Zeekr X lançado na China a menos de 25 mil euros com autonomia de 520 km
Este elétrico Zeekr X já obrigou a Tesla a baixar o preço para conseguir ser atrativa no mercado chinês. Já havíamos falado desta marca propriedade da Geely, que detém também a Volvo e a Polestar. Depois de espalhar as brasas no gigante mercado asiático, o SUV foi lançado com um preço a começar nos 189.800 yuan. O mercado ficou claramente num reboliço. Venha conhecer aquele que pode ser o seu próximo carro.
Este carro tem tudo para mudar o rumo dos preços praticados no mercado dos elétricos. A Geely tem na Europa marcas como a Volvo ou a Polestar (entre outras). Portanto, a empresa poderá tornar-se num caso complicado para as marcas que já comercializam os seus elétricos por cá. E o produto é tentador!
Zeekr X, um SUV premiado
O Zeekr X já está à venda e apresenta-se como um SUV da marca premium da Geely. As entregas começam já no próximo verão no mercado chinês, devendo mais tarde ser introduzido na Europa. Graças aos dois motores elétricos oferece uma aceleração dos 0 aos 100 km em 3,7 segundos, enquanto a autonomia pode chegar aos 520 quilómetros, segundo ciclo CLTC.
A China foi o mercado escolhido para a Zeekr lançar oficialmente o novo crossover premium X. O anúncio também englobou a expansão das suas vendas para o mercado europeu, a acontecer "num futuro próximo", sem especificar uma data ou altura.
O elétrico combina uma elevada tecnologia, prestações surpreendentes e linhas elegantes, com traços muito conhecidos das mão suecas. Este carro aspira atrair clientes de um mercado mais generalista onde o preço é o fator decisivo. Por isso apresenta-se com um valor de aquisição bastante competitivo.
Características para vergar o mais cético
Conforme podemos ver na página do fabricante, o Zeekr X está equipado com dois motores elétricos que entregam uma potência combinada de 428 cv e um binário de 543 Nm. Desempenho que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos.
O corte aerodinâmico e as baterias de carboneto de silício proporcionam uma autonomia de até 560 quilómetros com base no ciclo de testes chinês CLTC, menos exigente do que o WLTP.
Claro, tudo isto ainda se torna mais aliciante quando vemos o valor na etiqueta do preço. Estamos a falar de um carro que custa no país de origem a partir de 189.800 yuan, contas feitas, algo como 24.973 euros.
A política de preços não foi por acaso. Isto porque no mercado chinês, a Tesla tem dado cartas. Assim, o alvo da Zeekr é claramente a marca de Elon Musk. E esta sentiu o toque, tendo mesmo já baixado os seus preços.
Em comparação, a versão de entrada do Tesla Model Y começa nos 261.900 yuan, ou seja, 34.496 euros, enquanto as versões Long Range AWD e Performance AWD estão disponíveis a partir de 311.900 yuan (41.073 euros) e 361.900 yuan (47.653 euros), respetivamente.
Portanto, este é mais um argumento poderoso que nos diz que os próximos tempos vão ser muito interessantes para o mercado dos elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
So faltou uma placa solar no teto de custo por watts = $0,70/watts. Ou seja, uns 300 dolares a mais
ChatGPT-4
“As baterias de carboneto de silício (SiC) são um tipo de tecnologia emergente na área de armazenamento de energia. O carboneto de silício é um composto de silício e carbono e é conhecido por suas propriedades semicondutoras e alta resistência térmica e química. A utilização do SiC em baterias é uma área de pesquisa em desenvolvimento, buscando melhorar a eficiência energética e a durabilidade das baterias atuais.
Uma das principais vantagens do uso de carboneto de silício em baterias é a sua capacidade de suportar altas temperaturas. Isso permite o desenvolvimento de baterias mais resistentes e seguras, especialmente em aplicações onde a dissipação de calor é crucial, como em veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
Outro benefício potencial do SiC é a melhoria na eficiência das baterias. Como o carboneto de silício é um material semicondutor, ele pode ser usado para desenvolver componentes eletrônicos mais eficientes em termos de energia, como diodos e transistores. Isso pode levar a uma maior densidade de energia e vida útil das baterias, tornando-as mais adequadas para uma variedade de aplicações.
No entanto, a pesquisa e o desenvolvimento de baterias de carboneto de silício ainda estão em estágios iniciais, e é necessário mais trabalho para determinar a viabilidade desta tecnologia em aplicações comerciais. Desafios, como a produção em larga escala e a redução dos custos de fabricação, devem ser superados antes que as baterias de SiC possam ser amplamente adotadas.”
Tldr
dava um artigo. concordo.
Assustador esse ChatGPT-4. Fiquei ate com medo. Pensei que a ecologia estavam nas baterias a base de agua que tem 1.000% a capacidade de armazenamento. Silicio me parece ser bastante robotico kkk
“empresa chinesa BYD anunciou que seus carros elétricos serão equipados com baterias à base de água”
e parece que têm 10x mais capacidade – não confirmei
– Parece-me um bocado aborrecido termos a China a colocar em produção baterias alternativas e “nós” não. Sempre o lobby do lítio a vencer 🙁
Adiciona-lhe o IVA mais o IUC mais as taxas de importação e fica com um preço de mais de 40k€ …
EV não têm IUC nem taxas de importação. Têm, sim, a inspeção tipo B no valor de cerca de 30€.
Na China tb se paga IVA e lá, tal como cá, uma empresa pode deduzi-lo!
Muito fixe!
