Volkswagen anuncia que vai interromper o desenvolvimento de motores térmicos
Se há uns dias a Audi anunciou que vai parar de desenvolver motores a diesel, desta vez, um anúncio semelhante chega da Volkswagen. A empresa alemã irá interromper o desenvolvimento de novos motores térmicos para se dedicar inteiramente aos motores elétricos.
Na base da decisão estão, como aconteceu com a Audi, as novas medidas impostas pela norma Euro 7.
Volkswagen: Mudanças a acontecer na indústria da mobilidade
O mundo está cada vez mais perto daquela que poderá ser a década de viragem. Assim como temos vindo a conhecer, têm sido estabelecidas várias medidas e metas para 2030. Portanto, esta representa uma altura de mudança na indústria, na mobilidade e na cultura das emissões.
Ora, se é o futuro, aqueles que respondem às necessidades do mercado terão de se adaptar e começar a posicionar-se de forma diferente. Aliás, já começamos a perceber algumas transformações. Por exemplo, há uns dias, a Audi anunciou que deixará de desenvolver motores a diesel.
Embora só entre em vigor em 2026, podemos entender que a Euro 7 já está a mobilizar decisões.
Longo (mas inevitável) caminho até uma eletrificação globalizada
Depois de as equipas da Volkswagen terem abandonado os motores de combustão e optado pelos elétricos, a empresa anuncia agora que vai fazer uma pausa na produção de motores térmicos.
De momento, não espero que uma nova família de motores de combustão seja lançada.
Disse Ralf Brandstaetter, CEO da Volkswagen.
Esta declaração da empresa alemã vem, então, juntar-se às já feitas pela Audi, duas marcas globalmente importantes que estão a desbravar terreno para aquilo que será o futuro.
No entanto, estas decisões não significam que os motores a combustão deixam de existir a partir de amanhã. Além de a transição representar um processo demorado (que inevitavelmente vai acontecer), as empresas vão tentar arranjar opções que sejam compatíveis com as novas diretrizes, prolongando a vida útil dos motores atuais. Ou seja, não significa que as marcas eletrifiquem a sua frota de um dia para o outro.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Carros a combustão mais uns anos e só nos museus.
Tens razão, mas não será por causa dos EVs.
ainda bem assim ficam mais baratos é que lixo electrónio a pilhas e com boa radiação electromagnética bem podem ficar com eles.
Radiação electromagnética? Estás a dizer que os faróis funcionam? Ainda bem!
Ganhaste!
Se reparares os combustíveis têm aumentado cerca de 5 a 7 cent ao ano devido à taxa de carbono. Outros impostos como este se seguirão ao ponto de se tornar impraticável o uso de carros com motores térmicos. Se não for por um lado será por outro que é feita a mudança.
LOL.. Na próxima semana vem a SEAT dizer o mesmo e na semana a seguir a Skoda. Será que vai chegar à porsche, bentley, bugatti e lamborghini?
Absurdo estas comunicações separadas, como se os motores não fossem desenvolvidos para todos..
Ainda há muita gente que pensa que um motor VW é diferente de um Seat…. conheço casos!!
a seat so tem bons motores graças à VW, porque o resto é plásticos até o nome diz tudo
Sempre Estamos Apertando Tornilhos (SEAT)
“Será que vai chegar à porsche, bentley, bugatti e lamborghini?”
Obvio que sim, algumas já o anunciaram
Diria que a Vw (Grupo) já interrompeu o desenvolvimento de motores térmicos aos anos…. simplesmente trocou o desenvolvimento por software….. se é que me faço perceber!!
O que em si mesmo é desenvolvimento….
Sim… se considerarmos o software que desenvolveram para intrujar os testes de emissões…. O problema foi o desenvolvimento que depois teve nos tribunais…
Lol… mas é que foi mesmo.
Mas por cá no pasa nada.
Mas nos EUA tramaram-se.
Cá os Mercedes pegam fogo do nada.
Resposta da Mercedes ” a culpa é do condutor porque não fez as manutenções adequadas “.
Resposta do cliente otário ” mas o carro tem só seis meses “….
É uma vergonha a norma Euro 7… é mesmo estrangular o sistema até morrer… mas enfim… mesmo ainda vamos ver alguns a combustão depois disso mas os grandes motores é que vai ser uma graaaaande desafio para as marcas…
Todas essas normas são uma vergonha. Querem acabar com o Smog à força, um dia o ar fica irrespirável.
Não digo que o futuro seja carros electricos mas quando vemos marcas em falar de 2030/2035, e de repente eles aplicam esta norma…não faz sentido nenhum…
As marcas falam de 2030/2035 porque muitos paises já anunciaram que nessa altura vai ser proibido a venda de carros novos a combustao.
Nem.daqui a 50 anos os carros a combustão vão parar de ser vendidos
deviam é pensar nos grandes navios(cruzeiros, cargueiros etc…) é aviões que só um faz mais poluição que um Milhão de carros…
A norma para os navios já saiu e entrou em vigor em 2020. Dos aviões têm havido desenvolvimentos, mas não é tão fácil devido à fiabilidade requerida para este tipo de motores e aos testes necessários.
Pois é! Ainda por cima andam ai a passear vazios… Só levam os capitães e uma lancheira com uma bucha para almoço.
Começar a fazer stock de motores a combustão. vão valer ouro daqui a uns 15 anos xD
Podes e ficar com um monte de pisa papeis.
Na Tugalandia onde a malta compra carros com 10 anos para durar outros 10, é capaz, depois como nao sabem fazer contas a longo prazo, podes muito bem cobrar o valor de um carro novo que eles compram na mesma.
Eu tenho um com 20 anos e n me da problemas
Mais uma marca da qual já sei que não compro se eventualmente precisar de comprar um novo