Marco histórico! Carros elétricos ligeiros de passageiros são os mais vendidos em setembro
Setembro de 2024 marcou um ponto de viragem histórico para a mobilidade elétrica em Portugal. Pela primeira vez, as vendas de carros 100% elétricos ultrapassaram as de carros a gasolina, a motorização fóssil mais vendida no país. Este marco coloca Portugal num seleto grupo de países europeus que lideram a transição para a mobilidade sustentável.
Carros elétricos foram os mais vendidos
O mês de setembro foi particularmente positivo para o setor, com as vendas de carros 100% elétricos (BEV) a atingirem o número recorde de 4.406 unidades. As quotas de mercado mensal e anual para veículos elétricos e híbridos plug-in também alcançaram os maiores valores do ano, com 41,49% e 31,46%, respetivamente.
Os números de setembro são significativos e revelam uma mudança muito importante no mercado automóvel português. Abaixo estão os números mais relevantes e que mostram a nova conquista dos carros elétricos:
- 26,92% das vendas foram de carros 100% elétricos.
- 24,57% das vendas foram de carros a gasolina.
Esta inversão demonstra o crescimento consistente da procura por carros elétricos em Portugal. Isso continua a ser impulsionado pela crescente consciencialização ambiental, incentivos governamentais e a expansão da rede de carregamento. Estes fatores têm sido uma ajuda preciosa para esta nova meta atingida e que deverá continuar a crescer.
Espera-se que o valor cresça mais em Portugal
Com o final de 2024 a aproximar-se, o mercado automóvel português está a menos de nove mil carros de atingir o recorde de vendas do ano anterior. Setembro reforça a expectativa de que 2024 será mais um ano histórico para a mobilidade elétrica em Portugal, com a possibilidade de um novo recorde de vendas de veículos elétricos.
A ultrapassagem das vendas de carros elétricos relativamente aos carros a gasolina coloca Portugal na vanguarda da transição energética no setor automóvel. Este marco histórico demonstra o compromisso do país com a sustentabilidade e a descarbonização do setor dos transportes.
Com o ano ainda a ter espaço para crescimento, é natural que estes números venham ainda a ser mais expressivos. Há ainda que ter naturalmente em conta o novo cenário das marcas chinesas na Europa, que certamente vão trazer algum abrandamento nas vendas, fruto dos preços mais elevados.
Ena, lá vem o Mário com as suas questões existenciais.
Antes do Mário, veio o JL. Cedo demais para se falar em ponto de viragem. São números de 1 mês, em 9, desde o início do ano. Não percebo a excitação.
E eu falei em números onde ?
Não falou em números e também ninguém disse que falou em números, também não ter lido os números no artigo, o seu primeiro comentário veio apenas a calhar, não era especificamente para este artigo.
Era especificamente para aquilo que disse.
Sobre os números, bastava estar atento, que não é apenas um mês em 10, são vários.
E já agora…. Nem toda a gente tem uma vivenda que dá para colocar 3500 painéis e carregar não sei quantos carros ao mm como o sr diz ter.
Mas é ma vontade do tuga não ter uma vivenda que dá para carregar não sei quantos carros.
Amanhã tbm vou andar na rede expressos e já preenchi o livro de reclamação porque é que eles ainda andam com autocarros a gasóleo a poluir porque não são nada eficientes.
E quem precisa de 3500 painéis ? Disse onde ?
Não é má vontade, até porque são a maioria.
Mas eles têm autocarros elétricos, não em todas as rotas, mas têm. Mas já que é tão ambientalista, sim, faça isso.
“Pela primeira vez, as vendas de carros 100% elétricos ultrapassaram as de carros a gasolina, a motorização fóssil mais vendida no país.” Está no artigo, não é invenção minha, se não concorda com a afirmação, o autor do artigo está bem identificado, pode sugerir lhe correcções, JL.
Estamos a falar de autocarros e vem com carros ?
Quem quer arranja soluções, quem não quer arranja problemas…
Os tugas gostam de ser os primeiros em tudo, ate a chorar depois.
Então por qual chorou ? Por ter ou por não ter ?
Chorei, depois de ouvir o Professor Mira Amaral falar de transição energética em Portugal e o porquê dos early adopters da Tugalândia. Têm carros eletricos e telemóveis topo de gama e dentes podres.
Amigo, eu não vivo para carro nenhum. Para o imobiliário sim.
Podes ficar com as sucatas que importas para dizer que tens carros eletricos e vendê-las depois aos restantes Tugas.
Eu não importo carros nem vendo, esteja descansado, mas já vi que o assunto o incomoda, senão não inventava tanto disparate.
JL só lhe digo… Já coloquei as questões no outro tópico, que não são existenciais. São pertinentes. Mas como você vive na metropole acha que tudo tem uma vida igual a si.
