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Marco histórico! Carros elétricos ligeiros de passageiros são os mais vendidos em setembro

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. JL says:

    Ena, lá vem o Mário com as suas questões existenciais.

    • A.A. Gumane says:

      Antes do Mário, veio o JL. Cedo demais para se falar em ponto de viragem. São números de 1 mês, em 9, desde o início do ano. Não percebo a excitação.

      • JL says:

        E eu falei em números onde ?

        • A.A. Gumane says:

          Não falou em números e também ninguém disse que falou em números, também não ter lido os números no artigo, o seu primeiro comentário veio apenas a calhar, não era especificamente para este artigo.

          • JL says:

            Era especificamente para aquilo que disse.

            Sobre os números, bastava estar atento, que não é apenas um mês em 10, são vários.

      • Mário2 says:

        E já agora…. Nem toda a gente tem uma vivenda que dá para colocar 3500 painéis e carregar não sei quantos carros ao mm como o sr diz ter.
        Mas é ma vontade do tuga não ter uma vivenda que dá para carregar não sei quantos carros.

        Amanhã tbm vou andar na rede expressos e já preenchi o livro de reclamação porque é que eles ainda andam com autocarros a gasóleo a poluir porque não são nada eficientes.

        • JL says:

          E quem precisa de 3500 painéis ? Disse onde ?

          Não é má vontade, até porque são a maioria.

          Mas eles têm autocarros elétricos, não em todas as rotas, mas têm. Mas já que é tão ambientalista, sim, faça isso.

          • A.A. Gumane says:

            “Pela primeira vez, as vendas de carros 100% elétricos ultrapassaram as de carros a gasolina, a motorização fóssil mais vendida no país.” Está no artigo, não é invenção minha, se não concorda com a afirmação, o autor do artigo está bem identificado, pode sugerir lhe correcções, JL.

          • JL says:

            Estamos a falar de autocarros e vem com carros ?

        • Realista says:

          Quem quer arranja soluções, quem não quer arranja problemas…

      • Marco says:

        Os tugas gostam de ser os primeiros em tudo, ate a chorar depois.

        • JL says:

          Então por qual chorou ? Por ter ou por não ter ?

          • Marco says:

            Chorei, depois de ouvir o Professor Mira Amaral falar de transição energética em Portugal e o porquê dos early adopters da Tugalândia. Têm carros eletricos e telemóveis topo de gama e dentes podres.
            Amigo, eu não vivo para carro nenhum. Para o imobiliário sim.
            Podes ficar com as sucatas que importas para dizer que tens carros eletricos e vendê-las depois aos restantes Tugas.

          • JL says:

            Eu não importo carros nem vendo, esteja descansado, mas já vi que o assunto o incomoda, senão não inventava tanto disparate.

    • Mário2 says:

      JL só lhe digo… Já coloquei as questões no outro tópico, que não são existenciais. São pertinentes. Mas como você vive na metropole acha que tudo tem uma vida igual a si.

      E já agora… Quem compra um Cupra elétrico ganha uma visita á oficina cada vez que faz uma atualização. Dito por quem os tem e por quem os repara.

      • JL says:

        A mim parecem-me existenciais, já que você fala por si como se todos fossem iguais a si, ou seja, se você não pode ter, mais ninguém pode, portanto é existencial.

        Eu não vivo na metrópole, está enganado, eu vivo na periferia, mais concretamente no campo.

        Mas nem todos compram Cupra eléctrico, e já agora, isso não é problema só do cupra eléctrico, mas de todos, já que todos eles usam o mesmo sistema infotaiment.

