Empresa francesa Hopium testa carro elétrico a hidrogénio com autonomia de 1000 km
Ainda não está tudo determinado para os próximos 10 anos. Aliás, cada vez as dúvidas são maiores e as empresas procuram soluções para os problemas atuais, um deles é a autonomia dos elétricos. É precisamente aí que a empresa francesa Hopium está a apostar, agora nos testes reais ao seu carro elétrico a hidrogénio.
Não, o hidrogénio não está fora da equação
As metas ambientais, as coimas, a necessidade de baixar emissões são assuntos correntes nas marcas automóveis e autoridades da UE (e não só). Contudo, a solução que mais recebeu apoio, os veículos elétricos, retira vários problemas, mas acrescenta, para já, outros. Como tal, a hipótese do hidrogénio, nas suas várias configurações, continua bem presente em cima da mesa.
A Hopium, uma empresa especializada em tecnologias limpas e empenhada na descarbonização dos transportes pesados, atingiu um marco importante no desenvolvimento do seu sistema de células de combustível a hidrogénio de 100 kW.
Após uma série bem sucedida de testes em estrada, a empresa está a aproximar-se da comercialização da sua tecnologia inovadora, que promete ajudar a transformar o panorama global da mobilidade sustentável.
Resultados dos testes de estrada
Os testes de validação foram efetuados no circuito UTAC, onde os resultados foram encorajadores desde o início. O sistema de pilha de combustível demonstrou uma grande robustez, permitindo sessões de teste contínuas e sem interrupções.
Os testes incluíram ciclos dinâmicos de aceleração e desaceleração intensas, vibrações, bem como condições de alta velocidade e vários ambientes climatéricos, como dias de sol e de chuva. Tudo isto simula as condições reais de utilização nos transportes pesados, em que um sistema tem de suportar variações térmicas e cargas de trabalho intensas.
O sistema de propulsão a hidrogénio do Hopium demonstrou a sua fiabilidade, atingindo um nível de maturidade tecnológica de TRL7, ou seja, validado num ambiente operacional real. Este nível de maturidade é crucial, uma vez que representa um passo importante para a comercialização em massa da tecnologia.
Uma solução para a descarbonização dos transportes pesados
O CEO da Hopium, Stéphane Rabatel, exprimiu a sua satisfação com estes resultados:
Este é o resultado de anos de investigação e desenvolvimento, e não seria possível sem o trabalho dedicado das nossas equipas. Estes resultados validam não só a qualidade da nossa tecnologia de pilhas de combustível, mas também o nosso empenhamento na mobilidade descarbonizada e sustentável. Esta tecnologia tem o potencial de oferecer uma solução viável para a descarbonização do transporte pesado, um sector que tem sido tradicionalmente difícil de eletrificar devido à necessidade de longas distâncias e elevadas capacidades de carga.
Estratégia de desenvolvimento
A Hopium confirmou que a sua estratégia de desenvolvimento inicial se centrará em nichos de mercado. Um exemplo disso é o projeto marítimo K-Challenge, em que a empresa procura tirar partido da sua tecnologia para financiar a industrialização do seu sistema de pilhas de combustível.
Esta estratégia permitir-lhe-á reduzir os custos de produção, com o objetivo de oferecer, até 2028-2030, uma alternativa competitiva ao gasóleo no mercado mundial dos transportes pesados.
O transporte pesado é globalmente responsável por uma parte significativa das emissões de gases com efeito de estufa e as soluções tradicionais, como os motores a diesel, estão a enfrentar restrições crescentes devido a regulamentos ambientais mais rigorosos.
O sistema de células de combustível de hidrogénio da Hopium não só reduz significativamente as emissões de carbono, como também oferece uma autonomia e um desempenho semelhantes ou superiores às atuais opções de combustíveis fósseis, tornando-o uma solução ideal para camiões, autocarros e outros veículos de grandes dimensões.
Próximas etapas e alianças estratégicas
Nos próximos meses, a Hopium vai concentrar-se em atrair um ator industrial chave que possa acompanhar o seu processo de industrialização. Um dos próximos desenvolvimentos inclui a instalação de uma linha de montagem automatizada na sua nova fábrica em Saint-Bonnet-de-Mure. Além disso, a empresa está a finalizar o seu sistema de 200 kW, que será composto por duas baterias de 100 kW, especificamente concebidas para aplicações em transportes pesados.
O hidrogénio verde está cada vez mais posicionado como uma das soluções mais promissoras para a transição energética global. Quando utilizado em células de combustível, gera apenas água como subproduto, eliminando completamente as emissões de carbono durante o funcionamento do veículo. Além disso, a capacidade do hidrogénio de ser produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar e eólica, torna-o uma opção sustentável a longo prazo.
