PplWare Mobile

Venda de carros elétricos dispara 78%! Quais as marcas mais vendidas?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel Nóbrega says:

    Obrigado, com a técnica da escalada de preços de combustíveis….

  2. António says:

    Tendo em conta o aumento exponencial da oferta e a redução da oferta no mercado a diesel, significa que o mercado que é altamente subsidiado nem chega a duplicar.
    Imagino que quem tem dificuldade em encher o deposito de um carro a combustão, não tenha 30.000€ disponíveis, para comprar um elétrico.
    Não vejo onde está a surpresa.

  3. Hugo Sousa says:

    A ideia é haver alternativas viáveis… O transporte é essencial ao funcionamento da sociedade… Mas infelizmente os interesses económicos e as políticas são manipuladas por interesses “maiores”…
    Sim o eléctrico será o futuro… Já alcançou o mesmo valor que o modelo a combustão em algumas gamas… Mas ainda não chegou as gamas baixas e comerciais…
    No entanto sugiro que se informem… Existe método e incentivos às alterações nomeadamente para condomínios… Existe regulamentos e incentivos à fundo perdido…
    É uma questão de verificar…

    • André says:

      O sobrecusto de um elétrico no meu caso dá para eu andar quase 10 anos a gasóleo a 2.20€.
      O que é mais ecológico, manter um carro durante 15 anos, ou ir na moda e trocar de 4 em 4 anos? Sustentabilidade? Aonde? Daqui a um tempo a pagarmos o kwh a 50 ou a 60 centimos…

      • Hugo Sousa says:

        Por acaso até esta errado … eu fiz 55000km num ano e poupei 4200€ (com gasóleo a 1,6€) e a carregar nos publicos, onde fica no mínimo o dobro do preço.
        Depois o que ninguém está a ver o que está a frente dos olhos de todos… quando não houver água potável ou pagar 10x mais que o gasóleo por um litro de agua, ou a sua casa ou dos seus ficar destruída por um evento climatico, sempre pode olhar para o seu carro a gasóleo e dizer que valeu a pena…
        Eu dei 26000€ pelo meu elétrico e num ano, sem contar revisões ficou mais barato 4200€ (a 1,6€) qua a minha Volvo V40 a gasóleo … quando acabar o pagamento do carro electrico ele ja se pagou a ele proprio … para mim excelente negócio…
        Depois o elétrico ao fim de 25000Km já compensa o CO2 que foi necessário para o construir…mesmo que a energia não seja 100% renovável …existem relatórios a indicar isso mesmo e são relatórios e não estudos…
        FIz um sacrificio, mas além de compensar financeiramente também contribuo para uma hipótese de melhor futuro para os nossos filhos e netos … para mim foi uma decisão muito fácil… compensa e muito o sacrificio….

        • FAR says:

          “Por acaso até esta errado … eu fiz 55000km num ano”

          Está errado porquê? No seu caso específico, em que faz uma enormidade de kms por ano justificar-se-ia. Mas o que diz o seu caso de uso acerca do caso do @André? Exato, não diz nada. Sabe lá você quantos kms por ano é que ele e outros fazem e se lhes compensa ou não.

          Que mania de toda a gente se julgar o maior génio da aldeia e tentar evangelizar sem conhecimento de causa. Acha que só você é que gosta e sabe poupar? Os outros também sabem fazer contas. Os valores é que são diferentes e por conseguinte os resultados e as conclusões.

          • Ricardo Silva says:

            A enormidade de km apenas acelera a suposta diferença de gastos com a compra do VE (há situações em que essa diferença pode nem existir, bastando que a compra seja de preço equivalente a um carro a combustão, por exemplo comprar um VE por 35.000€ em vez de um qualquer carro pelo mesmo valor ou abdicar de um carro a combsutão novo por um VE usado).
            De qualquer essa irritação toda sobre o fazer contas e poupar não tem razão nenhuma, porque é evidente que o André não quer poupar nada.
            Quem diz que o sobrecusto dá para 10 anos, que daqui a pouco se vai pagar o kWh a a 0,5€ e sobretudo que os VEs são para trocar de 4 em 4 anos, só revela que pior do que não perceber nada do assunto não quer saber e isso sim não há forma.
            Além disso acrescento que os VEs não surgiram para que eu ou voçê possamos poupar, surgiram como uma necessidade ambiental, não financeira.
            Agora se esta necessidade obrigou a que fossem dados incentivos ao longo deste anos, com isenções de IUC, carregamentos gratis durante muito anos, etc… e com isto muita gente consegui poupar, ainda bem.
            Se há quem mesmo assim não consiga mudar e poupar hoje, paciência, estamos num processo de desenvolvimentos.
            O problema é estarem com argumentos falsos quando na realidade o ponto fundamental é que não querem a mudança por um qualquer preconceito em relação aos carros eléctricos, isto mesmo que passem a vida a critiar os preços do combustivel!

