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Vendas de automóveis caem na Europa: crise no setor reflete-se nos números

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mário says:

    Segundo comentadores do forum, não estão a baixar até estão a aumentar exponencialmente.

  2. OutroChegano says:

    as empresas europeias estavam especializadas em construir veículos com motores diesel mas os políticos de bruxelas, especializados em fazer m e r d a da grande, decidiram que o povo tem de locomover-se em trotinetes ou outras cenas eléctricas extremamente dispendiosas aquando da aquisição, portanto, os pobres deste mundo continuam com os seus carritos poluidores mas pagos (enfim, quase pagos)

    • paulo g. says:

      Por isso evoluem, os chineses que produzem as trotinetas e os europeus sentaram-se com os lucros do diesel a poluirem todo o ar à sua volta. Se os carros eletricos são bem melhores, nos camiões a diferença será ainda maior.
      Os chineses não tinham motores a combustão, deram um passo em frente, os outros acomodaram-se, armaram-se em patrões e não em empresários (como o teu querido Musk).

  3. Yamahia says:

    Mais uma valente cacetada na paranóia elektra.

    • B@rão Vermelho says:

      Na realidade os VE até cresceu quase 1%.
      Eu hoje por acaso até estive a fazer uma simulação de quanto fica o E-C3, como não sou muito exigente para a configuração que me agrada fica em 25500€, não sei quanto ficava o mesmo modelo mas a combustão, de preferência a diesel, gasolina não é para mim, não faço muitos km, no ano passado fiz 14.000 Km, e quase sempre as voltas perto de casa, incluível como acabamos por andar tanto e nem nos apercebemos.

      • Rui says:

        Também já tive de olho nesse que é um excelente preço e já oferece uma autonomia superior a 300km que para mim é o que preciso as viagens grandes que faço é para o algarve portanto até para isso dá, mas não vou muito à bola com cetroen e não acho o carro nada bonito acho muito mais bonito o novo renault 5 que até já oferece uma autonomia superior a 400km com bem mais tecnologia mas o preço também é consideravelmente superior

      • rui says:

        Fiz as contas para o C3 e diferença gasolina vs eletrico basta fazer cerca de 15k ano de km e tens vantagem em 8 anos…
        mas o C3 tens de meter cerca de 1500€ de despesas em cima, pelo menos na Citroen que fui a verão You plus com pintura azual (incluida) ficava em cerca de 27000€

      • Hacker Alhinho says:

        “de preferência a diesel, gasolina não é para mim, não faço muitos km, no ano passado fiz 14.000 Km”,
        a pior opção, com esses kms, é mesmo o diesel… Vais ter imensos problemas com o FAP.

        • B@rão Vermelho says:

          @ Hacker Alhinho Até à data 0 problemas, o problema dos a gasolina são os consumos que são muito poucos os que fazem menos de 7 lt, eu no ano passado bateram-me no carro e andei com um Captur a gasolina e sou bastante calmo a conduzir e não consegue fazer menos de 7 lt, no meu carro Dacia Dokker tenho consumos de 4,9 a 5.1, aquii nas voltas se for viajar consigo 4.2 a 4.5, sem falar na diferença de preço dos combustíveis, eu naquela frase queria dizer que parece que se anda pouco e depois fiz 14.000Km, tenho de ir novamente com o carro a inspeção e vou ver quantos fiz este ano.

          • Filipe says:

            O preço dos combustíveis actualmente está praticamente igual já lá vai o tempo que compensava a manutenção é mais cara e os carros a gasóleo são consideravelmente mais caros, o gasóleo para mim já morreu

          • rui says:

            de qualquer das formas no Citroen a escolha é facil, ou tens gasolina ou eletrico, não há diesel já…

      • Yamahia says:

        @B@rão, os elektros não subiram. Pelo contrário levaram mais uma berlaitada (no mês passado (OUT) os elektros seguiam com uma perda anual de 4.9% e em Novembro a perda já vai em -5,4%).

        A fonte do artigo é que está inquinada e misturou nrs de vendas de UK que nada têm a ver com a UE. Além disso as vendas de UK são uma palhaçada com as marcas a comprarem os seus próprios elektros numa tentativa de fugirem às multas impostas pelo mandato ZEV. Não são as pessoas que estão a comprar esses carros. Simultaneamente, nos meses de OUT e NOV as vendas baixaram quase 50% face a SET. Significa que potenciais compradores aguardam por melhores dias para comprarem carro e os vendedores melhores dias para venderem o que os Clientes querem.
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcJpSEmSVqAIyE1V4g?e=jUuSOo
        O Matt é que os topa!
        (É um assunto que dá pano para mangas e devia ser tratado num tópico próprio)

        • JL says:

          Subiram, está nos números da acea.>

          Então quanto desceram os diesel e gasolina, e até os PHEV ?

