Volvo EX60: até 810 km de autonomia e estreia da tecnologia que vai revolucionar a segurança
O Volvo EX60 é o novo SUV 100% elétrico de tamanho médio da marca, apresentado, agora, oficialmente. O modelo foi cuidadosamente pensado para concorrer com os elétricos mais avançados da sua classe, bem como marcar um passo importante na transição total da Volvo para a eletrificação.
Com um design inegavelmente escandinavo, limpa e eficiente, o novo EX60 chega com linhas aerodinâmicas e um interior pensado para conforto e espaço familiar, incluindo bom espaço para passageiros e bagagem.
O EX60 destaca-se principalmente pela autonomia líder da categoria. Dependendo da versão, a autonomia pode chegar até cerca de 810 km (WLTP) com uma só carga na versão topo de gama P12 AWD, um dos valores mais altos em qualquer SUV elétrico disponível atualmente.
Tecnologia de sobra no EX60
O EX60 é o primeiro Volvo construído sobre a plataforma elétrica SPA3, uma base totalmente projetada para veículos elétricos que melhora a eficiência, reduz o peso e permite a integração de novas tecnologias.
Uma novidade importante é, por exemplo, o sistema central HuginCore, que integra software avançado e hardware de alto desempenho, permitindo funcionalidades conectadas e atualizações remotas.
Graças a este sistema, o modelo integra múltiplos processadores poderosos de parceiros como Qualcomm e NVIDIA, aumentando o desempenho de serviços e aplicações dentro do carro.
Mais do que isso, suporta atualizações de software over-the-air, pelo que o veículo pode melhorar funcionalidades ao longo do tempo sem visitas à oficina.
O EX60 é, também, o primeiro Volvo a integrar o assistente de IA Google Gemini, um assistente de Inteligência Artificial que responde a comandos de voz naturais e pode interagir com muitas funções do veículo, como navegação, entretenimento e climatização.
Segurança automóvel elevada a outro nível com novo cinto
Como é habitual, este novo modelo 100% elétrico da Volvo inclui uma série de sistemas avançados de segurança e assistência ao condutor, com sensores e tecnologia que acompanham o ambiente em tempo real.
Além disso, marca a estreia absoluta de uma nova tecnologia que prometia, desde junho do ano passado, revolucionar os cintos de segurança.
Pioneiro no mundo, o cinto de segurança multiadaptável foi concebido para se adaptar às variações do trânsito e à pessoa que o usa, graças aos dados em tempo real dos sensores avançados do carro.
A estrear-se neste EX60, o novo cinto pode utilizar dados introduzidos por sensores interiores e exteriores, por forma a personalizar a proteção.
Conforme informámos anteriormente, a ideia é que o cinto se adapte às situações específicas e aos perfis de cada passageiro: altura, peso, forma corporal e posição do assento.
Motorizações do Volvo EX60
Este SUV destaca-se principalmente pela autonomia líder da categoria, uma vez que, dependendo da versão, pode chegar até cerca de 810 km (WLTP) com uma só carga.
Ainda assim, existem várias configurações disponíveis:
- P6 RWD, com tração traseira, assegura 620 km de autonomia elétrica combinada e 740 km de autonomia elétrica em cidade, bem como 275 kW de potência máxima e aceleração 0-100 km/h em 5,9 s;
- P10 AWD, com tração integral, promete 660 km de autonomia elétrica combinada e 790 km de autonomia elétrica em cidade, bem como 375 kW de potência máxima e aceleração 0-100 km/h em 4,6 s;
- P12 AWD, com tração integral, 810 km de autonomia elétrica combinada e 980 km de autonomia elétrica em cidade, bem como 500 kW de potência máxima e aceleração 0-100 km/h em 3,9 s.
Este último oferece um desempenho mais desportivo.
Entretanto, com entregas previstas a partir de meados de 2027, a Volvo desenhou uma segunda expressão do EX60, "pensada para uma exploração tranquila".
Construído sobre a mesma base elétrica, o EX60 Cross Country tem uma posição mais elevada e suspensão pneumática adaptativa que ajusta a altura e o amortecimento para conforto e estabilidade.
Segundo a Volvo, desliza por estradas irregulares e mantém a estabilidade nas curvas, quer esteja a atravessar a cidade ou a perseguir um horizonte mais calmo.
Disponibilidade
A produção arranca este ano, na Suécia, com as primeiras entregas do EX60 de base previstas para o verão de 2026. Algumas variantes deverão chegar mais tarde.
O Volvo EX30 está disponível a partir de 67.906 euros na versão Plus, com a versão Ultra a escalar para 74.917 euros.
Por sua vez, disponível na versão Plus e Ultra, também, o EX60 Cross Country começa nos 74.056 euros.

