          • FAR says:

            @Ricardo Silva a “irritação” que menciona aplica-se, como se pode compreender pelas palavras que usei (“Que mania de toda a gente”), a todos os que gostam de se achar os mais espertos, dando como exemplo óbvio da sua sapiencia superior o seu caso especifico e concreto sem sequer parar um pouco para pensar que o esse seu caso não se aplica a todos – e em muitos casos aplica-se somente a uma minoria privilegiada.

            Se conseguir indicar-me onde é que não tenho razão neste aspeto, faça favor de me indicar.

            “a suposta diferença de gastos com a compra do VE”
            a partir do momento em que usa a palavra “suposta” neste contexto perde toda e qualquer credibilidade de ser uma pessoa razoável e depreendo que é apenas mais um evangelista com a cabeça nas núvens – claramente fora da realidade.

            Ab e bom fds

          • Ricardo Silva says:

            O que me parece aqui é que anda a perde muito tempo a tirar conclusões e a catalogar as pessoas, mesmo sem ter conhecimento de causa para avaliar o que foi dito.
            Para cumulo, ainda tem o descaramento de dizer, sem conhecer as pessoas que estão “fora da realidade”.
            Não vou perder mais tempo com este tipo de conversa perconceituosa.
            Vou apenas dizer o seguinte para terminar, as pessoas que partilham a sua experiência, falam daquilo que sabem e de experiências reias, não sendo “vendedores de VEs” não ganham nada com os “elogios” e conselhos que dão a quem não tem VE, ao contrário dos megacionistas da mudança do paradigma na mobilidade sustentavel.

  4. JoMa says:

    Por este andar , a breve trecho, comprar carro novo será um luxo ao que poucos cidadãos comuns terão acesso. Tal como nos anos 70, por exemplo. As marcas, ao invés de pensarem no cliente particular como até aqui, pensam vender às empresas rent-a-car e leasing. Os particulares, depois, compram e esses quando já tiverem 8 ou 10 anos de uso; como, aliás, já acontece agora, mas será ainda mais comum. Por outro lado, o paradigma de negócio está a inverter. Como há falta de componentes e consequentemente de stock, o cliente tem de dar uma entrada para assegurar o negócio e esperar meses pelo carro. As marcas estão a trabalhar com o dinheiro dos clientes e não correm o risco de ficar com o produto armazenado.

    • Jota says:

      …nem mais, e não há um policia que veja isto?!

    • Miguel says:

      Olha, bem visto, não tinha pensado nisso porque jamais compraria um carro assim.
      Mas na verdade está a resultar com muitas pessoas e não duvido que será o futuro para as companhias…

    • Hugo Sousa says:

      Mais uma vez … todos se esquecem da razão principal … vejam as notícias …olhem á volta … acham mesmo quando não houver água potável e quando os eventos climáticos forem recorrentes vocês conseguem ter uma vida como agora … só a pensar no próximo destina de férias e quanto vai gastar em cerveja…
      Pela maioria dos comentários andam todos cegos com as coisas a acontecer a frente dos olhos … quando não houver o que comer e beber e sem um teto seguro, sempre podem olhar para os vossos carros e dizer que valeu a pena…
      Já estamos atrasados mais de 20 anos na alteração de hábitos e tecnologias, e os fabricantes dos carros apenas se preocuparam em fazer mais lucro mesmo com conhecimento que iriam matar pessoas, mais de 100 pessoas a mais (do normal) por ano vão morrer por causa do Diesel gate …mas como pagaram uma multa podem faze-lo…
      Vejam as notícias de hoje … quando não houver água potável … talvez se lembrem das decisões que tomaram para isso acontecer…

  5. Vítor says:

    Era bom apresentar os prazos de entregas dos diversos modelos, 1 anos para entregar um carro?
    Voltamos aos anos 90?

