Vendas de automóveis caem na Europa: crise no setor reflete-se nos números
Num momento desafiante para os maiores nomes da indústria automóvel europeia e num reflexo deste contexto, as vendas de automóveis caíram, no mês passado, na Europa.
O número de matrículas de automóveis novos diminuiu 2%, em novembro, relativamente ao ano anterior, para 1,06 milhão de unidades. A queda foi especialmente significativa em França e Itália, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Por outro lado, Espanha foi o único grande mercado europeu a registar um aumento das vendas, segundo a Bloomberg.
Esta queda acontece, numa altura em que as maiores fabricantes de automóveis da Europa, incluindo o Grupo Volkswagen e o Grupo Stellantis, estão a acelerar a redução dos custos e a tentar negociar com os sindicatos de trabalhadores.
O momento desafiante afetou, também, os fornecedores de automóveis e as startups, como a empresa de baterias Northvolt, que pediu a declaração de falência, em novembro.
Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.
Ainda assim, as vendas diminuíram ligeiramente entre janeiro e novembro, com os registos de híbridos plug-in a caírem 8,6%, no mês passado.
Enquanto os clientes europeus se habituam aos carros elétricos, os registos de híbridos aumentam - afinal, são para muitos uma solução viável. As vendas destes veículos, alimentados por motores de combustão e baterias mais pequenas, aumentaram 16%, em novembro.
Indústria automóvel da Europa atravessa momento desafiante
Neste momento, as fabricantes europeias de automóveis estão a lutar contra o abrandamento das vendas, na Europa, onde os consumidores continuam sob pressão devido ao aumento do custo de vida.
Além disso, o fim dos subsídios aos veículos elétricos em alguns países afetou ainda mais a procura de veículos de baixas emissões.
Paralelamente, as fabricantes enfrentam a possibilidade de multas de milhares de milhões de euros, caso não consigam cumprir as regras europeias mais rigorosas em matéria de emissões, que entrarão em vigor no próximo ano.
Segundo comentadores do forum, não estão a baixar até estão a aumentar exponencialmente.
Mas quem você pensa que é para colocar em causa as palavras se Santo JL padroeiro da mobilidade electrica?
My bad Anung.
Só eu é que fiz contas e deu me um periodo de retorno de 15 anos de um diesel para um elétrico, mesmo considerando uma manutenção média anual de 400€ e gasóleo a 2€
Podes dizer como fizeste essa comparação? pois na esmagadora maiorias das marcas com opção diesel e eletrica a diesel é igual ou mais cara…
O meu diesel custou 27 000€
Um equivalente elétrico custa 48 000€ e com autonomia equivalente. É só fazer as contas.
Agora já custou 27 mil ? já comprou outro ? então o anterior já avariou ?
Então que carro é ?
diz modeles, não conheço já quase nenhum diesel novo que custe apenas esse dinheiro…
gás caro
as empresas europeias estavam especializadas em construir veículos com motores diesel mas os políticos de bruxelas, especializados em fazer m e r d a da grande, decidiram que o povo tem de locomover-se em trotinetes ou outras cenas eléctricas extremamente dispendiosas aquando da aquisição, portanto, os pobres deste mundo continuam com os seus carritos poluidores mas pagos (enfim, quase pagos)
Por isso evoluem, os chineses que produzem as trotinetas e os europeus sentaram-se com os lucros do diesel a poluirem todo o ar à sua volta. Se os carros eletricos são bem melhores, nos camiões a diferença será ainda maior.
Os chineses não tinham motores a combustão, deram um passo em frente, os outros acomodaram-se, armaram-se em patrões e não em empresários (como o teu querido Musk).
Mais uma valente cacetada na paranóia elektra.
Na realidade os VE até cresceu quase 1%.
Eu hoje por acaso até estive a fazer uma simulação de quanto fica o E-C3, como não sou muito exigente para a configuração que me agrada fica em 25500€, não sei quanto ficava o mesmo modelo mas a combustão, de preferência a diesel, gasolina não é para mim, não faço muitos km, no ano passado fiz 14.000 Km, e quase sempre as voltas perto de casa, incluível como acabamos por andar tanto e nem nos apercebemos.
