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52% dos leitores não têm, nem querem ter, um veículo elétrico

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Gonçalo says:

    Felizmente os eléctricos são o futuro, e com isso acabam as manutenções ao motor.. Para não falar do preço dos combustíveis.

  2. EEQTR911 says:

    Felizmente ainda há leitores bem informados. A farsa do carro elétrico está a desmoronar.

    • Gonçalo says:

      Acha que é uma farsa? Pena é serem tão caros. O seu custo de manutenção é mais baixo e o combustível bem mais barato.

      • joao silveira says:

        Esqueceu-se de calcular o preço da Bateria de substituição que ao fim de 4 Anos já só tem metade da autonomia original. Isto para não falar que se tiver um azar e bater com o carro e violar a bateria, o mais certo é ir para a Sucata pois o custo de reparação é enorme…
        Só fazem contas ao que interessa, enfim…

        • Realista says:

          Txii… metade ao fim de 4 anos?

          E as construtoras a darem 8 anos de garantia… LOL

          • Yamahia says:

            Pelo menos um telele com 80% da capacidade está despachado. As construtoras dizem que nos carros com 70,1% da capacidade está novo e a malta acredita loooloool

          • JL says:

            Onde dizem isso ?

          • Yamahia says:

            “Volkswagen AG garante ao cliente que compra um automóvel BEV novo, com um motor elétrico, que a capacidade de utilização da bateria deste automóvel não vai diminuir abaixo dos 70%,”
            https://www.volkswagen.pt/mobilidade-eletrica-e-id/tecnologia-id/garantia-e-manutencao-de-baterias

          • JL says:

            Pois, bem me parecia que o seu entendimento de português não era o melhor.

            So faltou meter o resto da frase:

            “ não vai diminuir abaixo dos 70%, durante oito anos, (ou até 160.000 km, o que ocorrer primeiro)”

          • Yamahia says:

            E… onde é que o entendimento do PT está em causa?
            Com 70,1% está nova loool

          • JL says:

            Onde ? Na sua casa.

            Não entendeu que falta ali “na compra”

            Pessoa complicada .

          • Yamahia says:

            Ainda não percebeu
            …ao fim dos 8 anos chega lá com a bateria toda mamada, com a autonomia pela metade com o carro a desligar-se do nada mesmo com carga e que eles nandam-no passear pq a bateria tem 70,1% de capacidade,?

            Outra para fazer render o investimento inicial é preciso fazer o máximo de kms por ano (nãoé om 20000 /ano que o consegue). Chega lá 161000kms com os mesmos problemas e mandam-no passear na mesma.
            É o que está lá escrito.
            O que é que esta a ver de diferente?

          • JL says:

            Você é que não fez que percebeu e diverte-se a inventar, desde quando chega a essa idade com essa degradação.

            Coitado, nem sabe o que é a degradação.

            Enfim.

          • Realista says:

            O problema é que aos 160.000km já tive que retificar grande parte do carro todo a combustão e no elétrico só terá problema SE acontecer alguma coisa. No carro a combustão já levou bomba de água, bomba combustível, óleo com fartura, filtro do combustível, correia e embraiagem também está na altura de levar. Isto se não tiver tido problemas com o alternador, motor de arranque, injetores, ou outras das milhares de peças independentes que constituem um veículo a combustão onde a probabilidade de uma delas falhar e afetar o veículo como um todo é largamente maior do que ter apenas uma como no veículo elétrico.

            Também já deveria ter trocado o escape/ filtro de partículas, mas muitos preferem deixar aquilo a deitar fumo porque é caro trocar e nem se importam que o carro tenha menos autonomia (pelo aumento do consumo).

            O problema é que como paga as reparações aos bocados nem nota que já pagou uma verdadeira fortuna em reparações/manutenções ao longo dos 160.000km e enquanto que o veículo elétrico se avariar paga um valor maior. No entanto os valores para as baterias estão a baixar, e até pode verificar que já pode comprar baterias para o Leaf de primeira geração por valores inferiores à um conjunto de injetores para carros a gasóleo.

            Isto sem falar que as baterias modernas são modulares e não necessitam de comprar um pack de baterias inteiro como acontece no Leaf de primeira geração. Pode sim remover o(s) pack com problemas que o custo fica mais baixo.

            Eu se se fosse mecânico começava era já era a especializar-me era em eletrónica/eletricidade…

        • Contador says:

          Não sejas mentiroso. 4 anos e já está apenas com 50%? Que carro é esse? Foi de um amigo que já naõ vês há 90 anos e te disse por telegrama que entretanto já perdeste? Já pareces ter idade para ter juízo. Ser anti só porque tens um rancor qualquer é algo que eu fazia quando tinha 10 anos. Vamos lá, trocar ideias não é mau. Dizer mentiras é que sim.

        • Américo Mendes says:

          A sério que acredita no que escreveu?
          Vá lá, corrija e desenvolva a sua ideia.

        • Yamahia says:

          Oiça, não estou a inventar nada, estou apenas a descodificar o que as marcas pensam sobre esta questão.
          Aqui não está em questão se me diverto com isso ou se deixo de me divertir.

          • JL says:

            Em lado nenhum dizem isso, portanto não passa de uma invenção sua.

            Até porque esse valor é fácil de tirar e analisar do carro, até em empresas fora da marca.

            Além disso uma bateria degradada dessa maneira não tem esses sintomas, não viu o video do ti bastos ? pois é.

          • yamahia says:

            Mas não dizem o quê? Vc está lerdo ou faz-se?
            Vá lá à VW ou a qq outra marca com os mesmas condições de garantia á bateria reclamar da bateria e vai ver a corrida em osso que leva se tiver ultrapassado qq um dos parâmetros. Seja em tempo, seja em kms.

