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Volkswagen vai cortar a produção de dois modelos de elétricos devido às fracas vendas

                                    
                                

Fonte: Reuters

Autor: Marisa Pinto


  1. Rui says:

    Os nossos carros são maus e caros e ninguém os compra… Porque será…

    • Mf3rRo says:

      Os teslas são mais caros e de qualidade ainda mais inferior e são os mais vendidos… Porque será…

      • Juvenal says:

        Os Tesla são mais caros? Compare o preço dum Model3 com o dos referidos na peça acima.

        • Yamahia says:

          Vêm da China, com benefícios chineses. Vão ser investigados e excomungados!

          • Hugo says:

            A grande maioria dos tesla que vem para portugal vêm de berlim ahah

          • Yamahia says:

            Vem nada. Basta ver q baixaram a produção na Alemanha.
            Mas se estás com dúvidas deixo-te aqui um link ou dois para caíres na real.

          • Hugo says:

            Amigo o meu veio de Berlim agora se tu tens aí um link a dizer que alguns vêm da china muito bem parabéns para ti pah antigamente até vinham dos EUA para mim é me irrelevante mas parece-me que a tesla gasta menos no transporte a partir de Berlim do que da china ou dos EUA se mesmo assim os trazem de lá é porque andam a ganhar bem não se importam de gastar o extra ainda bem

          • Yamahia says:

            De acordo com um ultimo senso 47% vem da China.
            Tiveste sorte.
            Qt ao resto, o que são 500ou 600 usd de frete marítimo perto dos subsídios em causa?

      • BryanR says:

        Os Teslas são mais fiáveis do que os VW eléctricos.

        • NunoManuelAlves says:

          Nem há ponta de comparação sequer, os VW esquece foleiros caros e lentos as chamadas verdadeiras anedotas LowTech por isso não vendem. Quase todos os carros vem directos de Shangai para o mercado português e ainda.bem são muito bem montados, aliás espero k tenha essa sorte de vir de Shangai :):)

      • Rui says:

        A baixa de preços da tesla deixou muito europeus de calças na mão e eles estavam a preparar isto há anos já era sabido que a tesla tinha uma margem de lucro por cada carro de mais de 20% enquanto normal na industria é 8% quando os europeus começaram a lançar os seus carros a tesla baixa os preços e de repente um model 3 fica a competir com carritos destes europeus, e digam o que disseram um gajo vai ver um model 3 e vai ver estes carritos e não tem duvidas de qual comprar por isso é que se vêm tantos na estrada e estes nem velos, o próximo a cair é o renault megane eletrico podem escrever

      • TM says:

        Mais caros??? estás a brincar de certeza…eu comprei um cupra born com 3 “extras” que o tesla traz de origem e ficou a 45k. O tesla model 3 com o mais equipamento e melhor qualidade(sim o de 2022 já têm melhor qualidade que o cupra) é 39k… Já vendi o cupra, é bastante mau e caro demais.. Vou comprar um tesla model 3 highland

    • O casebre feudal says:

      La vêm outra do clube “anti VE” ou “anti Tesla”

      1) os elétricos são, desde o fabrico à utilização, menos contaminantes

      2) a condução muito superior

      3) os VW são na parte de estrutura e acabamentos superiores à tesla, mas o software e parte elétrica inferiores. O preço dos VE alemães e franceses descomunal e totalmente não competitivo, daí estes problemas

      4) a Tesla tem fábrica em Berlim logo… zero problemas. E devem abrir mais uma na Europa/ Turquia.

  2. Awake says:

    Previsível…

  3. João Câmara says:

    Será que é a Toyota que está atrasada no que diz respeito a elétricos, ou será que algumas marcas estão demasiado adiantadas a perder dinheiro todos os dias.
    Ou será que a (alegada) falta de qualidade da Tesla não está a influenciar as vendas.

    • merc dei says:

      a toyota nao esta atrasada tem uma abordagem diferente para a transicao – hidrogenio. a alegada falta de qualidade da tesla é tal que é o carro mais seguro nos testes de colisao.

      • JL says:

        Antes pelo contrário, a toyota está focada nos eléctricos, no caso do hidrogénio nunca passou de um “passatempo”.

