Volkswagen pondera encerrar a fábrica de veículos elétricos da Audi em Bruxelas
A Audi, da Volkswagen, afirmou que está a considerar a possibilidade de terminar a produção do Q8 e-tron mais cedo. Por ser o único modelo construído nas instalações da marca, em Bruxelas, o grupo está a ponderar reestruturação ou.
Numa altura em que procura reduzir os custos face à queda das vendas de veículos elétricos, a Volkswagen anunciou que o encerramento da fábrica da Audi em Bruxelas é uma opção. Numa declaração recente, a Audi afirmou que está a considerar terminar a produção do Q8 e-tron mais cedo, este que é o único modelo construído nas instalações da Audi, em Bruxelas.
A direção da fábrica já terá contactado o Conselho da empresa, partilhando planos para reestruturar o local.
O anúncio da intenção não significa que tenha sido tomada uma decisão. Teremos em conta todas as perspetivas.
Disse Volker Germann, diretor-executivo da Audi Bruxelas.
Segundo o Electrek, a medida surge numa altura em que as vendas da Audi caíram mais de 11% no segundo trimestre de 2024. A empresa afirmou que o declínio faz parte de uma desaceleração global mais ampla no segmento de luxo elétrico.
O Q8 e-tron e o Q8 Sportback e-tron da Audi, ambos produzidos em Bruxelas, foram fortemente afetados, conforme partilhado. A Volkswagen vendeu 17.900 modelos Audi Q8 e-tron (incluindo Sportback) no primeiro semestre de 2024, abaixo dos 19.500 entregues no primeiro semestre de 2023.
Também as entregas de elétricos do Grupo Volkswagen, no geral, caíram para 317.200 no primeiro semestre do ano, de 321.600 no ano passado (-8%). Os mais vendidos foram os seguintes:
- VW ID.4 e ID.5: 86.800
- VW ID.3: 66.200
- Audi Q4 e-tron: 52.100
- Škoda Enyaq: 29.400
- CUPRA Born: 18.200
- Audi Q8 e-tron: 17.900
- Volkswagen ID. Buzz: 14.600
O Q6 deve recuperar boa parte das vendas. Mas esse é fabricado na Hungria
Carro maravilhoso, porém muito pesado e caro.
“Audi Q8 e-tron”
O elektro mais bonito do mercado e vai-se! É a vida…
Tretanto a BYD abre fabricas em Marrrocos e Turquia para evitar as taxas do mercado europeu…
Estive varias vezes nesta fabrica aquando da producao do Golf… bons tempos!
Para além dos custos e vendas abaixo do esperado, a outra razão (não escrita neste artigo mas afirmada na própria declaração da Audi (VW)) é a localização da fábrica em Bruxelas estar em perímetro urbano e ser muito difícil fazer alterações/expansões.
Os veículos da Audi são demasiado caros quando comparados com a concorrência daí as vendas não serem apelativas. Para termos uma ideia, a versão mais barata do Audi Q4 e-tron está quase ao preço da versão performance do Tesla MY com autopilot ou de um Audi E-Tron GT na versão base que está cerca de 30% mais caro que um Tesla Model S Plaid com autopilot…
Não quero dizer que os veículos da Audi sejam piores, longe disso, mas as propostas da concorrência é que são mais apelativas.
E he ha o Audi. Os Tesla são muito fracos.
“Não quero dizer que os veículos da Audi sejam piores, longe disso”
Mas pelo mesmo preço do Q4 base compras um MY com o dobro da potência e equipamento… a diferença é só essa.
https://youtu.be/TQC7cY0YCkU?si=5dM3NRxwRUahKxv1
Concordo plenamente, este alemão diz que o M3P é um supercarro killer. Porquê comprar um Porsche Taycan por 225.000 dólares
Esse gajo está a fazer confusão. O autoproclamado concorrente do Taycan é o SU7 da Xiaomi e ainda é mais barato que o Tesla.
https://xiaomiui.net/pt/xiaomi-car-su7-aims-to-rival-porsche-taycan-turbo-52914/
Sem dúvida o supra sumo da qualidade 😛
@yamahia, diga o quê! O SU7 é uma competição barata de 295 cv/30k para o modelo básico M3 apenas na China. Adicione impostos da UE e dos EUA, se for exportado, estará morto na chegada pelo dobro do preço. O mesmo pode ser dito dos veículos elétricos alemães: as vendas caíram 50% porque custam 2 vezes mais e oferecem 1/2 menos tecnologia do que o Tesla.