Também já tive de olho nesse que é um excelente preço e já oferece uma autonomia superior a 300km que para mim é o que preciso as viagens grandes que faço é para o algarve portanto até para isso dá, mas não vou muito à bola com cetroen e não acho o carro nada bonito acho muito mais bonito o novo renault 5 que até já oferece uma autonomia superior a 400km com bem mais tecnologia mas o preço também é consideravelmente superior
Ontem cruzei-me com um R5E amarelo muito giro, gostei, mas parece um pouco mais pequeno e mais caro, o meu limite anda perto dos 25.000€
@Rui, e como tenho problemas de saúde um carro um pouco mais alto nem fazes a ideia da diferença que faz.
Fiz as contas para o C3 e diferença gasolina vs eletrico basta fazer cerca de 15k ano de km e tens vantagem em 8 anos…
mas o C3 tens de meter cerca de 1500€ de despesas em cima, pelo menos na Citroen que fui a verão You plus com pintura azual (incluida) ficava em cerca de 27000€
Não recuperas os 27800 euros em oito anos a não ser que faças mesmo MUITOS km por ano.
Então afinal o C3 a gasolina é dado.
“de preferência a diesel, gasolina não é para mim, não faço muitos km, no ano passado fiz 14.000 Km”,
a pior opção, com esses kms, é mesmo o diesel… Vais ter imensos problemas com o FAP.
@ Hacker Alhinho Até à data 0 problemas, o problema dos a gasolina são os consumos que são muito poucos os que fazem menos de 7 lt, eu no ano passado bateram-me no carro e andei com um Captur a gasolina e sou bastante calmo a conduzir e não consegue fazer menos de 7 lt, no meu carro Dacia Dokker tenho consumos de 4,9 a 5.1, aquii nas voltas se for viajar consigo 4.2 a 4.5, sem falar na diferença de preço dos combustíveis, eu naquela frase queria dizer que parece que se anda pouco e depois fiz 14.000Km, tenho de ir novamente com o carro a inspeção e vou ver quantos fiz este ano.
O preço dos combustíveis actualmente está praticamente igual já lá vai o tempo que compensava a manutenção é mais cara e os carros a gasóleo são consideravelmente mais caros, o gasóleo para mim já morreu
de qualquer das formas no Citroen a escolha é facil, ou tens gasolina ou eletrico, não há diesel já…
@B@rão, os elektros não subiram. Pelo contrário levaram mais uma berlaitada (no mês passado (OUT) os elektros seguiam com uma perda anual de 4.9% e em Novembro a perda já vai em -5,4%).
A fonte do artigo é que está inquinada e misturou nrs de vendas de UK que nada têm a ver com a UE. Além disso as vendas de UK são uma palhaçada com as marcas a comprarem os seus próprios elektros numa tentativa de fugirem às multas impostas pelo mandato ZEV. Não são as pessoas que estão a comprar esses carros. Simultaneamente, nos meses de OUT e NOV as vendas baixaram quase 50% face a SET. Significa que potenciais compradores aguardam por melhores dias para comprarem carro e os vendedores melhores dias para venderem o que os Clientes querem.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcJpSEmSVqAIyE1V4g?e=jUuSOo
O Matt é que os topa!
(É um assunto que dá pano para mangas e devia ser tratado num tópico próprio)
Subiram, está nos números da acea.>
Então quanto desceram os diesel e gasolina, e até os PHEV ?
A sério que vai usar os devaneios dos petrolerdos como essa imagem ?
Onde?
https://pplware.sapo.pt/motores/vendas-de-automoveis-caem-na-europa-crise-no-setor-reflete-se-nos-numeros/comment-page-1/#comment-3580179
Adicionalmente, no acumulado de 2024, os carros no geral crescem +0,4% e os elektros baixam 5.4%.
