Telegram terá partilhado dados dos utilizadores com governos apesar de continuar a negar
Com um crescimento elevado, o Telegram tem-se tornado uma ferramenta de troca de mensagens única. Assume um papel com uma segurança elevada e que dificilmente poderá ser quebrada, oferecendo assim uma segurança acima da média.
É de tal forma seguro e independente que faz questão de se vangloriar disso. A verdade poderá ser bem diferente e o Telegram terá já fornecido muita informação dos seus utilizadores, apesar de continuar a negar que o terá feito até agora.
A forma como o Telegram está desenhado e implementado coloca este serviço numa posição que dificilmente fornecerá informações dos utilizadores. Mesmo os poucos dados a que tem acesso não podem ser fornecidos, para garantir a proteção dos utilizadores.
Esta é uma ideia que a empresa tem propagado ao longo dos anos e que faz questão de publicitar e tem publicado nas suas FAQs. A verdade, é que, segundo informações recentes, a empresa poderá ter estado a fornecer informações a vários governos, sem o comunicar aos utilizadores.
A investigação partiu do jornal alemão Der Spiegel, que obteve informações de pessoas ligadas a estes processos. Estas revelaram que já várias vezes foram fornecidos dados ao governo alemão, em casos que foi exigida informação detalhada de utilizadores específicos.
Nestes casos é contrariada a ideia passada pelo próprio Telegram. Este revela na sua FAQ que têm de ser casos muito específicos e que os pedidos judiciais devem ser de importância elevada, para que possam ser satisfeitos pelo serviço.
A piorar a situação está mesmo a declaração da empresa, que revela numa das suas páginas de apoio o contrário. Está publicado que "até hoje, divulgamos 0 bytes de dados de utilizadores para terceiros, incluindo governos".
Este é certamente um caso que será seguido nos próximos dias, dado que está em causa a privacidade dos utilizadores. O Telegram tem reforçados as suas medidas para aumentar a privacidade dos seus utilizadores e impedir a criação de grupos que violam as suas regras. O que não se sabia era que estava ativamente a fornecer dados dos seus utilizadores, contrariando o que publicita.
Este artigo tem mais de um ano
Se é uma empresa legal que funciona em países denocraticos só tem que obdecer a lei como as outras empresas fazem quando tem pedidos judiciais com fundamento.
Nao vejo nada de mal é o normal funcionamento das empresas com a lei, neste caso devem partilhar os metadados (IP, User, Datas, etc…), quanto as conversações se são encriptadas a Telegram nada pode fazer.
O mal será, digo eu, mentirem.
Dizer que “divulgaram 0 bytes de dados de utilizadores a terceiros incluindo governos” quando na verdade não foram bem 0 bytes, mas vários milhares só para fazer com que os utilizadores se sintam seguros não é correto.
o que é legal ou ilegal, é diferente do que é correto ou incorreto, hoje um país é democratico amanha já nao o é.
eu: utilizem o https://threema.ch/en/ é o único seguro melhor ate que o signal
tu: há mas esse é pago?
eu: pois é 😉
És dos poucos que não se importa de dar €4 para ter alguma privacidade…
É difícil convencer o pessoal a mudar, infelizmente.
Exatamente. O pessoal está demasiado habituado ao freemium. Não têm noção e o que os olhos não vêem o coração não sente, como se costuma dizer.
Já acho dificil q.b. tentar converter a malta do WhatsApp a ir para o Signal que também é gratuito. Passar para um em que tens de pagar (embora seja uma quantidade irrisória, por enquanto) é impensável.
De que adianta eu usar um serviço pago e seguro se ninguém com quem eu me comunico esta neste serviço? Simplesmente não adianta de nada. Eu uso WhatsApp porque alguns idiotas que eu tenho que lidar incluindo o patrão não usa telegram ou signal que podem estar longe de perfeitos mas são muito melhores. É o mesmo que eu decidir por usar pgp nos emails, de que vale? Ninguém mais usa….
É não ter o WhatsApp instalado no seu telefone pessoal e quando alguém perguntar porquê, responde porque tal aplicativo nunca foi e nunca será realmente seguro tanto nas comunicações como até o programa em si que parece que ano após ano alguém parece encontrar uma forma de violar a segurança do smarphone através dessa aplicação.
Por outro lado já existe quem não considere a aplicação Threema segura desde que eles implementaram a funcionalidade de ser possível aceder às conversas e isso pelo browser.. já que envolve confiar que os servidores da empresa estão a fazer a coisa certa… o que já é pedir muito para alguém desconfiado.