Qual ? Aquele carro que ao fim de 30 KMS avariou ?
Mas agora a sério, há algum carro que rivalize com o Taycan ? Looooll
Tal como a Tesla, a Xiaomi diz que é concorrente do Taycan. Não perceberam? A testa diz através de YT’s contratados. A Xiaomi não tem vergonha e diz mesmo nos canais da marca.
Cada um diz o que quer.
Contratados ? com quê ? com aquilo que não recebem ? referrals ? LOOOOL
Ui, o fala para as paredes ainda hoje anda a kWh oferecidos. Aquilo rende loolool
Oferecidos ? Não, não anda.
Então é mais uma mentira dele.
E mentiu várias x’s e a várias pessoas nesse caso e portanto está a desmenti-lo a si mas vc acredita nele loooloooloool
Não anda porque já os gastou na viagem à Áustria, duhhhh e com o carro novo não tem nenhum.
Curioso porque ainda à bocado acreditava nele, mas ok, já entendi que só acredita quando lhe dá jeito.
Novamente isso hoje está uma desgraça. Vc não analisa a informação ao seu dispor e portanto só diz bacoradas apenas e só por sua culpa. Vá-se esconder:
@OMeuTesla
há 2 dias
Ainda tenho carregamentos gratuitos graças às referências.
@OMeuTesla
há 2 dias
Tenho carregamentos gratuitos por enquanto graças às referências
@OMeuTesla
há 1 dia
Tenho carregamentos gratuitos graças a referências passadas
Etc
Então mas você disse que tinham acabado com as referências , agora não acabou ?
É assim que apanham os falsos
Eu? Ou foi a Tesla?
Ele deve ter sido um bom vendedor e deve ter muitas acumuladas looolooolool
Curioso porque na Viagem à Áustria disse que estavam a acabar e não chegava para a viagem.
Agora tem um carro novo, logo referências não devia haver, segundo você andava a publicitar.
O q quer q lhe diga?
É ele q o diz, não sou eu.
Se alguém mente neste processo não sou eu.
Então mas só acredita nele quando lhe convém ?
Audi Q6 é bem mais interessante e custa menos.
Ponham na cabeca que eletricos sao passado e piores que diesel. Numa viagem com AC a 140kmhs o model 3 que aluguei so fez 230kms e depois tive de esperar 14horas para carregar aos 100. Sei que ha fast chargers mas todos ocupados na autoestrada
lolololololol
Sabemos que estas a mentir quando dizes que levaste 14 horas para carregar, porque fazendo as contas uma bateria de 60kW/14horas dá uma velocidade de carregamento de 4.2kWh e a maior parte dos carregadores AC (PCN) que encontras na via pública são de 11kWh para cima. Até agora apenas encontrei um que era menor e mesmo assim era de 7.7kWh.
Se me dissesses que era um Nissan Leaf em vez de um Tesla aí já acreditava porque o LEAF carrega no máximo a 6.6kWh em AC mas também não demorava 14 horas porque a bateria é de 39kWh o que significa que para demorar 14 horas carregava a 2.2kWh que é uma velocidade mais lenta que a minha tomada de casa…
Portanto a tua história não bate com a realidade, há necessidade de inventar?
Tu é que vens pra aqui com as cenas de fanboy sinceramente, deixa as pessoas serem felizes, se ele não gosta de electricos, tem todo o direito, tal como a malta que gosta de motores a combustão, é respeitar e fechou a loja.
Para quê inventar histórias então?
Se não gostam de elétricos não gostam… escusam de inventar porque as contas não batem certo e fechou a loja.
O meu elektro virtual leva quase 24 horas
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-EuNhq3iFHltW1e6w
Eu a dizer que nunca tinha encontrado um posto de menos de 7.7kWh AC e logo tu foste logo encontrar o posto LRS-90010 que é de 3kWh!!! (E que não está a funcionar faz meses)
Joga no euromilhões! 😀
Mas ele falou num model 3, não foi um jaguar.
Mas.voces não sabem ler ?
Com jeitinho comecam a utiliza carregadores de iPhone, mas dos lentos, só para provar que demora aquele tempo todo 😀
É? ambos carregam a 11 kWh mas.. Tire lá 2 horinhas ao Tesla por conta da bateria ligeiramente mais pequena. Satisfeito?
Nesse posto só carrega a 3.7 kW.
E? Parece q caso único, queres ver?