  6. Emanuel Barros says:

    Isto não é verdade: “está a Peugeot, seguida da Tesla e da BMW” Onde está BMW deveria estar Nissan. 613, 591, 407 Respectivamente. A BMW apenas com 372. Dados da ACAP é só lá ir ao site e ler. Carros elétricos não é a mesma coisa que eletrificados (Plugin, Híbridos e afins)

    • António says:

      Nesta fase eu já estou um pouco cético em relação aos Plugin e Híbridos, embora hoje sejam uma alternativa viável.
      Depois de acabar com os não eletrificados os Plugin, Híbridos vão para o corredor da morte.

  7. Fernando Raimundo says:

    Quando a sucata elétrica, começar a ruir vamos então ver os custos da reciclagem.

    • RC says:

      Então e a sucata a combustão, quais são os custos ?

      • André says:

        A questão é que a a sucata a combustão dura 20 ou 25 anos sem abrir o motor.
        A sucata elétrica dura 7/8 anos e não se pode esticar muito.
        O que custa mais a reciclar? Um carro elétrico ou um Land Rover de 1970? Puritanos vão dizer os elétricos.

        • JJ says:

          As tais “sucatas eléctricas” têm 8 anos de garantia. Acho piada como as pessoas continuam a achar (e pior, a espalhar esse mito) de que os carros ao fim de 7 anos precisam de baterias novas. Se a garantia têm 8 anos, o carro dura no mínimo dos mínimos 10 ou 12 para dar margem. E isto com uso intensivo. Se for o uso normal que muitos a combustão têm é bem capaz de durar 15 ou 20 anos

          • Hugo Sousa says:

            Sabe quais os motor mais antigos em funcionamento … são electricos … e com mais km …são elétricos… as locomotivas a diesel, apenas usam o motor diesel para alimentar os motores elétricos que fazem o trabalho real … os motores a diesel exigem 10x a manutenção e avariam 20x mais que os elétricos… dados das oficinas de manutenção, alias o motor a diesel chega a ser substituído 2 e 3 vezes antes de substituírem um elétrico.
            Depois esta a esqueceer-se do principal, olhe á volte e veja até as noticias de hoje, quando não houver água potável e consequente nada que comer e a sua casa ser alvo de eventos climaticos todos os anos sempre pode ter orgulho nos seus de combustão…
            No caso das baterias, mesmo que estas precisem de ser mudadas, (tipo depois da garantia de 160000km) podem ser vendidas a 500€/kw para bateria estacionária (no meu daria 20000€ …gastei 26000….) ora não precisa de muitas contas para perceber a diferença…. ou precisa ….???

          • João Seabra says:

            E as marcas cumprem ? ou vão ter desculpas ! parece-me que na altura vão dizer que existe má utilização.
            O amigo tem uma fé cega na garantia eu tive colegas que na garantia a marca nunca resolveu nada chutou para a frente.

        • RC says:

          se a vida média do carro português é de 13.5 anos, não estou a ver onde foi buscar os 20 ou 25 anos.

          Já agora, se for da zona centro mostro-lhe uma carrinha eléctrica com 23 anos que que nunca abriu motor nenhum, nem levou peça alguma, trocou apenas 1 vez de bateria para lhe aumentar a autonomia original e a velha está num sistema solar.

          Eu não vou dizer qual é, nem você sabe, é ambientalista ?

          Que interessa toda essa conversa da treta quando todo o mundo está contra você ? vai continuar a fazer birra ?

        • RC says:

          Mas olhe, eu não sou um birras e tem aqui relatórios que o contradizem, se acha que estão errados ou tendenciosos faça o seu e submeta-o à comunidade cientifica, depois podemos discuti-lo.