            E sim, nos veículos elétricos, uma bateria degradada com mais de 30% de redução da capacidade causa problemas vários, incluindo desligamentos inesperados. Isso acontece quando a bateria não é capaz de continuar a fornecer energia suficiente para manter o veículo em funcionamento. Além disso, outros sintomas como menor alcance por carga, cargas ainda mais lentas e perda de desempenho também podem ser observados.

            Deixe de defender uma tecnologia já obsoleta à nascença. Melhores dias virão.

          • JL says:

            Não, não dizem isso em lado nenhum, dizem que garantem a bateria durante 8 anos ou 160 mil kms com uma degradação acima de 70%, portanto se tiver menos de 70% nessa altura, metem outra.

            Quanto ao resto é pura invenção sua. Mais nada.

            Errado, se a bateria leva menos energia, demora menos tempo a carregar.

            Quem está a defender uma tecnologia obsoleta é você.

            O meu carro já tem mais de 9 anos, 180 mil kms, e carrega tal e qual como antes, a s degradação anda pelos 5 a 6%.

            Você está a confundir com alguns problemas que os leaf enfrentam, que nada têm a ver com isso, mas sim problemas de falha de isolamento por passarem o tempo todo a carregar nos rápidos num pack sem refrigeração, esse sim, está obsoleto, também é o único carro do mercado que usa um sistema sem refrigeração.

          • Yamahia says:

            “Não, não dizem isso em lado nenhum, dizem que garantem a bateria durante 8 anos ou 160 mil kms com uma degradação acima de 70%, portanto se tiver menos de 70% nessa altura, metem outra.”
            E o que é que eu disse? Isso significa que vai lá com a bateria toda mamada (70,1%) e dão-lhe uma corrida em osso.

            E mesmo que esteja abaixo, vão arranjar forma de lhe atribuir culpa e não lha mudam na mesma. Os casos conhecidos já se multiplicam!

          • JL says:

            Bateria com 70% não está toda mamada, tem menos 30 % de autonomia, bem pior está a do ti Bastos e ele anda com ela.

            E não tem o carro a desligar e bla bla bla.

            Deixe de defender tecnologias obsoletas.

          • Yamahia says:

            Uma bateria num veículo elétrico com degradação superior a 30% pode apresentar sinais como menor alcance por carga, recargas mais frequentes, redução de desempenho e possível aumento da temperatura durante a carga.
            A resistência Interna muito maior ocorre com a degradação, Isso causa uma maior perda de energia na forma de calor durante o processo de carregamento. Como resultado, a bateria aquece mais rapidamente e atinge temperaturas que requerem diminuição da taxa de carregamento para evitar danos. Maior energia por dissipação e ou resistência.
            E o carro desliga-se do nada.
            Vc não tem um telele? Verifique qd tiver a bateria nos 80% de capacidade e confira o que acontece.
            É igual nos automóveis.

          • JL says:

            Outra vez as mesmas invenções?

            Então prove lá isso com links ?

            Parece que agora já não se lembra do vídeo do ti Bastos.

          • Yamahia says:

            Nem me lembre, coitado do TiBastos…
            -Queria ir de Carnaxide a Torres Vedras num elektro e só chegou à Malveira, apesar de se ter metido na EN para gastar menos elektrones. Inda por cima apanhou carregadores avariados e/ou sem comunicação. Foi um filme para lá chegar. Sinceramente não queria estar, nem acredito que alguém gostasse de estar, na pele dele looolooolool. A isto chama-se ” menor alcance por carga”
            -A fortuna que pagou por carregar uma patanisca… A isto chama-se “aumento da temperatura durante a carga e consequentes perdas de energia (que tem que ser paga) por por dissipação e ou resistência”.
            O carro parecia uma caranguejola, não andava um piço. A isto chama-se “redução de desempenho”
            -O terror que enfrentou a pensar que não iria encontrar um carregador em tempo útil. A isto chama-se “O carro desliga-se do nada”

          • JL says:

            A única que acertou é a de menor alcance por carga, isso sim é a degradação.

            Que parecia uma caranguejola e mais não sei o quê ?

            Sobre o aquecimento, já lhe disse que o leaf não é exemplo para ninguém, já que é o único que não tem refrigeração, e mesmo assim com o que andou, duvido que tenha aquecido para se fazer notar, o leaf mesmo em chademo carrega devagar, exatamente por isto, não tem refrigeração.

            O carro desliga-se do nada ? onde ? não é igual a acabar o combustível ? ele sabia muito bem quando ele ia parar.

            Portanto os a combustão têm esse problema também, desligam-se do nada.

            Exato, portanto fartou-se de inventar, até porque ele está contente com o carro e vai andar mais 3 anos com ele.

          • JL says:

            Já agora, nenhum ve desliga do nada, isso é uma tremenda mentira sua, muito antes da bateria acabar aparecem dezenas de avisos, após isso entra no modo de tartaruga, onde a velocidade é limitada, após isso e receber contínuos avisos de bateria fraca e a pedir para carregar, ele começa a limitar a potência.

            Isso é um efeito que você deve estar habituado nos seus efeitos, pararem do nada, e quer transferir esse defeito para os outros, mas não, aqui não vai conseguir.

            Até tem por ai um spring que andou 42 kms depois do zero % da bateria, o rapaz insistiu até ele não andar mais.

          • Realista says:

            -A isto chama-se “aumento da temperatura durante a carga e consequentes perdas de energia (que tem que ser paga) por por dissipação e ou resistência”. O carro parecia uma caranguejola, não andava um piço. A isto chama-se “redução de desempenho”

            Normal, o problema não é o carro elétrico mas sim a construção desse veículo em específico (por exemplo o Dacia Spring também possui refrigeração a ar em vez de líquido por redução de custos). Isto é o equivalente a criticares TODOS os carros a combustão por os carros mais baratos usarem correia de distribuição em vez de corrente de distribuição, ao que responderias imediatamente “ah mais no modelo XPTO isso não acontece”…

            Ou então quando se nota os carros a gasolina a engasgar (e a perder potência) quando começam a subir em altitude especialmente aqueles que ainda não possuem um carburador elétrico e criticares TODOS os carros a gasolina por engasgarem nas subidas, ao que responderias imediatamente “ah mais no modelo XPTO isso não acontece”…

            E isso é claramente julgamento enviesado pela tua preservativa errada dos carros elétricos porque claramente te respondo “ah mais no modelo XPTO isso não acontece”…

            Portanto essa tua generalização é claramente duvidosa.

