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Questão: Tem, ou está a pensar comprar, algum veículo elétrico?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Lucas Caminhante das Estrelas says:

    Falta uma opção:
    Sim, mas aos valores actuais nem pensar

    • Realista says:

      Os valores sempre foram caros.

      Em 2009 compravas um BMW 520d a metade do preço de um apartamento T2. Em 2023 continuas comprar um BMW 520d a metade do preço de T2 (e se calhar um bocadinho mais) na mesma…

      A única coisa que estão caros é no segmento A e B que são veículos onde as pessoas compram mais preço preço e nem sequer estão a pensar se compensa no futuro.

  2. Miguel says:

    Já tive e já voltei à gasolina. Elétrico de novo só quando não implicar tanto tempo parado para carregar.

    • Mario says:

      Vejo eletricos a serem carregados em 15/20 minutos a 80%.
      A carga em casa é a que menos agride a bateria, então se for feita lentamente ainda melhor.
      Pessoalmente quero trocar, até pelo chorrilho de problemas que os diesel me têm dado nomeadamente no Adblue.
      Infelizmente ou felizmente não se trata de querer ou não querer… de alguma forma vamos ser todos obrigados. Não falta muito para termos o combustivel nos 2€ outra vez

      • sergio says:

        e já li alguns artigos, que: as mudanças de temperatura também detioram as baterias.
        Por exemplo os veículos de dia estão ao sol (nem todos conseguem ter sombra), e o veículo e bateria com o calor, tal como todos os materiais, dilatam. Depois de noite a temperatura desce e ás vezes cai geadas, etc. Os materiais contraem.

        • JL says:

          Mas as baterias não estão ao Sol, nem estão dentro carro, num dia 36 a 40 graus como hoje, as do meu não passaram dos 30 graus, que é a temperatura perfeita para elas.

      • Pijama says:

        Lamento mas não tenho dinheiro para comprar um novo nem mesmo a gasolina quanto mais elétrico, como me vão obrigar?

      • Miguel says:

        Tive um Tesla Model S P100D. Demorava cerca de 30 minutos a carregar dos 10% aos 80%.
        Tendo em conta a autonomia total de cerca de 430Km, abdicar de 30% resulta em cerca de 300Km.
        A cada 300Km em viagem tinha de parar cerca de 30 minutos.
        Era demasiado e desisti.
        E claro, com o tempo a bateria vai-se deteriorando e a experiência só piora.

      • Grunho says:

        Carregados em tão pouco tempo ainda não vi, nem em homologação. Seja como for, primeiro é preciso pagá-los, e esse problema a indústria não resolveu nem está para resolver. É por isso que a diferença entre os que pensam comprar e os que têm pasta e vão mesmo comprar é tão grande. Pensar está ao alcance de qualquer carteira.

    • André R. says:

      Aguarda pelo hidrogénio…

    • JL says:

      Que evse usava ?

    • Telmo says:

      Actualmente numa paragem de 30 minutos já consegue carga suficiente para mais de 100km.

    • remela says:

      Lol, miguel deves ter tido tanto um elétrico como eu um foguetão…

      Tempo que passo a carregar: ZERO

      Carrego em casa enquanto durmo.

      Viagens muito grandes: 20 a 30 minutos enquanto vou ao WC e tomo um café. Na maioria das vezes até hoje, atinge a carga que quero em menos tempo do que precisei para o wc e café,.

      • Zé Fonseca A. says:

        1 nem toda a gente gosta de parar para wc e café, muito menos perder 30 min nessa aventura
        2 se o fizeres em agosto ou no futuro quero ver encontrar postos de carregamento livres, os 30 min podem facilmente derrapar para 2h se tiveres fila de espera

        • JL says:

          Os postos estão a aumentar tal como os veículos, ou no inicio dos tempos já havia postos de combustível para toda a gente ?

          Curioso porque anda muito na baila que outras soluções podem ser futuro, quando nem sequer existem como abastecer. LOL

          Agosto ? não entendi ? estou neste momento de férias, já fiz 2 viagens, uma ao Sul e outra ao Norte e não vi problema nenhum.

        • Mario says:

          Se não o fazes… é de todo aconselhavel fazer paragens para “esticar as pernas” e não sou eu que o digo… fala com qualquer médico.
          Mas o tugão gosta de ir ali 8 horas “na brasa” a conduzir sem parar… depois ha acidentes.

