Volvo vai começar a produção dos seus camiões elétricos na fábrica belga de Ghent
O mundo automóvel está atualmente com os olhares virados sobretudo para os modelos elétricos. E este é um tema que, apesar de ainda dividir opiniões, está cada vez mais enraizado no setor. E quando falamos de EVs já não nos podemos limitar apenas aos veículos ligeiros, pois a Volvo já confirmou que vai iniciar a produção em massa dos seus camiões elétricos na fábrica belga de Ghent.
Camiões elétricos da Volvo vão começar a ser produzidos na Bélgica
De acordo com as últimas informações avançadas pela agência Reuters, a Volvo emitiu um comunicado nesta quinta-feira (14) onde informa que vai dar início à produção em massa dos seus camiões elétricos com baterias pesadas na sua fábrica localizada na cidade de Ghent, na Bélgica.
Segundo os detalhes revelados pela empresa da Suécia, a fábrica belga de Ghent é o maior local de produção dos camiões da Volvo e tem uma capacidade para fabricar cerca de 45 mil camiões por ano. Em relação aos camiões que a fábrica vai ficar responsável por produzir, estes serão três modelos diferentes e são eles o Volvo FH, o Volvo FM e ainda o Volvo FMX Electric.
A fábrica de Ghent é a terceira da Volvo a fabricar os seus camiões elétricos na Europa. Mas a empresa de veículos também conta com uma fábrica dedicada à construção de camiões elétricos nos Estados Unidos da América.
O interesse pelos elétricos já há muito que não se resume apenas aos carros ligeiros e tem-se alargado a outros segmentos. No caso dos camiões elétricos, certamente que esta é uma opção viável para algumas empresas, não só por questões ambientais, como também por motivos financeiros.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Camião elétrico, elétricos, volvo
Se os automóveis elétricos demoram a carregar nem quero imaginar um camião…
Não é muito diferente. Na Suécia e Noruega usam potências de carregamento de 1000 kwh.
2.5h para carga completa
Nada demais, considerando as horas de descanso
Nem mais, de resto a função destes camiões não é o longo curso dos diesel, que é uma estupidez e um desperdício de energia. Estes fazem na perfeição o last mile entre terminais ferroviários e fluviais e o destino da carga.
Sim, sim! Agora mete 3 ou 4 ao mesmo tempo. Adiciona também uns ligeiros ao mix. E… É fazer as contas como dizia o outro.
Os Semi da Tesla carregam cerca de 70-80% em 30-40 minutos. Certamente usam carregadores mais potentes assim como já existem bombas de combustivel mais ‘rápidas’ para os camiões convencionais.
Vendo as specs no site da Volvo o carregamento total demora 9.5 horas em AC (43 kW) e 2.5 horas em DC (250 kW)
Novatos a fazer camiões dá nisto..não fazem a mínima ideia do que andam a fazer
Talvez, mas é assim que tudo começa :o)
A Volvo é novata a fazer camiões???
Boa notícia, … temos que começar por algum lado, continuar como está, o planeta não aguenta!
Problema é muita energia elétrica vir da queima de combustível fóssil e pena também é o lítio, cuja exploração é muito poluente e hostil para o ambiente!
Pois.. mas temos de começar para evoluir. O motor a combustao ja vem do ano 1900 e poucos.. ja tem mais de 100anos a evoluir: como tirar o chumbo dos combustiveis (por isso gasolina sem chumbo) o que era ainda mais toxico para nos ( e ambiente)
O carro elétrico já vem de 1830 e foi substituido pelo motor de combustão precisamente pelos mesmos motivos que agora se colocam. https://www.caranddriver.com/features/g43480930/history-of-electric-cars/
O engraçado é quando verificarem que a rede não irá aguentar…há que reativar as centrais a carvão lol
isso não interessa falar, é parecer bem que interessa
A rede vai aguentar sempre. Basta aplicar em geração eléctrica todo o petróleo actualmente gasto em motores de combustão para haver logo um excedente igual ou superior ao dobro.
E o prémio da resposta do dia vai para!….