          • Yamahia says:

            A bateria irá sempre padecer dos males q enumerei.
            Aliás até vão surgir mais males associados q aqueles que descrevi. E tanto faz estarem montadas no xpto como no otpx. Uma bateria será sempre uma bateria.
            https://www.standvirtual.com/blog/carros-eletricos-sintomas-de-uma-bateria-estragada/

          • JL says:

            Essa dos ruídos dentro da bateria é boa, todos eles, mas todos cada vez que liga o carro houve ruídos vindos da bateria, são os contactores a ligar, e quando o desliga o mesmo. Quando não fizer esses ruídos é que há problema. Era o problema que o meu tinha. Loooool

            Sim, inevitavelmente sim, mas como vê até esses dizem que a probabilidade de ter a mudar é muito pouca.

            Num a combustão é exatamente o que dizem aí, quando começar a fazer ruídos incomuns tem problema. Loooool

      • EEQTR911 says:

        E o resto? Poluição gerada desde o fabrico, carros pesados a destruírem as estradas, condução monótona, carregamentos lentos e “obrigatoriedade” de carregar em casa para poupar tempo/dinheiro, carros 50% mais caros, etc.

        • Pedrito says:

          Como se o senhor ou a maior parte da população não escolhesse um carro elétrico por causa da poluição. Não sei se tem essa noção, mas tudo o que usa tem uma pegada ambiental, até um simples par de meias. Eu pelo menos nunca vi ninguém escolher a t-shirt ou a meia mais amiga do ambiente, mas se calhar é só a minha realidade que é diferente da sua.

        • Jose Lapao says:

          Até a utilização da internet tem uma pegada ecológica de cerca de 17% (ou seja 17% da pegada ecológica mundial vêm o uso da internet) a causa está nos inúmeros servidores necessários, os sistemas de manutenção de temperatura, e não obstante tudo o que é necessário para construir esses equipamentos, até o bife de vaca , o ou frango assado que come tem pegada ecológica. Enfim falam falam, mas não os vejo a entenderem nada.

    • Andre says:

      Caro senhor, não tenho nenhum elétrico nem faria tensões de ter, não fosse o meu diesel ter um índice de fiabilidade pior que um elétrico.
      Em 5 anos já levou mais de 4000€ em manutenção, desde 1250€ depósito de adblue, 1000€ catalisador, 1250€ filtro de partículas, e manutenções normais de um diesel a rondar a média dos 200-300€ anuais.
      Se entre ter um elétrico com manutenção quase zero ou ter um diesel com manutenções caríssimas não sei o que sera pior.

      • Ricardo says:

        Meu caro, se em 5 anos ja levou catalisador, filtro de particulas entao foste enganado! Um catalisador demora mais de 10 anos a ser trocado e um filtro de particulas 15 anos. Ou está a querer iludir as pessoas ou foste enganda a grande!

        • ORK says:

          A explicação é simples, é mais um que comprou um diesel para fazer 500 metros por dia, quando o indicado era um a gasolina, mas só pensou na altura de abastecer, agora larga a poupança na manutenção\reparação…

      • Toni says:

        O fap tenho solução para ele …corto o miolo e fica a carcaça simples !

        • Pedrito says:

          Esqueceu-se de acrescentar nessa solução simples e milagrosa uma reprogramação para anular a FAP mais os chumbos de inspeção que um dia lhe poderá trazer, a menos que pague para passar pela porta do cavalo. Esta última parece-me sem dúvida a melhor solução a adotar e a que será adotada garantidamente por todos aqueles que fazem esse tipo de intervenção.

      • ORK says:

        Caro André, só tenho a dizer, 5 anos, ao primeiro sinal de problemas já tinha ido de vela, é o que dá comprar Peugeot, depois queixam-se, pois continuam a alimentar o problema ao invés de o matar logo há nascença… 😉

  3. vestel says:

    Estão verdes…….

  4. Grunho says:

    Eu quero ter um eléctrico! Mas ao mesmo tempo também quero ter o guito que me pedem por eles. Só isso.

  5. g72wdb says:

    Muito caro e o futuro será mais taxas para os elétricos tal como acontece com os a combustível.

  6. IKAROS says:

    Boa parte da população vive em prédios sem garagem. Acho que só isso torna o sonho de ter um carro elétrico que carrega barato durante a noite, num sonho quase impossível de realizar.

  7. ORK says:

    Eletrodomésticos não obrigado, demasiado caros para o que oferecem…

    Se bem que nem se sabe se o futuro será os elétricos, especula-se, ainda existem outras alternativas em desenvolvimento.

    • Andre says:

      Se tivesse um diesel a consumir 500€ de manutenção anual, não dizia isso. O que já gastei em 5 anos de manutenção, dava para andar a pagar quase 10 anos de eletricidade.

      • ORK says:

        Amigo, eu tenho carros a diesel e faço em media cerca de 50.000kms por ano, e garanto-lhe que não gasto 500€ nem perto de manutenção anual, portanto, o amigo comprou foi um carro que não era indicado para o tipo de percursos que faz, e agora não se queixe, está pagar a poupança no combustível na manutenção…

        E depois os outros é que não sabem fazer contas…

        • Realista says:

          Se faz 50.000km por ano e não gasta €500 de manutenção anual duas duas uma: É você que as faz e portanto o custo sai mais baixo ou então não estão a fazer as revisões corretamente e mais cedo ou mais tarde vai ter o custo todo em cima…

          Não sei que viatura é, mas por norma as manutenções fazem-se aos 20.000 a 30.000km e se faz 50.000km por ano significa duas a três idas anuais à revisão. Se não lhe compram mo mínimo €250por cada revisão algo está mal.