      • PJA says:

        Mais um musico

      • Miguel says:

        Tive um Tesla Model S P100D. Só acredita se quiser lol. Também carregava em casa e na empresa, mas para quem faz muitos quilómetros, desvios da rota planeada com regularidade e não tem o hábito de fazer parabéns de mais de 5 minutos (e só porque para pôr gasolina e pagar não é mais rápido), um elétrico não é nada prático. Além disso, nos 2 anos que tive o carro a bateria perdeu imensa capacidade, a experiência foi sempre a piorar.

        • JL says:

          LOOOOL só pela ultima frase dá para ver que não teve.

        • Realista says:

          Deves ter tido tanta degradação de bateria como a degradação do catalizador do meu carro elétrico…

          • JL says:

            Looooool, desta nunca me vou esquecer. Kkkkk

          • Miguel says:

            Ou as suas maneiras/educação…
            Andámos na tropa, foi?
            Deixei aqui a minha opinião, baseada na minha experiência de fazer o meu dia-a-dia com um Model S – arrependi-me de o ter comprado naquela altura, certamente no futuro os elétricos vão ser melhores. Talvez o uso que dou aos meus carros não seja o que da maioria das pessoas (muitos quilómetros diariamente e de preferência com o mínimo de paragens). Mas se não acreditam – para mais não estando eu interessado em provar nada aqui – por mim está tudo, fiquem com a bolacha, que eu fico com o meu old school a gasolina.

          • JL says:

            Nem vale a pena tentar provar.

            Muitos kms e anda a gasolina. LOL

          • Miguel says:

            E então? Não é a opção mais económica, mas é a que mais me agrada e está nas minhas possibilidades.

          • JL says:

            Exacto, até foi por isso que comprou um tesla.

            Então esse tesla já tinha o retrofit para carga em loulé ?

          • Realista says:

            A sua história não faz sentido…

          • Realista says:

            Já agora, qual foi o carro a gasolina que comprou para substituir o Tesla Model S P100D ?

          • Miguel says:

            Eu não disse que tinha comprado um Tesla para poupar LOL. Comprei porque a aceleração é incrível. Atualmente tenho um Panamera.

    • Realista says:

      E qual foi o que tiveste?

    • Leo says:

      Exatamente!…
      Acrescento: Se morar num apartamento, então como é?

  3. Hugo says:

    Também já tive (viatura VE de serviço) e é uma dor de cabeça! Tempos de refazer a vida toda para ter autonomia suficiente para o dia a dia. De resto são excelentes veículos

    • JL says:

      Ena, quantos kms fazia por dia ?

      • Nuno Manuel Alves says:

        350 Km por dia num carro de 300 cv 🙂
        Dores de cabeça sempre são melhores do que dores no “Marron” apos pagar 100 paus por atestar o carrinho de legos com sumo e rezar para que as peças não se desfaçam… O gang do sumo a elaborar as teorias do AXISMO:):):):):):):):):):)

        • Prof Troca tintol says:

          AXISMO não existe na língua portuguesa o que você quis dizer foi no nome masculino INFORMAL Achismo que vem do Achadismo argumentação ou conjunto de ideias que se baseia apenas na subjectividade, na opinião pessoal. É assim que se aprende português.

          • Nuno Manuel Alves says:

            ohhh amigo, deixa la isso, aprende mas é a procurar informação e não digas asneiras.
            O tal AXISMO, falso e com falácias, falam e não percebem nada do assunto de rir mesmo.
            Entretanto tu sabes tanto disto como eu sei de plantar batatas, e vens para aqui espalhar a tua ignorância.
            Mais um AXISTA. Nao diz o que sabe nem sabe o que diz.

  4. RuiPT69 says:

    Não.
    Tenho outras prioridades em primeiro.
    Carro Electrico está lá no fim da lista.

  5. B@rão Vermelho says:

    Sim estou a pensar compro para o próximo ano, assim que tiver condições de poder carregar em casa
    O novo Renault 5 VE, pelas ‘ fotos”, parece ser muito bonito, vamos ver o preço, o meu orçamento para compra de um VE é de 20.000€, acho que é um valor justo para um carro que pode vir a ser descartável, tenho serias dúvidas que se consiga vender VE com mais de 8 a 10 anos, é mais ou menos o tempo que tenho um carro.

