PplWare Mobile

Telegram terá partilhado dados dos utilizadores com governos apesar de continuar a negar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. julio says:

    Se é uma empresa legal que funciona em países denocraticos só tem que obdecer a lei como as outras empresas fazem quando tem pedidos judiciais com fundamento.

    Nao vejo nada de mal é o normal funcionamento das empresas com a lei, neste caso devem partilhar os metadados (IP, User, Datas, etc…), quanto as conversações se são encriptadas a Telegram nada pode fazer.

    • FAR says:

      O mal será, digo eu, mentirem.

      Dizer que “divulgaram 0 bytes de dados de utilizadores a terceiros incluindo governos” quando na verdade não foram bem 0 bytes, mas vários milhares só para fazer com que os utilizadores se sintam seguros não é correto.

    • andre says:

      o que é legal ou ilegal, é diferente do que é correto ou incorreto, hoje um país é democratico amanha já nao o é.

  2. nuno a says:

    eu: utilizem o https://threema.ch/en/ é o único seguro melhor ate que o signal
    tu: há mas esse é pago?
    eu: pois é 😉

    • Pedro says:

      És dos poucos que não se importa de dar €4 para ter alguma privacidade…
      É difícil convencer o pessoal a mudar, infelizmente.

      • FAR says:

        Exatamente. O pessoal está demasiado habituado ao freemium. Não têm noção e o que os olhos não vêem o coração não sente, como se costuma dizer.

        Já acho dificil q.b. tentar converter a malta do WhatsApp a ir para o Signal que também é gratuito. Passar para um em que tens de pagar (embora seja uma quantidade irrisória, por enquanto) é impensável.

      • Sapo says:

        De que adianta eu usar um serviço pago e seguro se ninguém com quem eu me comunico esta neste serviço? Simplesmente não adianta de nada. Eu uso WhatsApp porque alguns idiotas que eu tenho que lidar incluindo o patrão não usa telegram ou signal que podem estar longe de perfeitos mas são muito melhores. É o mesmo que eu decidir por usar pgp nos emails, de que vale? Ninguém mais usa….

        • Joao Ptt says:

          É não ter o WhatsApp instalado no seu telefone pessoal e quando alguém perguntar porquê, responde porque tal aplicativo nunca foi e nunca será realmente seguro tanto nas comunicações como até o programa em si que parece que ano após ano alguém parece encontrar uma forma de violar a segurança do smarphone através dessa aplicação.

          Por outro lado já existe quem não considere a aplicação Threema segura desde que eles implementaram a funcionalidade de ser possível aceder às conversas e isso pelo browser.. já que envolve confiar que os servidores da empresa estão a fazer a coisa certa… o que já é pedir muito para alguém desconfiado.

          Actualmente pago ou grátis não parece mais existir uma aplicação realmente segura, privada & anónima para conversar.

          • O Alentejano says:

            O problema não é poderes aceder às conversas na app para smartphone, no browser e / ou na aplicação para desktop.
            O problema é serem serviços centralizados, é inclusive esse um dos grandes problemas do Signal, porque de resto ele é muito seguro.

            Como referi num comentário abaixo, o Element poderá ser uma das melhores escolhas. Assenta sobre a rede Matrix, https://matrix.org/, que é descentralizada (funciona por instâncias de servidores federados), open source, todas as comunicações e ficheiros dentro da rede Matrix são encriptadas ponta-a-ponta.

            O Session (https://getsession.org/), um fork do Signal, também é descentralizado e funciona sobre a rede Lokinet, que é do género da rede TOR mas com características bem melhores.

    • PorcoDoPunjab says:

      Nuno a, convém dizer que é pago, um valor simbólico, cerca de 3 euros ou pouco mais, uma única vez.
      Ou seja, não é para pagar todos os meses.
      Só se paga uma vez e fica para a vida.

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    • O Alentejano says:

      Apesar do Threema ser muito bom, também comprei, ele é centralizado.
      O Element por sua vez, https://element.io/, será a melhor opção por usar a rede Matrix.