    • João Corvo says:

      Quais alternativas?
      E não fale no hidrogénio, pois acabam por serem carros elétricos também.

      • gambuzino says:

        Já existem carros movidos a hidrogénio por combustão

        • João Corvo says:

          Uma tecnologia ainda em fase embrionária e apenas em testes visto ser difícil o abastecimento de hidrogénio líquido (-253º) e a manutenção dessa temperatura no automóvel sem perdas consideráveis.
          Talvez no futuro não muito próximo, mas não para já.. Se formos para a área de testes, também já existiram carros a energia nuclear.

          • JL says:

            Por acaso só existe 1, e já existiram 2 centenas a rodar na Alemanha entre 2004 a 2006.

            Mas querem a combustão porquê? A gasolina está barata demais e os eléctricos têm autonomia a mais ?

      • ORK says:

        Use o Google para pesquisar sobre as alternativas, não faças perguntas desnecessárias…

        • João Corvo says:

          Pergunta desnecessária?
          Você arrota aqui postas de pescada para o ar e não se digna a apresentar uma alternativa a quem pergunta. Se você sabe de alternativas válidas, poupe o nosso tempo e diga quais as alternativas.

  8. André R. says:

    Vejam as imagens das filas dos elétricos na GALP , a caminho do Algarve, só para poderem ter mais uns km de autonomia…
    Não há paciência para estar meia hora para carregar um carro e não venham com as tretas que enquanto bebo um café aquilo carrega. O tempo de férias é para se fazer no destino, e não a caminho…

    • Andre says:

      Era um encontro de teslas… as pessoas adoram engordar pelos ouvidos. Nem criticam a imagem.
      Mas quando se passa horas na fila dos combustíveis porque eles vão subir… Isso já não há problema.
      Se não para para beber café devia. Mas o tugão macho gosta de dizer… Fiz do porto ao Algarve em 4h sou o maior da minha aldeia.
      Mas.como o tugão também só conhece a EDP porque tem medo de ficar sem eletricidade se mudar para outra… Diz muito da mentalidade tacanha do português

      • Ricardo says:

        E ja agora sabes que para alimentar estes espetaculares carros eletricos é necessário capacitar a rede eletrica nacional. E como consequência, estamos a estragar as paisagens com torres se alta tensao, estamos a destruir arvores e floresta para estas linhas passarem e estamos a destruir terrenos para colocar painéis, onde nao sao destruidas arvores e todos os animais que aí vivem. É esse o futuro brilhante dos carros eletricos? Pense antes de escrever alguma coisa e analise os impactos se tiver capacidade

        • PML says:

          Ricardo, só no incêndio de Odemira foram mais árvores. terrenos e afins destruídos do que o espaço para os paineis solares.
          Sabe quanto gasta o processo de refinaria para a gasolina e diesel? Só o processo de refinamento (sem contar com tudo resto) em termos elétricos é quase o que um eletrico consome por km. Depois a isso tem ainda de somar o custo de exploração, transporte de petroleiro desde o país de origem até à refinaria e transporte da refinaria até à bomba.

        • Realista says:

          Portanto a solução é os combustíveis sintéticos que gastam gastam 27 vezes mais eletricidade que o carro elétrico… ou então os carros a hidrogénio que gastam 45 vezes mais eletricidade que um carro elétrico…

          A energia para essas soluções não é preocupante para a rede elétrica nacional mas carregar o carro elétrico já é.

          Isso chama-se hipocrisia. Alias se TODOS os carros atualmente em Portugal passassem da noite para o dia a andar em modo elétrico o impacto para a rede elétrica seria de 30% do atual (dados de 2022) numa altura em que andamos a encerrar centrais a carvão. No entanto este impacto não acontece do dia para a noite e dá tempo suficiente para a rede elétrica adaptar as suas necessidades.

          Sabes o que não dava tempo? Passar para combustíveis sintéticos que ia necessitar de aumentar a produção mais de 100% e nem sequer venhas com o hidrogénio.

      • gambuzino says:

        prefiro ser um tugão que abastece em 5 min e vou á minha vida do que um iluminado como tu que espera 30 min á espera de vaga para abastecer e mais 30 min para carregar …

        • Realista says:

          É porque abasteces em 5 minutos… lol

          São 10 minutos para ir à bomba, mais 5 para abastecer, mais 5 para pagar e dar os cartões de desconto, etc e mais 10 para voltar a casa. Isto se não tiverem pessoas na fila para pagar ou não aparecer um cliente que quer um café e têm se ser a pessoa da caixa a atender…

          LoL

      • ORK says:

        Pelas suas respostas cada vez mais demonstra total desconhecimento nas matérias, seja em que motorização for, elétrica ou combustão, é só calinadas atrás umas das outras…

      • Ifm says:

        Encontro de telas numa bomba de combustível????

        Já vi muitos encontros de carros e de motos, e os únicos que são numa bomba de combustível é os gajos dos fumarentos e dos bombos que vai para o picanço ou para o showoff a montar a sua sucata feia que dói e que gastaram lá rios de dinheiro.

        • JL says:

          Nem só, basta haver aumentos ou condicionantes para haver encntros em bombas de combustivel

          https ://www.dn.pt/dinheiro/filas-nos-postos-low-cost-devido-a-subida-dos-combustiveis-14651928.html

  9. falcaobranco says:

    Não é só os carros serem demasiado caros, como o sistema de carregamento em Portugal não está amplamente implementado pelo país fora, já para não falar dos tempos de carregamento dos mesmos.

    Pessoalmente, já o disse várias vezes, só compro um electrico quando não houver mais nada no mundo.