  6. sergio says:

    O Governo deixou de dar apoio de 4000 euros na compra de carro elétrico. Ou seja um dos principais incentivos acabou. Primeira azelhice!

    As baterias duram quantos anos de vida?
    O carro tem autonomia real para quantos KM, para 380 Km percorridos?

    Não compensa ainda.
    Melhorem essa tecnologia, e daqui a dez anos falamos.

    • JL says:

      Isso é o mesmo que responder: quanto tempo dura um motor a combustão.

      Sobre o compensar depende de como o usa, não é apenas em 1 linha de texto.

      • Entusiasta says:

        Um motor a diesel fazer entre 800 e 1000km não é nada de extraordinário hoje em dia. Em regime misto

      • sergio says:

        “o assunto não era esse”, bla bla bla, e uma linha de texto foi você quem escreveu.
        lol.
        Um motor a combustão? Depende, um motor a diesel pode durar anos e o veículo ter 999 mil km percorridos ao longo da vida. Há veículos com 1 milhão de KM feitos em vida e ainda funcionam

        • JL says:

          Ele falou em em 1000 km, pensei que estivesse a falar de autonomia.

          E com baterias também já há, há um cá em Portugal com quase 700 mil e tudo de origem.

          Não esquecer das peças que esse motor levou até chegar a esses kms.

        • Realista says:

          Existem elétricos com mais de 1 Milhão de km e alguns até são de condução autónoma e nunca foram conduzidos por humanos…

        • Nuno Manuel Alves says:

          Não se pode comparar motores elétricos que a unica peça móvel e um eixo bobinado, e um par de rolamentos, com motores com pecinhas de LEGOS a esfregarem-se umas nas outras mergulhadas em líquidos lubrificantes, com base em Sumo de dinossauro, é hilariante.:):):):):):):):)
          Motor ice tem 2000 ou 2500 peças a baterem umas nas outras, e digo-vos é um milagre da engenharia o simples facto de conseguir sequer fazer alguns km, um milagre!!!! fazer funcionar uma engenharia falhada é digno de nota, atenção, nada contra. Temos que ser honestos e realistas, são precisos milhares de litros de Sumo de dinossauro e milhares de peças e líquidos lubrificantes para fazer aquilo rodar, no fundo não passa de uma traineira com eficiência de 20% meus amigos é a natureza da máquina.
          Eu desde já desafio qualquer bebedor de sumo de dinossauro a um teste…
          100 Mil KM seguidos de EV | 100 mil no Ice com o capot soldado e vamos ver quem chega ao fim e no final um teste no Dinamômetro .

          E não sei porque mas apostava tudo no EV :):):):):):):):):) algo me diz que era a chamada aposta segura:):):):):))::)

    • Mario says:

      Sérgio, não vejo essa necessidade do apoio… por uma simples razão… não deve haver falta de dinheiro nos bolsos das familias pela quantidade de carros novos e de alta cilidrada e elétricos que vejo a circular.

  7. Marko says:

    Eu tenho e enquanto der para ter a gasóleo será sempre a minha escolha… Baterias caras, o carregamento ainda não está “disponível” em todos os locais de residencia mesmo em Lisboa, eu moro em Lisboa e na minha zona por exemplo não vejo 1, teria de ir para outros locais da cidade mais central e ai sim existem bastantes facto mas implica estar a seca a espera que carregue, carregar pela janela teria de ter extensão de 200/300m a passar no meio do passeio onde as pessoa passam e já sabemos no que ia dar… Preços também não ajudam, e os mais em conta têm autonomias de “bicicleta” portanto da minha parte… Para já ainda estou longe de se quer pensar em adquirir um!

  8. Joaquim Paiva says:

    Adquiri o bz4x,mas ainda não tenho uma opinião formada porquanto,ainda não me foi entregue.Mas,em princípio não vou ficar desiludido.

  9. Tito Portugal says:

    Eu penso que a tecnologia actual ainda é muito primitiva para um carro eléctrico.

  10. Step says:

    O problema dos carros eléctricos é só os carregamentos, ainda não se nota isso por estarem poucos a circular, quando a maioria forem os eléctricos, com os tempos de carga que demoram, aí será o problema com a quantidade de veículos que circulam actualmente, os moradores de prédios com os cabos a sair de suas casas, nos postos irá ser complicado e ainda poderá acontecer disto

    https ://www.turbo.pt/post-facebook-carregamentos-ultrarrapidos/

    • JL says:

      Porque é que os cabos haviam de sair das casas? Quando entram nos prédios por zonas muito mais perto dos carros ?