Nunca será o meu próximo veículo. Sobretudo devido ao país de origem.
Não comprem produtos chineses pois a qualidade é questionavel e só estamos a financiar paises pouco democráticos.
Concordo com a parte do financiamento quanto à qualidade há para todos os gostos
É só a mim que me faz lembrar que um Tesla encontrou-se numa esquina com um BMW I3 e tiveram um comportamento de risco e saiu este carro?
tu de certa forma financias sempre a china, ou escreveste isso onde?
de resto pouco democrático? toda a gente sabe, o pior é ter alguns que são muito democráticos e por vezes são piores que a china
Piores que a China, como?
O facto de tu e eu estamos aqui a comentar o que queremos é graças a influência dos que queres passar por piores que a China, o mais provável é que se vivêssemos sobre influência da China, não podíamos estar por aqui, tal como tu não sou grande adepto dos EUA, como somos um país pequeno e quase invisível lá fora, temos de ser influenciados por alguém que esse alguém seja um país que acredita no pensamento critico e contraditório, lá por não haver manifestações e greves na China não quer dizer que lá é um mar de rosas, é precisamente o contrário.
Uma coisa é o inevitável, produtos de marcas ocidentais serem apenas fabricadas na China, por conveniência das marcas (estamos e vamos conyya pagar caro por isso, enquanto não houver reversão nessas políticas). Outra, é serem marcas chinesas exportadas para o ocidente. E não confio nas marcas chinesas PRC. Já nas marcas chinesas RC, a conversa já pode ser outra.
Pelo contrário, não me vejo é a comprar seja o que for que não venha da China. O que se está a produzir na Europa e nos EUA está reservado para pouco mais que os 1% de cima. Portanto, vivam os chineses.
Uma palavra: muda-te.
O problema é que china e africa e russia estao/irao comandar na ONU. Conforne o presidente da ucrania, a ONU ja és uma instituicao falida depois de Putin/russia ter entrado como “Conselheiro de Seguranca da ONU”. Quem deveria ter Voz, Moral e Respeito para comandar a ONU, sao paises altamente evoluidos em direitos humanos/civil, alta distribuicao de renda, alta liberdade, alta felicidade, democraticos, com IDH alto, saude e educacao alto e qualidade de vida alto, os que tem baixa corrupcao. Ou seja a lista seria mais ou menos essa: finlandia, noruega, holanda, luxemburgo, suecia… paises baixos, irlanda…
Compreendo os seus comentários e durante muito tempo acreditei também muito nesses países, mas a realidade está a mudar. Sabia que na Suécia começa a haver necessidade de instituições tipo “sopa dos pobres”? E não, não é para os imigrantes é para suecos desempregados. Quando vi o comentário na RTP ou SIC nem queria acreditar no sueco que estava a comentar fundamentadamente. É triste, não é?
Eu quero ver quando os carros electricos começarem a dar problemas nas baterias, quero ver todos a berrar… É que é muito bonito enquanto são carros novos, mas se por acaso tiverem algum problema no carro não sei! Mesmo os europeus têm problemas imaginem um carro chinês sem stands e oficinas, e a própria construção deve ser duvidosa. Eu acho que as pessoas antes de investir têm de pesar vários parâmetros. Investir num Tesla pode ser um tiro no pé…
Como se os carros made in Europe nunca dessem problemas e como os compradores nunca tivessem berrado, para coisa nenhuma. Quem não se lembra dos motores 1.5 TSI da VW, dos AX que queimavam uma junta de culassa de 10 em 10 mil, etc. etc.?
Tenho um Smartphone chinês. Excelente produto. Tenho um DAC e um DDC concebidos e produzidos na china também dois excelentes produtos e com relação preço/qualidade imbatível. Tenho um relógio cronográfico chinês, excelente produto e com relação preço/qualidade imbatível. Tenho um carro Japonês de muito boa qualidade e preço bastante razoável. Tenho mobília portuguesa de óptima qualidade, mas cara. Bebo vinho português de muito boa qualidade ainda a preços mais ou menos razoáveis. ……., O que não tenho mesmo são preconceitos de qualquer espécie.
25k euros na China não são 25k em Portugal. Fazendo uma regra de três simples com o preço do model y, dá 34k euros aqui. Portanto, ainda não é desta que o eléctrico sai do círculo fechado da burguesia exploradora. Um carro destinado às outras classes sociais não pode passar dos 20k novo.
“Tesla Model Y começa nos 261.900 yuan, ou seja, 34.496 euros”
E o Model 3 penso que anda nos 30.000. Quem comprou sinta-se a vontade para fazer barulho pois foi enganado!
Enganado porquê? Alguma vez eles disseram que estavam a vender aqui ao mesmo preço da China?
O engano vem do seguinte:
-“Epá temos que levar mais caro q os ICES pq as baterias são muita caras. Forcem aí uns subsídiozitos ao totó do Timmermans q ele acredita q somos neutros para a gente poder equiparar os preços e ainda nos dá ums creditozitos do carbono para a gente vender e fazer fortuna e botar figura na Forbes”
Eu devo ter falado chinês, eu não disse que os carros europeus eram muito bons… O que eu disse foi que se já era complicado com resolver com um europeu imagina com chinês ou americano. Sem oficinas… Pralém de que mandar vir peças novas em caso de acidente, mais vale comprar carro novo!
O filme publicitário está excelente. E o carro até é bonito na minha opinião. Aquele tablet é a excepção, bem que já os podiam embutir no tablier.
Fixe está o Yangwang U9