Vision EQXX: Concept elétrico da Mercedes-Benz que usa energia solar e faz 1.000 km
Era um segredo bem guardado, mas a Mercedes-Benz finalmente revelou o seu mais novo carro elétrico. Chama-se Vision EQXX e, segundo a marca alemã, trata-se do veículo zero emissões com melhor eficiência energética do mercado.
Conforme havia sido prometido em novembro passado, a Mercedes-Benz apresentou este novo concept que tem uma autonomia de mil quilómetros.
Mercedes-Benz Vision EQXX: um elétrico do futuro
No evento tecnológico a abrir o ano civil, a gigante alemã apresentou online o Vision EQXX. Esta é uma proposta de carro elétrico com uma autonomia de mil quilómetros apenas com uma carga.
O veículo foi pensado para uma política ambientalista, zero emissões, apesar de ter um design desportivo e musculado. A máquina pesa 1.750 quilos e traz uma bateria de 144,4 kWh.
A autonomia é um dos pormenores que chama logo à atenção. A Mercedes fez a estimativa de autonomia após realizar testes de simulação em condições de tráfego real.
Segundo a empresa, o carro consumirá uma taxa de 10 kWh a cada 100 quilómetros. Este consumo, dizem eles, é equivalente a usar uma máquina de secar ou um aparelho de ar condicionado durante três horas.
Esta autonomia resulta não só da tecnologia das baterias, mas também de um conjunto de outras características. Isto é, a fabricante germânica pensou em cada detalhe do Vision EQXX para este ter uma maior eficiência - um exemplo é o seu formato aerodinâmico.
Além disso, este concept recebeu materiais únicos utilizados na construção e também na incorporação de tecnologias relevantes, como um painel solar localizado no tejadilho, que pode acrescentar 25 km de autonomia ao veículo. O carro elétrico tem também algumas peças impressas em 3D.
Energia solar para oferecer mais autonomia
Conforme foi referido, o Vision EQXX vem equipado com 117 células solares no tejadilho. Este módulo foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Sistemas de Energia Solar Fraunhofer (ISE), um dos maiores na Europa.
A marca refere que a ideia da instalação destes painéis é compensar o consumo de energia no sistema de alta tensão e aumentar o alcance.
De acordo com a apresentação do elétrico, as células solares adicionarão ainda até 25 km de autonomia em viagens sob condições normais.
No que respeita à motorização, o Mercedes Vision EQXX vem equipado com um motor elétrico de 204 cv de potência sobre o eixo traseiro. Esta motorização estima-se que permita uma velocidade máxima de 140 km/h e 7,5 segundos dos 0 aos 100 km/s.
Sobre o seu design, a Mercedes conseguiu um coeficiente aerodinâmico de 0,17. Isto foi alcançado graças à construção do veículo com componentes otimizados.
Interior a pensar no meio ambiente
O seu interior tem o traço bem marcado do luxo e elegância a que a Mercedes já nos habituou. O controlo é feito num grande ecrã de 47,5 polegadas (cerca de 120 cm) com resolução de 8K. Este ecrã estende-se por todo o painel do condutor.
A Mercedes quis pensar à frente no modo de navegação, incluindo assim “o primeiro sistema de navegação 3D em tempo real” em parceria com o Navis Automotive Systems.
Já em termos de revestimento, o tradicional couro foi substituído por materiais renováveis como fibra de bambu a pensar no meio ambiente.
Tudo isto deverá colocar o preço do Vision EQXX bem acima dos 100 mil euros.
