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Vendas de carros elétricos não pararam de crescer durante o início de 2023

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. JL says:

    Electrofóbicos !!! Comentários ??? Lol

    • Pedro Coelho Silva says:

      ahahah, onde andam eles? 😀

    • Louro says:

      Calma que vem já aí alguém dizer que prefere o seu “Fiat typeR AMG TDI” do que qualquer carro elétrico.
      Vem também dizer que o elétrico não tem futuro e as pessoas estão a ser enganadas, porque o futuro é andarmos com tanques cheios de hidrogénio a circular nas ruas (são os mesmos que quando apareceram os GPL diziam que não queriam nada disso porque aquilo podia explodir).

    • NjsS says:

      https ://www.publico.pt/2023/06/19/local/noticia/lisboa-funchal-top-10-europeu-poluicao-navios-cruzeiro-2053589
      https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/industria-dos-cruzeiros-deve-ser-controlada-para-conter-poluicao

      Era só isto(que é literalmente a ponta do iceberg)… Vamos lá então dar muito dinheiro(e arranjar uma dividas) por carros elétricos para salvar o mundo… weeeeeeeeeeee

      O bom dos dias de hoje é que é extremamente fácil arranjar boa informação depois é só usar a cabeça para destilar e concluir (pena é que na maioria absoluta dos portugueses esta só serve para crescer cabelo e em alguns casos nem para isso)

      • JL says:

        Esse deve ser você, que uma coisa tem a ver com outra ? Também contou com os navios petroleiros ou esses não poluem ?

        • Toni da Adega says:

          A gasolina vem toda de um poço que existe debaixo do posto de abastecimento.

        • NjsS says:

          hmm acho que não percebeu… vou tentar explicar resumidamente. Os carros eléctricos surgiram para resolver um problema relaciona com poluição, até aqui ok correcto? O problema que eles tentam resolver é inferior a 10% do problema real e serve simplesmente para servir os interesses de alguns e mandar areia para os olhos de outros enquanto que o problema da poluição continua igual ou pior porque nada é feito para resolver os outros 90%. Dá para perceber ou nem por isso? lá está é so usar a cabeça e ver a big picture.
          E sim os petroleiros poluem e muito, se um um navio de cruzeiro pode ter uma pegada de carbono superior a 12.000 automóveis, imagino um porta contentores ou um petroleiro.

          • Realista says:

            Acho que não percebeu:

            O veículo elétrico não veio para resolver coisa nenhuma, pois os primeiros carros surgiram em 1830 e até eram elétricos.

            Hoje os avanços tecnológicos fizeram com que as desvantagens dos veículos a bateria desvanecesse em relação ao veículo a combustão.

          • JL says:

            Errado, os carros eléctricos surgiram para resolver vários problemas que não são possiveis resolver com os a combustão, um deles é a eficiência, acha normal em pleno século XXI ainda usarmos equipamentos que desperdiçam 70% da energia que consomem ? foi por isso que foram proibidos alguns produtos como lâmpadas incandescentes, tvs plasma entre muitos outros, e por isso mesmo querem acabar com eles.

            10% ? qual 10% onde arranjou o numero mágico ?

            Interesses ? quais interesses ? de perderem uma mama onde você vai abastecer semanalmente, onde troca peças periodicamente, mesmo que estejam boas?

            Continua igual ou pior como ? prove lá aqui há malta com números e comparações oficiais.

            Não, não dá para perceber, até porque não basta você dizer para ser verdade.

            Então e os 12 mil automóveis conseguem fazer o mesmo que o cruzeiro ?

            Até podemos comparar numa viagem de avião, daqui para um local em terra que o automovel consiga alcançar, somamos tudo e depois vamos ver qual polui mais. Quer fazer isso ?

            Agora por cabeça e por se julgar mais sabichão que os outros, não prova nada a ninguém.