      Se o director da turbo tivesse 2 dedos de testa não tinha acontecido isso. Até porque o cartão que à porsche dá aos clientes serve para evitar isso, não entendo porque não deu a ele.

      Terceiro erro, postos rápidos são para carregar rápido, não para estacionar .

      Para você e para esses não tenho pena, usem combustíveis, esta modalidade é muito para a vossa cabeça formatada.

      • Step says:

        Porque haveria de sair? Para carregar, existem prédios sem garagem, eu já vi, cabo do 3andar para a rua

        Você até estava a ir bem mas no final estragou tudo, fez um comentário como se me conhecesse de algum lado, não sei bem quem tem a cabeça formatada os que acham que isso é a oitava maravilha do mundo ou as outras pessoas, como tinha dito no meu primeiro comentário, não existe estrutura para todos os carros que circulam nem vai haver e quem tem dois dedos de testa sabe disso, já estão aparecer outras alternativas

        • JL says:

          Errado, porque todos os que os têm hoje, já tiveram aqueles que vocês têm hoje, algo que não vos entra na cabeça é que conhecemos as 2 realidades, enquanto vocês conhecem uma e imaginam outra.

          Eu também já vi muitos cabos e mangueiras a atravessar ruas e passeios para aspirarem e lavarem os carros, qual a diferença ?

          E quem disse que tinha de ser já para todos ? Vão todos a correr comprar amanhã ? As melhores previsões apontam que só lá para 2050, pelo 50 a 60 % seja eléctrica. Não sei porque toda essa prematuridade.!

  11. Kush says:

    Já ando de VE (zoe ze40) a 3 anos, nenhum problema a registar, 3 revisões a custar de 80 a 90 EUR em que só e mudado o filtro do habitáculo

    Mas atenção, moro na madeira e como isto e uma ilha não há grandes escursoes a dar, e com uma bateria carregada a 100 por cento da para dar a volta a ilha. Tem muitos EV cá, mas os postos de carregamento estão quase sempre vazios, pois a maioria carrega em casa .
    Não penso voltar a fumarentos .

  12. JL says:

    Sim, tenho, desde há vários anos.

  13. gonzo says:

    Atenção eu só vim ver o idiota do costume a responder a toda gente o quanto é bom o carro elétrico, nem sabe o que diz, mas defende o EV como se fosse a maior maravilha do mundo, LOL…

    • Realista says:

      Idiota é aquele que diz que o VE é superior em tudo mas também é aquele que diz que o veículo a combustão é superior em tudo…

      Na verdade o VE é superior em muitas coisas que os veículos a combustão mas perde noutros aspetos (para já). Se é para todos? Não. Assim como uma mota também não é para todos.

      • gonzo says:

        Existem pros e contras em ambos os lados, o problema é mesmo a malta defender a tecnologia EV como se fosse a ultima Coca-Cola do deserto, quando a mesma ainda não está sequer madura o suficiente para todas as opções de utilização extrema como os veículos a combustão.

        Nem tão pouco ainda sabemos o que se avizinha no futuro em relação há mobilidade, ainda há muita inovação a decorrer em paralelo.

        • JL says:

          E quem defende isso ?

          Quais em paralelo ? os que são eléctricos na mesma que não existem cá ? mas o mais estranho é que não acreditam naquilo que existe e conhecem (um pouco) mas acreditam logo naquilo que não existe e não conhecem.

          Isso sim, é de partir a rir. LOOOOL

        • Realista says:

          O problema é mesmo esse: Os automóveis de combustão já só apresentam vantagens para condução extrema e mesmo assim só para extrema ao ponto de não se parar 30 minutos para ir ao WC.

          Existem sim problemas estruturais para aqueles que não podem carregar em casa: mas isso não é o problema dos EV’s mas sim daqueles que não possuem condições em suas casas.