        • merc dei says:

          ouvi ja algum tempo que o foco era celulas de hidrogenio a gerar electricidade. mas posso estar enganado…podem ter mudado. no entanto o hidrogenio nao foi passatempo.

          • JL says:

            Digo passatempo porque passaram 30 anos a desenvolver e agora não se preocupam em criar redes de abastecimento para os venderem, se ligar para a toyota a perguntar se vendem o mirai, já que está na lista de modelos, dizem que não vendem porque não há postos de abastecimento. Além disso como foi tudo com fundos governamentais, onde até deu para andarem a brincar com carros a combustão, só posso concluir que foi um passatempo.

        • merc dei says:

          a tesla passou os ultimos 20 anos a “brincar”. so agora houve traccao comercial, politica etc para os electricos. agora esta a capitalizar a experiencia. na minha opiniao vai acontecer o mesmo ao hidrogenio. um dos grandes problemas era a producao ineficaz, mas dia para dia veem se avanços em metodos mais eficazes de usar energia. as redes de distribuicao vao acompanhar o resto da evolucao. pode ser que a toyota capitalize a investigacao dos ultimos anos … nao sei

          • JL says:

            Então e a toyota passou quanto tempo de volta do hidrogénio ? 30 ou 33 ?

            Os grandes problemas do hidrogénio começa logo nas suas carateristicas.

            A toyota capitalizar ? Por acaso foi bem capitalizada por privados e pelo seu governo, senão nem chegava tão longe.

            As redes até podem acompanhar, o problema é que as mais velhas redes que existem uma delas com quase 20 anos continua a enfrentar os problemas habituais, falta de operacionalidade, viabilidade e combustível a preço que incentive o seu uso, atualmente nessa rede custa 4x vezes mais fazer 100kms com um carro a hidrogénio do que com um carro a gasolina, que é mais barato que a diesel.

  4. PM says:

    “Tudo isto é agravado pela diminuição da procura de EVs no mercado europeu”
    Esta frase não bate certo com o que disseram no dia 21: “Assim, o mês de agosto tornou-se no décimo terceiro mês consecutivo em que as vendas de elétricos aumentaram na UE.” (https://pplware.sapo.pt/motores/mais-de-1-5-dos-carros-vendidos-na-ue-em-agosto-foram-veiculos-eletricos/).
    Qual das afirmações é verdadeira? a do dia 21 deste mês ou a de hoje?
    A VW está simplesmente a desviar a produção para a China, dado que os custos de produção lá são muito inferiores.

    • Vítor M. says:

      Mas uma coisa é o mês de agosto, outra é o “sempre”. Uma marca não pode viver das vendas de agosto. E sabemos que a “recessão” na Alemanha, a inflação generalizada e a subida das taxas de juro iriam fazer mossa também no sector automóvel. Isso era inevitável. Agora, agosto foi um mês de boas vendas, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Ambas são verdadeiras, porque dizem respeito a períodos diferentes.

    • merc dei says:

      tipico comentario do chico esperto sabe tudo … passam a vida a criticar … fazer tá quieto. se tivesses estudado sabias que uma quantidade pode aumentar ao mesmo tempo que pode desacelerar … uma diminuicao na procura pode significar que continuam a aumentar mas a um ritmo mais baixo

    • George M says:

      Concordo plenamente com você PM. PPWARE pode não estar fornecendo bons dados. Diz aqui mesmo no artigo da Insideevs que houve um aumento de 57% nos registros de BEV em relação ao ano passado na Europa. Infelizmente, quando existe Tesla, por que comprar qualquer outra coisa? Mas todos disseram: GM, FORD e os alemães, abriremos a torneira de 100 anos de experiência e esmagaremos Tesla. Bem, isso não aconteceu e só vai piorar.

      https://insideevs.com/news/680428/europe-plugin-car-sales-june2023/#:~:text=Plug%2DIn%20Electric%20Car%20Sales%20In%20Europe%20%E2%80%93%20June%202023,0.93%20million%20and%2015%25%20share

      • PM says:

        O pplware é minha leitura diária. A minha questão não era um ataque ao site, apenas um alerta para a informação que é passada. Lendo as notícias que têm sido aqui partilhadas nos últimos meses indicam um aumento de vendas dos EVs. Mas, estranhamente, nesta diz o contrário.
        O meu alerta é para terem cuidado com a informação que é passada pelas marcas. Neste caso, a minha opinião (que vale o que vale) é de que a VW está a fazer um “jogo político” para despedir trabalhadores na Alemanhã e transferir produção para outros países, com custos de produção menores.
        Entendo as dificuldades da VW, mas mantenho o meu alerta para a propagação de informação que, mais uma vez, na minha opinião, não é correta.

