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Volvo atinge um marco histórico e produz o seu último carro com motor a diesel

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Carlos says:

    Fico triste a ver isto. Todas as cartas no elétrico.

    Os hibridos são excelentes a controlar as emissões sem todas as restrições que os elétricos têm, mas a cegueira do electrico é enrme

    • JL says:

      Mas eles vão continuar a ter híbridos.

      A cegueira de alguns contra eléctricos também é enorme.

      • toder says:

        Os electricos nao funciona para todos, tens que meter bem isso nessa tua cabeca.
        Tenho carro da empresa, as vezes faco 400 km por dia, vou fazer o que com um electrico?
        Nenhuma empresa vai pagar para tu ficares 1 hora a carregar, mesmo que seja 30 minutos.
        Mas a vossa cegueira é enorme.

        • Fla says:

          É verdade o elétrico neste momento só faz sentido para quem pode carregar em casa. O pessoal tem de deixar-se de fanatismos e caminhar para um mix de elétrico com combustão. No entanto adorava acabar com os carros a combustão por causa do barulho e fumo. Isto para não falar da dependência dos países produtores de petróleo.

          • JL says:

            Para os países produtores de petróleo é indiferente, vão continuar a vender porque vai levar décadas a fazer transição, além disso o petróleo é usado em muitos outros sectores.

            Eles vão ganhar sempre o mesmo.

        • says:

          Há elétricos com autonomia superior a isso.
          Aqui no trabalho temos uma empresa de assistência que fica a 200kms. Têm carros elétricos e percorrem o país de norte a sul. Se por um lado às vezes têm de ficar à espera que o carro carregue, também fica muito mais barato rodar a eletricidade do que a gasóleo.
          Para 95% das pessoas um carro eléctrico pode resultar bem. Claro que faltam soluções de carregamento, especialmente nas grandes cidades onde não houverem garagens. Mas é uma transição. Quando o automóvel começou a rolar nas cidades, os tipos que ganhavam a vida a apanhar a bosta ficaram, literalmente, na bosta, porque iam perder o emprego. É a evolução das coisas. Não devemos saltar de olhos fechados, mas também não podemos ficar agarrados ao passado quem nem o Velho do Restelo.

          • toder says:

            Claro que nao podemos viver no passado, mas como tu dizes, e dizes bem, nao podemos saltar de olhos fechados, temos que olhar o que temos e se é possivel. Mas depois tem os fanaticos que so vejam eletricos e mais nada. Eu gostava de ter um eletrico, mas infelizmente nao é possivel ainda, por causa da autonomia e por causa do custo, pois carros eletricos com autonomia razoavel, custam demasiado

          • JL says:

            O fanático aqui aparece ser você, até porque não vê mais nada, a volvo vai continuar a ter veículos a combustão a gasolina e híbridos.

          • says:

            Já temos carros elétricos a bateria e de forma +/- consistente desde os anos 90. 30 anos ainda não chegam?
            Um carro a diesel é melhor? Para mim já foi. Neste momento compraria outra solução porque a vida mudou. Agora, se tivermos 95% de carros elétricos e 5% a diesel/gasolina/hidrogénio ou sei lá a quê, acho que seria bom, não. Juntamente com uma maior aposta na produção de energia elétrica (ainda temos muito potencial para crescer em Portugal) ficávamos praticamente libertos do raio da OPEP e sei lá que mais.
            Pessoalmente não vejo o carro elétrico a baterias (tal como os conhecemos hoje) a ser uma solução a longo prazo, mas parece-me bastante fiável e assertiva para os próximos 50 anos. Acho que vamos avançar ou para estradas que carregam os automóveis por indução, baterias com muito mais capacidade (já estamos encaminhados), células de combustível e micro geradores a hidrogénio, antimatéria…. sei lá. Temos tanto por onde crescer e o futuro será brilhante. Um carro que trabalha com um produto altamente poluente, inflamável e explosivo… já me admira ter durado mais de 100 anos. Aliás, o motor criado por Rudolf Diesel funcionava a óleo de amendoim originalmente. E Nikola Tesla tinha um carro elétrico em 1900 e carqueja. O EV1, o Prius que andam por aí muitos… sei lá.

          • says:

            E esqueci-me de referir que o petróleo não dura para sempre.

          • Yamahia says:

            ” …ficávamos praticamente libertos do raio da OPEP e sei lá que mais.”
            E passas a ficar dependente dos Chinos. Venha o diabo e escolha.

            “E esqueci-me de referir que o petróleo não dura para sempre.”
            Nem os minérios necessários para o fabrico das baterias.

