Volkswagen vai cortar a produção de dois modelos de elétricos devido às fracas vendas
Embora o mercado dos elétricos seja um dos assuntos mais abordados nas notícias mundiais, nem tudo parece correr às mil maravilhas no setor. De acordo com as mais recentes notícias, a Volkswagen irá cortar a produção de dois dos seus modelos de veículos EV devido às vendas mais fracas.
Volkswagen corta na produção de dois modelos de EVs
Segundo as informações recentes avançadas pela agência Reuters, a Volkswagen vai cortar temporariamente a produção de dois modelos de carros elétricos devido às vendas mais fracas. A notícia foi dada por um porta-voz da empresa nesta terça-feira (26).
Em concreto, a Volkswagen irá suspender a produção dos EVs ID.3 e Cupra Born nas suas fábricas localizadas nas regiões de Zwickau e Dresden, na Alemanha. Esta paragem vai acontecer nas duas primeiras semanas do próximo mês de outubro. O porta-voz da empresa disse mais especificamente que devido à atual situação do mercado, a produção dos veículos elétricos será reduzida durante as férias de outono na Saxónia, entre os dias 2 a 13 de outubro na fábrica alemã de Zwickau.
É indicado ainda que a produção do modelo ID.3 na fábrica de Dresden ficará suspensa também a partir do dia 2 de outubro e será retomada apenas no dia 16 desse mesmo mês.
Para já, a Volkswagen não se mostrou disponível para falar sobre o número de trabalhadores destas suas fábricas que vão ser afetados. Mas já no início de setembro, a empresa disse que não iria renovar os contratos a termo de 269 dos seus trabalhadores na fábrica de Zwickau, que é totalmente dedicada aos elétricos.
Embora haja cada vez mais marcas a apostar em diferentes modelos de elétricos, a Tesla continua a ser uma forte concorrência neste setor. Para além disso, há também que contar com um crescente número de fabricantes chinesas de automóveis. Tudo isto é agravado pela diminuição da procura de EVs no mercado europeu, muito devido à acentuada inflação e ao corte nos subsídios deste ramo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: carros elétricos, Cupra Born, EVs, id3, volkswagen
Os nossos carros são maus e caros e ninguém os compra… Porque será…
Os teslas são mais caros e de qualidade ainda mais inferior e são os mais vendidos… Porque será…
Mais caros?
Os Tesla são mais caros? Compare o preço dum Model3 com o dos referidos na peça acima.
Vêm da China, com benefícios chineses. Vão ser investigados e excomungados!
A grande maioria dos tesla que vem para portugal vêm de berlim ahah
Vem nada. Basta ver q baixaram a produção na Alemanha.
Mas se estás com dúvidas deixo-te aqui um link ou dois para caíres na real.
Amigo o meu veio de Berlim agora se tu tens aí um link a dizer que alguns vêm da china muito bem parabéns para ti pah antigamente até vinham dos EUA para mim é me irrelevante mas parece-me que a tesla gasta menos no transporte a partir de Berlim do que da china ou dos EUA se mesmo assim os trazem de lá é porque andam a ganhar bem não se importam de gastar o extra ainda bem
De acordo com um ultimo senso 47% vem da China.
Tiveste sorte.
Qt ao resto, o que são 500ou 600 usd de frete marítimo perto dos subsídios em causa?
Os Teslas são mais fiáveis do que os VW eléctricos.
