Cinco maiores aeroportos da Europa emitem mais CO2 do que toda a Suécia
A aviação é, conforme vamos sabendo, uma das indústrias mais poluidoras. Então, um novo airport tracker (rastreador de aeroporto) online descobriu a verdadeira dimensão das emissões causadas pelos veículos que se deslocam pelo ar.
Segundo apurou, os cinco maiores aeroportos da Europa emitem mais CO2 do que todo território da Suécia, através de emissões maioritariamente não taxadas.
A ODI, o Transport and Environment (T&E) e o International Council on Clean Transportation (ICCT) desenvolveram um rastreador de aeroporto online, por forma a perceber a quantidade efetiva de CO2 emitida pelos aviões aquando da partida dos aeroportos.
Os voos comerciais que partem do London Heathrow, Paris Charles de Gaulle, Frankfurt, Amsterdam Schiphol e Madrid Barajas emitem 53 milhões de toneladas de CO2. Este está isento de impostos sobre o combustível e menos de 15% é fixado sobre o preço na União Europeia e nos esquemas de limitação e comércio do Reino Unido.
Ao contrário dos automóveis ou das centrais elétricas, a maioria das emissões dos voos é libertada fora das fronteiras da Europa, deixando a grande maioria das emissões dos aeroportos europeus escandalosamente ignorada. Todos os voos devem ser incluídos no sistema de comércio de emissões, e não apenas os voos dentro da Europa.
Disse Jo Dardenne, diretora de aviação da T&E.
Ora, por exemplo, 80% das emissões do Paris Charles de Gaulle proveem de voos de longo curso. Por sua vez, a maioria das emissões dos aeroportos mais pequenos, como na Cracóvia, provém de distâncias menores. Portanto, de acordo com o Transport and Environment, a poluição proveniente dos aeroportos mais pequenos é mais taxada do que a proveniente de aeroportos maiores, que asseguram voos mais longos e com maiores emissões.
De acordo com as organizações não governamentais, estas emissões de CO2 não documentadas e não taxadas são importantes quando se consideram as expansões de aeroportos. Além disso, a poluição associada ao setor da aviação cresceu 5% por ano, entre 2013 e 2018, atingindo 2,5% das emissões globais de CO2.
Assim sendo, se fossem um só país, seriam o 7.º maior emissor a nível mundial.
Podemos agora ver a alarmante extensão das emissões dos aeroportos e é evidente que o sector da aviação não está a fazer o suficiente para reduzir a sua poluição. Não podemos justificar a expansão dos aeroportos nesta época de crise climática.
Disse Jo Dardenne.
No sentido da expansão dos aeroportos, ressalva-se que a maioria dos mencionados pretende alargar-se. O London Heathrow, por exemplo, é o segundo aeroporto que mais emissões emite no mundo. Aliás, as suas 16,2 milhões de toneladas de CO2 por ano equivalem às de 8,1 milhões de automóveis.
Este artigo tem mais de um ano
A India poluí mais que toda a Europa
quantas toneladas de co2 que passam todos os dias no aeroporto de lisboa?
Continuem a adiar medidas para 2030…
Hoje já seria tarde.
É isso, agora querem limitar os voos? Sem viagens morre o turismo e morre a globalização, muitas economias pura e simplesmente iriam desabar.
Tendo em conta que transporte aéreo e marítimo conta para a maioria de emissões de co2 emitido pelo sector dos transportes, ajudaria imenso a reduzir as emissões, muito mais que carros eléctricos, o problema é que é um mal necessário.
Aviões eléctricos resolve o problema. Mas… não há/não é possível.
“Tendo em conta que transporte aéreo e marítimo conta para a maioria de emissões de co2 emitido pelo sector dos transportes”
Errado. Transportes aéreos: 1.9%, transportes marítimos: 1.7%, transportes terrestres: 11.9%.
https://ourworldindata.org/emissions-by-sector#transport-16-2
Anda de comboio, que eu também ando
Eu gosto é de malucos como tu.. vocês andam na sua cave e não procuram saber informações de que as metas para 2030 estão a afetar o próprio consumidor? Porque é que achas que a energia está a aumentar de preço? Sobreviver só a produção de energia intermitente? mas anda tudo louco?
Excelente, mais comida para as plantas. Porque é que estão contra o planeta verde?
Quais plantas, se estiver tudo a arder?
Cá em Portugal só começou tudo a arder a séria quando se mudaram para cá as fábricas de celulose. Já alguém tinha avisado um familiar meu, que em outro país onde tinham estado, quando lá entraram começaram os incêndios florestais como se não houvesse o amanhã.
Claro que dirão que existiu uma desertificação das áreas florestais, e as pessoas que moram nessas zonas já não cuidam ou não podem cuidar delas por questões de saúde ou mesmo questões legais (daquilo ser de outras pessoas que podem nem aparecer lá há anos)… mas a coincidência das fábricas de celulose não pode ser descartada aqui na realidade portuguesa.
Não…o problema são os automóveis. Carreguem no povo que esse vai pagando. Já o disse anteriormente que para alem da aeronáutica temos a exploração espacial e a frota naval de toda a espécie, seja militar, comercial ou de passageiros. Mas estão sempre a olhar para os automóveis…
A poluição está associada ao nível de vida das pessoas… Quem é que não quer ter mais conforto? O sistema democrátco/capitalista também é sustentado por esta economia poluidora. O aumento populacional assente nas mesmas regeras também exigem maior intervenção derstruidora no ambiente, florestas devastadas, desertos de betão, secagem de zonas húmidas, etc… O problema está em todos nós!!!