      A rede Matrix é open source, nativamente E2EE e permite fazer bridge com outros serviços incluindo com outras aplicações de mensagens como com o Whatsapp, Telegram e Signal, mas essa funcionalidade não é grátis, tem uma mensalidade.
      Além de que podem alojar a vossa própria instância no vosso próprio hardware ou pagar para criarem a vossa instância nos servidores federados da Matrix.

      Mas é muito difícil convencer as pessoas a mudarem, nem para o Signal quanto mais inclusive para uma plataforma que é necessário comprar.

      O Whatsapp é o mais conhecido e infelizmente as pessoas continuam a usar.
      Os concorrentes não investem na devida dispersão para serem conhecidos.

  3. Pedro says:

    Este tipo de noticias sempre me fez confusão. A criptografia ponta-a-ponta só funciona nos “chats secretos” e a partir do momento que se entra num “grupo” e é possível ver todas as mensagens desde a criação do grupo, ou quando mudo de dispositivo e consigo aceder a todas as conversa na mesma (excepto chats secretos), é uma red flag.

    Vi noutra noticia alguém a comentar que os servidores do telegram estavam alojados na Rússia, se for verdade é uma ferramenta interessante para profiling e propaganda.

    O que eu tiro disto é: A partir do momento que os suíços proíbem comunicações em apps tipo telegram e whatsapps dentro do exercito e forças de segurança, alguma coisa é…

    • CheCosta says:

      Sim e forçam o uso da APP com servidor na Suiça com as outras não conseguiam espiar nada

      • Pedro says:

        Conseguem, isso está estabelecido na lei deles e tem que cumprir um conjunto de autorizações de vários entidades da confederação. Isso não se trata de espiar, mas sim de controlar o extravio de informação e isso é um conceito que não é fácil de explicar a pessoa comum. Outra coisa é teres N dados alojados em partes do mundo onde a luz não brilha. São ameaças diferentes no meu ver.

        • JP says:

          Que condescendência .. não deve ser assim tão difícil de explicar pode tentar esclarecer melhor se souber. Creio que dados são sempre dados, até os meta dados. Basta o facto de existirem para que as forças de um governo espreitem sempre quando bem acharem que é preciso. Da parte do utilizador normal não lhe vai fazer grande diferença pois ninguém quer saber do Zé da esquina. Mas se algum dia ele for apanhado no local errado a hora errada e que dados provém isso, ele vai ter de provar o contrário, não as forças de um governo. É aí que estás aplicações podem prevenir de certa forma estas xatices.

    • Sapo says:

      Pedro, propaganda não está apenas na Rússia, não sei se tens ligado a TV ultimamente mas pela narrativa do noticiário a ukrania não conhece derrota, é vitória atrás de vitória e já está quase as portas do Kremlin, se isso não é propaganda eu não sei o que mais é.
      É eu que pago TV agora pago vpb pra ver e ler rt porque o meu governo decidiu por mim que eu preciso de protecção e não tenho o direito de ver e ouvir os dois lados e decidir por mim

      • Sapo says:

        Vpn* não vpb

      • Pedro says:

        Já deixei de ver TV a muito tempo, mas eu tenho acesso a propaganda dos dois lados da guerra, coincidentemente pelo telegram e compreendo perfeitamente o que estás a dizer…

        Já me disseram para fazer uma VPN com a Wireguard e um raspery pi, que poupas em subscrições e etc mas ainda não me peguei nisso, mas pelo andar da carruagem as VPNs vão passar a ser quase como obrigatórias.

  4. David Guerreiro says:

    Com o governo russo deve ser o dia todo

  5. B@rão Vermelho says:

    Da forma como vivemos hoje em dia, para estarmos seguros com a privacidade protegida, só se vivermos dentro de uma gruta, se tivermos telemóvel, andarmos de transportes públicos, pagamentos eletrónicos ou de viatura própria, não há como fugir, eu confesso que a mim não me incomoda, nada tenho a esconder, e como vivemos em democracia deixa-me descansado, talvez de fosse Russo, Norte Coreano, Chinês e por ai fora ai sim tenha medo.
    Compreendo quem queira a sua privacidade e pense de maneira diferente, não estou a criticar ninguém, são opções e maneiras de estar na vida, eu pessoalmente tenho outras coisas com que me preocupar.