Atualizações de firmware OIA pode parecer importante, por questões de segurança, mas:
1 – Porque raio é que há-de o carro ligar-se à net?
2 – Que dados são recolhidos e enviados pelo fabricante a terceiros? E que terceiros?
3 – Não é mais seguro o carro estar offline, para começar?
4 – Não é mais uma forma de quebrar funcionalidades no futuro e as colocar atrás de uma paywall?
5 – Como posso verificar o código e saber o que faz, se é que posso?
Os consumidores estão a ser defraudados, espiados e diria até burlados com este tipo de prática. Não liguem smart devices à internet!
Tudo questões muito pertinentes. Mas que por norma os utilizadores ignoram
Se é seguro é desliga-lo da internet.
Para andar mais seguro ainda, é desligar também o seu telefone da internet.
Já lhe respondi no passado.
Uso grapheneOS (não há OS mais seguro) e Kali Linux no smartphone. Liga quando eu quero, onde eu quero e como eu quero. Só apps da F-Droid.
Não cedo dados a terceiros, a não ser que me paguem para isso, e não uso a internet se não tiver necessidade ou interesse em o fazer.
É seguro mas podem saber a sua posição na mesma.
Cede, só que não sabe.
Como, se nem cartão SIM uso?
Como se mudo o MAC address, e os ids do CPU a cada acesso só com um toque, inviabilizando rastreamento por wifi?
Como se não uso Bluetooth?
Como, se não aceito nem armazeno cookies no telefone?
Como se a antena de GPS/Rádio foi fisicamente removida e o EMS está riscado do código do telefone?
Não te preocupes, o teu carro quando vai à revisão da marca descarrega para os servidores deles tudo aquilo que fazes…
Conclusão, o Clippy ou vê muitos filmes de espionagem ou anda a fugir á CIA eheh
Isto, se eu for à revisão da marca… que não me parece.
Prefiro DIY sempre que posso. E confio mais num mecânico com provas dadas do que nos gajos com cunhas, assalariados low cost e estagiários que polulam pelas oficinas das marcas e de alguns serviços terceiros.
Obviamente, a possibilidade de manter esse status quo vai influenciar a minha escolha de carro. Aquele que me oferecer mais reparabilidade pela minha mão, dentro do orçamento definido, será a minha escolha… mesmo que seja o mais “feio” ou desconfortável.
Se não SIM, não tem internet.
Faça o mesmo no carro, tire o SIM e pronto.
Que interessa mudar o MAC ? isso altera alguma coisa ?
Mas alguém quer fazer-lhe rastreamento ? quem envia a posição é o telefone, e não alguém de fora.
Então retire ou desligue a antena do carro, está a ver que faz uma tempestade num copo de água.
O teu carro nunca teve um recall?
Estás preocupado com o carro… mas andas com um smartphone no bolso que basicamente faz isso tudo!
Essa lógica da batata tem muito que se lhe diga… Que eu saiba o smartphone não partilha dados dos carro nem da sua utilização. (sim , sim, estando com ele no carro o tlm poderá registar dados de GPS semelhantes ao que o carro regista mas não tem acesso aos dados do carro. E sim, poderá ter mas não é o caso com a grande maioria dos utilizadores)
De qualquer modo… O smartphone fazer já chega (e até é demais). Não preciso que o carro também o faça.
Uso grapheneOS (não há OS mais seguro) e Kali Linux no smartphone. Liga quando eu quero, onde eu quero e como eu quero. Só apps da F-Droid.
Não cedo dados a terceiros, a não ser que me paguem para isso, e não uso a internet se não tiver necessidade ou interesse em o fazer.
Portanto, não! O meu smartphone não faz isso! E o código é aberto!
Mas como sabe que não cede ? já fez sniffer a todos os pacotes de dados que o telefone envia ?
Esse tipo deve ser espião da mossad ou FSB, só pode…
1 – Deixaram de ser carros e passaram a ser híbridos: veiculo + smartphone.
Tal com os telemóveis estes também precisam de actualizar o software e apps. Sem essa ligação também não se vê o tempo, nem o transito, nem…
2 – Tudo o que é informação analisada e disponível na viatura é recolhido pelo fabricante: todos os dados da centralina e do “infoentretenimento”… E partilhado com quem eles bem entenderem. Os dados não são do dono da viatura mas sim do fabricante.
(sim, aceitaram essas condições quando compraram a viatura e começaram a usar o “infoentretenimento”. )
3 – Se estivesse offline não haveria nada dos pontos anteriores: do primeiro as pessoas não querem abdicar e do segundo são as fabricantes que não querem abdicar.
4 – Também me parece ser uma possibilidade. Tal como o controlo da viatura (imobilização) como aconteceu com aqueles VE que ficaram parados em Portugal porque em França assim decidiram fazer.