    Até o próprio mercado prevê que os electricos não dominem o mercado por completo.

    • ORK says:

      Ora aqui está a verdade nua e crua, se as coisas tivessem realmente viabilidade, havia mais aposta na tecnologia, ora preços absurdos, autonomias restritivas, infraestruturas limitadas, isto é bom só para um nicho, e não para todos, pois ainda não se enquanto em todos os modos de utilização, sobretudo para quem trabalha que tempo é dinheiro…

  10. Hugo says:

    Tenho realmente interesse na mobilidade elétrica, mas não tendo garagem, que alternativa tenho em carregar o automóvel? Este é um dos problemas principais que me deparo. Alguma sugestão?

    • Zé Fonseca A. says:

      Mesmo os prédios com garagem ou parqueamento, muitos nao estão preparados para que todos os condóminos possam carregar os seus carros, é preciso investimento em renovação de quadros eléctricos

      • Pedrito says:

        Renovação de quadros? Errado, muitas vezes não é mais do que alterar a entrada de energia e colocar as proteções de saída para o ponto de carregamento. Quantas obras já eu acompanhei em que o quadro que lá estava mal é mexido.

        Em todo o caso há muitas situações que seja por colocação de pontos de carregamento ou não os quadros efetivamente deviam ser renovados porque vê-se coisas por aí que são a decadência total e completa.

  11. J says:

    Portugal infelizmente não está bem preparado, a nível de mentalidade, infrastructural e preços.

    No Reino Unido por exemplo já se encontra facilmente na game média e média/alta que o preço entre comprar um eléctrico ou um carro a combustão é basicamente igual ou muito semelhante. Sendo sempre mais económico a longo prazo o eléctrico.

    Há uma rede de carregamento eléctrico e até as novas casas construídas já têm carregador instalado.
    Vai demorar mas esperemos que Portugal siga o exemplo. O pior é mudar as mentalidades.

    • Pedrito says:

      O pior mesmo é a mentalidade e o grosso dos comentários que aqui se vê com dados inventados e sem qualquer fundamento são o reflexo disso. Se a mentalidade e a pressão fosse outra talvez a nossa rede de carregamentos já fosse alguma coisa minimamente em condições. E mesmo assim nem está mal, comparando com a altura em que comprei o primeiro VE a diferença é drástica.

      Construção nova cá em PT também já é obrigatório ter por exemplo um ponto de carregamento por fração (no caso de um prédio).

    • Filipe says:

      Elétrico desvantagens: custo inicial, substituição bateria (mesmo que 10 anos) , custos em caso de acidente, necessidade de ter garagem com carregador(para custos baixos de carregamento). Combustão, manutenção mais cara e impostos (mas equivalente a troca de baterias ao fim de 10 anos), valor por km 4x superior, mais prazer de condução. Resumindo se os combustíveis custassem 0.50 euros/L ninguém queria elétrico a não ser que estes custassem o mesmo e que todos nós o podessemos carregar em casa, seria opção racional face ao problema ambiental que vivemos!

      • JL says:

        Tem de substituir a bateria em caso de acidente porquê?

        Precisa de garagem para quê? Não carrega na rua ?

        Mais prazer de condução ? No eléctrico ? Qual experimentou ?

        Eu tenho eléctricos desde 2006, nessa altura estava barato.

  12. Rui says:

    Quando houver rede de carregamentos em todo o país e o carro eletrico tenha uma aitonomia minima de 1000km com um valor a rondar os 30k, eu compro

    • Pedrito says:

      Faz todo o sentido. 1000 km de autonomia quando mais de 80% da população não faz mais de 30 km por dia e para ir ao algarve uma vez por ano não faz mais de 500 para cada lado. Faz tanto sentido como andar sempre com uma mala de viagem para carregar um porta moedas, não vá precisar de mais espaço!

  13. Manuel Abrantes says:

    Mas vão ter que ter e num futuro muito próximo, goste-se/concorde-se ou não, a partir de 2025 já poucas marcas vão lançar novos modelos com motor a combustão, é algo assumido por todos ba indústria automóvel, apesar da UE ter posto o limite só em 2035, ou seja, por questões não ambientais mas sim económicas e de mercado a própria indústria vai antecipar as metas da UE, tudo o resto que se diga é com todo o respeito como nadar num agueiro… não saiem do mesmo sítio e afogam-se.

  14. Pedro Aranho says:

    Automóveis elétricos para não poluir o planeta é uma farsa, pois para produzir as baterias e depois as destruir é muito mais poluente do que ter veículos a consumir combustível fóssil. Por outro lado, para já, não é viável, para a grande maioria da população, ter veículos elétricos. Não só porque são caríssimos, mas também porque é difícil carregá-los, quer seja falta de locais de carregamento, quer seja pelo tempo que exigem no carregamento. E não venham dizer que carregam de noite, pois os veículos a gasolina ou diesel, não precisam dessa preocupação. Eu tenho uma moradia e não quero ter um elétrico. Quanto à manutenção, se comprarmos veículos novos e cuidarmos bem deles, não dão grandes problemas. Eu tive um fiat a diesel novo e tenho um Alfa Romeo a diesel novo. Nunca me arrependi de os ter pois portam-se muito bem, apesar de serem muito mais baratos que os veículos alemães. Também tive um alemão usado e estava sempre a ter problemas, alguns crónicos graves. Depois de gastar muito dinheiro nele, acabei por me fartar e vendi-o.

    • IrÓcuMata says:

      Tenho um seat ibiza a diesel do ano 2000 que comprei novo, tem 370k Kms, nunca me deu problemas, pago 32€ de IUC e espero que se aguente mais pelo menos 4 anos. Depois vou para um a gasolina que a quilometragem que faço hoje já não compensa comprar a diesel. Brinquedos a pilhas são para a garotada.

