Vendas da Tesla na Europa correm risco de desaparecer, enquanto BYD vende o dobro
Após conquistar o planeta, a Tesla passa um dos seus piores momentos de sempre. As vendas da marca na Europa praticamente desapareceram e a marca deixou de ter qualquer peso. Os dados mais recentes reforçam isso e mostram que a BYD vendeu o dobro, ganhando cada vez mais mercado nos elétricos.
Em julho de 2025, o mercado europeu de automóveis novos voltou a crescer, impulsionado pelos veículos elétricos. Segundo a Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), as vendas na União Europeia subiram 7,4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, revertendo a queda acumulada de 0,7% nos primeiros sete meses do ano.
Os veículos totalmente elétricos foram o principal motor desta recuperação, com um aumento de 39,1% em registos homólogos e quota de mercado de 15,6% em 2025 — face aos 12,5% de 2024. Em contraste, os modelos híbridos continuam a liderar as preferências, representando 34,7% das vendas. Os veículos com motores a gasolina ou gasóleo viram a sua fatia cair para 37,7%. Este movimento reflete uma transição sustentada do mercado para opções mais limpas de mobilidade.
A concorrência entre as construtoras também se revela de forma clara. O grupo Volkswagen manteve-se na liderança absoluta com 262 069 matrículas, um aumento de 13,7% face a julho de 2024 (quota de 28,7%). Renault (96 943 unidades, +9,4%) e BMW (67 957 unidades, +14,3%) também registaram crescimento. Já a Stellantis recuou ligeiramente (-0,9%), ficando com 14,9% do mercado.
Contudo, enquanto muitos fabricantes prosperam, a Tesla enfrentou dificuldades acentuadas. A empresa registou apenas 8 837 novas matrículas de elétricos em julho, representando uma queda de 40% em relação ao período homólogo, o sétimo mês consecutivo de descidas.
Destaca-se que a empresa está a ser penalizada não apenas pela crescente concorrência, mas também pelos efeitos negativos da retórica pública de Elon Musk e da sua ligação à administração Trump, fatores que “têm afetado a perceção da marca no continente”. No entanto, nem tudo são más notícias para a Tesla: a empresa anunciou um novo modelo mais acessível, cuja produção deverá arrancar na “segunda metade de 2025”, na esperança de recuperar alguma competitividade.
Quem aproveita este cenário é a BYD. Em julho, registou 13 503 matrículas na Europa, um salto de 225% relativamente ao ano anterior, consolidando-se como principal rival da Tesla no continente. O sucesso da BYD acompanha uma estratégia reforçada de presença e investimentos — incluindo a abertura de mais concessionários e expansão industrial — que altera significativamente a correlação de forças no mercado europeu.






















JL em 3, 2, 1…
Já agora, nenhum dos meus carros tem botão SOS!
Tem, olhe para cima.
Pode não ter. Basta ser pré-2000
O JL sabe mais do que eu sobre os meus carros! Ou acha que sabe, mesmo sem os ter visto!
Ainda é capaz de tentar procurar onde eu moro para espetar 2 botões SOS no teto dos meus carros!
Então porque não diz o ano do carro ?
“Tem, olhe para cima. ?” Então porque afirma o que desconhece?
Porque no modelo que ele falou é ali que costuma estar, só falta ele dizer o ano para ter a confirmação.
Por isso eu ter pedido o ano do carro, mas ele deve estar com medo em dizer.
2012 e 2018.
Então tem um veiculo de 2012 que só foi lançado em 2016 ?
Ah, já agora, seja qual o ano for, está no teto.
+1 xD xD
Ena, ainda bem que veio ver os meus comentários….
Lol ainda me lembro quando ninguém conhecia a BYD nem a mesma vendia na Europa, e postei aqui que ia papar tudo incluído a Tesla e todos gozaram por ser chinoca e tal…
Embrulhem!
Se tivesse “que não tenho” 50 Mil euros para dar por um carro, nunca os gastaria num BYD. Preferia 1000 vezes pagar 50 mil por um tesla. Os interiores da maior parte dos BYD low budget “ATTO” etc são HORROROSOS, não tens rede de carregamentos propria, … é chines.
esquece… tenho um model 3 e trocava facil por um BYD.
antes que venham com tema…. não troco porque o carro na realidade é da empresa e são mais 3 anos com isto… e por muito que não goste do carro, não vou gastar dinheiro de forma desnecessária, sendo que mesmo assim aqui em casa ainda existe um segundo carro a gasolina (menos espaçoso mas infinitamente mais divertido de conduzir)
Sr. Bla Explique isso de muito mais divertido, divertido em quê?
