Apple Music: Dicas para explorar o serviço streaming da Apple
A Apple está a estender o seu serviço de música streaming por vários mercados. Não só o mercado iOS como também o mercado Android estão na mira da Apple, e um dos produtos que vimos recentemente a mudar para este serviço foi o Yorn da Vodafone.
Além da expansão do serviço para as operadoras, a empresa de Cupertino está a potenciar o seu ecossistema, como vimos recentemente com o HomePod. Hoje, para os que ainda não o usam ou ainda usam pouco, vamos deixar algumas dicas e guias que tornam o Apple Music mais apetecível.
A caminho dos 3 anos de Apple Music no mercado, a verdade é que este serviço ainda está com dificuldades em superar aquele que, atualmente, é o líder das preferências: o Spotify. Contudo, a Apple tem feito um esforço importante para tornar este serviço competitivo e atrativo ao utilizador.
Em termos de números, ainda é esclarecedor: o Apple Music tem cerca de 36 milhões de subscritores a pagar, enquanto o Spotify conta com mais de 70 milhões.
Independentemente disso, há uma aposta forte da Apple para fechar o seu ecossistema em volta do Apple Music. O Apple Watch Series 3 traz um serviço Radio que tira proveito do serviço streaming da Apple e não contempla a app WatchOS do Spotify.
Também no produto mais recente, o HomePod, a Apple "fechou" as portas a outros serviços de terceiros, privilegiando o seu próprio serviço de música.
Também apostou em lançar a sua aplicação no mercado Android, até porque é um mercado gigante e potencial cliente.
Assim sendo, é hora de vermos como podemos ter o serviço devidamente configurado, após termos já feito a migração das nossas listas do Spotify para o Apple Music.
Apple Music: 5 dicas para dominar o serviço
Explorar o Apple Music
No seu iPhone, iPad e iPod touch, os separadores na parte inferior da app Música ajudam-no a descobrir e a reproduzir conteúdo de forma diferente. No seu telefone Android, navegue para a app Apple Music ao tocar no ícone de menu no canto superior esquerdo.
1. Biblioteca
O separador Biblioteca facilita a navegação por todas as suas músicas, de onde quer que seja a sua origem: da iTunes Store, de um CD importado e raro ou do catálogo da Apple Music.
Pode listar a música na sua Biblioteca por Músicas, Álbuns, Intérpretes, Listas de reprodução, Telediscos, Géneros, Coletâneas, Compositores, TV e filmes e Música descarregada. Para reorganizar o que vê na Biblioteca, toque em Editar no canto superior direito e, em seguida, selecione as opções que pretende visualizar. Utilize o ícone para reorganizar a ordem das opções e, em seguida, toque em OK no canto superior direito para guardar as alterações.
A secção Adições recentes é automaticamente atualizada quando adiciona conteúdos do catálogo da Apple Music à Biblioteca.
2. Para si
No separador Para si, pode descobrir álbuns e listas de reprodução que correspondam aos seus gostos musicais. Estes álbuns e listas são selecionados pela equipa de especialistas e atualizados diariamente. As sugestões que encontra na secção Para si são influenciadas pelos seguintes fatores:
- A música que ouve a partir do catálogo da Apple Music;
- As suas opções quando indica do que gosta e do que não gosta;
- As escolhas de géneros e intérpretes que efetuou quando acedeu pela primeira vez à Apple Music.
Também pode ver as suas reproduções recentes, bem como as publicações dos seus intérpretes favoritos no Connect.
No canto superior direito, pode aceder às definições de conta da Apple Music. Para tal, basta tocar em ou na sua fotografia e, em seguida, deslocar-se até à parte inferior da página e tocar em Ver conta.
Em Conta, pode:
- Melhorar as sugestões da Apple Music;
- Receber notificações sobre novos lançamentos ou quando um amigo seguir o seu perfil;
- Procurar intérpretes a seguir no Connect;
- Utilizar vales-oferta;
- Gerir a assinatura da Apple Music.
Se ainda não tiver iniciado sessão, pode também iniciar sessão com o ID Apple.
3. Explorar
A Apple Music dedica-se a trazer-lhe o que há de melhor e de mais recente no mundo da música. O separador Explorar apresenta semanalmente as músicas mais recentes, populares e promissoras. Neste separador, pode explorar o catálogo da Apple Music por género.
Toque em Listas de reprodução para ver listas de reprodução novas e em destaque, listas de reprodução criadas tendo em conta estilos ou atividades específicos e listas de reprodução selecionadas por Editores da Apple Music e parceiros da indústria. Também pode ouvir listas de reprodução de géneros específicos.