Já não há postos os q há estão ocupados ou avariados e ainda nos vamos dar ao luxo de escolher o filet mignon? Não me parece no entanto a malta elektra até já reclama dos PCR’s. Só querem é PCUR’s e daqui a uns anos passam a só querer de 800v . Os eternos insatisfeitos. llooolooolool
Óbvio, eu até conheço aqui quem peça coisas que não existem e sonha com soluções que não há.
Ah, já agora, 800 volts já são todos, todos os CCS2 são compatíveis 800v.
Obrigado pela informação. Deve ser por isso q o model 3 LR que diz q carrega a 250kWh não passa dos 75kWh em certos PCUR’s públicos de 150.
Venham-me cá com a história do xixi q levam logo o troco.
Óbvio, ele carrega a 250 em postos que forneçam 250 kW a 400v.
Óbvio é para si.
Mesmo users experientes ficam às aranhas com o facto, como por exemplo o testador de elektros que não soube explicar pq isso aconteceu com o seu LR.
Fará um tenrinho que vai comprar carro elektro pela 1ª vez sob a falácia (mais uma)dos 10-80% em 30 minutos
Está indústria elektra é a indústria da mentira!
Tanto sabe que já o explicou varias vezes, provavelmente não saiba quando não era experiente, qualquer maçarico sabe isso.
Exato, grande mentira essa, quando a maioria dos carros já fazem 10%-80% em menos de 30 minutos.
Aqueles eléctricos que supostamente fazem abastecimento em 5 minutos é que estão cada vez pior, explodiu uma na Alemanha.
O vídeo é de ontem. Ficou à nora ontem. Portanto não sabe. Suspeita mas não sabe pq.?
Video de ontem ? qual ?
Se ficam à nora é porque não são experientes.
O testador de elektros diz que sabe muito da poda. Só não sabe o pqê de um carro de 250 só carregar a 75 num carregador de 150 ou 170.
Tanto sabe que já o explicou varias vezes.
Eterno insatisfeito são aqueles em que as baterias deixam de carregar em 60 minutos para 30 minutos e reclamam… depois passa de 30 para 15 minutos e dizem que não chega, porque na verdade são bechigas d’aço e fazem xixi num Jerrican 5 L durante a sua viagem de 5000km só para irem almoçar a casa.
xD
Ele disse que não gostava ? Onde ?
Artur, então eu posso dizer que a última vez que tentei abastecer um a combustão demorei 2 horas, não gosto de carros a combustão.
A combustao 2 horas? Eu atesto o deposito em 30 segundos. Deves ter parado para almocar
Ah bom, já estamos lá a chegar
Se abasteces em 30 segundos, a menina da caixa ainda diz-te logo:
“Até já!”
HAHAHAHA
Pode pagar MB com contactless na própria bomba. Ou então com ViaVerde.
Estás a fazer-te de desentendido pq queres.
As bombas que possuem pagamento na própria bomba demoram ainda mais tempo a processar os pedidos que uma ida à caixa!! E então quando é preciso pedir NIPC mais tempo demora!!
Achas que nunca usei caixas automáticas dessas??? LoLoLoLoL
Para além disso possuem um defeito: Queres atestar precisas de encher duas VEZES porque o limite de pagamento com cartão é de €99.99. Deves achar que nunca ninguém conduziu um carro a combustão e apareceram agora a conduzir carros elétricos…
Rapidez a abastecer só se meter €20, não estiver gente na fila e com pagamento no balcão.
Está calado @Realista até as brasileiras acabadas de chegar ao burgo sabem que é bem rápido
https://youtube.com/shorts/Maherfi6Llk?si=C6-5P4OwU0EhjP8m
Looolooolool
O limite para abastecer é €99.99, e não venhas com histórias da treta que é mais rápido porque —> EU <— atesto a lata a combustão que ainda tenho na garagem e geralmente vou para as automáticas que estão vazias por algum motivo…
Então nas máquinas do Jumbo demoram bastante!
Então para sair o NIPC é uma eternidade.
Larga o Jumbo. Claramente está obsoleto:
https://galp.com/pt/pt/particulares/estrada/blog/detalhe/abasteca-com-galp-pague-com-mb-way
Então como é que consegues pagar o combustível a €1.20/L
Claramente não é na Galp…
Tb há muitos meses que não me vês a “gabar-me” dos 1,20€ ou vês?
Ultimamente já conto sp com os 1.50€ da praxe qd é para fazer as comparações.
Mas tb é verdade que continuo a não querer desperdiçar descontos.