  14. NS says:

    Pensar até penso é nem sequer tenho problemas em tê-lo a carga 8, 10, ou 12 horas. O meu único problema é {e penso que todos têm o mesmo} é os preços serem exorbitantes

  15. GM says:

    Eu respondi “Não, mas estou a pensar comprar”. Explico a resposta, pois o inquérito é muito limitado nas opções. Actualmente tenho 1 carro a diesel e outro a gasolina/GPL (de fábrica). O diesel será substituído quando der problemas de fundo e/ou tiver demasiada idade. Tem 12 anos e 127000kms, e pelos km’s que faço anualmente, não justifica substituir, nomeadamente pelo custo de aquisição actual dos VE’s, e o meu está pago. Quando comprar, será europeu. Recuso-me a contribuir para marcas chinesas, sabendo de antemão que parte dos componentes são chineses, nomeadamente baterias. Mas até estes estão a mudar, portanto, à data da substituição não será certamente um problema. Tenho condições em casa para carregamento doméstico, os benefícios da utilização do VE, concordo na sua validade, nomeadamente a regeneração de energia nas desacelerações. Apenas não concordo com as actualizações OTA, pois da mesma que os SO/funcionalidades são actualizadas, também são barradas “por dá cá aquela palha”. Quanto a mim, havendo necessidade de actualização, o proprietário teria de ter o poder de decidir e controlar a viatura, não dar essa possibilidade ao fabricante.

    • JL says:

      Para o mercado americano talvez deva haver preocupação, na Europa não, já que os cabos ficam trancados no carro e no posto.

      Por isso é que falam em cadeado.

      Portanto, FALSO ALARME.

  16. PJA says:

    Não penso comprar. Tem muitas desvantagens. E para quem não carrega em casa é um mau negocio.

  17. Realista says:

    Tenho um EV e um a combustão.

    Tenho carta à quase 20 anos, já tive muitos carros a gasolina e a gasóleo, de caixa manual e automáticas, comprados novos e outros usados, com muita potência e com pouca potência, mas nenhum deles nunca foi tão agradável de conduzir como um EV.

  18. EEQTR911 says:

    Não, nem quero. (43%)
    Não, mas estou a pensar comprar. (37%)
    Sim, tenho. (20%)

    Afinal o mundo não está perdido.
    A farsa do carro elétrico vai desmoronar brevemente.

  19. luis says:

    Eu como dono de veículos diferentes (ev, gasolina e gasóleo) acho piada a certas opiniões:

    – roubam os cabos dos evs como se não roubassem os catalizadores dos térmicos;
    – “quem não tem garagem não pode carregar o carro”… curiosamente nunca vi ninguém com uma bomba de combustível em casa…
    – Ainda na questão dos carregamentos, a maioria do pessoal não deve fazer compras em hipermercados porque a maioria ja tem postos que cheguem neste momento;
    – As baterias são caras… Experimentem ir comprar um motor novo à marca… e já agora…. já há quem repare as baterias em portugal;
    – Os evs são caros. Ok aí não há muito a fazer. Mas no entanto ja viram o preço dos automoveis em geral??;
    – O calor degrada as baterias. Até o pode fazer mas por norma (e na maioria) as baterias são refrigeradas, ja para não falar que o carro tem as baterias em baixo onde não apanham sol.
    – Ontem fiz Coimbra – Leiria pela A1 e vi pelo menos 8 avarias (das mais variadas idades mas não mais de 15 anos) e nenhum eram EV mesmo estando 36º. E passaram varios evs por mim.

    Em termos de conclusão: Eu tenho um EV citadino. Poderia usar so o eletrico? poderia mas efectivamente o meu é feito mais para a cidade e para viagens longas não é muito a praia dele. Estou contente com ele pois não fico com a garagem a cheirar a fumo, as revisões são baratas, carregando em casa fica a 4€ 300km. Em termos de custos do dia a dia não há nada melhor.
    Claro que esta é a minha opinião de quem tem as 3 hipoteses em casa e os termicos ja tem 20 anos para mais.

    • Yamahia says:

      “– As baterias são caras… Experimentem ir comprar um motor novo à marca… ”
      O que é que a bateria tem a ver com o motor do combustão? A bateria é um local de armazenamento de energia, tal como os tanques de combustível nos combustão. É esse o componente que terá q ser comparado.

      O custo do motor a combustão, terás que comparar com o custo do motor do elektro.

      • JL says:

        Comparam os componentes que têm desgaste, o deposito de combustível tem desgaste ?

        Isso fica injusto para o motor a combustão, o melhor é comparar com o motor de arranque. LOOOOOOOOOOOOL
        Ainda assim fica mal para o motor de arranque, que tem muito mais manutenção que um motor de um carro electrico.