  2. Aves says:

    A ACAP publica dados mais detalhados onde diz: “Matrículas de veículos por tipo de energia”. Na 2ª página tem os dados de setembro e o período jan-set. Há bastantes diferenças entre os dois.
    De jan-setembro, nos ligeiros de passageiros: gasolina 36,0%; gasóleo 8,7%, BEV 18,4%.
    Na 3ª pág. tem por marcas. As vendas das cinco mais nos BEV em setembro:
    – Tesla 1025
    – BMW 346
    – Mercedes-Benz 313
    – BYD 306
    – Peugeot 300
    https://www.acap.pt/pt/estatisticas

    • Aves says:

      Segundo os dados da ACAP, as vendas em setembro dos BEV ligeiros (passageiros e mercadorias) ligeiros totalizaram 4225 e as das 3 principais marcas 1683 (40%). Não são propriamente carros de estacionar na rua. Está a faltar uma informação importante: a proporção dos que compram BEV com carregamento em casa ou na empresa e quem compra com estacionamento de rua.
      Quanto ao crescimento da vendas de BEV em setembro, pode ter sido para aproveitar comprar enquanto as taxas de importação de veículos fabricados na China ainda estão a 10%.

  3. Rodrigo says:

    Ui não pode ser aí e tal é um flop ninguém compra carros eléctricos, upss afinal….

    • Antonio Vasco says:

      Quem tem condições, depois de testar um eléctrico, quer comprar um. As vantagens são enormes. Quem não tem condições ou não precisa, não devia vir aqui destilar odio por algo que é um grande avanço para menos emissões, menos ruido e menos gasto em divisas a comprar petróleo

    • Mário2 says:

      Por isso é que os Cupra elétricos passam mais tempo na oficina que na mão dos donos.

      • Silvério says:

        Não sei se é verdade isso que diz dos Cupra elétricos, mas nas outras marcas isso não acontece, pergunte a quem tem um elétrico sem ser Cupra se tem que ir à oficina.

        • Yamahia says:

          Ontem vi um ID3 empanado na AE tlz fosse falta de electrões uma vez que nc avariam.

          • Toni da Adega says:

            Normal das marcas Alemãs. Num espaço de 20km vi uma Passat e um BMW, ambos a combustão.

          • JL says:

            Hoje vi um Golf empanado na A15, provavelmente era falta de gota ou as avarias do costume.

          • Yamahia says:

            Na verdade os elektros avariam quase o dobro das x’s qd comparados com carros a combustão.

          • Realista says:

            Com as avarias dos elétricos eu posso bem, porque nessas estatísticas fizeram contar com bugs no software – que são corrigidos remotamente.

          • JL says:

            Na verdade não avariam nem metade, mas muito menos.

          • Antonio Vasco says:

            Na verdade, verdadinha, você é um inventor de falsidades do pior que conheço, pior só o Trump.
            1- os VEs avariam muito, mas muito menos que os combustão. Isso não é nada de especial porque são mecânicas muito mais simples, com só 1/2 dúzia de peças móveis e além disso, peças robustas, enquanto um motor a combustão tem para cima de uma centena de peças moveis, muitas delas de desgaste rapido.
            2- os VEs são muito menos poluentes a nivel de pneus e principalmente, de ferodo dos travões, pó muito perigoso, cancerigeno.
            Quem tem um VE sabe que tem as jantes sempre limpinhas, prova de que não usa os travões, já os combustão ficam com as jantes pretas num instante.
            E a nivel de pneus, se em teoria o que diz podia ser verdade, na prática acontece o inverso, há Teslas (montes) a fazer 100.000km por jogo, coisa impensavel num combustão que ande normalmente

          • rui says:

            qualquer marca chinesa da 10 a 0 a qualquer eletrico do grupo VW…
            Ainda ontem ouvi um testemunho de um sujeito que tem serviço de reboque que opera na A1 e que Tesla nunca avaria, já foi buscar varios mas sempre ou por furo ou falta de bateria, nunca por avaria…

  4. Toni da Adega says:

    E assim se dá cabo do fim de semana de muita gente.
    Halloween pode ser altura de filmes de terror, mas isto é abuso

  5. Rui says:

    Quem nao tem carro eletrico tem de ser proibido de circular nas cidades, alias em Lisboa e Porto comeca ja em 2025. A classe baixa anda de transportes publicos, nao precisa de carro.

  6. Nirelle says:

    São só os números dos novos carros mas esqueceram-se quer os usados são os mais vendidos. Num stand do Porto de carros usados foram vendidos mais de 80% só em 2024 portanto o verdadeiros marco é fumo sem fogo

    • Toni da Adega says:

      +1 e outra coisa que o pessoal não fala é que um usado pode ser vendido várias vezes, enquanto um carro novo só pode ser vendido 1 vezes.