          A sério que vai usar os devaneios dos petrolerdos como essa imagem ?

        • Toni da Adega says:

          ” as marcas a comprarem os seus próprios elektros ” Eles sempre fizeram isso, também fazem a carros de combustao. Praticamente dão carros “de empresa” a todos os funcionários.

          Existem centenas de carros “usados” que nem 1.000km feitos tem.

          Mas fazem isso porque ganham mais vendendo o carro usado com 1 ano que vendendo o carro novo não por ser elektros. Mercado dos semi-novos é onde está a maioria do negocio.

        • Gonçalo says:

          Parace-me que o motinhas não sabe a diferença entre Europa e União Europeia ahahahhahahah
          Motinhas estamos a falar da Europa o Uk continua a pertencer à Europa e já agora não é possivel uma empresa comprar os seu próprios produtos ahahah isso não conta como vendas se não a minha empresa era a que mais vendia no planeta ahahahah

          • Yamahia says:

            Ah sim @Gonçalo? Ninguém diria… 😛
            Então e a Rússia, Turquia, Ucrânia, Bielorrússia, Azerbaijão, Sérvia, Geórgia, Moldávia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia do Norte, Albânia, Montenegro, Kosovo, Arménia…etc tb são Europa, correcto? Contaste com estes? Mais de 300 milhões de almas e nem 3%de elektros vendem. E agora? Queres incluir? Olha que ficas a perder …muito looolooolool

            Qto ao resto :
            1-Vendas combustão 2024 mas matriculas adiadas para 2025:
            https://www.autoexpress.co.uk/news/365322/zev-mandate-spoil-christmas-1000s-petrol-and-diesel-car-buyers
            2- A marca pode registar atraves dos seus representantes os carros de serviço que lhes apetecer.
            Qual é a dúvida.
            É evidente que estão a empurrar com a barriga pq em 2025 o ZEV passa de 22 para 28% de obrigaçãode venda de elektros, no entanto toda a gente sabe que as bases desta política insana, maluca e destrutiva vão cair mais mês, menos mês.

          • JL says:

            Ena, 1000 carros ? Que número. Looooooool

            Mas espere lá, UK agora já conta ? Ainda há bocado não contava ?

          • Yamahia says:

            Quem está a querer entrar com UK não sou eu, anda a ver mal. Se querem contar com os 80 milhões do UK, metam tb os outros 350 milhoes. Tb são filhos de Deus, acho eu 😛
            1000 carros? Mais uma vez a ver mal. Vc vê td mal. Desde qd “milhares ” sao 1000 unidades?. Nao volte para a 4ª classe q não é preciso. LOL

          • JL says:

            Se não especificam números, 1002 já são milhares.

            Mas isso altera o quê? Não entendi, as vendas continuam a aumentar na mesma. Looooool

          • Gonçalo says:

            Claro motinhas pertencem à europa tal como o UK.
            A serio que o motinhas foi buscar uma noticia que diz 1000 carros ahah não estudes que não é preciso.
            Há uma coisa muito clara neste artigo o eléctricos aumentaram em comparação com o mesmo perdido do ano passado os outros desceram é assim tão difícil perceber isto será que é preciso fazer um desenho ?

          • Toni da Adega says:

            Vendas combustão 2024 mas matriculas adiadas para 2025, sempre de fez isso, quando for para vender carro valoriza mais. Daqui a uns tempos o carros é vendido como sendo em 2025 em vez de ser de 2024.

            Falar de algo que sempre se fez como sendo novidade. Está visto que entendes 0 de carros.

            Já agora ao comprares um carro usado escolhe um com matricula de Dezembro que poupas uns milhares.

          • Yamahia says:

            @Gonçalinho, já estás como o outro ou és o mesmo com outro nick? Eu repito”:

            1000 carros? Mais uma vez a ver mal. Vc vê td mal. Desde qd “…milhares ” sao 1000 unidades?. Nao volte para a 4ª classe q não é preciso. LOL…”

          • JL says:

            Mas afinal quantos milhares são ?

    • Gonçalo says:

      Cacetada? Tal como diz no artigo os eléctricos foram os únicos que as vendas subiram ahahahah

    • JL says:

      Cacetada como ? se pertencem aos 2 únicos que não desceram, foi uma grande cacetada sim nos diesel e gasolina.