5 -Julgo não ser possível mas pode ser que alguém saiba esclarecer melhor esse ponto.
Os consumidores estão a ter aquilo que as fabricantes lhes dão: muitos pediram, outros não pediram mas gostam e não abdicam e todos os que os compram… aceitam!
1- e os anteriores viam o tempo e o trânsito sem isso ?
2- não, os dados continuam a ser do dono do carro que os partilha quando quer e bem entender.
3-pode ter 1 sem o 2.
4- outra mentira, os ve não pararam, deixaram foi de carregar, que com o tempo vão ter de ficar parados, não porque decidiram, mas sim porque as pessoas foram enganadas pelo vendedor dos carros que não disse às pessoas que tinham de pagar o aluguer da bateria, o dono da bateria não sabia a quem pertencia o carro que usava as suas baterias, e portanto decidiu bloquear a sua carga.
Se deixar de pagar a luz em sua casa foi porque deixou de pagar a conta, ou porque alguém decidiu só porque sim ?
Aliás, esse caso até prova que afinal não querem os dados de localização para nada.
5- ninguém lhe vai fornecer o código, se quiser saber o que faz retire-o de dentro das memórias onde se encontra, e se o conseguir fazer, análise.
Espero que façam isso também com os vossos telefones, lá porque pensam que têm código aberto em tudo, gostava que me deixassem aqui o firmware dos modem que alguns telefones usam.
no futuro todos os carros vão estar conectados e falar entre si, assim como também comunicar com sistemas de trafego, o percurso que vais levar vai ser decidido com base em fluxos de trafego processados centralmente por um LLM.
isso vai ajudar a percursos de menor duração, velocidade definida automaticamente o que invalida limites de velocidade, e que possas fazer outras coisas nos percursos que não conduzir ou estar atento ao percurso
Curiosamente disse algo bastante parecido ontem mesmo. Que prazer irei eu ter por poder exceder tais limitações e ultrapassar-vos a todos no meu calhambeque bip bip!
Se te deixarem, eventualmente não haverá escolha, seja daqui a 20 ou daqui a 50 anos carros não autónomos não vão ser permitidos nas estradas
As bolas de cristal por melhores que sejam só vão até certo ponto. Se a sua lhe permite ver assim tão à frente e com tanta precisão desconfio que esteja avariada.
Olhe para o presente. Carros não autónomos continuarão a ser permitidos tal como carros de bois continuam a ser permitidos. Quanto muito poderá haver regras diferentes para uns e para outros dada a natureza de cada um ser tão diferente.
É engraçado que venhas com a questão da privacidade, quando a Toyota admite que espia e vende os dados dos seus utilizadores…
https://www.carscoops.com/2026/01/toyota-tracking-lawsuit-insurance-data-privacy/
Haja guita que soluções aparecem! Bela maquina, metia um desses na garagem.
Para quando elétricos mais simples com boa autonomia, porque raio para ter 600 kms de autonomia tem de acelerar dos 0-100 em 3 segundos? Não podem fazer algo 0-100 em 8 segundos, 600 km de autonomia e muito mais barato?
Porque uma bateria maior pesa mais e se pesa mais tens que ter componentes mais reforçados como a suspensão e os eixos. Assim como o carro tem de movimentar mais peso precisa de um motor mais potente…
Aliás o motor elétrico que faça 0-100 em 8 segundos seria o mesmo que faz 0-100 em 3, já que nos motores elétricos os que define as rotações por minuto é apenas o software e o resto são formas de dissipar o calor.
scenic e-tech, tens uma versão que faz 7.9 dos 0-100 e tem 625km de autonomia.
muito carooo
estava a ler isto ontem num forum US e achei curioso os detalhes de ser compativel com tesla supercharger e dar para carregar 300km em apenas 10 min (embora os supercharger não permitam essa velocidade de carregamento), além disso garantia das baterias de 10 anos, parece um EV preparado para o futuro.
parece um bom carro, no entanto o interior continua a parecer um tesla, ainda que bem feito, mas esta gente tem de voltar aos cockpits tradicionais, ninguém quer conduzir carros com cockpits minimalistas
Ainda não vi nenhum piloto de avião se queixar dos interiores dos aviões de hoje em dia, que têm apenas alguns ecrãs e deixaram de ter as centenas de botões que tinham, tal como os carros antigos, onde muitos nem eram usados e não sabiam para que serviam.
JL, se trocasses o tesla por uma coisa destas serias mais respeitado
Não preciso do respeito de ninguém, mas não está fora de questão um destes.
Já percebeste que a chinesice que tens é fraca? Este ao menos é chinês mas nao é uma chinesice
O meu não é chinês e não é fraco.
Este também não é chinês.
Portanto mais uma vez confirma que não entende nada de automoveis.