          • NjsS says:

            JL, referenciei 10% e 90% apenas numa relação de proporção, pensei que era óbvio, peço desculpa se causei algum tipo de desinformação.
            JL fala muito, pede números mas não apresenta nem acrescenta nada, parece ter dificuldade em perceber algumas coisas que disse fazendo comparações sem nexo no contexto em observação (eg.: “Então e os 12 mil automóveis conseguem fazer o mesmo que o cruzeiro” ???????????????????).
            Todas as informações estão na internet para livre consulta, só tem de procurar informação, tirar as suas conclusões e escrever de acordo, aqui vai uma ajuda:
            -https://pplware.sapo.pt/informacao/navios-em-portugal-poluem-tanto-como-8-cidades-portuguesas-com-mais-carros/
            -https://www.razaoautomovel.com/noticias/15-navios-puluem-mais-que-os-automoveis/
            -https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2021/07/One-Corporation-to-Pollute-Them-All_English.pdf
            -https://www.eea.europa.eu/publications/european-union-emissions-inventory-report (muita informação por poluente/sector)
            -https://www.theguardian.com/environment/2016/may/21/the-worlds-largest-cruise-ship-and-its-supersized-pollution-problem
            -https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1229857/How-16-ships-create-pollution-cars-world.html

            Pode ainda verificar as datas dos artigos correlacioná-los, olhar para o caso atual e tirar conclusões da evolução, ausência dela ou o que muito bem entender.

          • JL says:

            Eu não me meto a inventar números sem os poder provar, tal como você fez.

            Poluem em termos de quê ? CO2 ? não, vá lá ver novamente, poluem em termos de SOx, óxidos de enxofre, e sabe porquê ? porque usam um combustível que é residuo da refinação do combustível, ou seja, é pura demagogia dizerem que os navios poluem muito quando lhes passam um combustível que é um resíduo da refinação do combustível altamente processado para se obter um combustível mais limpinho para os carros, portanto eles poluem para os carros não poluírem tanto, forneçam-lhes o combustível dos carros e depois vamos ver quais poluem mais.

            Não tive dificuldade em entender que inventou números, já se sabia que ia sair disparate.

            Sem nexo ? então se está a comparar um navio contra 12 mil carros, porque não trocar de posição ?

            Esses números são bem conhecidos, por isso mesmo querem atacar os veiculos onde é mais fácil reduzir as emissões e assim prover formas de reduzir nos navios, tal como expliquei em cima.

            Mas claro que fazer sensacionalismo é sempre mais fácil.

          • Yamahia says:

            Lá vem o @JL com a “cumbersa” da eficiência dos elektros loolool
            Esquece-se sempre que o elektro perde 60 a 70% na geração de energia na central, 10 a 40% na distribuição, 5 a 30% no carregamento e mais uns 20% por semana qd está parado.

          • JL says:

            Eu não me esqueço, não perde essa quantidade como sabe, e os a combustão também perdem, e até mais, ou pensa que a gasolina sai do buraco ?

            Já agora; a menor quantidade de energia consumida provém dessas centrais.

          • JL says:

            Eu vejo as coisas como elas são, você é que começou por não ver como elas são, até fala de cabelo a crescer.

            Os dados estão no relatório que as notícias referem, não o leu ? Tem uma boa oportunidade para isso.

            Errado, o co2 não é o mais importante e nunca disse que não poluíam, até porque já conhecia esse relatório ao detalhe.

            Está ligado a tudo, sem electricidade também não tem combustíveis, há uns anos a nissan até apresentou dados que para ter a energia suficiente para ev’s bastava não refinar o combustível que eles veículos deixavam de consumir, porque se gasta muita electricidade.

            No entanto a maneira de evitar emissões de co2, NOx é SOx é usar aquilo que está ligado aos ve, energias renováveis.

        • NjsS says:

          Fico feliz que já tenha lido qualquer coisa, menos mau. Também ai tem dados sobre CO2 e NOx , pesquise as emissões de veículos passageiros e compare.
          Está no bom caminho .
          O que é que inventei? E o que e que não está sustentando com base em factos ?