E já agora… Quem compra um Cupra elétrico ganha uma visita á oficina cada vez que faz uma atualização. Dito por quem os tem e por quem os repara.
A mim parecem-me existenciais, já que você fala por si como se todos fossem iguais a si, ou seja, se você não pode ter, mais ninguém pode, portanto é existencial.
Eu não vivo na metrópole, está enganado, eu vivo na periferia, mais concretamente no campo.
Mas nem todos compram Cupra eléctrico, e já agora, isso não é problema só do cupra eléctrico, mas de todos, já que todos eles usam o mesmo sistema infotaiment.
A ACAP publica dados mais detalhados onde diz: “Matrículas de veículos por tipo de energia”. Na 2ª página tem os dados de setembro e o período jan-set. Há bastantes diferenças entre os dois.
De jan-setembro, nos ligeiros de passageiros: gasolina 36,0%; gasóleo 8,7%, BEV 18,4%.
Na 3ª pág. tem por marcas. As vendas das cinco mais nos BEV em setembro:
– Tesla 1025
– BMW 346
– Mercedes-Benz 313
– BYD 306
– Peugeot 300
https://www.acap.pt/pt/estatisticas
Segundo os dados da ACAP, as vendas em setembro dos BEV ligeiros (passageiros e mercadorias) ligeiros totalizaram 4225 e as das 3 principais marcas 1683 (40%). Não são propriamente carros de estacionar na rua. Está a faltar uma informação importante: a proporção dos que compram BEV com carregamento em casa ou na empresa e quem compra com estacionamento de rua.
Quanto ao crescimento da vendas de BEV em setembro, pode ter sido para aproveitar comprar enquanto as taxas de importação de veículos fabricados na China ainda estão a 10%.
Ui não pode ser aí e tal é um flop ninguém compra carros eléctricos, upss afinal….
Quem tem condições, depois de testar um eléctrico, quer comprar um. As vantagens são enormes. Quem não tem condições ou não precisa, não devia vir aqui destilar odio por algo que é um grande avanço para menos emissões, menos ruido e menos gasto em divisas a comprar petróleo
Se com condições queres dizer um segundo carro na garagem a combustão para as viagens, concordo
então explica porque é que a maioria da malta que compra eletrico com esse mind set passado pouco tempo só usa o eletrico para tudo e acaba por trocar o segundo carro para eletrico assim que pode?
Estou nesse caso…
Normalmente o segundo carro é a combustão e fica na garagem até ser vendido.
Também nem tanto. Faz sentido ter um a combustão, quanto mais não seja por emergências. E não é vendido, de certeza.
Eu vendi.
Urgências ? Não entendi.
Quem nunca esteve em Lisboa e precisou de ir para o Porto as 3 da manhã de emergência que atire a primeira pedra…
Por isso é que os Cupra elétricos passam mais tempo na oficina que na mão dos donos.
Não sei se é verdade isso que diz dos Cupra elétricos, mas nas outras marcas isso não acontece, pergunte a quem tem um elétrico sem ser Cupra se tem que ir à oficina.
Ontem vi um ID3 empanado na AE tlz fosse falta de electrões uma vez que nc avariam.
Normal das marcas Alemãs. Num espaço de 20km vi uma Passat e um BMW, ambos a combustão.
Hoje vi um Golf empanado na A15, provavelmente era falta de gota ou as avarias do costume.
Na verdade os elektros avariam quase o dobro das x’s qd comparados com carros a combustão.
Com as avarias dos elétricos eu posso bem, porque nessas estatísticas fizeram contar com bugs no software – que são corrigidos remotamente.
Na verdade não avariam nem metade, mas muito menos.
Na verdade, verdadinha, você é um inventor de falsidades do pior que conheço, pior só o Trump.
1- os VEs avariam muito, mas muito menos que os combustão. Isso não é nada de especial porque são mecânicas muito mais simples, com só 1/2 dúzia de peças móveis e além disso, peças robustas, enquanto um motor a combustão tem para cima de uma centena de peças moveis, muitas delas de desgaste rapido.
2- os VEs são muito menos poluentes a nivel de pneus e principalmente, de ferodo dos travões, pó muito perigoso, cancerigeno.
Quem tem um VE sabe que tem as jantes sempre limpinhas, prova de que não usa os travões, já os combustão ficam com as jantes pretas num instante.
E a nivel de pneus, se em teoria o que diz podia ser verdade, na prática acontece o inverso, há Teslas (montes) a fazer 100.000km por jogo, coisa impensavel num combustão que ande normalmente
qualquer marca chinesa da 10 a 0 a qualquer eletrico do grupo VW…
Ainda ontem ouvi um testemunho de um sujeito que tem serviço de reboque que opera na A1 e que Tesla nunca avaria, já foi buscar varios mas sempre ou por furo ou falta de bateria, nunca por avaria…
Não me diga que o Formentor é um eléctrico ?
https://www.reddit.com/r/CupraFormentor/comments/1dw1c6w/cupra_formentor_stuck_in_software_update_in/?tl=pt-br
E assim se dá cabo do fim de semana de muita gente.