    • JL says:

      Falam ali nos usados.

    • Aves says:

      Faz sentido falar é em carros matriculados (que corresponde aproximadamente a novos). Os que mudam de mãos não alteram nada quanto a fontes de energia.
      Claro que se se olhar para o parque automóvel existente (a ACAP diz que havia 5,6 milhões de carros em circulação em Portugal, em 2021), os 0,004 milhões de BEV ligeiros vendidos em setembro pouco ou nada alteram.

  7. Pulito says:

    So podem circular eletricos no proximo ano nas grandes cidades. Quem não tem ou compra ou tem transportes publicos para andarem todos mal cheirosos la

  8. João says:

    31% a combustão (gasolina + gasóleo).
    Combustão pura vendeu mais do que os 100% eléctricos.

  9. Yamahia says:

    Cada um monta os nrs conforme lhe dá mais jeito.
    Na verdade eu conto 9 441 carros a gasolina e 4053 BEV, o que significa que os carros a gasolina venderam mais 132,96% em Setembro que os BEV.
    É preciso notar que o “boom” dos BEV que até foi a modos que pífio face ao esperado, teve a ver com a tentativa de aproveitar as últimas oportunidades de comprar chinesisses ao preço antigo.

  10. Focabm says:

    “vendidos”. Matriculados 😉

  11. Nirelle says:

    A serio dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos !? Quando é que vão ser mostrados os dados oficiais?

  12. PTO says:

    Que se saiba os carros a gasóleo e bifuel também são 100% a combustão, a lógica seria a de serem também contabilizados para a comparação com os carros 100% elétricos.

    Assim é que era uma comparação correta: 100% combustão vs 100% elétricos.

  13. há cada gajo says:

    A narrativa dominante e o clubismo tem destas coisas: bastava ser sério ao ler os números, e as conclusões não davam títulos de artigos de jornal. Mas já todos sabemos que a matemática não é o forte dos portugueses.

  14. Aves says:

    Estudo “Mobilidade Elétrica em Portugal: Onde estamos e para onde vamos?”, pela Católica Lisbon School of Business & Economics, outubro de 2024.
    Destaques:
    – “O preço da rede pública para veículos elétricos é similar ao preço de abastecer um carro a gasóleo, mas seria consideravelmente mais barato se o utilizador apenas o carregasse em casa”
    – “a insuficiente infraestrutura de carregamentos de veículos elétricos em Portugal, especialmente de carregadores rápidos e, sobretudo, ultrarrápidos” – 101 municípios portugueses ainda não possuem estações públicas rápidas e 231 municípios não têm carregadores públicos ultrarrápidos
    – faltam “apoios à instalação e manutenção de infraestruturas de carregamento na rede pública, como oferecidos em outros países com elevadas taxas de adoção de veículo elétrico”.
    – “o progresso de Portugal no setor dos veículos elétricos é notável e já existem cerca de 130 mil veículos 100% elétricos. Mas Portugal não atingirá as metas de neutralidade carbónica até 2035 e 2050, mesmo que todos os novos veículos vendidos a partir de hoje sejam elétricos”. Os objetivos são que, em 2050, 100% do parque automóvel seja EV, com uma meta intermédia de 36% em 2035.

    • Yamahia says:

      Já tinha visto.
      Só falharam nos cálculos matemáticos. O que me parece inconcebível para gente universitária.
      O carro elektro começa a perder para um gasóleo a partir dos 0.375€/kWh.
      Não há nenhum DC em PT igual ou abaixo desse valor, excepto os carregadores da Tesla que estão fora da lei.
      Pior um pouco, tb não entraram em linha de conta com a energia dissipada por dissipação ou resistência no acto do carregamento. Factor que pode atingir 20% em DC e naturalmente tem que ser pago, apesar de não entrar na bateria.

  15. Pedro António says:

    Os elétricos e os iphones são sempre polémicos por aqui!

  16. Infinity says:

    Desses quantos sao compras particulares?

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