Nem há ponta de comparação sequer, os VW esquece foleiros caros e lentos as chamadas verdadeiras anedotas LowTech por isso não vendem. Quase todos os carros vem directos de Shangai para o mercado português e ainda.bem são muito bem montados, aliás espero k tenha essa sorte de vir de Shangai :):)
Refiro me ao Tesla
A baixa de preços da tesla deixou muito europeus de calças na mão e eles estavam a preparar isto há anos já era sabido que a tesla tinha uma margem de lucro por cada carro de mais de 20% enquanto normal na industria é 8% quando os europeus começaram a lançar os seus carros a tesla baixa os preços e de repente um model 3 fica a competir com carritos destes europeus, e digam o que disseram um gajo vai ver um model 3 e vai ver estes carritos e não tem duvidas de qual comprar por isso é que se vêm tantos na estrada e estes nem velos, o próximo a cair é o renault megane eletrico podem escrever
Mais caros??? estás a brincar de certeza…eu comprei um cupra born com 3 “extras” que o tesla traz de origem e ficou a 45k. O tesla model 3 com o mais equipamento e melhor qualidade(sim o de 2022 já têm melhor qualidade que o cupra) é 39k… Já vendi o cupra, é bastante mau e caro demais.. Vou comprar um tesla model 3 highland
La vêm outra do clube “anti VE” ou “anti Tesla”
1) os elétricos são, desde o fabrico à utilização, menos contaminantes
2) a condução muito superior
3) os VW são na parte de estrutura e acabamentos superiores à tesla, mas o software e parte elétrica inferiores. O preço dos VE alemães e franceses descomunal e totalmente não competitivo, daí estes problemas
4) a Tesla tem fábrica em Berlim logo… zero problemas. E devem abrir mais uma na Europa/ Turquia.
Pode não ser bem assim, a ver vamos
https ://www-jornaldenegocios-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/amp/investigacao-de-bruxelas-a-carros-eletricos-vindos-da-china-ameaca-tesla?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQGsAEggAID#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16958169259605&csi=0&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fwww.jornaldenegocios.pt%2Fempresas%2Fautomovel%2Fdetalhe%2Finvestigacao-de-bruxelas-a-carros-eletricos-vindos-da-china-ameaca-tesla
A corrigir o link…
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/investigacao-de-bruxelas-a-carros-eletricos-vindos-da-china-ameaca-tesla
Melhor fábrica Tesla com melhor montagem não e Berlin é Shangai mas investiga…
Outro detalhe relativamente a qualidade de interiores não t estás a referir ao novo highland pois não ?? Vê as reviews 🙂
“1) os elétricos são, desde o fabrico à utilização, menos contaminantes”
loool
“2) a condução muito superior”
loool
“3) os VW são na parte de estrutura e acabamentos superiores à tesla, mas o software e parte elétrica inferiores. ”
Fala o roto ao nu lool ainda nem passaram do nível 2 mas os fãns acreditam que são os maiores. Que tristes
Carros com estacionamento automático Tesla vs Audi vs Ford vs BMW – teste de comparação
https://youtu.be/nsb2XBAIWyA?si=3YpiBnyFaUdWen4p
Vê se cais na real lool
Sim acertou em quase tudo, mas a vw passou algum nível ?
1) os fabricantes já admitiram em público que o fabrico dos eléctricos tem maior impacto ambiental, não venha dizer mentiras
Previsível…
Será que é a Toyota que está atrasada no que diz respeito a elétricos, ou será que algumas marcas estão demasiado adiantadas a perder dinheiro todos os dias.
Ou será que a (alegada) falta de qualidade da Tesla não está a influenciar as vendas.
a toyota nao esta atrasada tem uma abordagem diferente para a transicao – hidrogenio. a alegada falta de qualidade da tesla é tal que é o carro mais seguro nos testes de colisao.
Antes pelo contrário, a toyota está focada nos eléctricos, no caso do hidrogénio nunca passou de um “passatempo”.
ouvi ja algum tempo que o foco era celulas de hidrogenio a gerar electricidade. mas posso estar enganado…podem ter mudado. no entanto o hidrogenio nao foi passatempo.
Digo passatempo porque passaram 30 anos a desenvolver e agora não se preocupam em criar redes de abastecimento para os venderem, se ligar para a toyota a perguntar se vendem o mirai, já que está na lista de modelos, dizem que não vendem porque não há postos de abastecimento. Além disso como foi tudo com fundos governamentais, onde até deu para andarem a brincar com carros a combustão, só posso concluir que foi um passatempo.
a tesla passou os ultimos 20 anos a “brincar”. so agora houve traccao comercial, politica etc para os electricos. agora esta a capitalizar a experiencia. na minha opiniao vai acontecer o mesmo ao hidrogenio. um dos grandes problemas era a producao ineficaz, mas dia para dia veem se avanços em metodos mais eficazes de usar energia. as redes de distribuicao vao acompanhar o resto da evolucao. pode ser que a toyota capitalize a investigacao dos ultimos anos … nao sei
Então e a toyota passou quanto tempo de volta do hidrogénio ? 30 ou 33 ?