          • JL says:

            Aos mais que li esses estudos.

            Inventou os números que referi.

            Sobre o CO2 é muito menor que outros transportes já são transportes que consomem menos para muito mais, ou seja, são mais eficientes que os carros , na prática de todos os outros veículos, comboios, aviões, navios, camiões fossem tão eficientes, ou seja pouco, como os carros; estávamos desgraçados.

          • NjsS says:

            JL, se quiser ver as coisas como são muito bem… se não quiser é um problema seu.
            Relembro que você passou da frase, “Esse deve ser você, que uma coisa tem a ver com outra ? Também contou com os navios petroleiros ou esses não poluem ?” para “…portanto eles poluem para os carros não poluírem tanto, forneçam-lhes o combustível dos carros e depois vamos ver quais poluem mais….”

            Como vê em meia dúzia de horas aprendeu qualquer coisa 🙂

            Se viu os estudos, e como está muito preocupado com CO2, imagino que também sabe qual é a maior fonte de CO2 e como é que ela está diretamente ligada aos VE, acredito que tenha capacidade para inferir consequências com o aumento em massa dos VE.

          • JL says:

            O co2 é o que menos importa,são muito piores as emissões de SOx é NOx.

            A maior fonte ligada ao co2 tem também a ver com a produção de combustível, já que sem electricidade não há produção, apesar de algumas refinarias terem cogeração, no que toca ao gasto de electricidade por parte da extração então é um abuso, a nissan chegou a dizer que a electricidade para veículos eléctricos era a mesma que se usava na extração e produção de combustível.

    • Há cada gajo says:

      Quantos VE compõe o parque automóvel nacional ? Quando se é medíocre, qualquer subida é uma enorme subida.

  2. B@rão Vermelho says:

    Infelizmente está longe de ser um veiculo para a maioria dos habitantes deste planeta, mas é indesmentível que para se circular dentro das cidades melhora em muito os níveis de poluição.
    Ainda à dias estávamos aqui a falar em carros e baterias para fazer 1000km e no fim de semana passado foi fazer algo que raramente faço que é uma escapada dentro de Portugal e o meu carro 1.5 DCI com um deposito fiz 970 km, chegaria aos 1100km seguramente.
    Apenas estou a referir isto pelo facto de se falar que quantos carras a combustão faziam 1000km com um abastecimento, nada mais que isso, não é uma “provocação” a ninguém, é apenas uma curiosidade, eu não sou grande exemplo embora seja um grande apaixonado por desportos motorizados não sou acelera a minha velocidade média em viagem é de 100km hora.
    E é por isso que digo que talvez o meu próximo carro seja o Dacia Spring ,e digo talvez porque se sair outro carro na mesma gama de preços mas com um pouco mais de autonomia então será essas a minha opção, para mim o ideal seria os 400km, não é porque os vá fazer todos os dias mas por ser acho eu mais comodo de não estar sempre a ligar ao “soro” durante a noite 🙂

    • Mr. Y says:

      Seguramente que, neste momento, não é para todas as bolsas e nem é conveniente para todos. Mas talvez daqui a uma década o cenário seja outro e a compra de um eléctrico seja mais acessível e o abastecimento seja muito mais facilitado. Neste momento de transição, talvez o híbirido possa ser uma boa hipótese porque acaba por ter o melhor dos dois mundos, com os seus pontos negativos, claro.