          • JL says:

            Errado, pode depender de portugueses e os minerais não são para queimar em câmaras de combustão.

          • says:

            Bem.. petróleo não podemos fazer cá (quer dizer, se calhar até temos petróleo, gás…) mas até temos lítio no nosso país. Temos cá quase tudo, incluindo competência técnica.

          • Yamahia says:

            Isso mesmo @Zé. Ataquem o petróleo, lixem as praias do Algarve e deixem o Gerês em Paz.
            As quantidades de lítio que temos são irrisórios perante as jazidas que existem debaixo das termas do Reno. Mais uma vez, os alemães que destruam o património deles e deixem o Gerês em paz.

        • Toni da Adega says:

          Não existe nenhum que carro funcione para todos

        • tesliman says:

          Fazes 400 km por dia e não podes com um eléctrico porquê??? A maioria faz 300-350 km de AE, vais ao wc e ao vires tens para mais uns 200…

        • JL says:

          Se não funciona para todos, têm os híbridos.

          O que é 400 KMS por dia para um eléctrico ?

          É caso para dizer: faz tantos KMS e ainda quer andar a combustão ? Quantos mais fizer mais compensa.

          • toder says:

            Aserio que tu es limitado.
            Tu so pensas no que é bom para ti, mas como ja disse o mesmo nao funciona para todos.
            Deixa-me dar-te um exemplo para abrires os olhos:
            Peugeut ou Opel (o que a empresa tem)
            Carro normal custa 30k
            Carro hibrido custa 45k
            Eu tenho que pagar do bolso 1% do preco do carro, (isto para poder utilizar o carro privado)
            No final eu tenho que pagar 150 Euros por mes a mais, so porque é um hibrido.
            Aqui na empresa muitos experimentaram o hibrido e o full electric (ja se fizeram as contas etc etc) e agora retiraram os eletricos e hibridos, porque neste momento, NAO COMPENSA.

          • JL says:

            Tanto que disse que não funciona para todos, e por isso haver os híbridos, mas parece que você prefere ser fanático.

            Custa sem descontos e sem dedução de IVA, na verdade o híbrido acaba por ficar mais barato.

            Se tem de pagar 1% então vá para eléctrico, já que lhe fica ainda mais barato para empresas.

            Não abra os olhos não……

          • TdSR says:

            Os elétricos é para quem gostar de perder tempo nas estações de carregamento.
            Há gente com vida.

          • JL says:

            Os a combustão é para quem gosta de perder tempo em estações de abastecimento, oficinas, revisões, etc, e depois para os que gostam de gastar dinheiro com tudo isto.

            Mas ainda bem que existem alternativas.

        • JL says:

          O que a empresa poupa na manutenção do carro e no combustível dá para pagar a meia hora de descanso que o colaborador está parado, além disso pode aproveitar o tempo para organização.

        • luisa says:

          A empresa paga te mais de uma hora por dia para poderes comer e ir á casa de banho!!

          • toder says:

            se uma empresa faz isto, nao queira dizer que todas fazem, ou que os paises todos fazem. Eu por acaso so tenho 30 minutos de pausa e nao uma hora e assim acabo o trabalho mais cedo

        • Rui says:

          Duvido que faças 400km num dia de forma seguida, uma paragem de 15 minutos numa AE tens facilmente 100km extras carregados para não dizer 150km, paras para almoçar num sitio com carregamento rápido e tens 80% no fim da refeição na maioria dos elétricos…
          A uns tempos vi um ZOE à venda que com 3 anos é meio já marcava 220 mil km e é um zoe, que a bateria não é gigante e é mau em AE…

          • toder says:

            sim eu nao disse que foram de forma seguida, mas isso so traz problemas, e depois no final do dia tenho que esperar de novo para carregar ou vou carregar o carro onde? em casa e depois sou eu que pago , enfim, como ja disse, eu gostava de ter um carro eletrico, mas infelizmente por causa dos precos e autonomia ainda esta longe de poder ter um.

          • JL says:

            Há solucoes para carregar em casa sendo a empresa a pagar a conta, chamasse DPC.

          • says:

            Quando há vontade, há solução. Quando não há, é só dificuldades.

        • Realista says:

          Tenho uma PureTech à dois meses parada porque não existem peças…
          Isso é que é problemático. O problemático não é parar 30 minutos para almoçar.

          O único problema das carrinhas elétricas é mesmo o preço.

