
É que não há nada que jogue a favor desse transporte.
Não vale apena você é caso perdido, tem uma narrativa e não vê mais nada.
O futuro vai estar cheio navios cruzeiros, porta-contentores, aviões de grande porte, até foguetões a bateria.
Eu é que sou perdido ?
Ah ok, então os navios vão funcionar com foguetes ? Sendo assim fazem viagens de alguns minutos. Lool
O espaço de transporte fica preenchido com tanques criogenicos, mas esqueça, eu é que sou perdido. Lol
Tanques criogénicos, para quê?
Não é assim nos foguetões ?
Na indústria espacial usa-se, devido a razões particulares dos veículos. Mas nos veículos terrestres não é necessário, por exemplo, o Toyota Mirai usa um depósito pressurizado a 700 bar.
Não estou a perceber, você não sabe isto?
Na indústria espacial usa-se porque senão não vão longe….
Exato, e o mirai com 5 metros de comprimento é um carro de 4 lugares em muitos países depois ao pouco espaço que tem, com uma mala mais pequena que um Opel corsa, só porque transporta enormes tanques para fazer 650 KMS WLTP, um Tesla model 3 que tem mais autonomia, menos peso e mais espaço e tem 3x mais potência..
Portanto continuo sem entender como é que se não é viável num ligeiro, como pode ser num pesado onde o peso, espaço e custo são a parte mais importante da viabilidade.
Mas não se esqueça, o maluco sou eu ….
*muitos países devido ao pouco espaço que tem nos lugares traseiros..
Nos navios até pode ser uma das opcoes em de encherem o Lastro com areia, pedra, metal ou água, podem colocar umas baterias
XIII. Nem deu para comentar, o @JL chegou de metralhadora.
Exato, espero que agora entenda o que disse no outro post, cá se fazem, cá se pagam. Looooll
Mas já agora, ia comentar o quê?
Ficava ainda mais perdido, em ve já não comenta nada que se aproveite, com fcev ainda pior….
Provavelmente nem se apercebeu, tal foi a barulheira.
Disparou em todas as direcções e acertou em tudo menos no alvo!
Olha, afinal estou a ficar igual a si. Curioso.
Looool
Aponte lá melhor a mira.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrckdrFo0woiyutjteA?e=qDrVQb
Já andam com isso há quantos anos?
Lol
Calma, agora já é para 2028, antes era para 2022, depois 2025, agora 2028, depois…..
https://www.hydrogen-worldexpo.com/industry-news/bmw-toyota-plan-launch-hydrogen-fcev-2028
Coitado. Os vizinhos adoram e parece que a companheira também…
Obrigado.
O que já me ri com este comentário! De facto é isso mesmo, deve passar o tempo a escrever nos forum de automóveis
eletricos e a mulher no Tinder.
É diferente de si em que aspecto ?
Apostar nos carros a hidrogénio é como apostar novamente em cassetes VHS
Não é bem assim, as cassetes VHS nunca tiveram financiamento dos estados a 100% . Lol
Olha quem fala…
https ://www.noticiasaominuto.com/auto/2655070/ue-admite-duplo-financiamento-em-pontos-para-carros-eletricos-em-portugal
Portugal enfrenta críticas do Tribunal de Contas Europeu (TCE) por possíveis casos de duplo financiamento em pontos de carregamento de veículos elétricos, usando tanto o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) quanto o Mecanismo Interligar a Europa (MIE)
Quem é que anda a meter dinheiro ao bolso?!
São aqueles que receberam e não fizeram nada, que é o que acontece com esta tecnologia, daí ser sempre futuro….