Este artigo tem mais de um ano
Estive a ver e o preço será de 130.000 euros.Fogo,que troçada.Só mesmo para ricos. 😐
É um Mercedes…está tudo dito! Mas normalmente os carros da marca merecem cada Euro dispendido na compra…
Dois comentários. A notícia diz que a velocidade máxima é 140 km/h. Isto está certo? Se estiver o carro é uma chocolateira que niguém compraria. Depois, a notícia também refere que o consumo é de 10 kWh por cada 100 km, o que, “dizem eles, é equivalente a usar uma máquina de secar ou um aparelho de ar condicionado durante três horas”. Bem, não é preciso eles dizerem porque 10 kWh é a energia gasta por um aparelho de 10 kW durante uma hora, ou 3,33 kW durante três horas, ou 2,5 kW durante quatro horas, etc. A potência de 3300 W é mais ou menos a de um secador de roupa ou de um ar condicionado, e não é preciso a Mercedes dizê-lo; basta fazer umas contas triviais.
A velocidade máxima é estimada pelas características do carro (motorização e massa). Os valores de facto não são referidos pela marca, mas poderá com esta motorização e massa ter uma velocidade máxima de 140 a 170 kms/h, depende de muitos fatores e, provavelmente por isso, a empresa não deixou essa informação. Assim como o tempo que leva dos 0 aos 100 km/h, que também é um valor estimados, face a uma série de comparativos já existentes no mercado.
Contudo, este é um concept que pretende chegar aos 1000 km de autonomia e ter energia extra via painéis solares. Logo, há um conjunto de ideias diferenciadoras do simples carro elétrico desportivo e rápido. Quando ao consumo, as contas da Mercedes serão ilustrativas da otimização conseguida no carro.
Como o “modelo” apesentado é um concept quer dizer que ainda está em desenvolvimento e nem existe a certeza que algum dia venha a ser comercializado com essas características técnicas. Quanto à velocidades máxima apenas uma observação…a velocidade máxima “autorizada” em autoestradas em Portugal é de 120 Km/h! Para mim o mais interessante é a autonomia anunciada…muito interessante se for real!
É um facto. Com o apertar do cerco às velocidades excessivas, para que raio precisa um carro de chegar aos 200 km/h?
Esta é uma questão que estará em cima da mesa das marcas na hora de desenvolver os seus elétricos.
Também não sei para que queres carros com velocidade superior a 120km/h. Com os novos radares de calculo intermedio , sempre que ultrapassares o limite de velocidades recebes a multa para pagar em casa. So na Alemanha e que não tens limite de velocidade, e é em determinadas estradas. Se ainda nao mudou.
Aprendi no código da estrada quem em caso de levares alguém no carro que por qualquer razão esteja em perigo de vida, o nosso carro se “torna momentaneamente” num veículo prioritário sem limite de velocidade.
Óbvio que não é acelerar e cagar para o resto, tem de se saber onde se pode acelerar a fim de chegar ao hospital ou posto de polícia/GNR o mais rápido possível.
Um dia que alguns de vocês, desejo que nunca aconteça a nenhum, mas o dia que estejam numa situação dessas onde vocês vêem a pessoa a desfalecer ao vosso lado, eu quero ver se manteem a porra da velocidade máxima da estrada. Repito, que nunca vos aconteça como aconteceu cmg. Bom dia e boa semana.
“coeficiente aerodinâmico de 0,17. Isto foi alcançado graças à construção do veículo com componentes leves” algo está mal aqui… o peso dos materiais não tem nada a haver com o coeficiente aerodinâmico. Um cubo de carbono vai ter um coeficiente pior que uma esfera de pedra…
Eventualmente o leve deveria ter outra explicação, dado que tem a ver com a densidade de massa, importante para o coeficiente de arrasto.
Haaaaa ok. Quer dizer que a mesma forma, se fosse de pedra tinha um coeficiente pior?
A densidade de massa que conta é a do fluido neste caso o ar… Os materiais do carro contam é para o drag uma força oposta. Certos materiais fazem mais fricção no fluido… Fui ler agora… Mas sim, os materiais tem importância para o coeficiente mas não pelo peso…
Tecnologia impressionante!
A Tesla anda a dormir…
Vi num video do youtube que o carro iria ter 200 e poucos cavalos, ou seja, nao é carro para grandes performances, mas sim para rolar confortavelmente.
Mas dai a estar limitado a 140 km/h, se for verdade será certamente uma limitação eletrónica.