    • Toni da Adega says:

      Mas existem mais carros a combustao á venda que carros elektros. Qual é a desculpa?

      • Yamahia says:

        Na realidade, sobre o pouco que já vendiam, os carros elektros levaram um chapadão de -9,5%, em Novembro.

        • JL says:

          Os diesel foram bem piores:

          “The diesel car market declined by 15.3%, resulting in a 10.6% market share last November. Overall, decreases were observed in most EU markets.”

          Gasolina:

          “In November 2024, petrol car sales dropped by 7.8%.”

          Plugin:

          “Plug-in hybrid car registrations fell by 8.8% last month, ”

          Os únicos que subiram foram os HEV:

          “Hybrid-electric registrations increased by 18.5%”

        • JL says:

          Já agora, na quota anual subiram 1 %.

        • Toni da Adega says:

          Mas se não se vendem Elektros como é que o problema são os Elektros? Se o que o pessoal quer é carros a combustão o que não falta são carros a combustão para escolher.
          Não compram carros a combustão e a desculpa é porque as marcas possuem carros Elektros á venda :D. Cada día inventam uma história diferente

        • Yamahia says:

          Os HEV são carros a combustão e os mild-hybrid são tb HEV. Eos outros que são os bi-fuel tb são a combustão e idem para os PHEV’S. Tudo serve para retirar expressão à combustão.
          A realidade é que este ano os elektros já seguem com perdas de 5.4% face ao mesmo período do ano passado e este mês de Novembro perderam 9.5%. Incha!!!

  4. PorcoDoPunjab says:

    Os carros estão caríssimos.
    Qualquer sucata mediana custa mais de 30k…

    Quem tem dinheiro para isto?
    E com a crise que aí vem, o melhor a fazer é guardar o guito…

    • Toni da Adega says:

      Existem carros novos a custar metade disso.
      Por 30k compra-se um electrico e um a combustão, ambos novos (0Km)

      • Gonçalo says:

        Diz me lá qual é o carro novo que custa 15k e estou a falar de carros não são caixas de fosforos

        • Toni da Adega says:

          Sem saber qual é a definição de carros e de Caixas de fósforos é impossível dizer.

          • Gonçalo says:

            Caixas de fosforos tudo o que é mais pequeno do que um clio/opel corsa etc dessa gama para cima são carros que realmente a pessoa mesmo com familia pode viver com eles daí para baixo são carros de nicho que só dão para algumas pessoas

          • Toni da Adega says:

            Clio, Corsa é a gama mais baixa que existe. É isso a definição de carro? Ainda pensei que fosse um BMW X3 ou algo do género.

            15k compra-se um.Dacia que é praticamente um Clio. Mas já se sabe convém estacionar no final da rua para ninguém ver.

          • PTO says:

            @Toni da Adega

            O Dacia Spring mais barato custa 16.900 euros mais taxas e despesas de transporte, que são cerca de 1200 euros. Resumindo custa mais 2100 euros que os tais 15k.

            Continuo à espera da indicação onde existem carros elétricos novos a 15k.

          • Toni da Adega says:

            @PTO Dacia Spring preço chave na mão são 17.500€. e até deve dar para negociar para os 17.000€.
            Num Stand é sempre mais barato que no anunciado no site da marca. Basta saber procurar e negociar

      • PTO says:

        Um elétrico novo por 15k?
        Quero dois. Onde posso ir compra-los? Venha lá esse link!

        • Toni da Adega says:

          Quem falou eléctrico novo a 15k.
          Vou copiar aquilo que disse.
          “Por 30k compra-se um electrico e um a combustão”.
          2 carros a 30k não é a mesma coisa que 1 elétrico a 15k

  5. Luís says:

    Vou ficar com o meu velho até ter 50 anos e ser relíquia. Ao fim desse tempo passa a ser ecológico pois o fabrico já foi há muito tempo e expreme-se até ao fim

  6. semerodk says:

    A narrativa forçada do carro elétrico falhou gravemente! Ainda bem para o meio ambiente!

    Quem comprou perdeu 90% do valor do carro em 5 anos. ESTUDASSEM!

    • JL says:

      Tem de ler novamente, é que foram esses que aumentaram:

      “Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.”

      Compro 2 com 5 anos e com 90% de desvalorização, onde estão eles ?

      Mas espere lá, valorizaram em relação à semana passada ? que já era 90% em 2 anos ?

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