          Não vou mencionar o da green eurocap, porque esse é ridiculo, metem as emissões e no fim dizem que não está completo e está cheio de limitações, e mesmo assim é o que se vê.

          https://theicct.org/wp-content/uploads/2021/12/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

          https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2022/05/Final-TE_LCA_Update.pdf

        • Ricardo Silva says:

          Sério, 7/8 anos? Onde se vê esse prazo de validade? Mais uns meses e estou feito Lol

        • Hugo Sousa says:

          Por acaso estão muito enganado… sabe qual o impacto do oleo do motor nos solos e na água … sabe o que preciso para reciclar um carro de combustão ???
          Sabe que o motor elétrico é o motor com mais longevidade…??
          Acha que os comboios a diesel usam um motor a diesel direto … usam o motor para gerar energia para os motores electricos, o motor a diesel custa 10x mais a manter e avaria 20x mais que os elétricos numa locomotiva a diesel…
          Se falar das baterias, estas tem garantia de 160000Km …ora quantos a combustivel tem essa garantia, alias mesmo as baterias com SOH baixo de 70% podem e sã utilizadas em baterias estacionárias, sabe quanto vale o kw de uma bateria estacionária 500€/kw … se a bateria do mee descer para os 70% posso vende-la por 50% do valor do carro e/ou colocar uma bateria nova por mais 2000€ com mais capacidade e mais moderna… qual o de combustão que posso fazer o mesmo ….???
          Depois estamos atrasados em 20 anos na transição, olhe bem a volta quando não houver água potável ou quando a sua casa for atingida por eventos climáticos todos os anos sempre pode olhar com orgulho para o seu Land Rover … e para os seus filhos e netos pelo futuro que lhes deu…

          • secalharya says:

            Os comboios usam os motores eléctricos porque tem muito mais binário! Não é pela longevidade!
            São alimentados a motores diesel porque ficam muito mais em conta.

          • RC says:

            pois, porque os a combustão são principalmente fogareiros de produzir calor.

  8. SANDOKAN 1513 says:

    A Peugeot ainda é naquela,agora BMW’s e Tesla’s ?? É caso para dizer,viva o luxo !!

  9. justino says:

    Continuem a comprar, que os juros que já deviam estar nos 8% ainda fazem de conta, meus amigos a crise económica vai estourar a serio não vão na cantiga dos políticos trafulhas que temos que assobiam pro alto.
    quem vos avisa é vosso amigo.

  10. lucas says:

    Olhem Bem para isto ! agora façam os trabalhos de casa .

    https://finviz.com/groups.ashx

    https://finviz.com/map.ashx

  11. Sa says:

    Quem tem dinheiro salta para os eléctricos

    • Hugo Sousa says:

      Por acaso não é bem assim…
      Eu perdi 90% da faturação com o COVID e tive que adaptar a minha empresa rapidamente… Tive que entregar as carrinhas Volvo… Mas ao mesmo tempo aumentar os km anuais pois tive que efetuar mais viagens a procura do trabalho e ampliar a zona activa de trabalho… Num carro a diesel era inviável… Comprei um usado eléctrico e poupei apenas em gasóleo 4200€ em 50000km… Fora as revisões… Aliás as carrinhas nem uso como referência porque deram muitos problemas… 1o ano problemas com a junta do motor defeituosa… A garantia cobriu.. Mas 1 mês com carro a gasolina… 2 ano partiu a embraiagem… Simplesmente ficou em bocados… A garantia cobriu a faltar duas semanas… Mais 1 mês com carro a gasolina… Depois problemas eléctricos já com 130000km… Entreguei assim mesmo…
      Mas em revisões a uma média de 700€ cada nem vou incluir nesse pacote… Logo o eléctrico salvou o meu salário… Numa época muito má… Infelizmente… A Mobi.e lembrou se é começou literalmente a cobrar quase 10x mais por carregamento… Viva o PS… …. Só em tarifas de rede fica o bbro do kwh do fornecedor de energia… Fora os minutos… E taxas… Extra…
      Mas mesmo assim em alguns carregadores ainda vale a pena… Mas apenas em alguns…
      Sem carregador em casa não aconselho o eléctrico… Neste momento…

      • André says:

        Mas estavas á espera de quê? Não é o PS, é qualquer um que para lá vá para segurar o seu tacho! A rede tem que ser paga. Tens uma boa alternativa, carrega em casa que fica mais barato.
        Conheço um vendedor que diz que com um elétrico passa 80% do tempo a carregar o carro e 20% do tempo a trabalhar… agora pensa.