  5. TugAzeiteiro says:

    Baixem os preços 10K… apresentem soluções financeiras com taxa reduzida para financiamento. Vão ver como as vendas começam a crescer! O Problema é o preço disparatado dos carros hoje em dia, quer sejam elétricos ou convencionais.

  6. Francisco Mota says:

    O Cupra Born é lindo. Houvesse dinheiro na carteira.

  7. hjm says:

    eu penso que os carros até são muito engracados e porreiros, mas por aqueles preços existem outras opções especialmente para carros tão pequenos..

  8. iDespairing says:

    Na minha opinião, o melhor para o ambiente será as pessoas manterem os seus bens por mais tempo especialmente carros. O consumismo desenfreado não ajuda o ambiente.

  9. x3k says:

    Para além de o ID3 não ser particularmente bonito, é caro para as prestações que tem…

    É só ver que em Portugal o ID3 mais barato começa nos 43k com uma bateria de 58kWh, mesmo em linha com o Model 3 de entrada que tem melhores especificações e custa menos 3mil e é um segmento acima…

    E não vai ser só esta marca a sofrer, a Peugeot pede 44 mil por um e308 com uma bateria de 52kWh (menos 8kWh que o tesla)… e depois vêm para a comunicação social dizer que este tipo de coisas…

    • TugAzeiteiro says:

      Ora aí está! Eu queria ver se a Peugeot pedisse exatamente o mesmo valor pela versão a diesel e elétrico… e passado 1 anos de vendas mostrasse o número de carros vendidos para se poder comparar! Se calhar íamos ter uma surpresa…

    • NunoManuelAlves says:

      Não falhaste nada:) exatamente o meu discurso, carros C não podem ser mais caros que carros D especialmente quando tem prestações anedóticas em relação ao produto de referência neste caso Tesla M3 e agora com o modelo renovado ainda.pior só me dá vontade de rir ;):):) mas digo vos já que não são os únicos, stellantis e VW não t esqueças do preço anedótico do MG4…. 40 mil euros o mesmo preço do M3 tb :):):) atenção preços na Favela da Europa:):) que pagode

  10. Miguel says:

    Voltem a fazer carros com menos electrónica e pequenos e podem convencer-me (o ID3 não é pequeno)

  11. Yamahia says:

    “Tudo isto é agravado pela diminuição da procura de EVs no mercado europeu”
    Oi? espero que aos elektrofans lhes caia a ficha! Arranjam sempres desculpas na cabeça de um tinhoso!

    Relembro que apesar do brutal corte nos preços a TESLA continua em dificuldades para escoar as unidades produzidas e das que previa produzir.
    O fenómeno é idêntico:
    https://automais.autosport.pt/noticias/tesla-producao-na-fabrica-alema-em-queda/

    • JL says:

      Onde está o stock da tesla ? Visto que não tem nenhum em inventário ? Curioso porque não consegue satisfazer as encomendas.

      Mas claro que os jornalistas é que sabem a situação das marcas. Looool

  12. BryanR says:

    O Tesla Model 3 simplesmente não tem concorrência. Carro fantástico a todos os níveis para o que custa.

  13. Juca says:

    E ainda aqui vamos. EV por enquanto é só para ricos, não vejo outra saída. Como é que alguém que recebe mil, mil e pouco euros por mês, consegue adquirir um EV? Um Zoe trinta e sete mil euros… sem equipamento relevante e por aí acima. É só pedir. Um Clio a gasolina custa menos de 20mil. Dá que pensar na altura da aquisição. É certo que temos que combater as alterações climáticas, mas será mesmo este o caminho? Acho que não. Sem apoios eficazes e menos ganancia talvez se começasse a chegar a um porto seguro. Acham mesmo que as marcas perdem dinheiro com os EV? Agora são os chineses a serem, mais tarde ou mais cedo, banidos, porque os carros deles são mais baratos (nem parece, mas…) porque beneficiam da ajuda governamental. Governantes da Europa copiem o que de bom fazem essas gentes, mas a ganancia vai dar cabo do nosso planeta.