Actualmente pago ou grátis não parece mais existir uma aplicação realmente segura, privada & anónima para conversar.
O problema não é poderes aceder às conversas na app para smartphone, no browser e / ou na aplicação para desktop.
O problema é serem serviços centralizados, é inclusive esse um dos grandes problemas do Signal, porque de resto ele é muito seguro.
Como referi num comentário abaixo, o Element poderá ser uma das melhores escolhas. Assenta sobre a rede Matrix, https://matrix.org/, que é descentralizada (funciona por instâncias de servidores federados), open source, todas as comunicações e ficheiros dentro da rede Matrix são encriptadas ponta-a-ponta.
O Session (https://getsession.org/), um fork do Signal, também é descentralizado e funciona sobre a rede Lokinet, que é do género da rede TOR mas com características bem melhores.
Nuno a, convém dizer que é pago, um valor simbólico, cerca de 3 euros ou pouco mais, uma única vez.
Ou seja, não é para pagar todos os meses.
Só se paga uma vez e fica para a vida.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Apesar do Threema ser muito bom, também comprei, ele é centralizado.
O Element por sua vez, https://element.io/, será a melhor opção por usar a rede Matrix.
A rede Matrix é open source, nativamente E2EE e permite fazer bridge com outros serviços incluindo com outras aplicações de mensagens como com o Whatsapp, Telegram e Signal, mas essa funcionalidade não é grátis, tem uma mensalidade.
Além de que podem alojar a vossa própria instância no vosso próprio hardware ou pagar para criarem a vossa instância nos servidores federados da Matrix.
Mas é muito difícil convencer as pessoas a mudarem, nem para o Signal quanto mais inclusive para uma plataforma que é necessário comprar.
O Whatsapp é o mais conhecido e infelizmente as pessoas continuam a usar.
Os concorrentes não investem na devida dispersão para serem conhecidos.
Este tipo de noticias sempre me fez confusão. A criptografia ponta-a-ponta só funciona nos “chats secretos” e a partir do momento que se entra num “grupo” e é possível ver todas as mensagens desde a criação do grupo, ou quando mudo de dispositivo e consigo aceder a todas as conversa na mesma (excepto chats secretos), é uma red flag.
Vi noutra noticia alguém a comentar que os servidores do telegram estavam alojados na Rússia, se for verdade é uma ferramenta interessante para profiling e propaganda.
O que eu tiro disto é: A partir do momento que os suíços proíbem comunicações em apps tipo telegram e whatsapps dentro do exercito e forças de segurança, alguma coisa é…
Sim e forçam o uso da APP com servidor na Suiça com as outras não conseguiam espiar nada
Conseguem, isso está estabelecido na lei deles e tem que cumprir um conjunto de autorizações de vários entidades da confederação. Isso não se trata de espiar, mas sim de controlar o extravio de informação e isso é um conceito que não é fácil de explicar a pessoa comum. Outra coisa é teres N dados alojados em partes do mundo onde a luz não brilha. São ameaças diferentes no meu ver.
Que condescendência .. não deve ser assim tão difícil de explicar pode tentar esclarecer melhor se souber. Creio que dados são sempre dados, até os meta dados. Basta o facto de existirem para que as forças de um governo espreitem sempre quando bem acharem que é preciso. Da parte do utilizador normal não lhe vai fazer grande diferença pois ninguém quer saber do Zé da esquina. Mas se algum dia ele for apanhado no local errado a hora errada e que dados provém isso, ele vai ter de provar o contrário, não as forças de um governo. É aí que estás aplicações podem prevenir de certa forma estas xatices.
Pedro, propaganda não está apenas na Rússia, não sei se tens ligado a TV ultimamente mas pela narrativa do noticiário a ukrania não conhece derrota, é vitória atrás de vitória e já está quase as portas do Kremlin, se isso não é propaganda eu não sei o que mais é.
É eu que pago TV agora pago vpb pra ver e ler rt porque o meu governo decidiu por mim que eu preciso de protecção e não tenho o direito de ver e ouvir os dois lados e decidir por mim
Vpn* não vpb
Já deixei de ver TV a muito tempo, mas eu tenho acesso a propaganda dos dois lados da guerra, coincidentemente pelo telegram e compreendo perfeitamente o que estás a dizer…
Já me disseram para fazer uma VPN com a Wireguard e um raspery pi, que poupas em subscrições e etc mas ainda não me peguei nisso, mas pelo andar da carruagem as VPNs vão passar a ser quase como obrigatórias.