      • B@rão Vermelho says:

        @Mr. Y, eu quando falo que ainda não é para todos é mesmo pelas francas infraestruturas que a grande maioria dos países ainda têm a nível elétricos, claro que o preço também não ajuda.
        Em relação aos Híbridos e agora é mesmo a minha ignorância a falar quando “acaba” a bateria passa a ser um motor de grande cilindrada a gasolina a abrir as goelas , não fica a viagem mais cara do que se fosse a diesel?
        Sou muito sincero não conheço a autonomia dos híbridos plagin, e dai a minha pergunta.
        Eu ainda à dois meses bateram-me no carro e andei com um carro da seguradora a gasolina e os consumos são medonhos em relação ao meu carro a diesel, mas como disse esta pergunta é mesmo da minha ignorância em relação a este tipo de vacúolos que nunca considerei para compra, por achar isso mesmo, quando acaba a bateria passa a abrir as goelas de um motor a gasolina

        • Mr. Y says:

          Também não te sei dizer a autonomia. Mas pelo menos a bateria sempre ajuda a reduzir o consumo no pára-arranca que se faz nos trajectos urbanos. E sim, tens razão que por ser a gasolina (acho que há poucos modelos a diesel) o abastecimento ficará mais caro.
          Uma das vantagens é que ficas ‘livre’ de fazer viagens mais longas como nos carros convencionais, sem o ‘stress’ dos carregamentos eléctricos.
          Outro ponto que se tem de ter em atenção é a quantidade de kms que se faz. Para os que fazem poucos kms, talvez um carro convencional ainda compense mesmo com o abastecimento porque a diferença de preço não justifique o investimento…

          Nota: não sou contra os carros eléctricos e até tenho a possibilidade de carregar em casa e com paíneis solares. Apenas estou a tentar analisar se se justifica investir num eléctrico, neste momento. Há muitas variáveis a ter em conta mas seguramente serão a norma daqui a umas décadas.

        • scor says:

          Pelo o que sei atraves de conhecidos que tem carros hibridos, o motor eletrico ativa so durante o arranque e estando a baixo dos 50 km/h acima disso passa para o outro.

    • Louro says:

      Diz-me só uma coisa, fizeste esses 1000km, de uma assentada? Sempre a rolar sem nunca parar?

      • B@rão Vermelho says:

        Importas-te de ler novamente o que eu escrevi, eu apenas referi que ainda a dias havia pessoas que punham em causa os carros que conseguem fazer 1000km apenas com um abastecimento, não era se era de seguida ou se paravas 10 vezes.
        E também se reparares eu digo que é a exceção o que fiz, eu só faço ferias no estrangeiro, porque já conheço bastante bem o meus país ilhas incluídas e se continuares a ler eu digo que para a minha utilização um VE com autonomia de 200km serve mas para maior conforto pessoal o de 400 era o ideal.

        • David Guerreiro says:

          Mas encontras VE com 400km de autonomia

          • B@rão Vermelho says:

            @David Guerreiro, isso eu sei, eu é que sou forreta na compra de carros, se for na mesma gama de preços do Dacia Spring, vai ser a minha opção, o problema é o preço, para mim compra de carro é um mau investimento, como tal é minimizar a perda ao máximo.

          • Realista says:

            A mim também me faz um pouco de comichão comprar veículos, e ainda para mais novos, mas o certo é que precisava de um porque utilizar um a gasolina para fazer casa-trabalho-casa em horas de ponta estava-me a dar um rombo na carteira e sem mais nenhuma utilização.

            Assim, optei por comprar um BEV de uso citadino e agora é carro para todos os dias da semana mas também para as viagens de fim de semana para levar os miúdos aos treinos, festas de aniversário, eventos, etc.

            É daquelas situações em que o investimento paga-se por ele ao fim de poucos anos.

      • Há cada gajo says:

        Para que queres um telemóvel com horas e horas de autonomia se o podes estar sempre a carregar ?

    • JL says:

      Há uma semana atrás fui para o norte passar uns dias, não sei quantos fiz, mas pelo itenerario fiz bem mais de 1500, até no alijamento tive carregamento, nem queriam cobrar, ainda assim dei gorjeta de um valor bem superior ao que gastava em casa.

    • Hugo says:

      Quem não tem eletrico proibido de conduzir me lisboa e porto! E comecar a multar todos os poluidores de ar ou fazer lhes uma espera.