  14. Rui Carriço says:

    Os carros elétricos são caríssimos, pesados e pouco eficientes.

    • Rui says:

      Pouco eficientes ? aconselho-te a investigar a eficiência de um motor elétrico contra um motor a combustão ahahah

      • Yamahia says:

        Não esta errado. Os elektros precisam de um motor externo, normalmente uma central ou um gerador que produza a electricidade de q necessita. Esses motores sao pouco eficientes, o que a juntar às perdas na destruição, transformacao e carregamentos, acabam por colocar o elektro num patamar ridículo no que concerne à eficiência. Como se nao bastasse, ainda tem q andar atrelado a 500kgs de peso morto. Não faz sentido.

        • JL says:

          Não, não precisam, isso não é nenhum motor, e maior parte nem precisa de centrais térmicas.

          Errado, essas centrais são muito mais eficientes.

          Porque não conta com as perdas da alternativa ? Ou os combustíveis nascem na bomba ?

          Ridiculo ? Só pode estar a brincar, quando até apoia soluções de 30% de eficiencia usando rigorosamente eletricidade, essas suas palavras já parece que está a ler um manual de divulgação.

          Atrelado com peso morto ? Então um depósito de combustível também é um peso morto ? Os camiões de combustível andam assim com vinte a tal toneladas de combustível que são peso morto. Loooool

          Não faz sentido é usar lâmpadas incandescentes, por isso é que desapareceram.

    • JL says:

      Pouco eficientes como ? são 5x mais eficientes.

    • NunoManuelAlves says:

      Mudaste de Nick EQTR911 ou és o Yamahia ??? Com este tipo de falhas cognitivas fico na dúvida :):):)

  15. iFernando says:

    VW Mercedes Zoe e outros EV muito feios. Tesla e Porsche lindos.

  16. jota says:

    Será que vai ser o primeiro a tombar! Vão tombar muitas das atuais principais marcas de antemoveis, apenas vão ficar de pé a Tesla e mais 3 ou 4!

  17. Mendes says:

    Para quem nunca estudou ciências económicas, há uma regra básica. O sucesso ou insucesso de um produto, resulta da REAL procura do mercado e não daquilo que julgamos ser. Não vou tecer muito mais sobre este assunto, mas mais “surpresas” irão acontecer, porque não é por um número reduzido que apreciadores de EVs (acérrimos defensores da causa), que representam a REAL tendência ou procura do mercado.

  18. PTO says:

    Não vendem? Baixem o preço. Ou acham que a classe média e média baixa (o grosso da população mundial) tem 42500 euros + taxas para dar por um carro? Vocês, construtores, precisam é de um banho de realidade.

  19. Mário Barroso says:

    Depois de uma experiência com Renault Zoe francamente bem sucedida, resolvi adquirir um ID.5 que j+á me permitia efectuar grandes viagens dado possuir carregamentos rápidos.
    Para escolha pesou muito o facto de estar profundamente satisfeito com a marca VW, dado possuir no agregado familiar 3 unidades da marca e todos os utilizadores estarem profundamente satisfeitos.
    Da minha desilusão dou conta aqui:
    https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=7653
    Um bom ano para quem teve a paciência de ler este comentário.

    • Yamahia says:

      Bom report.
      Não pude deixar de reparar na crítica aos travões. Deixe lá, nos Teslas é igual. São abrandadores. A malta por aqui é que anda a vender a ideia q os elektros não precisam de travões. É até ao dia…
      Qt a sacarem equipamentos a que estávamos habituados visando a poupança tb me parece ser uma prática comum a toda a indústria.
      Mais grave ainda parece-me ser a qualidade e resistência dos componentes,alguns directamente relacionados com a segurança, nomeadamente nos Tesla. Salvam-se os “premium” BMW, Mercedes e Audi.
      Continue q estou a gostar e vou acompanhar.

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