Toque em TV e filmes para ver conteúdos de vídeo exclusivos.
Pode adicionar à Biblioteca qualquer um dos conteúdos que encontrar em Explorar.
4. Rádio
A Beats 1 é uma estação de rádio com emissão 24 horas por dia, 7 dias por semana, e apresenta programas de rádio de intérpretes de renome e DJs, que pode ouvir em direto ou a pedido. Ouça entrevistas exclusivas, convidados especiais e o melhor do que acontece no mundo da música.
A Rádio apresenta também estações selecionadas para todos os géneros de música ou pode optar por criar as suas próprias estações personalizadas. Estas estações não têm anúncios e pode ignorar um número ilimitado de músicas enquanto está a ouvir. Pode também adicionar à sua Biblioteca músicas de que gosta.
Saiba mais sobre a Rádio
Começar a ouvir rádio
- No iPhone, iPad ou iPod touch: abra a app Música e toque no separador Rádio na parte inferior do ecrã.
- No Mac ou PC: abra o iTunes. No canto superior esquerdo, selecione Música. Em seguida, na barra de navegação localizada na parte superior do iTunes, selecione Rádio.
- No Apple Watch Series 3: abra a app Rádio .
- Na Apple TV: abra a app Música e, em seguida, selecione Rádio na parte superior do ecrã.
- No HomePod: peça ao Siri para reproduzir a Beats 1 ou um intérprete, um género, uma disposição ou uma atividade.
- No telemóvel Android: abra a app Apple Music, toque no no canto superior esquerdo e, em seguida, toque em Rádio.
Pode ser-lhe solicitado que inicie sessão com o seu ID Apple.
Criar uma estação personalizada com a Apple Music
Depois de encontrar uma música ou um álbum que pretende usar para criar uma estação, siga estes passos:
- No iPhone, iPad ou iPod touch: toque no ou utilize o 3D Touch e, em seguida, toque em Criar estação.
- No Mac ou PC: no iTunes, clique no junto ao nome de uma música e, em seguida, clique em Criar estação.
- No telemóvel Android: toque no e, em seguida, toque em Criar estação.
Em todos os dispositivos Apple, também pode pedir ao Siri para "Start a station from…" (Começar uma estação com…) e, em seguida, dizer o nome de uma música, um álbum ou um intérprete.
A nova estação será adicionada à lista de estações Reproduzidas recentemente. As estações Reproduzidas recentemente estão ordenadas cronologicamente a partir da última estação reproduzida e não podem ser apagadas.
5. Pesquisa
Utilize o separador Pesquisa para encontrar músicas, álbuns, artistas, listas de reprodução, estações de rádio, programas de TV, filmes e muito mais, na Biblioteca ou no catálogo da Apple Music.
Também poderá ver as pesquisas recentes e uma lista de termos de pesquisa mais populares. Toque nos termos de pesquisa recentes para voltar rapidamente aos resultados anteriores ou toque num termo de pesquisa mais popular para saber mais sobre os termos mais populares.
Na app Apple Music em telefones Android, pode encontrar a Pesquisa no canto superior direito de qualquer separador.
Em resumo...
Este serviço é uma aposta de futuro da Apple. A empresa comprou um serviço dedicado há uns anos e lançou o seu serviço com exclusividade na última versão do Apple Watch e HomePod. O que poderemos esperar deste serviço no futuro?
Este artigo tem mais de um ano
Como eu sou um cliente satisfeito com esta troca, subscrevi, a Vodafone vai pagar por algo que não vou usar e vou continuar no spotify.
We have a badass over here!
De facto, tbm prefiro o Spotify… não gostei
Decisão errada por parte da Vodafone, não sei que estudo de mercado eles fizeram
Decisão errada? Será que houve uma decisão?
Ou será que o Spotify sempre teve um limite de tempo?
https://www.dxomark.com/samsung-galaxy-s9-plus-review-premium-specs-top-end-performance/
Apesar ter um iphone,claramente acho que a troca do spotify pelo apple music foi um erro grande por parte da vosafone
Sou cliente Spotify e até pensei em testar o Apple music, mas tem logo à partida um ponto negativo, que para mim o coloca logo de parte!
Não permite enviar a música para o ChromeCast áudio, que tenho cá por casa.