      • Mr. Y says:

        Não sejas tão doido… Esses extremismos não levam a lado nenhum

      • Grunho says:

        Em Lisboa e Porto, fora uns quantos que requerem o estatuto de trengos, ninguém precisa de um carro eléctrico sem ser para carregar tralha. Precisa de uma bicicleta eléctrica.

      • Infinity says:

        Como se a produção das baterias é bastante ecológica. Compras-me um então?

        • JL says:

          Se for com uso de energia renovável, a sua produção é muito mais ecológica que a alternativa.

        • Mr. Y says:

          Esse argumento das produção das baterias não ser ecológico já chateia. Alguém está a negar isso?
          O que se deve comparar é com a infraestrutura actual dos combustiveis fósseis, não achas? Mesmo que isso implique mais poluição por causa da extração do lítio e afins.
          Que mania de achar que quem ‘defende’ os eléctricos andasse a comer gelados com a testa…

          • a realidade avançada says:

            Os “anti-elétricos” vão estar sempre com a mesma conversa “ai as baterias”, porque claro… nos de ICE:
            – a extração do petróleo
            – transporte para as refinarias
            – refinar em óleos e combustíveis finos
            – transporte ao local de distribuição
            – contaminação da queima ou uso desses óleos
            – eliminação desses óleos (do motor, travões, etc. das revisões) que só dos motores são 5L ou mais; dos travões (como gastam muito mais, nos elétricos as travagens usam a recuperação do motor) umas 5x mais que num elétrico

            Outra é que as baterias dum elétrico deixam de servir aos 70-80% mas depois têm uma segunda vida em casas ou acumuladores (10 a 15 anos mais). Em suma dão para uns 300.000 km ou mais (um amigo tem um Tesla S que vendeu com 300.000 km e disse que perdeu só um 10%, logo poderá fazer outros 200.000 km ou mais e manter 80%) e logo mais duma década com outro uso.

            Um ICE troca litros e litros de óleos que terminam por serem queimados (= poluição). Em resumo, um elétrico polui na sua produção e uso e reciclagem, mas muuuuuuuuuuuito menos que um ICE.

          • Yamahia says:

            Por acaso é ao contrário.
            O nosso amigo Timmermans anda com a resposta entalada na garganta há 4 anos.
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

          • JL says:

            Anda com a resposta entalada porque ainda não juntou os dados todos da poluição dos a combustão, como sabe são muito extensos.

        • Grunho says:

          A produção das baterias é tão ecológica como extrair e refinar petróleo para produzir combustíveis, lubrificantes, aditivos para anticongelante, prduzir filtros, adblue, e tudo o resto que um carro a combustão gasta. A diferença é que depois de feita, a bateria não volta a gastar nada disso e pode durar mais de um milhão de kms.

          • Yamahia says:

            Uma bateria com 1.000.000? Onde? eheh
            Ao fim de 10 anos já estão todas mamadas quer o carro ande quer esteja parado!

          • JL says:

            Com garantia já existe, e a chegar lá falta pouco, vou ficar atento.

          • Realista says:

            Um carro a combustão com 1.000.000 de km já foi todo substituído…

            E aqui aplica-se o velho paradoxo do Theseus: Um barco em que sejam substituídas todas as suas tábuas continua a ser o mesmo barco?!

            😉

          • Yamahia says:

            Realista…tens a certeza?
            Do tempo em que a volvo era VOLVO https://youtu.be/pH4EMFMkBxg
            Motor de origem.

          • JL says:

            Motor não, bloco. LOOL

          • Realista says:

            A correia de distribuição é de origem?
            O filtro do óleo é de origem?
            A embraiagem e de origem?
            As velas são de origem?
            A panela é de origem?
            Os tubos são de origem?
            As pastilhas dos travões são de origem?
            Os discos são de origem?
            A suspensão é de origem?
            As juntas são de origem?
            … etc.