Os grandes problemas do hidrogénio começa logo nas suas carateristicas.
A toyota capitalizar ? Por acaso foi bem capitalizada por privados e pelo seu governo, senão nem chegava tão longe.
As redes até podem acompanhar, o problema é que as mais velhas redes que existem uma delas com quase 20 anos continua a enfrentar os problemas habituais, falta de operacionalidade, viabilidade e combustível a preço que incentive o seu uso, atualmente nessa rede custa 4x vezes mais fazer 100kms com um carro a hidrogénio do que com um carro a gasolina, que é mais barato que a diesel.
“Tudo isto é agravado pela diminuição da procura de EVs no mercado europeu”
Esta frase não bate certo com o que disseram no dia 21: “Assim, o mês de agosto tornou-se no décimo terceiro mês consecutivo em que as vendas de elétricos aumentaram na UE.” (https://pplware.sapo.pt/motores/mais-de-1-5-dos-carros-vendidos-na-ue-em-agosto-foram-veiculos-eletricos/).
Qual das afirmações é verdadeira? a do dia 21 deste mês ou a de hoje?
A VW está simplesmente a desviar a produção para a China, dado que os custos de produção lá são muito inferiores.
Mas uma coisa é o mês de agosto, outra é o “sempre”. Uma marca não pode viver das vendas de agosto. E sabemos que a “recessão” na Alemanha, a inflação generalizada e a subida das taxas de juro iriam fazer mossa também no sector automóvel. Isso era inevitável. Agora, agosto foi um mês de boas vendas, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Ambas são verdadeiras, porque dizem respeito a períodos diferentes.
O problema deles é mesmo entrar no negócio das baterias etc…. Teem as baterias mais caras de todos por isso nunca vão ser competitivos… Caras e menos eficientes
Pois, e as baterias são o peso principal no valor do carro atualmente.
A VW ja entrou no negocio das baterias
Vitor, “agosto … décimo terceiro mês consecutivo em que as vendas de elétricos aumentaram”
Se calhar esta realidade não foi transversal a todas as marcas.
E, se calhar, mas só mesmo se calhar, os EVs ainda são um gota. Estrangulada por uma Europa em crise e famílias com cada vez menos dinheiro disponível.
Quem o afirma é o órgão responsável pelas vendas.
tipico comentario do chico esperto sabe tudo … passam a vida a criticar … fazer tá quieto. se tivesses estudado sabias que uma quantidade pode aumentar ao mesmo tempo que pode desacelerar … uma diminuicao na procura pode significar que continuam a aumentar mas a um ritmo mais baixo
Tipo a inflação lool
tu gostas mesmo de lool … as tuas argumentacoes sao “lool” …
Concordo plenamente com você PM. PPWARE pode não estar fornecendo bons dados. Diz aqui mesmo no artigo da Insideevs que houve um aumento de 57% nos registros de BEV em relação ao ano passado na Europa. Infelizmente, quando existe Tesla, por que comprar qualquer outra coisa? Mas todos disseram: GM, FORD e os alemães, abriremos a torneira de 100 anos de experiência e esmagaremos Tesla. Bem, isso não aconteceu e só vai piorar.
https://insideevs.com/news/680428/europe-plugin-car-sales-june2023/#:~:text=Plug%2DIn%20Electric%20Car%20Sales%20In%20Europe%20%E2%80%93%20June%202023,0.93%20million%20and%2015%25%20share
O pplware é minha leitura diária. A minha questão não era um ataque ao site, apenas um alerta para a informação que é passada. Lendo as notícias que têm sido aqui partilhadas nos últimos meses indicam um aumento de vendas dos EVs. Mas, estranhamente, nesta diz o contrário.