O sucesso do Hopium reflecte uma tendência crescente para a utilização do hidrogénio nos transportes, especialmente nos sectores em que a eletrificação com baterias é menos viável devido à necessidade de maior autonomia e de tempos de carregamento rápidos.
Empresas de todo o mundo estão a explorar aplicações do hidrogénio nos transportes terrestres, marítimos e mesmo aéreos, demonstrando o potencial desta tecnologia para reduzir as emissões de carbono a nível mundial.
Com a validação do seu sistema de células de combustível de hidrogénio em condições reais, a Hopium está posicionada para liderar a mudança para uma mobilidade mais sustentável no sector dos transportes pesados. Com a continuação dos investimentos na industrialização e a redução dos custos de produção do hidrogénio, é provável que se assista a um crescimento significativo da adoção desta tecnologia nos próximos anos.
A empresa não está apenas a desenvolver uma solução tecnológica, mas também a ajudar a construir um futuro em que o transporte pesado possa funcionar sem afetar negativamente o ambiente.
ora aqui esta algo em condições e de apostar
Lol mais um enganado pelos fundos da UE, isto não é viável mal acabam os fundos a empresa fecha ou acaba o projecto como tantas outras…
Os americanos adoram-os, até fazem gestos de felicidade quando os abastecem.
https://ibb.co/zQ7wSBK
Lol
Curioso, a Toyota, Mercedes e Hyundai andam nisto há mais de 30 anos e estes que começaram agora já conseguem autonomias fabulásticas. Looool
Sei que não és adepto do hidrogénio verde mas não achas que até pode ser viável em áreas como zonas industriais, autocarros, camiões ou até portos onde a produção seria local?
Eu partilho a opinião do Prof Joaquim Delgado, ele pode ser viável se produzido com energia barata no local de consumo, já que o transporte e armazenamento é que o tornam caro.
Exato, para transporte, a mesma opinião, o hidrogénio é uma tecnologia mais cara que as baterias, e não tem mais densidade energética, isto quando se considera todo o conjunto.
Exactamente
Venha o hidrogénio!
O carro é elétrico na mesma…
Venha, mais depressa trocam para eléctricos como fazem os americanos.
Eléctricos só de baterias… Já que estes também o são.
Não é economicamente viável para já, daqui a 10 a 20 anos quem sabe…
Onde é que vão buscar electricidade para produzir o Hidrogénio. Paineis solares é mau, Ventoinhas pior ainda, ou vem tudo de uma refinaria?
Porque da refinaria é que é bom não é? Cada génio da batata… O conceito de neutralidade carbónica passa ao lado de muita gente.
Se os EV sao maus devido á produção de Electricidade também é mau para hidrogénio. Ainda por cima para hidrogénio é necessário 3x a Electricidade em comparacao com um EV
É mais para o lado das 5x considerando o abastecimento.
98% dele vem de refinarias, tirado do gás natural, e a maior parte dele é usado na produção de combustíveis, daí o investimento da Galp em hidrogénio, aquilo é tudo para fazer gasóleo e gasolina.
Teoricamente é fantástico na pratica talvez não, alem de ser caro, ainda pode vir a baixar os preços temos o problema maior na minha opinião que é o facto de necessitarmos que alguém transporte, armazene e só depois é que nos vende, hora isso é um convite a formação de mais carteis a boa moda tuga.
Brutal… parecem aquelas máquinas fotográficas descartáveis antigas…. usamos 1000kms e encosta, já que não há postos de abastecimento de hidrogénio e os que havia, como por ex. na Inglaterra, fecharam por questões de seguranças…. Tirando isso, a produção de hidrogénio, transporte e armazenamento, também não é muito melhor em termos de eficiência que a da gasolina tradicional… portanto não sei onde está a vantagem!
Não há mas podem instalar, com fundos europeus claro….
Também andam a fechar na Alemanha depois do que explodiu após uma semana de abertura e mais alguns problemas, na zona de Berlim quem os tem, está com eles parados.
Existiam empresas a 30 anos a volta disso e perceberam que ainda não compensa a nível comercial para os automóveis, mas depois veio a agenda verde e alguns tentaram vender que o hidrogênio era a solução para todos os problemas quando sabiam que aquilo que diziam era mentira queriam eram apoios de fundos dos estados e da UE e fundos privados resumindo deram um golpe bem dado…
O hidrogénio sempre andou de mãos dadas com fundos, já que é muito fácil convencer, basta usar os argumentos do costume.
Eu na minha area de residência tenho um posto de venda de hidrogénio e estão a construir outro, mas aparentemente vão fechar o mais pequeno e fica só o novo.
Vocês é que moram onde Judas perdeu as botas 🙂 🙂 🙂