Ou isso ou tu gostas de te fazer de desentendido.
Quando quiseres comprar volvo fica aqui uma dica para ti (não que te faça diferença): OrBit
Não preciso de fazer desentendido, nem um nem outro é chinês, é um facto.
Quando quiser comprar um volvo, vou a concessionário Volvo.
O Nivel de respeito agora é definido pelo carro que se conduz 😀
Para muitos é há muitos anos, como não conseguem melhor neles próprios, tentam com “coisas”.
Neste caso seria pelo carro que não se conduz 😉
pessoas a falar de privacidade online em 2026, é para rir.
mas, se não quer, não compra, fácil, fica com o Punto de 98
Não falo de privacidade, falo da carta fundamental de direitos humanos, assinada por dezenas de países, que inclui o direito à reserva da vida privada.
Ou os direitos humanos são hoje obsoletos?
E anda aqui a escrever ? estranho, devia mandar uma carta sem remetente.
O pplware só pede Nome e Email.
Obviamente, o meu nome não é Clippy. E não faltam prestadores de email anónimos ou semi anónimos. Posso até alojar o meu próprio email e mascarar o servidor com IP de outro país.
Seria equivalente a uma carta sem remetente.
Entretanto tens os prestadores de VPN a venderem os teus dados…
Vai dar ao mesmo.
Para quê uma VPN quando há servidores universitários (e particulares) com credenciais divulgadas na deepweb de borla?
Portanto, usas um VPN de uma universidade ao qual é possível ter acesso por terceiros…
https://www.bitdefender.com/en-us/blog/hotforsecurity/hackers-selling-us-college-vpn-credentials-on-underground-markets-fbi-warns
E achas que não és rastreado…
também tens um elevado consumo de papel de alumínio, certo?
Falo ainda de lealdade nas transacções comerciais. Porque se hoje compro com a premissa de acesso a certas funcionalidades, é para mim inaceitável que amanhã as mesmas estejam barradas por paywalls.
Ou os direitos do consumir a ter aquilo porque pagou também são hoje obsoletos?
Falo ainda do direito à aquisição plena e à propriedade. Ou também é obsoleto?
O Punto, não. Mas o Honda Cívic de 98 ainda dá a ensaboadela a muito carro.
Sim, deve dar a alguns puntos e corsas da mesma altura.
Ciclo WLTP: 810KM
Ciclo Real Pisar Ovos: 650KM
Ciclo Real verão: 420KM
Ciclo Real Inverno: 320KM
Ciclo JL / Realista: 1834KM
Real Range Estimation P12 AWD
between 440 – 875 km
City – Cold Weather * 595 km
Highway – Cold Weather * 440 km / average 110kmh, temp. – 10°c
Combined – Cold Weather * 515 km
City – Mild Weather * 875 km
Highway – Mild Weather * 565 km / average 110kmh, 23°c
Combined – Mild Weather * 700 km
Não está a confundir com as vossas médias de avozinhas nos vossos diesel ? É você e o Yamahia que dizem que fazem mais de 1000 kms por depósito, o Yamaha até faz mais de 2000.
Qual é a sua dúvida/admiração?
Eu também faço 1000km com um depósito num VW diesel..
E não preciso de ir a 90 ou a 80 km/h na autoestrada!!
Isso é velocidade de EN e a essa velocidade faço 1100kms com um depósito…
Lá está confirma que afinal até na AE anda como uma avozinha.
Depende, se for a conduzir da mesma maneira que fazer 500km no elektro deve dar para fazer uns 1500 na boa.
Mas mais importante que fazer 800, 1000 ou 1500km é saber com que frequência é que fazes esses quilómetros todos de uma vez e quantas vezes paras nas viagens para fazeres esses percursos…
Um depósito até pode dar para 2000km mas se só fizeres 10km por dia é complemente irrelevante ter tanque para 300 ou para 2000km.
Não, não é irrelevante. Há quem goste de pôr 20€ e ir à bomba regularmente.
Eu prefiro encher e ir lá menos vezes.
E quanto aos kms feitos.. tive uns quantos anos em que ao fim-de-semana fazia 1000km… 500km para cada lado e foram raras as vezes que tive de parar durante essas viagens.
Portanto fazias 500km, entravas no drive-in para fazeres o pedido e começava-se logo a ter a viagem de regresso…
De facto nestas situações, nem um carro a combustão com tanque para 650km dava.
Que interessa se fazem 1000, depois metem só 20 euros.
Ou seja, a esses preços vendem meia dúzia deles.
EX90 tem bastante sucesso e é mais caro.
Meia dúzia ? por este valor nem há muitos no mercado.
Bom ve, com excelente autonomia. Agora só é preciso arranjar 70k. É deixar passar o tempo, daqui a 10, 15 anos a tecnologia será acessível a qualquer condutor.