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Portagens renderam 3 milhões de euros por dia em 2022

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Gasoil says:

    Os espanhóis quando meterem as estradas feitas com dinheiro da UE a pagar que sempre foram grátis, não vão ficar parados como nós… Mesmo que o façam, eles teem as estradas nacionais ao lado das autoestradas bem fluidas e em bom estado sem semáforos a atrasar o trânsito como fizeram aqui com as SCUTs… É véspera para ver… O GPS tem a opção “Evitar portagens”

    • Zé Fonseca A. says:

      fluídas talvez, em bom estado é que não
      antigamente havia também uma opção para “favorecer portagens”, já desapareceu infelizmente, é sempre o que faço, não importa se são mais kms, vai-se mais rapido

  2. Aves says:

    E o que há a pagar por dia aos consórcios que construíram as ex-SCUT e a Ponte Vasco da Gama (e o que ainda o Estado anda a pagar de juros de empréstimos para financiar as construídas anteriormente) dá quanto?
    Relativamente a Espanha concluiu-se que o que corresponde a “autoestradas” inclui as autopistas (há pagas e gratuitas) e pode incluir as autovias (que, ao que se sabe, vão continuar gratuitas em 2024). Mas em Espanha, como em qualquer outro lado, se não as pagam os utilizadores, pagam os contribuintes em geral.
    Não há almoços grátis.

    • Yamahia says:

      O que se cobra cá em ISP, ISV, IUC dá para pagar isso tudo é ainda sobrava muito! Mais IVA sobre ISV e ISP, imposto sobre imposto. É tudo a cascar no automobilista.
      Em Espanha pagam uma pequenas fracção do equivalente aos nossos ISP, ISV e IUC e chega para isso tudo e muito mais. Basta ver as nacionais deles. Experimenta fazer a estrada do mediterrâneo. Parece 1 aeroporto à noite. Não há um ponto potencialmente crítico que não esteja devidamente assinalado com sinais reflectores e nalguns casos dinâmicos a indicar o caminho. Um gajo até parece que está n’outro planeta! Repito, tudo isto conseguido com uma pequena fracção do que se paga cá. Conclusão, o que pagamos não é aplicado onde devia mas sim para satisfazer interesses instalados.

    • Ifm says:

      Aves certo não há nem nunca houve almoços grátis.

      Mas quanto é o preço ao Km de fazer uma autoestrada nova??

      Ex: Na ilha da madeira a via rápida que percorre a ilha que basicamente é túneis e pontes, saio mais barata ao Km que nós nos continente, que é só alisar a por alcatrão.
      Como é possível??? A nível de dificuldade, maquinarias necessárias, o custo de transportar a matéria prima, etc?

      Aqui há muita mas muita gente a meter dinheiro ao bolso é o que é.

      Pelo preço que pagas pelas portagens em Portugal tinhas de ter autoestradas com no mínimo 3 vias, e em boas condições, mas o que se vê, não é isso.

      São vias rápidas com nome de autoestrada, e combram muito dinheiro e mesmo assim ainda pedem dinheiro aos contribuintes, para manter as estradas.

      Negócios a Xuxalistas…
      Alguém tem de pagar as casas do Sócrates, e de todos os boys

  3. Anung says:

    Em nome das alterações climáticas.

    Por falar nisso, já alguem ouviu das declarões macronescas do Macron em relação ao preço dos combustíveis? O homem quer que as petroliferas vendam sem margem de lucro mas não quer mexer nos impostos devido ao combate ás alterações climáticas.
    Entretanto vai reativar as centrais nucleares….

    Somos governados por crianças…e daquelas mimadas. Falta é divulgar o grande encarregado de educação delas.

    • Zé Fonseca A. says:

      reactivar as centrais nucleares e investir em novas, isso é uma jogada inteligente, já deviam ter tido essa iniciativa há muito tempo, hoje a dependencia energetica seria menor e também a pegada ecologica que os politicos tanto querem nas agendas

  4. Someone says:

    E continuamos a ver auto-estradas com o pavimento lastimável…

  5. Zé Fonseca A. says:

    queixam-se dos bancos estes com muito menos investimento e risco arrecadam muito mais, e sempre a crescer ano apos ano ao nível da inflação com o governo a deixar

  6. Andre says:

    Esta tudo dito!
    O Ze Tuga continua manso!
    Estamos a dar todo o nosso “pouco” patrimonio a estes grandes FXP, que estao a mamar a nossa conta

  7. PA says:

    A maior vergonha deste país. Estradas pagas a peso de ouro, contratos efetuados pelo estado com as concessões criminosos e paga povinho. Quem assinou isto devia estar com os costados na cadeia.

  8. says:

    Por dia??? Isso ou está mal ou são a empresa mais rica de Portugal! Onde estão a investir esse dinheiro?

    • Zé Fonseca A. says:

      não é tudo para os bolsos deles, mesmo assim estão muito bem na vida, esse dinheiro é investido em novas empresas e novas iniciativas, algumas tugas outras estrangeiras, basta ver que a app da emel está a morrer aos poucos e a dar lugar à app estacionar da via verde, em oeiras e cascais já nem existem outras apps, em muitas outras cidades do país igual.
      não se pode dizer que eles não se mexem bem, pior é como o estado é conivente com este tipo de gestão das AEs e não regula nada, os valores das portagens não podem ser indexados à inflacção, os custos de manutenção são fixos e muito baixos, nada justifica se pagar portagens a peso de ouro

  9. Infinity says:

    É deixar de usar as autoestradas sempre que for possivel, pode ser que assim os preços baixem

  10. Blurb says:

    Como diz o Mendes: ESPETÁAAAAACULO!

  11. PorcoDoPunjab says:

    Segundo sei, mas não tenho a certeza do que vou dizer, por isso se alguém puder clarificar se houverem erros, agradeço desde já.

    A ponte Vasco da Gama foi construída com apenas 20 ou 30 % de dinheiro dos privados.
    Em troca disso toma lá 50 anos de concessão desta ponte e de qualquer outra que possa ser feita entretanto.

    Jeitoso que fez isto?
    Ministro das obras públicas, Ferreira do Amaral.
    Quando saiu da política foi para onde? Exactamente, Lusoponte.

    Se isto não era motivo mais que suficiente para rolarem cabeças, então não sei mais nada.
    Isto num país decente era um escândalo de todo o tamanho.
    Aqui foi nada.

    Percebem agora porque digo que em breve seremos a Albânia número dois?
    Já estivemos mais longe…

  12. AqueleQueEstaFartodeDemagogia says:

    Um roubo legalizado…

    Se o dinheiro invetsido na construção foi público, porque raio a getsão e lucro são privados?

    Quantas auto-estradas ainda não recuperaram o dinheiro investido?

    Porque uma auto-estrada não tem apenas portagens até se pagar o invetsimento e depois ajustar os valores das portagens apenas para pagar custos de manutenção? Porque temos de encher o fiófó dos accionistas da Brisa que tem um monopólio das estradas que gere.

    Tudo isto porque se legalizou este roubo.

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