  15. Paulo Baptista says:

    Os elétricos ainda estão numa fase de desenvolvimento muito inicial, apesar de existir oferta já há muitos anos. Quando as marcas oferecerem garantia aos componentes, qualquer um, acima de 5 anos contra defeito de funcionamento, então nessa altura o mercado vão expandir mais rapidamente. Só não estão mais desenvolvidos porque os grupos ligados ao comércio de combustíveis fósseis adquiriu e retardou o desenvolvimento de motores elétricos e baterias. No futuro haverá elétricos mas também haverá alternativas a combustão de muito baixo teor poluente.

    • Sergio says:

      Ora nem mais, mas esquece tentar explicar isso à malta, parece que tens que ser fanático por elétricos ou por combustão.
      Quando o mundo ainda precisa e precisará nos próximos anos dos dois.

    • João Corvo says:

      Então diga lá quais as marcas que oferecem 5 anos de garantia contra defeito de funcionamento de componentes? Como é qualquer um, diga por exemplo relativamente à suspensão.

  16. Joel Costa says:

    Amigos! Tenho um carro elétrico e não estou 1% arrependido, faz tudo e lev-me para todo lado com o maior conforto possível, estacionamento (na minha zona) manutenção, impostos, estou isento e sim, tem uma poupança de quase 60% em comparação com o combustível. O que se passa em Portugal com os elétricos são os “lobys” em que há 1 ou 2 empresas que está a meter ao bolso e não deixa mais ninguém fazer nada, nomeadamente a Tesla e seus carregadores. Em Espanha é totalmente diferença é a poupança vai até aos 80%.
    Neste momento Portugal tem mais que pensar nas pessoas que andam a meter ao bolso (tanto combustível como elétrico) que se deve ou não comprar um elétrico…

  17. Sergio says:

    Os jovens não estão preparados mas também não é nada de novo, há 20 anos atrás já era evidente a verdisse com que um engenheiro ia para uma fabrica após o curso.
    A grande diferença é que há 20 anos atrás esse mesmo engenheiro, na maioria das vezes, fazia das tripas coração para se adaptar e acompanhar o ritmo tratando os dinossauros da casa com respeito, mesmo que eles não merecessem.

    Hoje, devido aquilo que é todo o percurso infantil, adolescente e académico uma boa parte dos jovens sente-se de tal forma fragilizado em ambientes adversos que prefere desistir.

  18. PJA says:

    Números normais e isto aqui, porque se se fizer uma sondagem na sociedade são bem piores. A Noruega com todos os apoios e com uma boa rede de carregamentos tem uma taxa de penetração do BEV de 16%.

  19. Luís Silva says:

    Boa tarde a todos!
    Quero relembrar que existem automóveis para todos os gostas e necessidades…
    Agora dizerem que isto dos electricos ainda está muito atrazado, vamos esperar mais 4 ou 5 anos… bom a pensar assim… o que seria do automovel actual se em 1960 pensassem desta maneira…
    Sim, claro tenho um electrico… agora digam-me se conhecem alguém quer tenha trocado um electrico por um a combustão…
    Mas continuo a respeitar as vossas opiniões.

  20. Yamahia says:

    17% de leitores têm BEV’s?
    De certeza que o ZéBigodes passou por cá e trouxe as tropas!

  21. alguem says:

    Quem tiver um fiat punto e quiser mudar de bateria só tem de gastar 20.000 paus .

    Curiosidade: https://youtu.be/XRVnPPF7eh8

    • JL says:

      Porquê? Abre e repara o amassado.

      Ninguém tem a culpa que esses cromos não o saibam fazer.

    • JL says:

      Olha, o famoso mineral que é usado na refinação de combustíveis.

      https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converters/

      Ja agora, os ve mais vendidos na Europa já não usam isso.

      • alguem says:

        Obrigado por confirmares o meu ponto de vista

      • Yamahia says:

        Vc realmente é incorrigível é capaz de desculpar um terrorista que rebenta à bomba com uma cidade pq viu uma criança rebentar um fulminante…
        As aplicações catalíticas na indústria de petróleo já datam desde o início da 2ª metade do século passado. Ouviu falar de algum problema relacionado com isso até aqui? Não ouviu e sabe porquê? porque as quantidades usadas eram e são irrisórias!
        Na época 5000 toneladas de Co chegavam e sobravam não só para isso mas tb para alimentar toda uma industria aeroespacial, de pigmentos, superligas e outros usos especializados
        Hoje no final de 2022 são precisas 190.000 toneladas/ano, sobretudo para alimentar a nova industria das baterias de automóveis eléctricos . Uma industria que promete secar tudo à sua volta., Não apenas o cobalto mas tb o cobre e outras terras raras, lençóis freáticos e por aí vai!

        Os carros mais vendidos na Europa usam CATL LFP? Então não se percebe porque a maioria dos construtores europeus ainda utiliza as baterias de NCM, devem ter um sentimento masoquista de gostar de pagar mais.

        • JL says:

          Claro que não ouvi, porque sempre foi assim, as maiorias sempre tentaram culpar as minorias dos males das maiorias.

          Errado, não seca porque são reaproveitados.

          Errado, porque apenas os modelos de entrada usam as LFP, que curiosamente são os mais vendidos, foi isso que eu disse.

          Exato, a industria do petróleo corre o risco de secar tudo, por isso quererem arranjar alternativas, até mesmo esses, com os famosos e sequiosos hidrogénios e sintéticos.

  22. Yamahia says:

    Sem dúvida que o carro eléctrico faz justiça à velha máxima de descansar e recarregar baterias. O qué que querem mais?
    5 horinhas , será que chega? Acho que aim…
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/carros-eletricos-da-tesla-esperam-horas-na-fila-para-carregar-baterias-em-estacao-de-servico-a-caminho-do-algarve

    • Jose Lapao says:

      Sempre a mesma notícia sensacionalista porque será? Todos os Teslas que lá estão parados tem energia gratuita nos super carregadores da marca, pois há mais muitos mais carregadores pela autoestrada fora, mas todos param lá por ser grátis.
      Imagina a Mercedes ou a BMW, ou mesmo a Opel, ou Peugeot oferecerem o combustível fóssil (gasolina ou gasóleo) grátis para os seus carros se não entupia as bombas também. Quando não se sabe ou se quer argumentar algo arranjam de tudo. Há dois anos quando houve escassez de combustível quantas horas estiveram parados para atestar? Os elétricos continuaram a andar pois esses podem abastecer a noite inteira enquanto dorme seja em casa ou num posto público.