        • RC says:

          Ele que troque de veiculo, eu desde que comprei o meu electrico gasto 20x menos tempo que aquele que gastava para abastecer.

          Você não conhece, viu uns posts de facebook de um troll que não pesca nada do assunto, nem quer perceber, a empresa passou-lhe carros que ele não gosta e depois faz birra.

          Eu também conheço vendedores que fazem o pais inteiro com eléctricos, e estão super contentes, se quiser deixo aqui os relatos.

        • Hugo Sousa says:

          Isso não é verdade … além do meu caso que descrevi tenho muitos clientes que conseguiram dar volta graças aos elétricos… Sim é preciso saber escolher e conhecer e até adaptar alguns hábitos, mas bem gerido pode alterar muita coisa, o cliente que mais ganhou, tambem instalou paineis solares, onde com alteração das escalas passou da fase de despedimentos devido á Covid para aumentar a empresa em 50% antes do Covid e com mais 35% de lucro …
          Sim é verdade que se escolheres mal o elétrico apenas será mais um problema, mas esse problema é de quem escolhe e não faz a pesquisa em condições e/ou acredita em comerciais que muitos não sabem explicar o funcionamento do carregamento.

      • Ricardo Silva says:

        @Hugo Sousa, isso não é verdade. Aquilo que aumentou exponencialmente foi o custo da energia, mas não foi 10x, nem perto disso, estamos talvez a falar de um custo de energia de 0,15€/kWh para 0,22€/kWh ou um pouco mais depende do comercializador que usar.
        Se os preços dos carregamentos aumentou assim tanto é por outro motivo, deve estar a usar postos que não são adequados (ou a forma como os usa, por exemplo carregamentos rápidos até aos 100%) para o seu VE.

        • Hugo Sousa says:

          Pois …eu comecei a pagar 0,12€/kwh … depois vieram as tarifas de rede e CIEG e ficou mais 100% …. depois Mobi-e aumentou as taxas e “liberalizou” o mercado (flutuante agora) e não é difícil encontrar o kwh a 0,55€ ou a 0,73€ o kwh…
          Eu faço a conta ao total, ou seja divido o valor que paguei pelos kwh…
          Nos rápidos já encontrei a 1,12/kwh … logo fujo deles … 😛

        • Hugo Sousa says:

          P.S. — Eu tenho um ZOE ZE50com carregador de 22kW … que além ser dos muitos poucos com este carregador, é o carregador que tem valido a pena …
          Eu fiz a minha pesquisa na altura, e não foi o carro que gostaria, mais foi uma escolha técnica e mais vantajosa.

          • Ricardo Silva says:

            0,12€/kWh não pagava nem o custo da energia, quanto mais energia+carregamento + IVA.
            Fora de casa o local mais barato para carregar sempre foi o continente, que rondava os 0,20/kWh, logo esse valor de 0,12€ não é realista.
            Um Zoe a carregar num posto de 22kW, dos mais económicos deveria rondar os 0,25€/kWh, agora fica muio mais caro é verdade, por causa do efeito do aumento do custo da energia, como referi.
            Claro que nos rápidos é muito mais caro para um Zoe que só carrega a 22 kW (e ainda bem), como o próprio nome indica, é um posto rápido para carregar VEs com carregador rápido e não lento, como o seu.

          • Ricardo Silva says:

            Cada um compra o VE que mais se adequa a si, pessoalmente não comprei nem nunca compraria um VE apenas com carregamento lento como o Zoe (mesmo os novos com CCS tem um desempenho mediano).
            Para fazer deslocações acima da autonomia do VE e carregamentos em AE, hoje em dia nunca abaixo dos 100 kW de potência de carregamento (estou a falar de potência média, não de picos de potência máxima)

          • RC says:

            Um carro com potência de carga média de 100kw significa que consegue carregar pelo menos 500 kms por hora.

            É com isso que está a contar ?