O meu alerta é para terem cuidado com a informação que é passada pelas marcas. Neste caso, a minha opinião (que vale o que vale) é de que a VW está a fazer um “jogo político” para despedir trabalhadores na Alemanhã e transferir produção para outros países, com custos de produção menores.
Entendo as dificuldades da VW, mas mantenho o meu alerta para a propagação de informação que, mais uma vez, na minha opinião, não é correta.
Baixem os preços 10K… apresentem soluções financeiras com taxa reduzida para financiamento. Vão ver como as vendas começam a crescer! O Problema é o preço disparatado dos carros hoje em dia, quer sejam elétricos ou convencionais.
O Cupra Born é lindo. Houvesse dinheiro na carteira.
eu penso que os carros até são muito engracados e porreiros, mas por aqueles preços existem outras opções especialmente para carros tão pequenos..
o carro tem mais espaço que um golf
Na minha opinião, o melhor para o ambiente será as pessoas manterem os seus bens por mais tempo especialmente carros. O consumismo desenfreado não ajuda o ambiente.
Tudo dito, haja bom senso . O principal cancro do planeta é o consumismo.
Para além de o ID3 não ser particularmente bonito, é caro para as prestações que tem…
É só ver que em Portugal o ID3 mais barato começa nos 43k com uma bateria de 58kWh, mesmo em linha com o Model 3 de entrada que tem melhores especificações e custa menos 3mil e é um segmento acima…
E não vai ser só esta marca a sofrer, a Peugeot pede 44 mil por um e308 com uma bateria de 52kWh (menos 8kWh que o tesla)… e depois vêm para a comunicação social dizer que este tipo de coisas…
Ora aí está! Eu queria ver se a Peugeot pedisse exatamente o mesmo valor pela versão a diesel e elétrico… e passado 1 anos de vendas mostrasse o número de carros vendidos para se poder comparar! Se calhar íamos ter uma surpresa…
Não falhaste nada:) exatamente o meu discurso, carros C não podem ser mais caros que carros D especialmente quando tem prestações anedóticas em relação ao produto de referência neste caso Tesla M3 e agora com o modelo renovado ainda.pior só me dá vontade de rir ;):):) mas digo vos já que não são os únicos, stellantis e VW não t esqueças do preço anedótico do MG4…. 40 mil euros o mesmo preço do M3 tb :):):) atenção preços na Favela da Europa:):) que pagode
Voltem a fazer carros com menos electrónica e pequenos e podem convencer-me (o ID3 não é pequeno)
Twingo E-Tech, é pequeno e têm menos eletrónica…
é 100% electrico :/
É 100% elétrico… mas têm menos eletrónica que muitos carros a combustão.
Aliás, até o travão de mão é manual lol
Interessante por um lado, deixaste-me com curiosidade de ver.
Não procuro electricos ainda, mas acho que este é o caminho, a beleza está na simplicidade
“Tudo isto é agravado pela diminuição da procura de EVs no mercado europeu”
Oi? espero que aos elektrofans lhes caia a ficha! Arranjam sempres desculpas na cabeça de um tinhoso!
Relembro que apesar do brutal corte nos preços a TESLA continua em dificuldades para escoar as unidades produzidas e das que previa produzir.
O fenómeno é idêntico:
https://automais.autosport.pt/noticias/tesla-producao-na-fabrica-alema-em-queda/
Onde está o stock da tesla ? Visto que não tem nenhum em inventário ? Curioso porque não consegue satisfazer as encomendas.
Mas claro que os jornalistas é que sabem a situação das marcas. Looool
O Tesla Model 3 simplesmente não tem concorrência. Carro fantástico a todos os níveis para o que custa.