      • Yamahia says:

        Todos? Ehh lá a Testa está uma mãos largas. looolooolool

        • JL says:

          Todos, não têm é todos para sempre. Os novos também recebem uns kms gratuitos.

          Curioso porque o poligrafo não confirma o tempo, que obviamente está inventado.

          • Yamahia says:

            Epá nem tinha reparado q era tudo Model S e Model X com menos de 3 anos looolooolool

            Qt ao tempo, não estou a afirmar, estou a perguntar se 5 horas chegam. É q segundo o testemunho da D. Isabel Correia eram para cima de 50 carros. 5 horas chegam para despachar isso tudo? looolooolool

          • JL says:

            Quem disse que só esses recebem kms gratuitos ? Todos os teslas vendidos recebem kms consoante as promoções e os referidos que usaram. Simples assim ?

            Provavelmente até tiveram mais. Segundo ela foi o dia todo carros a passar, normal, uns chegam e outros abalam.

            Estão muitos testemunhos no grupo da tesla e não vi nenhum a dizer que levou mais de uma hora para começar a carregar.

            Mas alguma vez isso fazia sensação se não dissessem horas ? As fotos são sempre as mesmas, foram tiradas do mesmo grupo, quem as colocou disse que tinha uma fila com 16 carros é que levava +- meia hora a despachar.

            Está todo solidário porque esse é o estado que encontra as bombas quando há aumentos ?

          • JL says:

            Quanto as 5 horas, já lhe apresentei contas, se não as viu, vá ver, nem a 1/5 desse tempo leva.

          • Yamahia says:

            50 ao longo do dia? Vc é tramado, ehehe isso dava 2 por hora. Nem sequer se falava no assunto looloool
            Nada disso. Estiveram 50 carros à espera. E as suas contas estão mal.
            Admitindo que todos carregavam de forma ordeira e organizada ( o que não iria acontecer) que todos fossem compreensivos com o próximo e apenas carregassem até 80% (o que tb é uma utopia) . Mas admitindo que sim, que era tudo boa gente disposta a sacrificar-se pelo próximo, e que os 10 carregadores estariam todos activos (o que é raro) o tempo estimado médio seriam 2,5 horas por carro (50:10x30min).
            Quero lá saber do que dizem os tesla fanboys eheh A matemática ainda é uma ciência exacta!

          • JL says:

            Looooooool

            Você ainda é pior que os jornalistas, além de inventar ainda tem a lata de dizer que a matemática é uma ciência exacta.

            Durante o dia passaram centenas.

            De forma ordeira ? Então pensa que estes são como os haters que andam a batata. Looool

            2.5 horas por carro ? Como chega a esse valor ? Tirou da cartola ?

            Deve estar a ver de arranja uma comissão da senhora da bomba, só pode.

            Já que acredita tanto na senhora ela diz que dura 20 minutos, ou as palavras da senhora ja nao servem ?
            Primeiro, os carros não chegam ali com 0% nem com 10% nem com 30%, devem chegar com pelo menos 30%, quem é de Lisboa nem para por ali, a nao ser que não tenha saído de lá de baixo com 90%, e quem vai para norte, vai parar na Mealhada, logo precisa de 70 a 80%.

            Ou seja, na média 20 minutos de carga.

            Quer dizer que é despachado um carro a casa 2 a 3 minutos, nunca estariam mais do 45 a 50 minutos, e foi isso que foi a aplicação reportou na hora de pico.

            Não interessa o que dizem os haters. Todas essas fotos vieram do grupo tesla, e do stand que vende chaços, sim, esse bem conhecido, foi ele que inventou as horas intermináveis.

            Não compre , assim só passa tempo nas filas do combustível. Ahahahaha

          • Yamahia says:

            A matemática está lá explicada numa equação simples. Não chega lá nem assim??lool

            Ok tem aqui outro testemunho:
            “Duas horas é o tempo que demora cada carro”
            https://postal.pt/sociedade/teslas-fazem-fila-de-horas-para-carregarem-as-baterias-a-caminho-do-algarve/
            Como vê não falhei e se falhei não foi por muito…

            Quem é que ficou retido aquando dos últimos aumentos significativos.
            Olhe, eu não fui. Quer o vídeo?
            Cada um…

          • JL says:

            Portanto mais uma vez se confirma que foi o diz que disse, tal como foi o relato que você tanto ateimou do navio que ardeu, no fim foi confirmado que era mentira.

            Quero, meta ai o vídeo. É que por isso que este caso é tão famoso, é uma forma de “desanuviar ” a questão “ah e tal, estes eléctricos afinal também apanham filas…, ou uma forma de justificar a si próprio que fez uma bela escolha. aahahahhahaha, cada 1….

          • JL says:

            O testemunho é tão sério que até diz que Alcácer do Sal é à saída do Algarve, portanto daqui a pouco passamos a ponte e estamos no Algarve. LOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Em relação ao navio, vc é temoso que dói, novamente:
            “…sendo que as primeiras comunicações da tripulação às autoridades, durante o pedido de ajuda, especificaram que o incêndio deflagrou num carro eléctrico, em concreto na respectiva bateria, que terá explodido, com o fogo a propagar-se rapidamente aos carros vizinhos,”
            https: //observador.pt/2023/08/04/atracou-navio-com-3783-carros-em-risco-devido-a-incendio-num-veiculo-electrico/?cache_bust=1692545018009
            Não é verdade pq? Diga lá? Quer por em causa o testemunho de 19 pessoas?