A Apple , no seu estilo de restrições faz-me mais uma vez não usar os seus serviços exactamente porque o limita demasiado.
lol spotify continua a ser o meu amado
+1
uma aplicação tão fraca que nem merece um artigo a falar nela
É fraca em termos de interface, isso não há a mínima dúvida. Quem, como eu, utilizador premium do Spotify durante anos, agora sente aqui uma falta de lucidez grave por parte de quem fez este interface. Vale pela fácil interação com o Apple Watch e HomePod. em termos de quantidade da ofertam, também é fraco. Mas é incontornável que está a crescer e vai-se tornar maior, podendo começar a figurar em vários dispositivos.
Lá está …. “Vale pela fácil interação com o Apple Watch e HomePod.” Eu como cliente premium do spotify , sou cliente de uma plataforma de música, e não fico sujeito a que a mesma toque apenas nos dispositivos que a apple quer…
Além de que spotify já vem de raíz em vários equipamentos, (autorádios, etc) sem ter de usar sempre o smartphone para ter de interagir.
Assim sendo +1+1+1 para o spotify em relação ao apple music, e já agora ao google music , embora este ultimo seja muito menos “limitativo ” que o da apple
O Apple Music é o serviço de streaming menos limitativo de todos. No dia em que o Spotify ou o Google Music permitirem que os utilizadores:
– façam streaming de músicas compradas fora do serviço, inclusive lossless.
– editem os metadados (genres, captas de álbum, etc.) das músicas;
– definir equalizador, limite de som, crossfade para cada música separadamente
… depois falamos.
A biblioteca nesses dois serviços não pasta de uma playlist glorificada. Já a do Apple Music tem muitas mais funcionalidade para quem organiza músicas.
Estás enganado! o Google music podes juntar 50 000 musicas que já tenhas em teu poder, fazendo só o upload para o teu google music!
Quando falo em limitativo é no aspecto de poder tocá-las onde quero, e o apple music não o permite fazer por exemplo para um chromecast audio, coisa que quer o google music, quer o spotify permitem.
Não faz sentido ter de ligar via cabo, ou ter de comprar um apple home pod, quando tenho um amplificador com um conjunto de colunas premium , só porque …sim…
Spotify é que é uma porcaria nem da para ver a música de um intérprete por álbuns, é tudo a monte!
Não é uma porcaria, apenas não tem um ou outro pormenor que pode ser interessante para algumas pessoas, como é o caso da permissão para editar os metadados.
Não sei que Spotify usaste tu então, no meu consigo fazer isso tudo e muito mais
No meio de tanta coisa importante, embirras com o único “pintelho” em que o AM pode ter vantagem… Lol, cego!
Esquema de cores melhor que o Spotify (tudo é melhor que verde em cima de preto), mas com uma interface muito pior.
Mas em termos da quantidade de oferta, não há diferença entre os dois serviços. Tendo a favorecer o Apple Music porque permite a integração das músicas compradas por outros meios na biblioteca e permissão para editar todos os metadados. O Spotify é um walled-garden neste aspecto.
Um dúvida:
Existe algum equalizador no Apple Music, que permita configurar a saída de som?
Existe…
Nas definições do iPhone/iPad ou mesmo iPod….acedes ao menu Musica e tem la a opção do equalizador….
Apple Music é superior em todos os aspectos
– permite ver as musicas sempre por álbum, interface é bastante melhor
– playlists de qualidade e não de tudo ao molho
– Rádios Beats One com os melhores programas que há
– tem mais música e paga melhor aos artistas
– se não tiver a música que queremos, dá para fazer upload da nossa para os servidores da Apple e ouvir em streaming a partir de qualquer aparelho, grande vantagem
– app para o Apple Watch
– app optimizada para o iPad
– o iTunes é muito melhor que a App desktop só Spotify
Bastavas dizer que é um produto Apple e já estava a justificação dada.
sim, já sabemos que vives num mundo à parte
Spotify é o melhor.
Os “aspectos” resumem-se portanto a coisas subjectivas e coisas que o tornam melhor no ecossistema Apple, mas por outro lado o tornam muito restritivo fora do mesmo.
Falas porque só usas tudo apple… Agora o spotify é melhor no sentido de estar bem espalhado nas fm várias plataforma. É assim atinge mais clientes. Já esse serviço tem as suas qualidades… Mas acaba por so merecer melhor atenção no interno.
Não suporta tablet android!!! :@
Maldita Yorn!!!
Uso o Spotify há algum tempo e estou a experimentar a Apple Music!
À Apple Music ainda falta aplicação nativa na google Play Store para Android box, que é uma das coisas que se tenho ligada à televisão e à soundbar, muito útil para musica ambiente…
Quanto à aplicação, mesmo associada a uma lista maior que a do Spotify, não é tão prática (mesmo tendo em conta que a app do Spotify não é perfeita…).