O último abastecimento que resolvi guardar para te mostar:
https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcrapWpmi6c30rQsOSMA?e=DzYGV8
Tinha 12€ a expirar e em vez de os perder resolvi aproveitar o facto de estar sem pão em casa e com as padarias fechadas tive que ir à bomba. Saiu a 1,274/l nas bombas mais caras de PT.
Eu também tenho um desconto nos postos da Tesla, que é 0.00 euros por kWh, e para sempre, e não tenho de ir comprar produtos mais caros onde eles querem.
Eu também tenho dois cartões com 150kWh grátis na EDP, mas não é por isso que estou a dizer que carregar na rua é mais barato ou me vês a gabar por causa disso…
Essas são situações excecionais e únicas.
Como é que as compram são mais caras, @JL? Lá está vc…
Esses 12€ foram obtidos com 3 compras de 300€ que além disso deram direito a 3 vales de 20€ em gasosa que usei na mota+3 vales de 20€ em compras que usei a meio da semana em pequenas coisas que iam faltando na despensa. Portanto na prática foram gastos 180€ em produtos que na sua maioria estavam já com desconto considerável de 50% ou mais, outros um pouco menos. Raramente compro coisas ao preço de tabela (a não ser que tenha andado muito distraído nas semanas anteriores e não tenha providenciado o necessário stock) tirando o pão e outros produtos que nc baixam, mas ainda assim substancialmente mais baratos a comparar com o mercado tradicional.
Acresce que esses 180€ deram origem aos tais 12€ descontados naquele abastecimento de gasóleo, portanto na prática temos um gasto de 168€. Tem que me dizer qual é a mercearia das Caldas que dá estas condições. Ainda estou à espera pq esta discussão já vai longa!!!
Em relação aos 0,00€ nos carregadores Tesla, certamente quem lho vendeu teve isso em conta como argumento de venda e vc papou mais uns milhares e foi se quis. No entanto essa “benesse” parece ter terminado a avaliar por uma entrevista que vc deu a um canal espanhol do YT:
https://youtu.be/_C_56L7kPf4?si=GewUflTxqrwLcgh4
loooloooloool
Conhece algum local que não super que venda mais caro ?
Aliás, melhor , conhece algum vendedor que venda mais caro sem tantas “promoções ” ?
Então mas não os eléctricos que desvalorizam muito ?
O quê? Mais um vídeo do pseudo mecânico que nem sabe meter um carro num elevador ? Nem vou abrir.
Pagou tudo isso muito bem pago.
“Conhece algum local que não super que venda mais caro ?”
Conheço bastantes e ainda bem que é para não meter lá os pés.
Já nem as lojas dos chinos se safam!
Pois, então não conhece o comércio tradicional.
Conheço muito bem e em várias terras.
Já lhe disse que onde encontrava hortofrutícolas, e era só, a bom preço era no largo de Alfarim onde os produtores dali vendiam o pouco que produziam.
Um dia vieram as autoridades e acabaram com aquilo tudo. É assim, os caninas não têm direito a vida!
Até aquele que vem à nossa porta na aldeia é mais barato que os super.
É até ao dia.
Alfarim tb é uma aldeia!
@Realista… E se ele carregou numa tomada a 3kw?
Se carregou é o mesmo que eu colocar adblue no tanque da gasolina e queixar-me que a culpa é do carro quando na verdade eu é que não sabia funcionar com as bombas…
É preciso saber funcionar com os carregamentos da mesma forma que é preciso saber que existem diferentes formas de carregar o carro.
Esta gente… queixam-se que não há postos e mesmo assim querem acabar com os de 3,7. Looolooolool
Em 2º mão ninguem lhes pega são bons para abate.
Se ninguém lhes pega porque a procura aumentou ?
Por cá já vão 3, todos em segunda mão.
Está na hora de repensar o que andam a fazer: a solução é adotar uma estratégia de poucos modelos, poucos opcionais e produzir o essencial . Para que continuam a fazerQ3, Q5, Q7, Q8… ? E isto aplica-se a outras marcas também … Não faz sentido – criem gama baixa, média e alta : na baixa e média façam 2 ou 3 níveis de equipamento sem grandes personalizações , na gama alta permitam um pouco mais e … vendam !!! A Tesla tem uma boa fórmula, tal como os Japoneses, Coreanos e Chineses. Só os alemães continuam com a treta dos extras mais extras e mais extras . Um carro que base pode custar 50,000 facilmente passa dos 70,000 com extras – isso é “total crap”.