            Por outro lado, desafio-o a detalhar 1 um só navio da marinha mercante ro-ro ou outro dedicado a transporte de viaturas perdido devido a incêndios antes do boom dos elektros.
            Lembro que em 2 anos já foram 2 para o galheiro.
            A continuar assim, qualquer dias não temos navios para transporte de carros!

          • Yamahia says:

            “saída do Algarve” provavelmente significa que as pessoas estavam de regresso. Não lhe parece? Duh!

          • Yamahia says:

            “ah e tal, estes eléctricos afinal também apanham filas…”
            O drama, a tragédia, o horror, depois de anunciado o maior aumento de combustíveis no ano de 2023. Até houve porrada e tudo loooloooloool
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_9GrZ2z5V4patLDYw

          • JL says:

            Por acaso diz “à saída do Algarve”, o que se nota que quem fez a publicação nem sabia o que estava a escrever, é um pouco como as horas intermináveis e as suas 5 horas, tudo especulação só porque sim.

            Olha que novidade, também lhe arranjo muita foto sem filas, quantas quer ?

          • JL says:

            Do navio essa informação é mentira, ainda não deu por isso que o navio já foi inspecionado e encontraram todos os eléctricos intactos ? ou vai continuar a manter essa mentira ?

            Tem a noticia no artigo próprio.

            Além de continuar a espalhar informações falsas que já foram esclarecidas por aqui, devia ter vergonha disso, mas enfim, já sabemos que deve ter muito a perder com isto.

          • Yamahia says:

            “Por acaso diz “à saída do Algarve”,…”
            E depois?. Saíram do Algarve e foram recarregar em Alcácer. É o que se entende.
            “Distrito de Setúbal”, diz o autor um pouco mais à frente . Achas que alguém que não sabe onde é Alcácer diz que pertence a Setúbal?
            Se fosse esse o caso diria que era distrito de Faro, looolooolool

          • Yamahia says:

            “o navio já foi inspecionado e encontraram todos os eléctricos intactos ?”
            Onde é que isso está escrito e por quem???

          • JL says:

            Vá ao artigo próprio sobre esse assunto, está lá.

          • JL says:

            Em vez de 2 horas também podiam ter dito 20 horas, a diferença era apenas um zero.

            Ok, então se dizem que distrito de Setúbal é à saída do Algarve, pronto, coitados dos alentejanos, já nem sabem aonde pertencem, talvez ao concelho de Coimbra . Looooll

          • JL says:

            Não sei se reparou, mas não são os jornalistas ou senhores do polígrafo que dizem que é “à saída do Algarve” foi sim aquelas publicações da petrolhada, tal como as “horas intermináveis”.

            Eles só confirmam que a foro é real, se resto explicam o aumento das vendas e o testemunho da senhora.

        • PML says:

          Mas o JL ainda se dá ao trabalho de responder… Há pessoas que acham que a terra é plana ainda hoje, por isso tudo é possível.
          As pessoas dos elétricos tb não são anjinhas. Escolhem não só pelo ambiente, mas principalmente pela carteira. Acho que nenhum deles é anjinho ao ponto de não achar que existe um lobi verder muito grande e que quer levar o dinheiro aos seus negócios. E nada há de mal com isso. O elétrico não é excelente, claro que não, mas face à alternativa é de facto algo excecional.
          Deixo só uma pergunta – com os impostos do CO2 que todos os anos aumentam, quanto acham que vão estar a pagar os combustíveis daqui a uns anos? Ainda vão manter a mesma ideia? Se sim, é só mesmo porque são casmurros.

    • JL says:

      Agora também decidiu inventar como fizeram os autores da publicação que não sabem fazer contas ? LOOOOL

      Nem 45 minutos levaram, mas claro que se não aldrabassem o tempo não tinha piada.

      • Jose Lapao says:

        Nem o meu Mokka-e que tem uma curva de carregamento tramada demora 2 horas a carregar dos 20 aos 80% (o aconselhável pela marca num carregador de 100 kWh, quanto mais um Tesla que tem uma curva de carregamento uniforme e pode carregar num super carregador a 250 kWh, mas como os fósseis não entendem nada de curvas de carregamento, kWh e baterias torna-se complicado compreender. Enfim

  23. Jose Lapao says:

    Eu disse todos os que lá estão, não todos os Teslas, mas quando as pessoas não querem entender e querem ter tempo de antena fazem de tudo.
    https://fleetmagazine.pt/carregamento-gratuito-ionity-carros-eletricos-bmw/
    A BMW e a Ionity estão a oferecer um ano de carregentos gratuitos na sua rede, talvez os postos da Ionity não iram padecer do que acontece nos super carregadores Tesla porque não há assim tantos BMW 100% a circular muito menos porque a promoção é só para encomendas entre 1/06 e 31/12.
    Mas muito provavelmente irás ver muitos BMW parados nos postos Ionity a espera da sua vez de carregar gratuitamente

    • Yamahia says:

      Ao menos os BM’s não têm que sair da AE nem precisam de fazer TT para chegar aos carregadores. looolooolool

      • JL says:

        Mas quando tiverem de pagar, preferiam sair , já que vão pagar o dobro.

        • Yamahia says:

          Será? Para poupar 5 , 10 parrecos? Eu não saia nem q fosse à borla, uns 20 parrecos.
          Mas acredito q haja gente para tudo.

          • JL says:

            Ao que parece você até faz compras num certo local só para ter descontos, e agora vai dizer que não saia ? LOOOOL

            Assim se vê como o seu discurso muda quando é do seu interesse.

          • Yamahia says:

            Tenho que fazer compras. É a vida. Se podia fazê-lo no ElCorteInglés? Podia! Mas a generalidade dos produtos é mais cara e não dão desconto nenhum para a gasosa looolooolool

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