E ainda aqui vamos. EV por enquanto é só para ricos, não vejo outra saída. Como é que alguém que recebe mil, mil e pouco euros por mês, consegue adquirir um EV? Um Zoe trinta e sete mil euros… sem equipamento relevante e por aí acima. É só pedir. Um Clio a gasolina custa menos de 20mil. Dá que pensar na altura da aquisição. É certo que temos que combater as alterações climáticas, mas será mesmo este o caminho? Acho que não. Sem apoios eficazes e menos ganancia talvez se começasse a chegar a um porto seguro. Acham mesmo que as marcas perdem dinheiro com os EV? Agora são os chineses a serem, mais tarde ou mais cedo, banidos, porque os carros deles são mais baratos (nem parece, mas…) porque beneficiam da ajuda governamental. Governantes da Europa copiem o que de bom fazem essas gentes, mas a ganancia vai dar cabo do nosso planeta.
Dos poucos comentários assertivos neste fórum. Parabéns!
E porque haviam de perder dinheiro ? Tambem perdiam com os outros ?
Os carros elétricos são caríssimos, pesados e pouco eficientes.
Pouco eficientes ? aconselho-te a investigar a eficiência de um motor elétrico contra um motor a combustão ahahah
Não esta errado. Os elektros precisam de um motor externo, normalmente uma central ou um gerador que produza a electricidade de q necessita. Esses motores sao pouco eficientes, o que a juntar às perdas na destruição, transformacao e carregamentos, acabam por colocar o elektro num patamar ridículo no que concerne à eficiência. Como se nao bastasse, ainda tem q andar atrelado a 500kgs de peso morto. Não faz sentido.
Não, não precisam, isso não é nenhum motor, e maior parte nem precisa de centrais térmicas.
Errado, essas centrais são muito mais eficientes.
Porque não conta com as perdas da alternativa ? Ou os combustíveis nascem na bomba ?
Ridiculo ? Só pode estar a brincar, quando até apoia soluções de 30% de eficiencia usando rigorosamente eletricidade, essas suas palavras já parece que está a ler um manual de divulgação.
Atrelado com peso morto ? Então um depósito de combustível também é um peso morto ? Os camiões de combustível andam assim com vinte a tal toneladas de combustível que são peso morto. Loooool
Não faz sentido é usar lâmpadas incandescentes, por isso é que desapareceram.
Lâmpadas incandescentes são os elektros que consomem eletricidade como se não houvesse amanhã. São até uma ofensa para as lampadas incandescentes lool
Qt ao resto num combustão 50 kgs dá para 1300 kms, Num elektro, uma bateria de 50 kgs dá 70 kms, se andar devagarinho.
Grande eficiencia 😛
Consomem bem menos que os ICE.
500 kg de bateria dá para um milhão de kms. Secalhar o oleo que muda todos os anos também é um peso morto.
Santa paciência.
Já vi que nem sabe o que é eficiência.
Se bater ligeiramente é o suficiente para ir para o lixo ainda nova.
Só estragam o ambiente, não andam cá para outra coisa a não ser para sacar o máximo ós tónes!
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/scratched-ev-battery-your-insurer-may-have-junk-whole-car-2023-03-20/
Aiás, este assunto já foi abordado aqui no Pplware e vc andou lá. Anda muito esquecido ou faz-se como sempre!
E onde está essa bateria de 1 milhão?!
Aos 200.000 a melhor das baterias já tá toda mamada!
https://zap.aeiou.pt/carros-electricos-ruina-490543#:~:text=Este%20caso%20trouxe%20%C3%A0%20superf%C3%ADcie%20o%20grande%20problema,deixado%20por%20Omar%20Kardoudi%2C%20no%20portal%20El%20Confidencial.
O meus já bateram ligeiramente várias vezes e não se passou nada.
Curioso que vai buscar um assunto dos estados unidos onde os seguros funcionam de maneira diferente, para justificar algo que é um não assunto cá e nem era assunto aqui, mas enfim, na falta de assunto, inventa mais um.
Onde está, já lhe mostrei uma, e posso mostrar outra que já falta pouco, já passou os 700 mil.
Ena portanto um caso faz tudo ir pelos ares, portanto os VW cá que levaram motores aos 80 mil é tudo lixo também, portanto aquilo que defende é bem pior.
