Tesla Model S incendiou-se quando estava a carregar num supercarregador na Bélgica
O processo de carregamento de energia nos carros elétricos é um momento de stress para a bateria. No caso da utilização dos supercarregadores, a potência de carregamento é muito superior ao "normal" o que permite carregar os Tesla mais rápido. Contudo, as tecnologias existentes nos carros monitorizam os carregamentos e ativam o sistema de segurança no processo. Neste sentido, o caso de um Model S que se incendiou enquanto estava ligado à estação Supercharger da Tesla em Antuérpia, na Bélgica, é estranho.
Segundo as informações, o Model S estava há poucos minutos a carregar quando foi totalmente consumido pelo fogo. Aponta-se uma falha técnica.
Carregar a bateria é um momento de stress para esse componente
Para percebermos as diferenças entre os supercarregadores Tesla e os carregadores "normais" de outras marcas, podemos dar como referência a potência máxima de carregamento. Assim, e em grosso modo, os SUCs, ou supercarregadores atuais, incluindo as cinco estações disponíveis em Portugal, são de 120 kW. Em comparação, em Portugal, existe depois os PCRs, ou postos de carregamento rápido, que fornecem uma potência de carregamento de 50 kW máximos.
Usando estes SUCs, um condutor poderá recarregar o seu carro elétrico Tesla em muito menos tempo. Isto porque a estação de carregamento proporciona um carregamento mais rápido.
No vídeo em cima, podemos perceber o ruído que o sistema do Tesla faz quando está a carregar num SUC. Além deste ruído, na cave das rodas conseguimos perceber o calor gerado no processo.
Tesla Model S arde por completo ligado a um Supercarregador
As informações referem que o Model S incendiou-se pouco depois de começar a carregar. Segundo um meio de comunicação local “O motorista do carro estacionou no chamado 'supercarregador', uma estação de recarga rápida, no Novotel em Luithagen-Haven. Quando voltou um pouco mais tarde, o seu Tesla e o supercarregador estavam a arder. Possivelmente houve um problema técnico antes de carregar.”
Chamados ao local, os bombeiros usaram uma técnica interessante para extinguir o fogo e garantir que este não reacendesse. Assim, depois de tomarem conta do incêndio, os bombeiros submergiram o carro numa piscina com água:
Momentos depois, o incêndio foi extinto pelo corpo de bombeiros, imergindo o carro num recipiente com água. Para garantir que o fogo não apareça novamente, o Tesla, ou o que resta dele, permaneceu na água durante a noite.
Incêndios raros nos supercarregadores, mas mais frequentes nos carros
Os incêndios nas estações de carregamento da Tesla são bastante raros. Contudo, este não é de todo dos primeiros exemplos. Já em 2016, um Tesla Model S incendiou-se ficando totalmente destruído, numa estação de Supercharger na Noruega.
Na altura, a fabricante referiu que a causa do incêndio foi um curto-circuito no carro e embora a empresa não saiba a razão do curto-circuito, ainda assim lançou uma atualização de software para a sua frota com o intuito de "fornecer segurança extra" durante o carregamento”.
Mais recentemente, a Tesla atualizou o seu software de gestão da bateria depois que vários veículos da Tesla Model S se terem incendiado, aparentemente por conta própria, sem nenhum acidente.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: PZC
Fonte: PZC
Neste artigo: elétricos, Model S, SuperCarregador, Tesla
Este ano já se incediaram 7 VW, 5 Mercedes, 3 Renault e 2 BMW, de forma espontânea, fora o que não veio a público. Mas ainda não vi a comentarem sobre isso.
Tendo em conta a quantidade de vendas de cada um desses que falaste logo vês que os Tesla estão on fire.
Já agora, quantidade desses que se incendiaram a carregar num supercarregador?
Só demonstra que todos têm electrónica a mais.
Embora seja verdade que outros se incendeiem, a maior probabilidade está nos Tesla. Basta pesquisar.
Sério? Onde foste buscar esses dados?
A Bíblia diz “Aches to aches” tudo arde um dia Tesla ou outros.
A bíblia diz “dores às dores”?
E no momento de substituir a bateria também a carteira se incendeia !
5€ é caro ao fim de 8 anos? Num carro que mal tem revisões.
Queria dizer €5k
Não sabes é o que dizer. Não consegues para já demonstrar isso que dizes.
Eu não gasto €600 por ano em revisões no meu bolinhas…
Aliás, nem metade disso.
FALAM MAL AGORA DOS DIESEL
Não insistam num assunto que não tem assunto. O diesel morreu, só está ligado às máquinas até a família do estrangeiro chegar.
E o Bill Gates também falava mal dos computadores…
Até disse que íamos ter um por casa. Isso nunca foi dizer mal.
Teslagate?
O que é a “cave das rodas”??? 🙂
Só é notícia porque sao a novidade do mercado…
https://www.jn.pt/pais/noticias/porto/porto/interior/carros-ardem-em-parque-junto-a-vci-no-porto-10972401.html
Portanto para ti, nem há problema se um carro de 30000€ se incendeia ao “abastecer”, é isso?
Já para não dizer que a tua notícia de carros que arderam por terem sido consumidos num incêndio de um silvado não faz muito sentido…
Another day in the office ! Esta marca é uma anedota!