Com o governo russo deve ser o dia todo
Da forma como vivemos hoje em dia, para estarmos seguros com a privacidade protegida, só se vivermos dentro de uma gruta, se tivermos telemóvel, andarmos de transportes públicos, pagamentos eletrónicos ou de viatura própria, não há como fugir, eu confesso que a mim não me incomoda, nada tenho a esconder, e como vivemos em democracia deixa-me descansado, talvez de fosse Russo, Norte Coreano, Chinês e por ai fora ai sim tenha medo.
Compreendo quem queira a sua privacidade e pense de maneira diferente, não estou a criticar ninguém, são opções e maneiras de estar na vida, eu pessoalmente tenho outras coisas com que me preocupar.
Se vc fosse um empresário rico querendo protejer seus segredos industriais ou corporativos, temas sensíveis de seus clientes, suas técnicas de investimentos lucrativos, daria valor a privacidade.
A privacidade vai além das pequenices do dia a dia. Um adversário pode pegar dados sensíveis e jogar contra vc na mídia, redes sociais, etc. Um casamento pode ir a ruína, com divórcios beligerantes que lapidam o patrimônio.
As vezes eu me impressiono com a ingenuidade das pessoas.
Também eu não me preocupo, assim como a maioria da população. O problema são as excepções que algum dia podem prejudicar alguém indevidamente só porque haviam portas abertas.
Eu fui claro para mim, estamos a falar em termos de pessoas o comum do cidadão, se falarmos no universo empresarial ai sim os segredos podem valer milhões.
Mas até ai se os empresários têm medo nem e-mails seriam enviados e um risco, como em tudo nesta vida.
Nada de novo.
O problema é antigo, muito antigo e ao que parece ninguém o quer encarar.
Todos se espião, aliados ou não, vão dizendo mal da china, mas seguindo no mesmo sentido…
Paises como o nosso só têm empurrado com a barriga deixando que os interessesdas das grandes companhias se sobreponham aos do próprio pais e sua população … e a U.E. não é diferente…ou nada estaria como está …
As varias politicas abusivas crescem até se tornarem escandalosas e só depois disso é que voltam a moldar, mas no mesmo sentido…
São factos facilmente comprovaveis e de tal ordem que nem é necessário sitar exemplos…
O que os governos quiserem esconder vão continuar a esconder, como continuam…, mas o povinho é que não…
And you make the slavery grate again !!
e nao sera o governo a criar fud para o ppl penssar que aki tb nao estao seguros???
100% concordo contigo, uso o TG OH TEMPO ONDE VEJO A VERDADE e nunca ouve problemas
O Signal é superior e também é gratuito, que dados podem ser obrigados a fornecer? Pouco ou nada porque é o que têm. Na melhor das hipoteses e bem configurado nem os IP nem os numeros que estão a comunicar conseguem perceber (tor+sealed sender) ou então sem isso, conseguem saber que x fala com x e os IP’s, mais do que aceitavel para a maioria das pessoas até porque se estão a c*gar e usam whatsapp de qualquer das formas.
Tor deixou de ser confiável há muito tempo. A maior parte dos exitnodes são servidores de órgão do espionagem
Pode ser rumor mas eu acredito que é muito provável de ser verdade
E até já li rumores de aparecerem IMENSOS intermediários que parecem estar sob controlo de uma só entidade… e que mesmo quando são bloqueados parecem aparecer pouco tempos depois.
Sem falar que existiram umas remodelações no Tor Project ao nível da liderança, que parece indiciar que a instituição foi tomada pelos serviços de espionagem dos EUA. Digamos que todos os que têm parecerias com os serviços secretos dos EUA devem estar bem felizes com a ONION e com os diversos projectos da Tor Project incluindo o browser.
Mais um prego no caixão!! Estas redes sociais só fazem é meter pregos nos caixões.
É óbvio que fornece dados de utilizadores. Todas as apps de redes sociais o fazem, pagas e gratuitas. Nem era necessário o criador do telegram ser membro do WEF para que tal acontecesse. Ou que a app fosse mais uma rede social financiada pela CIA ou outra agência governamental de 3 letras.
De qualquer das maneiras as comunicações feitas através do Signal são cifradas de ponto a ponto, passem por onde passar o conteudo continua a ser privado.
Até o próprio signal tem falhas, muito por causa do ego do seu administrador. A partir do momento que tens de usar o teu número de telefone já é para começar adividsr fatura privacidade.