Enfim, mais uma vez, argumentos da treta.
“Em 2040 não vai haver litio”
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL
Enfim, com cada disparate. Por isso é que gosto de andar por aqui, sempre se apanha estas e outras pérolas.
O Gerês é que vai safar isto 😛
Nem é preciso, só as minhas concessionadas já chegam para metade dos veículos da Europa.
Pouco eficientes como ? são 5x mais eficientes.
Mudaste de Nick EQTR911 ou és o Yamahia ??? Com este tipo de falhas cognitivas fico na dúvida :):):)
Mudou. Ele é o secalharya, a lenga lenga é sempre a mesma. Lol
VW Mercedes Zoe e outros EV muito feios. Tesla e Porsche lindos.
Será que vai ser o primeiro a tombar! Vão tombar muitas das atuais principais marcas de antemoveis, apenas vão ficar de pé a Tesla e mais 3 ou 4!
Para quem nunca estudou ciências económicas, há uma regra básica. O sucesso ou insucesso de um produto, resulta da REAL procura do mercado e não daquilo que julgamos ser. Não vou tecer muito mais sobre este assunto, mas mais “surpresas” irão acontecer, porque não é por um número reduzido que apreciadores de EVs (acérrimos defensores da causa), que representam a REAL tendência ou procura do mercado.
Entao consultou a Maya para chegar a essa brilhante conclusão ?
Tu e a Maya…
Andamos bem separados, nem falamos. Lol
Cá pra mim são unha e carne.
As previsões mega futuristas não vieram de mim.
Deixa a maya e vai ter com o Goucha ao Cacém porque não andas a ver bem.
Não são previsões, é realidade. Factos indiciados pela própria VW
Você é que faz previsões não eu, acabei de comentar uma sua.
Portanto olhem para vocês antes de olharem para os outros.
É realidade ? Então responda ao outro comentário sem ser uma previsão.
Não vendem? Baixem o preço. Ou acham que a classe média e média baixa (o grosso da população mundial) tem 42500 euros + taxas para dar por um carro? Vocês, construtores, precisam é de um banho de realidade.
Depois de uma experiência com Renault Zoe francamente bem sucedida, resolvi adquirir um ID.5 que j+á me permitia efectuar grandes viagens dado possuir carregamentos rápidos.
Para escolha pesou muito o facto de estar profundamente satisfeito com a marca VW, dado possuir no agregado familiar 3 unidades da marca e todos os utilizadores estarem profundamente satisfeitos.
Da minha desilusão dou conta aqui:
https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=7653
Um bom ano para quem teve a paciência de ler este comentário.
Bom report.
Não pude deixar de reparar na crítica aos travões. Deixe lá, nos Teslas é igual. São abrandadores. A malta por aqui é que anda a vender a ideia q os elektros não precisam de travões. É até ao dia…
Qt a sacarem equipamentos a que estávamos habituados visando a poupança tb me parece ser uma prática comum a toda a indústria.
Mais grave ainda parece-me ser a qualidade e resistência dos componentes,alguns directamente relacionados com a segurança, nomeadamente nos Tesla. Salvam-se os “premium” BMW, Mercedes e Audi.
Continue q estou a gostar e vou acompanhar.
Ele não diz que não trava, estava era habituado a travões com curso menor. Mas enfim, já sabemos como é o seu sensacionalismo.
Cale-se! Até poupam no óleo dos travões. DOT 3, loooloooloool Vergonha!!
Este freguês levou o carro à oficina pq não sentia confiança a descer declives mais ingremes, tipo estradas de serra!. Está explicado? Se não tem confiança nem com auxilio da regeneração no máximo é pq os travões não prestam!
https://youtu.be/8JwjLhcj7tU?si=P_kuyYRpd_b-1FoD
Minuto 16:59
Mais um como o espanhol, não pescam nada da poda mas puxar a brasa para a sardinha deles é que é, deve ser por a Tesla não lhes pagar.
Loooooooool
Só podia.