          • Hugo Sousa says:

            @Ricardo Silva … Sem querer contrariar … eu sei o que pagava ….
            Conforme disse escolhi o ZOE porque mais de 80% dos carregadores públicos na altura que comprei eram de 22kW, onde pagava 0,035€/min (total) — para o ZOE ficava a menos de 0,096€/kwh … depois pagava apenas o IVA = 0,1174€/Kwh…
            Sim havia esta opção finais 2019 e início 2020…
            E com um cartão de carregamento internacional cheguei a ter uma tarifa fixa de 0,05/min … total com todas as taxas…
            Infelizmente muita coisa mudou para pior, neste aspecto.

        • Hugo Sousa says:

          Como exemplo envio uma das faturas de um dos clientes que falei …na altura que comprei o meu ZOE…

          https://drive.google.com/file/d/1ZgdsXAGbUnmXN_7Fp2MT6ehAfq4-ji2w/view?usp=sharing

          Repare no preço da energia … e o das tarifas/taxas… as taxas ascendem a 80% da fatura 😛 ….

          • Ricardo Silva says:

            Não percebi, Essa fatura é de uma empresa, não tem nada a haver com carregamentos de VEs.

          • Hugo Sousa says:

            Estava a referir-me ao peso das taxas nas faturas… foi neste contexto que partilhe a fatura…
            Na altura que comprei o electrico o valor da energia era de 0,06/€ nas cheias e 0,015/€ no vazio … esta empresa …recuperou da crise do Covid em grande só com a opção dos elétricos….

          • Ricardo Silva says:

            São coisas distintas.
            Carregar em casa ou na empresa não é comparável ao carregar fora de casa.
            Ainda por cima para as empresas que podem deduzir o IVA dos carregamentos/energia.
            Quando se fala em taxas e tarifas de carregamento na rede não se pode comparar com tarifas deste tipo.
            Os preços da energia cobrados pelo CEME são muito diferentes, no minimo temos de partir desta realidade.
            Obviamente que quem conseguir gerir o dia-a-dia com tarifas particulares ou de empresas vai lucrar muito mais, carregar fora de casa tem de cobrir custos muito elevados dos operadores e ainda dar lucro para que invistam mais.
            Assim, não há nem de longe nem de perto esse peso de 80% (desde que seja um carregamento minimamente bem aproveitado), o resultado final será equivalente o peso da energia, carregardor e impostos (33%), sabendo nós que só IVA são 23%.

    • João Seabra says:

      Quem tem dinheiro salta para o gaz e não desperdiça dinheiro em carros a pilhas.

    • secalharya says:

      Compram eléctrico porque está na moda.
      99.9% das pessoas não quer saber das vantagens e desvantagens.

      • RC says:

        Errado, eu comprei porque precisava.

        E você critica porque está na moda, andam tão ressabiados com os preços que tentam largar as frustrações nos eléctricos.

      • Hugo Sousa says:

        Então quando se comprar um carro ninguém quer saber:
        Se é seguro;
        Potência e velocidade máxima ;
        Se tem GPS incluído;
        Qual o consumo (eficiência) ;
        Quanto custa o selo;

        Estas são a perguntas mais realizadas nos Stands… Dados…. É não estudos…
        Advinhe lá quais os modelos que tem pontuação máxima em todas elas… Não são os a gasóleo nem a gasolina….
        Quando for moda pagar 10x por um litro de água potável… Ou ter a casa atingida por eventos climáticos todos os anos… Talvez aí vai pensar que afinal não era só uma moda… Mas uma oportunidade perdida…

  12. Reis says:

    Enganador… aumentos percentuais em quase nada continuam a ser quase nada. A notícia que interessa é qual a percentagem de elétricos no total de carros vendidos, e nisso aposto que os números são irrisórios . Eu neste momento nunca compraria carro, a menos que tivesse dinheiro para esbanjar . Mesmo no país onde se vendem mais elétricos, a Noruega, não houve milagre : houve isencao de impostos (e lá entre pagar e não pagar a diferença é enorme!!). Ainda agora pagam se não estou em erro 50% , enquanto que por cá é tudo ridículo ao nivel dos incentivos q particulares . O único incentivo com que podemos contar no futuro são aumento de impostos sobre os veículos a combustão, nunca isenções e outras coisas que fariam o estado perder o dinheiro de que tanto precisa para andar a fazer floreados que os levam a ganhar eleições

    • Ricardo Silva says:

      Não é irrisório obviamente, mas também não é mais porque os construtores automóveis tentam ao maximo vender o minimo e indispensável de eléctricos (e sobretudo PHEV, para manter o negócio do pós venda).