É mais que evidente q o q está a puxar as vendas para baixo são os elektros.
Errado, quem está a puxar as vendas para baixo são os que cairam, diesel, gasolina e até um pouco dos plugin.
Mas não viu quanto estes caíram ?
Não, isso são os seus números inventados, vá ver o ultimo relatório da ACEA.
” as marcas a comprarem os seus próprios elektros ” Eles sempre fizeram isso, também fazem a carros de combustao. Praticamente dão carros “de empresa” a todos os funcionários.
Existem centenas de carros “usados” que nem 1.000km feitos tem.
Mas fazem isso porque ganham mais vendendo o carro usado com 1 ano que vendendo o carro novo não por ser elektros. Mercado dos semi-novos é onde está a maioria do negocio.
Parace-me que o motinhas não sabe a diferença entre Europa e União Europeia ahahahhahahah
Motinhas estamos a falar da Europa o Uk continua a pertencer à Europa e já agora não é possivel uma empresa comprar os seu próprios produtos ahahah isso não conta como vendas se não a minha empresa era a que mais vendia no planeta ahahahah
Ah sim @Gonçalo? Ninguém diria… 😛
Então e a Rússia, Turquia, Ucrânia, Bielorrússia, Azerbaijão, Sérvia, Geórgia, Moldávia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia do Norte, Albânia, Montenegro, Kosovo, Arménia…etc tb são Europa, correcto? Contaste com estes? Mais de 300 milhões de almas e nem 3%de elektros vendem. E agora? Queres incluir? Olha que ficas a perder …muito looolooolool
Qto ao resto :
1-Vendas combustão 2024 mas matriculas adiadas para 2025:
https://www.autoexpress.co.uk/news/365322/zev-mandate-spoil-christmas-1000s-petrol-and-diesel-car-buyers
2- A marca pode registar atraves dos seus representantes os carros de serviço que lhes apetecer.
Qual é a dúvida.
É evidente que estão a empurrar com a barriga pq em 2025 o ZEV passa de 22 para 28% de obrigaçãode venda de elektros, no entanto toda a gente sabe que as bases desta política insana, maluca e destrutiva vão cair mais mês, menos mês.
Ena, 1000 carros ? Que número. Looooooool
Mas espere lá, UK agora já conta ? Ainda há bocado não contava ?
Quem está a querer entrar com UK não sou eu, anda a ver mal. Se querem contar com os 80 milhões do UK, metam tb os outros 350 milhoes. Tb são filhos de Deus, acho eu 😛
1000 carros? Mais uma vez a ver mal. Vc vê td mal. Desde qd “milhares ” sao 1000 unidades?. Nao volte para a 4ª classe q não é preciso. LOL
Se não especificam números, 1002 já são milhares.
Mas isso altera o quê? Não entendi, as vendas continuam a aumentar na mesma. Looooool
Claro motinhas pertencem à europa tal como o UK.
A serio que o motinhas foi buscar uma noticia que diz 1000 carros ahah não estudes que não é preciso.
Há uma coisa muito clara neste artigo o eléctricos aumentaram em comparação com o mesmo perdido do ano passado os outros desceram é assim tão difícil perceber isto será que é preciso fazer um desenho ?
Vendas combustão 2024 mas matriculas adiadas para 2025, sempre de fez isso, quando for para vender carro valoriza mais. Daqui a uns tempos o carros é vendido como sendo em 2025 em vez de ser de 2024.
Falar de algo que sempre se fez como sendo novidade. Está visto que entendes 0 de carros.
Já agora ao comprares um carro usado escolhe um com matricula de Dezembro que poupas uns milhares.
@Gonçalinho, já estás como o outro ou és o mesmo com outro nick? Eu repito”:
1000 carros? Mais uma vez a ver mal. Vc vê td mal. Desde qd “…milhares ” sao 1000 unidades?. Nao volte para a 4ª classe q não é preciso. LOL…”
Mas afinal quantos milhares são ?