        • Yamahia says:

          Ainda bem que reconhece que o nosso aramazenador de energia não avaria e é barato ou contrário do vosso, loolool
          Agora comparar um motor de propulsão a um motor de arranque já nem merece classificação. É o desespero looolooolool

          • Realista says:

            “Mas este têm riscas, portanto anda mais depressa.”

          • JL says:

            Por acaso o seu armazenado de energia é que faz toda a diferença, é sempre a engolir dinheiro e não tem possibilidade de você medir o que lá mete, porque isso é que nunca sabem o que consomem.

            O motor de arranque é o motor de propulsado do motor a combustão.

            Eu só lhe dei a forma correta e justa de comparar os custos, acha que faz sentido comparar um motor que tem 3 peças móveis com um que tem mais de 2 mil ?

      • luis says:

        Facil de perceber…. mas enfim. Claro que os anti eletricos só têm esse argumento para dizerem mal dos eletricos. Eu vou continuar a fazer 300km com pouco mais de 4€…

  20. Porquesiméresposta says:

    Não! Estou a aguardar a entrega de carro novo a combustão. O elétrico fica para depois deste, a época deles é daqui a uma década: melhores preços, mais fiabilidade e durabilidade.

    • Nuno Manuel Alves says:

      Boa sorte com o carrinho de Legos, ao menos espero que seja a Gasolina e com Eletrificação.

      “a época deles é daqui a uma década: melhores preços, mais fiabilidade e durabilidade.”
      Explique esta frase porque não entendi, melhores preços???? compra um carro D quase ao preço de um Ice segmento C.
      Mais fiabilidade???? bateria LFP faz um milhão de milhas, voce reforma-se a bateria chega aos 75% e retirada e ainda vai alimentar Walls em edifícios.
      Durabilidade ???? as novas M3p LFP do novo M3 highland fazem 10 mil ciclos de mais de 400 km, mas que??? espera ter o carro 4 milhões de km.

      Gostava de ouvir a sua opinião baseada em factos e não no tal AXISMO

  21. AJMS says:

    Para já fico-me por scooter elétrica e chega, não apanha filas, dá para 130kms cada carga, chega para os meus 30 kms diários, carrega a custo zero (painéis fotovoltaicos) e a pandeireta dá 100kms/h e tem mais binário (220) que muitos carros, tem uma aceleração impressionante. Carros para já os diesel vão manter-se na garagem mais uns belos anos até porque uma só ainda tem 20 anos e a outra 7 , estão novas LOL.

    • Nuno Manuel Alves says:

      ohhh amigo isso e um canhão Fonix 🙂
      Que modelo é 🙂 ?

      • AJMS says:

        Nuno Manuel Alves, é uma Silence 01 connected equivalente a 125 e imã gémea da Seat mó.

        • Nuno Manuel Alves says:

          As Silence são uma maravilha:) eles fabricam para a SEAT, por isso compre silence mesmo esqueça a da seat:)
          Ano passado na Alfandega estive mais de 40 minutos no Stand da Silence o sr. era impecável:) gostei muito… atendimento e da pessoa em questão.
          Dps da Silence tem que pensar num Ev 🙂
          Antes de escrever a mensagem estive 2o minutos com o vendedor da Vw que me quer mostrar o escarro do VW id4 :):):):):):):):):) eu so me ria, mas la está como foi ate um gajo porreiro farei a minha visita nem que seja para me rir um bocadinho enquanto ele tenta vender me um carro de 300 cv mais caro do que um de 500 cv mas pronto la irei retribuir o obsequio e a simpatia:)

    • JL says:

      Ena, acho que a primeira vez que apanho aqui alguém de scooters.

      Eu também ando numa.

      Boa.

      • Nuno Manuel Alves says:

        qual e a que tens??? eu todos os dias vejo uma Mqi Gt salvo erro aquilo faz das 125 parecerem umas arrastadeira e com metade dos KWs :):):):)):):):):):)
        tou em pulgas para saber 🙂

  22. Alvaro says:

    Impossível os carros elétricos irem avante:
    1- 20% do mercado de qualquer país saturado com carros elétricos significa mais hidroeléctricas,ora significa inundar mais ecossistemas, depois há o problema das chuvas,cada vez chove menos,queima-se o quê gás? Carvão ? Diesel ?
    2- quem mora por exemplo numa praceta ou similar como carrega o carro ?!
    3- e numa cidade complicada como Lisboa ou outras tantas ou iguais ??
    4- quantas horas levo para fazer uma viagem simples de 500 kms ( não me venham com a conversa da automia ) trabalho no ramo automóvel há muitos muitos anos.
    5- quem disse que um carro a diesel poluí mais que um carro a gasolina !!! Tenham a certeza do que falam e lêm !!