        • Manuel+Araujo says:

          Acaba de sair um estudo sobre o impacto dos Veículos elétricos a baterias no meio ambiente, durante a vida total do carro, independentemente das fontes de energia utilizadas na sua fabricação: o que nos diz esse estudo é que, mesmo utilizando carradas de petróleo , na sua produção, os carros eletricos são infinitamente menos poluentes que qualquer veículo com motor de combustão. A autonomia é ainda um problema que será resolvido com ganhos para todos.

  2. Guarda says:

    Não é verdade, os camiões da marca continuam ter motores a diesel

  3. André R. says:

    Direto para o museu? Dava melhor uso aqui na minha garagem…

  4. há+cada+gajo says:

    Será mesmo o ultimo ?

  5. João says:

    Um hibrido a diesel é uma solução interessante, até porque o motor diesel é apropriado para transportar um carro com o peso extra das baterias.

  6. says:

    Eu ainda estou à espera dos carros a reator nuclear. Isso é que era.

  7. Ricardo says:

    Depois vem aquelas notícias de que se vendem mais elétricos que diesel, claro, a maioria das marcas deixou de os fabricar.

    • JL says:

      Ou deixaram de fabricar porque não os vendem ?

    • Yamahia says:

      Por acaso tanto em JAN como em FEV de 2024 venderam-se mais diesel que elektros na UE que subsidia os elektros.

      • JL says:

        E subsidia os diesel.

        • Yamahia says:

          Não subsidia nada. Um combustível cujo preço final metade são impostos e por via disso gera receitas para o cobrador na ordem dos 11 mil milhões ao ano, nc na vida é um combustível subsidiado.
          Subsidiada é a electricidade q recebe de mão beijada 3.3mil milhões de € a cada ano.
          É preciso é ter lata.

          • JL says:

            E mesmo assim são subsidiados, tanto através dos impostos, que também podem deduzir, como pela electricidade que gastam.

            Sim é preciso ter lata para dizer que agora toda a electricidade é gasta pelos eléctricos, enfim.

          • Yamahia says:

            Bela forma de subsidiar:

            -Pá vou-te cobrar 1€ em impostos por cada pão que comprares no valor de 0.90 cents. Mas está descansado que eu depois dou-te um subsídio de 0.15 cents e em vez de pagares 1,90€ por cada pão só pagas 1.75€. Quem é amigo, quem e?

            Caso para dizer:-Com amigos assim, quem é que precisa de inimigos?

          • JL says:

            Hein ? Então quem paga a diferença de custo do gasóleo para a gasolina ?

            50 % IVA para as empresas .

            E sim, é subsidiar porque paga muito menos que aquilo que devia.

          • Yamahia says:

            50% no IVA q é uma dupla tributação q à nascença já não devia estar nos combustíveis, não é nada.
            É apenas a devolução de 50% de um roubo.
            Se realmente quisessem ajudar empresas e consumidores actuavam sobre o ISP da mesma forma.

          • JL says:

            Não, é meia tributação.

            Então quem pagava os seus custos ? A malta que não os usa ? Isso é apenas ridículo, se quer isso mude-se para a Venezuela, lá tem todos essas facilidades, com uma economia que ninguém quer lá estar. Loooooll

          • Realista says:

            E o IVAUCHER e os Incentivos ao Abate?

            Andas esquecido dos subsídios…

          • Yamahia says:

            @Realista, O Iva_vaucher foi uma bela palhaçada. Serviu para tudo menos para meter combustíveis. Até os elektros usaram isso loool

          • JL says:

            Claro, os eléctricos é que usaram, os diesel não. Loooool

      • JL says:

        Já agora, vendeu mais devido à alemanha, onde os subsídios acabaram para os eléctricos.

  8. Yamahia says:

    A Volvo tb já não é Volvo. É mais GellyJá. Uma gelatina generalista.
    Do seu ADN já não resta nada, então botam umas etiquetas com a bandeira sueca nos bancos que é para disfarçar.

    • Vítor M. says:

      Isso não é verdade. Eu tenho ensaiado os carros deles e nota-se, claro, mão de quem tem o dinheiro, mas há uma linha que é puramente o estilo Volvo, assim como esse estilo se fez e ainda faz sentir na Polestar. Tanto é que, o EX30 partilha a plataforma e motorizações com a Smart e, no caso desta, a influência asiática sente-se mais (apesar da qualidade do habitáculo ser com mão Mercedes). Repara no design exterior dos dois carros e nota que um, o Volvo, ainda mantém a linha mais nórdica.

  9. João says:

    Uma piadinha. Brevemente será notícia o reabrir das linhas de produção de viaturas com motores a diesel…

  10. Ze+do+telhado says:

    Mais uns tiros nos pés ,mais uma marca a caminhar a passos largos pra fechar portas.

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