    • Stanley says:

      Se vc fosse um empresário rico querendo protejer seus segredos industriais ou corporativos, temas sensíveis de seus clientes, suas técnicas de investimentos lucrativos, daria valor a privacidade.

      • Stanley says:

        A privacidade vai além das pequenices do dia a dia. Um adversário pode pegar dados sensíveis e jogar contra vc na mídia, redes sociais, etc. Um casamento pode ir a ruína, com divórcios beligerantes que lapidam o patrimônio.

        As vezes eu me impressiono com a ingenuidade das pessoas.

    • JP says:

      Também eu não me preocupo, assim como a maioria da população. O problema são as excepções que algum dia podem prejudicar alguém indevidamente só porque haviam portas abertas.

      • B@rão Vermelho says:

        Eu fui claro para mim, estamos a falar em termos de pessoas o comum do cidadão, se falarmos no universo empresarial ai sim os segredos podem valer milhões.
        Mas até ai se os empresários têm medo nem e-mails seriam enviados e um risco, como em tudo nesta vida.

  6. compro essa também says:

    Nada de novo.

    O problema é antigo, muito antigo e ao que parece ninguém o quer encarar.

    Todos se espião, aliados ou não, vão dizendo mal da china, mas seguindo no mesmo sentido…

    Paises como o nosso só têm empurrado com a barriga deixando que os interessesdas das grandes companhias se sobreponham aos do próprio pais e sua população … e a U.E. não é diferente…ou nada estaria como está …

    As varias politicas abusivas crescem até se tornarem escandalosas e só depois disso é que voltam a moldar, mas no mesmo sentido…

    São factos facilmente comprovaveis e de tal ordem que nem é necessário sitar exemplos…

    O que os governos quiserem esconder vão continuar a esconder, como continuam…, mas o povinho é que não…

    And you make the slavery grate again !!

  7. paulo says:

    e nao sera o governo a criar fud para o ppl penssar que aki tb nao estao seguros???

  8. 798yqwd897h says:

    O Signal é superior e também é gratuito, que dados podem ser obrigados a fornecer? Pouco ou nada porque é o que têm. Na melhor das hipoteses e bem configurado nem os IP nem os numeros que estão a comunicar conseguem perceber (tor+sealed sender) ou então sem isso, conseguem saber que x fala com x e os IP’s, mais do que aceitavel para a maioria das pessoas até porque se estão a c*gar e usam whatsapp de qualquer das formas.

    • Sapo says:

      Tor deixou de ser confiável há muito tempo. A maior parte dos exitnodes são servidores de órgão do espionagem

      • Sapo says:

        Pode ser rumor mas eu acredito que é muito provável de ser verdade

      • Joao Ptt says:

        E até já li rumores de aparecerem IMENSOS intermediários que parecem estar sob controlo de uma só entidade… e que mesmo quando são bloqueados parecem aparecer pouco tempos depois.
        Sem falar que existiram umas remodelações no Tor Project ao nível da liderança, que parece indiciar que a instituição foi tomada pelos serviços de espionagem dos EUA. Digamos que todos os que têm parecerias com os serviços secretos dos EUA devem estar bem felizes com a ONION e com os diversos projectos da Tor Project incluindo o browser.

  9. Samuel MGor says:

    Mais um prego no caixão!! Estas redes sociais só fazem é meter pregos nos caixões.

  10. AlexX says:

    É óbvio que fornece dados de utilizadores. Todas as apps de redes sociais o fazem, pagas e gratuitas. Nem era necessário o criador do telegram ser membro do WEF para que tal acontecesse. Ou que a app fosse mais uma rede social financiada pela CIA ou outra agência governamental de 3 letras.

  11. Carlos says:

    De qualquer das maneiras as comunicações feitas através do Signal são cifradas de ponto a ponto, passem por onde passar o conteudo continua a ser privado.

    • JP says:

      Até o próprio signal tem falhas, muito por causa do ego do seu administrador. A partir do momento que tens de usar o teu número de telefone já é para começar adividsr fatura privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.