Cacetada? Tal como diz no artigo os eléctricos foram os únicos que as vendas subiram ahahahah
https://pplware.sapo.pt/motores/vendas-de-automoveis-caem-na-europa-crise-no-setor-reflete-se-nos-numeros/comment-page-1/#comment-3580172
“Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.”
Cacetada como ? se pertencem aos 2 únicos que não desceram, foi uma grande cacetada sim nos diesel e gasolina.
Outro?
https://pplware.sapo.pt/motores/vendas-de-automoveis-caem-na-europa-crise-no-setor-reflete-se-nos-numeros/comment-page-1/#comment-3580172
Isso só confirma a sua negação.
Mas existem mais carros a combustao á venda que carros elektros. Qual é a desculpa?
Na realidade, sobre o pouco que já vendiam, os carros elektros levaram um chapadão de -9,5%, em Novembro.
Os diesel foram bem piores:
“The diesel car market declined by 15.3%, resulting in a 10.6% market share last November. Overall, decreases were observed in most EU markets.”
Gasolina:
“In November 2024, petrol car sales dropped by 7.8%.”
Plugin:
“Plug-in hybrid car registrations fell by 8.8% last month, ”
Os únicos que subiram foram os HEV:
“Hybrid-electric registrations increased by 18.5%”
Já agora, na quota anual subiram 1 %.
Mas se não se vendem Elektros como é que o problema são os Elektros? Se o que o pessoal quer é carros a combustão o que não falta são carros a combustão para escolher.
Não compram carros a combustão e a desculpa é porque as marcas possuem carros Elektros á venda :D. Cada día inventam uma história diferente
Os HEV são carros a combustão e os mild-hybrid são tb HEV. Eos outros que são os bi-fuel tb são a combustão e idem para os PHEV’S. Tudo serve para retirar expressão à combustão.
A realidade é que este ano os elektros já seguem com perdas de 5.4% face ao mesmo período do ano passado e este mês de Novembro perderam 9.5%. Incha!!!
Errado, os bev foram os únicos que cresceram tal como hev.
Os diesel desceram, portanto pode deitar as latas fora, já que parece ser esse o seu argumento.
Q alucinado
Então quer os relatórios da acea ?
Aqui tem:
https://www.acea.auto/files/Press_release_car_registrations_November_2024.pdf
Yup :
“NEW EU CAR REGISTRATIONS BY POWER SOURCE
The battery-electric car market share for November 2024 fell to 15% from 16.3% last year,
while volumes dropped by 9.5%.”
O que quer provar com isso?
Só confirma que os carros elektros levaram um chapadão de -9,5%, em Novembro. LOL
Se os eléctricos levaram um chapadão então o que levaram os diesel gasolina e phev ? Um terramoto ?
Os evs cresceram no mês passado.
Novamente ainda não percebeu que um HEV é um carro a combustão a gasolina ou a gasóleo. Que um mild-hybrid é um carro a combustão a gasolina ou a gasóleo. Que um bi-fuel é um carro a combustão a gasolina +gas ou a gasóleo+gás.
É essa a sua dificuldade.
Na UE este mercado,junto com os irmãos PHEV e puros gasolina ou gasóleo cresceu 1% até NOV e 3% em NOV
Na UE, os elektros perderam cota de mercado de 5.4% até Novembro e 9.5% em Novembro.
Não há volta a dar. Conforme-se e largue os fumos.
É um carro híbrido, daí ter esse nome, tem tanto de combustão como de eléctrico.
Errado, os phev desceram, tal como os a gasolina e diesel, que despencaram, não há volta a dar.
Olhe eu se tivesse comprador, agora ia buscar a nova A5 2.0TDI.:
https://youtu.be/MXkp9gqjoyQ?si=DAGUwu2p7vF6AkZX
Muito linda, não acha? Só lhe mudava a cor para preto.
Acha que isso fazia de mim um novo adoptante da ME ou um fiel seguidor da mecânica diesel?