      • PTO says:

        Isso não é verdade.

        Não se vendem mais VE’s porque não há forma de minerar as matérias primas necessárias para o fabrico das baterias com rapidez suficiente para satisfazer a procura.

        E muito honestamente, nunca vai haver matérias primas suficientes. Além desses minerais serem extremamente raros, a sua mineração é dispendiosa e lenta. Nunca iremos ter um parque automóvel mundial 100% elétrico, isso é uma utopia.

        Aposto que em 2030 nem em 50% estamos.

      • Hugo Sousa says:

        Muito bem…
        É bem verdade… Aliás os PHEV vão ter um desagradável surpresa… Está para estourar um novo “Diesel Gate” todos os fabricantes de PHEV estão a enganar os sistemas de emissões e usam motores ICE mais baratos com mais emissões muito acima do limite mas escondem isso com o eléctrico, com relatório das “médias”… Muitos já estão a ser investigados… Mas já se sabe que muitos excedem as emissões em mais de + 122%…
        Por isso vem por aí mais uma bomba para a indústria…

    • Jorge Xavier says:

      Quais são os impostos que os EVs pagam em Portugal…?!

      • RC says:

        IVA, IUC, os a seguir a 2007 estão isentos.

      • Hugo Sousa says:

        Actualmente… Não se paga o IUC e os descontos nos IV e IVA para os novos a quem aplicar…
        Mas pagam-se 67% de impostos ao carregar….

        • Ricardo Silva says:

          Essa afirmação dos 67% não está correta.
          Aquilo que se paga em termos de % é apenas o IVA, que é de 23%.
          Depois o que existe são taxas fixas que pode representar uma % maior ou menor no custo de carregamento, mas nunca é a mesmo %, logo falar em 67% não faz sentido.

          • Hugo Sousa says:

            Pois… Sugiro consultar a sua fatura…

            Aqui tem um esclarecimento

            https://www.edp.pt/composicao-precos-eletricidade/

          • Ricardo says:

            Vou voltar a repetir o que disse antes, é mentira que a % de impostos seja 67% por uma razão muito simples, há componentes dos carregamentos que são variáveis (IVA e TAR) e outras fixas (taxa de de ativação do carregamento) além disso há casos em que num posto todas as taxas sejam cobradas e noutros não, logo no final a % de “impostos” nunca será a mesma (sendo sempre abaixo desses 67%).
            Não preciso esclarecimento porque conheço o modelo da ME em Portugal ainda antes dele ter entrado em vigor.

  13. Carlos Lobato says:

    Neste momento, a conversão de veículos usados em VE, é tão burocrática e onerosa à conta de taxas, taxinhas e outras …dinhas, que nem vale a pena o esforço. Infelizmente, este continua a ser um país do cada um por si.

  14. Jorge Xavier says:

    Na realidade, as vendas de EVs foram ainda maiores, porque esses dados são apenas referentes a viaturas novas e todos os meses se vendem imensos usados (a maioria deles importados).

  15. PTO says:

    A inglaterra já acabou de vez com os subsidios aos elétricos. Não vai demorar muito ao resto da europa começar a fazer o mesmo. Depois quero ver se os números de vendas sobem.

  16. Hugo Sousa says:

    Como disse basta consultar as faturas e estava a falar da energia em casa… Claro que carregamento público terá mais taxas associadas ao serviço… Essa é a questão… Eu com um cartão de carga internacional cheguei a ter a tarifa já com taxas e IVA de 0,08€/min para os rápidos 50kw e de 0,02€/min para os tipo 2 de 11kwh e de 0,04€/min para 22kw…
    Mas o nosso governo com mais umas portarias é graças às políticas de monopólio da Mobi.e… As coisas mudaram… Basta perguntar porque existem mais de 8 estações da Tesla parados há mais de 8 meses… Não é por falta de dinheiro nem de trabalho…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.