            A resposta é um óbvio não: O carro já levou muitas peças e o próprio condutor nunca referiu o quanto gastou em reparações ao longo dos anos mas chegou a referir que gastava cerca de dois mil dólares por ano só em manutenções durante os 50 anos de vida do veículo…

  3. Simão says:

    Infelizmente a estrutura de Portugal ainda não está preparada para os elétricos. Na semana passada como o habitual fui passar uma semana de férias ao Algarve com familia. A viagem desde o Norte do pais. Como habitual fui no meu dtec 1.6 diesel e gastei cerca de 80€ em combustivel médias de 4,8l, a novidade este ano foi o meu cunhado que foi no seu novo elétrico (que não vou passar publicidade da marca e modelo), resultado, em primeiro lugar combinamos encontrarmos no hotel, enquanto nos anos anterior iamos sempre juntos, chegou cerca de 2h atrasado, embora acredito que não passou o tempo todo a carregar o carro, e para finalizar segundo ele gastou cerca de 90€, pelo menos 30€ gastou que eu vi numa estação de carregamentos rápidos.
    Acredito que ele planeou muito mal a viagem, mas foi um exemplo prático que no dia a dia, numa viagem longa fora de casa, sem planeamento ainda não faz sentido ter elétrico. Os carregamentos fora são caros, lentos, os postos sempre ocupados e as viagens mais demoradas. Os hoteis já cobram os carregamentos e não são nada simpáticos, e da forma que isto vai, acredito que em médio prazo e em Portugal ainda será mais caro, ou seja ou se carrega em casa ou já foste.

    • David Guerreiro says:

      Além disso, há sempre o azar de ter postos fora de serviço.

      • B@rão Vermelho says:

        E como diz o Simão, se não tiveres mais de 4 carros a tua frente e se apanhares daqueles que vão beber um café enquanto o carro está a carregar e só aparece 15 minutos depois do o carro já estar carregado.
        Para aqueles têm já são donos de VE, nos carregamentos rápidos a duração é de 30 minutos, vou dar um exemplo e desculpem mais uma vez a ignorância é só para tentar perceber, o carro está a carregar os 30 minutos e por exemplo apenas carrega 50% da bateria, eu posso voltar a passar o cartão e carregar os restantes 50% ou naquele posto já não consigo?
        Eu penso em carregar o meu basicamente em casa, mas ser tiver de carregar fora como posso fazer, o exemplo que dei o mais provável é não fazer sentido mas é apenas um exemplo prático.

        • JL says:

          Consegue sempre, nem que seja até aos 100%, por isso é que há casos que pagam muito, demora mais a carregar dos 80% aos 100% do que dos 10 % aos 80%

        • JL says:

          Esses 15 minutos são pagos, é bem pagos. Por isso mesmo haver casos que pagam muito. Entretanto aprendem. Se querem fazer bastantes kms em pouco tempo é carregar no máximo até aos 70% e fazer uma paragem a mais.

      • JL says:

        Sabe sempre antes de chegar a eles.

    • JL says:

      Portanto não sabe quanto gastou e lançou um valor para o ar.

      Novatos, gastam muito e demoram mais. Loool

    • a realidade avançada says:

      Simão, pode dar os exemplos que quiser, mas passo a dar um exemplo pessoal:

      – Tesla Model Y Long Range
      – fiz uma viagem de 1150 km com 1 noite pelo caminho (portanto uns 600 km + 550km)
      – saí com 90% da bateria (podia ter saído com 100% mas quis poupar a bateria)
      – nos primeiros 600km parei 2x para carregar (não porque precisava, 1x bastava) porque obviamente fomos ao WC e tomar 1 café + comer algo. Destas 2x (carregadores Tesla) o carro avisou que estava carregado (não me recordo mas dos 40 aos 70-80% que queria, mais uma vez, poupar a bateria) muito mais rápido que nós 3 pessoas fomos ao WC e tomamos um café.
      – nos segundos 550km paramos 1x (carregador tesla) novamente para wc + lanchar. Novamente, estava a meio do lanche e o carro já confirmou que estava carregado (máx 80% para poupar a bateria)