Em tudo…. A condução do Tesla não é minamente envolvente.
Um carro com motor a combustão e caixa manual, mesmo que mais lento que um eléctrico, torna-se muito mais envolvente.
Travar, reduzir, controlar as rotações do motor e a forma como controlas as curvas não tem nada ver.
No Tesla não controlas nada e não estás em controlo de nada.
O facto de fazeres essa questão demonstra que não tens qualquer tipo de interesse por condução….
E fácil: o microondas cozinha mais depressa os alimentos, mas no forno sabem melhor. E uma questão de sabor e não de números. Percebes?
A sério que coisinha alimentos no microondas ? Então explique lá que receitas faz no microondas ?
Então se não controla nada é porque realmente não tem um Tesla, já o disse várias vezes, não entendo porque insiste.
*cozinha
e quem esteja a gostar do domínio da chinesada esses vendidos vão pagar caríssimo por tanta traição que fizeram e fazem na europa
Por mim cagava em qualquer carro feito na Europa… Ainda me lembro o que a Opel fez na Azambuja em plena crise mundial, assim como a citroen/Renault no norte… Fora que a Autoeuropa só é sustentada pelos apoios brutais que o estado dá.
Para mim é UMM para todos.
Adoro que o Musk é culpa das vendas baixas, mas a byd ser uma subsidiária da ccp já é na boa…
É como dizer que numa mercearia foram vendidas 1000 peças de fruta, mas que a empresa das bananas da madeira está uma desgraça porque só vendeu 50 peças de fruta… sim… só vende bananas. Se estamos a comparar numero de carros eletricos 100%, não podemos comparar os numeros de vendas com outras que vendem hibridos e combustão.
pegando no teu exemplo a questão é que as que vendem vários tipos de fruta vendem bananas, e o mercado de bananas cesceu.
Ou seja, vendem-se mais bananas.
Agora outro facto é que a empresa que só vende bananas está num ciclo continuo de vender cada vez menos, enquanto que os que não estão só focados no mercado de bananas estão a vendar cada vez mais bananas…..
Isto pode levar a pensar o que raio se passa com a empresa que só vende bananas e com as suas bananas….
Devem estar a mandar tudo para Portugal que aqui cada vez se vê mais. Até parece que saem nas batatas fritas como brinde.
TVDE’s
Ena, então são bons carros, para fazer KMS e não estarem parados ?
Então e as vendas da Dacia era porquê? Que agora também já caíram .
Quem compra BYD fica estigmatizado aos TVDE’S. Pior, fica correlacionado com empresas de origem duvidosa do KáCem e da Amadora.
Então mas há quantos meses é que essas empresas andam a comprar byd ? daqui a pouco têm o stock todo da marca. LOOOL
Enfim.
a tesla desaparecer era muito bem visto. fez o seu papel mas veio a verificar-se que o manda-chuva é um ser humano do mais pequenino que existe.
desaparecer essa e todas as empresas ligadas a seres (des)humanos assim pequeninos era um benefício para a humanidade em geral, para os outros 99%.
o progresso não é tecnologia, o progresso é solidariedade e compaixão
Bons bons, são os carros vindos desse grande pais democrático e defensor dos direitos humanos. Estou certo que os manda chuva que tanto idolatras, são bem mais mais execráveis.
Qual é o país de que está a falar? Deve ser a China, o país em que o seu ídolo, o Musk, investiu em junho 556 milhões de dólares. Deve ser, não deve?
Aquele pais que todos os fabricantes europeus também investiram ?
+1
Os mais económicos e eficiente são da marca que dizem que vai desaparecer
Mas a tela vendeu mais que a byd nos primeiros seis meses do ano.
Em 2025, a BYD superou a Tesla nas vendas de carros elétricos em Portugal.
Aqui vão os destaques:
• Janeiro de 2025: A BYD vendeu 392 veículos elétricos, ultrapassando ligeiramente a Tesla, que vendeu 389.