    • Vítor M. says:

      Achas?

      Atualmente as gigantes da produção de automóveis já mudaram o chip. Acabaram com a produção dos carros diesel, estão a deixar de investir nos carros a gasolina e estão a apostar nas patentes e produtos para fornecer aos elétricos. O investimento é cada vez maior na indústria dos elétricos. Levaram anos até conseguirem mudar as estruturas. Começaram a fazer esta mudança há 10 anos e ainda só agora estão a dar os primeiro passos na venda dos carros. Imagina o que seria se agora decidissem mudar para outra qualquer tecnologia.

      1 – As infraestruturas vão aparecer, uma coisa arrasta a outra. Os meios de produção de energia estão a ficar mais eficientes, como a energia solar e eólica. Energias que qualquer país pode fabricar sem depender do petróleo, que grande parte dos países não possuem.
      2 – Os carregamentos deverão ser feitos como são hoje os abastecimentos. Neste caso do teu exemplo, quem mora num edifício que não tem como carregar, vai a um posto de carga. Tal como fazes com o combustível.
      3 – Há casos atualmente que mostram que funciona, como acontece, por exemplo, em Helsínquia, Oslo, e outras capitais de países que estão a apostar na transformação total do parque automóvel. A questão não está se há ou não onde carregar, isso vai ser cada vez mais simples de resolver, a questão está em termos carros mais eficientes que consumam menos nas suas deslocações. É esse o desfio.
      4 – São poucas pessoas hoje que fazem diariamente 500 ou mais quilómetros. Contudo, se parares numa viagem de 500 km 10 minutos e conseguires carregar 40% de carga, facilmente ultrapassas as autonomias que hoje tens nos carros a combustível.
      5 – O diesel é poluente e a cada ano que passa para um carro a gasóleo nota-se que se torna ainda mais poluente. Depois com tantos filtros, o carro a diesel torna-se mais caro de produzir, com manutenções mais caras.

      Portanto, é necessário dar tempo a esta nova indústria. Dar condições para as pessoas ajudarem esta indústria a crescer, com facilidades ao nível fiscal, ao nível logístico, entre outras ações que promovam os carros elétricos.

      Os elétricos, desde carros, camiões, motos, maquinaria de trabalho, vão dar um silêncio necessários às cidades, menos gases poluentes, derivados do seu funcionamento. Só isso é já uma enorme vantagem.

      Depois, pensa, se algumas pessoas tiverem casa própria com painéis solares podem ainda ter energia a preços muito baixos, podendo gerir e até vender o que não consomem. Pode estar a nascer um novo mercado de venda de energia com preços muito baratos.

    • JL says:

      1 – Provas disso ? quando os dados atuais indicam que nem com 33% afectam a rede electrica.

      2 – em postos de carga, sejam eles públicos, de supermercados, gasolineiras, restaurantes, empresas etc.

      3 – Que tem ? a cidade de Lisboa não tem energia eléctrica ?

      4-500 kms ? depende da velocidade e do carro. então se trabalha não sabe ?

      5- todos os ambientalistas e cientistas, mostre quem diz o contrário.

    • Nuno Manuel Alves says:

      discurso glorioso Alvaro
      !
      Fazes Stand Up comedy ????
      NAhhhh de certeza!!! nao acertaste uma:):):):):):):):):):):):):)
      5 pontos 5 anedotas 🙂

    • Yamahia says:

      Calma @Alvaro, a malta contrata mais uns incendiários pela surra e devagarinho vamos conseguir plantar umas fotovoltaicas e mais umas eólicas. Em breve conseguiremos alterar toda a paisagem deste jardim à beira mar plantado. Não vai restar uma arvore para amostra, ahahah. Odiamos árvores rsrsrsrsrs

      • JL says:

        Depois já conseguimos ter eletricidade renovável para produzir combustíveis sintéticos e hidrogénio para esta malta toda.

        Que grande ideia.

        Vá, mais um sapo…… loooool

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