      Em nenhuma parte da viagem houve algum atraso por causa do carro ser elétrico, foi ainda mais rápido que a nossa paragem “natural e fisiológica”. Em todo o caso podia ter esticado mais e até sair de casa com 100% da bateria e fazer uma paragem de 15 minutos para dar para os Km (em autoestrada o meu modelo faz uns 420 km reais com mala carregada, assim que não poderia fazer 550 ou 600Km de uma vez)

      Nota: o nosso outro veículo, um Audi diesel 2.0 Tdi 150 cv nunca parou para meter gasóleo, o depósito todo deu para os 1150 km e ainda sobrou para 120 km mais. MAS ainda que não parasse por causa do gasóleo, paramos igual para descansar, wc e comer. Logo entre o carro “quieto” ou a carregar, as pausas seriam as mesmas!

      • Pedro says:

        Tudo muito certo só não percebi como é que fizeste 1150km com um deposito num audi 2.0 150cv carregado, tenho um carro com o motor igual e não faz nem perto

      • Há cada gajo says:

        A diferença é que não tens o stress do carregamento ou não estás condicionado por isso. Com o VE, quer queiras quer não, estás condicionado.

        • Realista says:

          Stress do carregamento é igual a quando se fazia Norte-Sul em 1990 quando não havia bombas de abastecimento ou quando havia não estavam abertas durante a noite e também era preciso planear com bastante antecedência as rotas.

          Relativamente à estrutura de carregamento, é apenas uma questão de tempo pois a cada dia que passa está a ficar maior e mais extensa e devido aos custos de implementação serem muito inferiores aos postos de combustíveis não me admirava nada que a até no meio do mato se comece a encontrar postos de carregamento…

        • Há cada gajo says:

          Então qual a razão para voltar a 1990 se estamos em 2023 ? Ainda assim, és muito novo, pois em 1990 não havia esse problema para circular no país de norte a sul…

          • Realista says:

            Ninguém te está a dizer para voltar atrás no tempo. Simplesmente estou a fazer uma analogia ao referir que antigamente a rede de abastecimentos também era problemática e com o tempo foi melhorada e criada novas soluções.

            No entanto a solução dos elétricos ainda é mais fácil de resolver porque a instalação de um posto de carregamento é MUITO mais barata que a abertura de um posto de combustível. Aliás as empresas como a EDP até instalam gratuitamente postos de carregamento na rua se lhe cederem o local de estacionamento. Portanto a mobilidade elétrica está cada vez a se desenvolver a um bom ritmo e com certeza não será preciso esperar tantas décadas como foi preciso para os veículos a combustão para se ter uma rede de carregamentos mais abrangente.

  4. Yamahia says:

    Em relação ao artigo…mania de colocarem híbridos PHEV e BEV’s no mesmo saco.
    Os EUA ultrapassaram a Alemanha muito provavelmente pq os PHEV deixaram de ser subsidiados na Alemanha logo levaram uma castanhada brutal nas vendas.
    Um PHEV é sobretudo um carro a combustão!

    Qt às vendas de BEVs continuo a achar pouco atendendo aos elevados benefícios, isenções fiscais e subsídios.
    A Tesla está a dar o que tem e o que não tem para não perder peso na guerra dos créditos do carbono. Além dos brutais descontos por unidade, agora acrescentou mais um: -Carregamentos grátis durante 10.000kms em alguns modelos que eventualmente não estarão a vender assim tão bem, apesar do saldo de 15000€.
    Toda a Indústria cresceu bastante nestes 1ºs meses de 2023 em comparação com o mesmo periodo de 2022. Não foram só os elektros!

  5. PTO says:

    LOL, 14,5 milhões até final de 2023.
    Não passa de uma gota no oceano, um grão de areia numa praia.

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