• Maio de 2025: A BYD foi líder mensal no segmento de veículos 100% elétricos, com 441 unidades vendidas.
• Acumulado até maio: A BYD já tinha vendido 1.793 veículos elétricos, um crescimento de mais de 150% face a 2024.
• Incluindo híbridos plug-in, a BYD somou 2.259 unidades vendidas no total de veículos de nova energia.
Enquanto isso, a Tesla enfrentou uma quebra nas vendas, com uma descida de 29,1% só em janeiro. Ou seja, 2025 tem sido o ano da virada para a BYD no mercado português.
Se quiser, posso mostrar quais modelos da BYD estão a conquistar os portugueses — há alguns bem interessantes!
Falando da Europa, a Tesla no primeiro semestre vendeu mais carros que a byd, já considerando os híbridos.
a “tela” ??? não conheço essa marca de v.e, deves estar a referir-te a micro-ondas …
Não, não me referi a carros a gasolina, sim, só pode estar a falar desses quando se refere a microondas.
Veja lá se a falta de um “s” não lhe provoca um ataque de nervos.
não provoca ataque nenhum, contudo demonstra que quando lhe retribuem com a mesma resposta que dá noutros comentário, sua alteza, o grande sábio do v.e., fica bastante incomodado … vá tomar banho, que o seu fundamentalismo já cheira mal 😉
Eu nunca alertei ninguém para erros ortográficos.
Já tomei banho, aqui quem parece estar a ser fundamentalista é você.
Vende o Tesla senão breve perdes 100% do valor do carro!
Isso é que era, onde estão eles dados ?
Mas diga lá o que o afeta nestes carros ? Não sabe fazer lhe manutenção?
Nem o nome de tesla deviam usar, o visionário já morreu e se cá viesse e visse essa porcaria morria novamente. Carregar com uma extensão…só falta a gambiarra. O visionário há quase um século descobriu que a eletricidade não precisava de fios, ver uma caixeta de plástico com uma extensão…dass
E não precisa de fios, o problema é que o uso que damos a ela precisa de fios, essa eletricidade sem fios é usada em praticamente tudo, até no telefone que tem no bolso.
Grande mistura e confusão nessa cabeça.
Não existe confusão nenhuma
So vim ver os comentários do JL #popcorn
Fixe, ainda bem que gosta.
E os verdes não acreditam que a Tesla está a caminhar para o fundo do poço. Os números falam por si!
Só não vê quem não quer!
Mas o verde aqui costuma ser você, que já o vi a dizer que os eléctricos poluem mais que os a combustão, portanto é o verde aqui.
É o que dá ter um CEO nazi numa empresa. O melhor para empresa era descartar este individuo.
A BMW, Mercedes, VW quem é que as “criou” mesmo?
Quem é que as pôs no topo da pirâmide?
Não foi um homem com um bigode um bocado estranho?
Sim, tem razão, essas empresas tiveram ligações inadmissíveis ao governo fascista de Adolfo Hitler, e ajudaram esse ser abdominal a cometer os crimes que cometeu. Mas, há uma diferença, essas decisões aconteceram em 1939, há 86 anos, as escolhas políticas do Sr. Musk de apoio a grupos nazis, acontecem agora em 2025.
A diferença entre esses é que uns cometeram crimes, outros não.
Não compares o incomparável, um mandou matar milhões de pessoas o outro revolucionou o setor automóvel o setor espacial e o setor de comunicações.
Não está a perceber, pois não? O problema aqui é que o Musk defende ideias que levaram à morte de milhões.
Eu agora é que não estou a entender, mas um homem no presente pode ter levado à morte de pessoas no passado ?
`
Só se existirem máquinas do tempo, bom, pode acontecer no futuro.
A BYD tem o apoio financeiro de quem? Será o Winnie the Pooh? Vocês não têm qualquer remédio…
Não gosta da minha opinião sobre o Sr. Musk? É um problema seu. Já agora, vocês realmente têm muito remédio, são uns santos, mas de pau caruncho.
Sobre BYD se é financiada por quem, tem de perguntar à BYD, eu não sei, nem me interessa. Essas narrativas comigo não funcionam.
E a VW é financiada por quem ? Oops vou dizer, governo português. Lol
“Não está a perceber, pois não? O problema aqui é que o Musk defende ideias que levaram à morte de milhões. “- Pode explicar p.f., porque aqui perdi-me