Loool
Um A5 ? que é um a3 esticado ou assoprado ?
Bem precisam de vender diesel, com os trapalhões que andam a dar.
Mas como se vê, não compra porque já não acredita em diesel, tal como a maioria das pessoas.
Em vez de estar com disparates recalcados, diga lá pq não há um cabrio elektro?
Também não há cabrio a diesel, logo não posso comprar cabrio diesel.
Quantos quer?
Venham eles.
Os carros estão caríssimos.
Qualquer sucata mediana custa mais de 30k…
Quem tem dinheiro para isto?
E com a crise que aí vem, o melhor a fazer é guardar o guito…
Existem carros novos a custar metade disso.
Por 30k compra-se um electrico e um a combustão, ambos novos (0Km)
Diz me lá qual é o carro novo que custa 15k e estou a falar de carros não são caixas de fosforos
Sem saber qual é a definição de carros e de Caixas de fósforos é impossível dizer.
Caixas de fosforos tudo o que é mais pequeno do que um clio/opel corsa etc dessa gama para cima são carros que realmente a pessoa mesmo com familia pode viver com eles daí para baixo são carros de nicho que só dão para algumas pessoas
Clio, Corsa é a gama mais baixa que existe. É isso a definição de carro? Ainda pensei que fosse um BMW X3 ou algo do género.
15k compra-se um.Dacia que é praticamente um Clio. Mas já se sabe convém estacionar no final da rua para ninguém ver.
@Toni da Adega
O Dacia Spring mais barato custa 16.900 euros mais taxas e despesas de transporte, que são cerca de 1200 euros. Resumindo custa mais 2100 euros que os tais 15k.
Continuo à espera da indicação onde existem carros elétricos novos a 15k.
@PTO Dacia Spring preço chave na mão são 17.500€. e até deve dar para negociar para os 17.000€.
Num Stand é sempre mais barato que no anunciado no site da marca. Basta saber procurar e negociar
Um elétrico novo por 15k?
Quero dois. Onde posso ir compra-los? Venha lá esse link!
Quem falou eléctrico novo a 15k.
Vou copiar aquilo que disse.
“Por 30k compra-se um electrico e um a combustão”.
2 carros a 30k não é a mesma coisa que 1 elétrico a 15k
Vou ficar com o meu velho até ter 50 anos e ser relíquia. Ao fim desse tempo passa a ser ecológico pois o fabrico já foi há muito tempo e expreme-se até ao fim
Então vai convertê-lo em eléctrico ?
E ligar uma extensão de casa até ao trabalho, assim está sempre carregado, são só 20km.
Não é por isso, é por ter dito que ao fim desse tempo passa a ser ecológico, como faz para ele deixar de ter emissões ? só o convertendo.
É mais ecológico manter o antigo por mais 199.000 kms do q estar a trocar por um elektro que vem pré-carregado de destruição ecológica para os 1⁰s 200.000 kms. Se lá chegar.
Desde que so faça 1000 KMS por ano, portanto nem vale a pena ter.
Errado, para os primeiros 46 mil KMS.
1000 não. Pode fazer 9000 por ano (média dos portugas) que tem carro para ≈ 23 anos a poluir menos q um novo elektro.
O estudo que diz esse disparate fala em 1000 kms por ano.
Portanto não invente.
Qual estudo? Aquele que desmascarou os delírios do Timmermans e levou à sua demissão?
Esse claramente fala em 23 anosx9000 kms
Nenhum mostra isso.
Não, aquele que fala dos clássicos vs evs.
A narrativa forçada do carro elétrico falhou gravemente! Ainda bem para o meio ambiente!
Quem comprou perdeu 90% do valor do carro em 5 anos. ESTUDASSEM!
Tem de ler novamente, é que foram esses que aumentaram:
“Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.”
Compro 2 com 5 anos e com 90% de desvalorização, onde estão eles ?
Mas espere lá, valorizaram em relação à semana passada ? que já era 90% em 2 anos ?