Halloween pode ser altura de filmes de terror, mas isto é abuso
Quem nao tem carro eletrico tem de ser proibido de circular nas cidades, alias em Lisboa e Porto comeca ja em 2025. A classe baixa anda de transportes publicos, nao precisa de carro.
Mas é a classe baixa que muitas vezes permite que usufruas de um ordenado chorudo.
A sério ? nunca pensei ler isto escrito em lado nenhum.
Outro que olha de cima para baixo a pessoa que tira os cafés ou que limpa as mesas.
Onde eu disse isso ?
Você gosta muito de meter palavras na boca das pessoas.
Mas que grande treta! Foste buscar isso a que fonte? Á da tua cabeça, certo? É que só pode.
Qual a relação entre evs e classe? Maioria compra evs para poupar na gota e na oficina, não serão esses a classe mais baixa?
A sério? Esse comentário é baseado em quê?
Os transportes publicos são para todos, não é só para aqueles que dizem ser de classe baixa.
O tugão seja de classe alta media ou baixa só não leva o carro para a cama porque não pode.
Mas como gostamos de ser mais que os outros, andar de transportes públicos é coisa de pobre.
Enquanto isso os Holandeses, Alemães, Nórdicos, riem-se.
A classe baixa conduz Ubers.
Quem tem carro deveria pagar e bem os estacionamentos nas cidades, e as cidades terem portagens à entrada.
Carro a combustão é para ricos.
São só os números dos novos carros mas esqueceram-se quer os usados são os mais vendidos. Num stand do Porto de carros usados foram vendidos mais de 80% só em 2024 portanto o verdadeiros marco é fumo sem fogo
+1 e outra coisa que o pessoal não fala é que um usado pode ser vendido várias vezes, enquanto um carro novo só pode ser vendido 1 vezes.
Falam ali nos usados.
Não fala em usados mas sim em novos.
Bastava seguir o link:
“Em setembro, foram matriculados em Portugal 8.534 veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), dos quais 6.600 veículos novos e 1.934 importados usados. “
Faz sentido falar é em carros matriculados (que corresponde aproximadamente a novos). Os que mudam de mãos não alteram nada quanto a fontes de energia.
Claro que se se olhar para o parque automóvel existente (a ACAP diz que havia 5,6 milhões de carros em circulação em Portugal, em 2021), os 0,004 milhões de BEV ligeiros vendidos em setembro pouco ou nada alteram.
So podem circular eletricos no proximo ano nas grandes cidades. Quem não tem ou compra ou tem transportes publicos para andarem todos mal cheirosos la
Fonte? Até existir, é informação falsa.
Ah já sei foi um doutorado pela universidade da vida passada que fez um vídeo no YouTube que disse isso.
Ou então foram os chemtrails
Em Lisboa e Porto a partir de 2025 no centro so entram eletricos, os outros levam multas ate 3600 euros
Já devia era ser assim. Teríamos num instante cidades fantasmas.
Gostava de ver.
Ou cidades muito melhores para se viver.
Londres faz anos que se paga para circular no centro.
Elektros não pagam. Muito pouco mudou, muita vida e muito trânsito.
Passa por lá vê.
Já os elektros mastodontes pagam uma fortuna para estacionar em Paris.
Faço votos para que a moda chegue cá.
Em Paris e muitas cidades francesas os Elektros pagam menos e muitas vezes não pagam.
https://www.beev.co/en/blog/electric-cars/stationnement-voiture-electrique/
Em contraste os a combustão pagam mais, esse é o futuro
Eléctricos, diesel, gasolina, híbridos, sejam eles quais forem.
Escusa de inventar mais uma só porque não é contra eléctricos.
@Toni
https://www.automobile-magazine.fr/toute-l-actualite/article/44579-pour-garer-son-suv-peugeot-3008-electrique-dans-paris-cest-225eur-les-six-heures
Basta um 3008 elektro para que a mantiné no cinema saia cara.
Tanta coisa para meter um artigo de petrolheads, qualquer carro que passe dos 1600 kg paga mais taxa, qual a novidade disso ?
A novidade?
A novidade é os elektros pagarem e não bufarem qd já pensavam que ia ser td à grande e à borliú.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcs4LpvDvKWIZkQrMQ?e=hUj3fe
A novidade é que os a combustão também pagam.
Isso não é novidade. O apelo à compra de elektros é que acenava com a cenoura do estacionamento grátis e muitos caíram no logro.
Não é o estacionamento que vai fazer diferença, até porque os moradores continuam a ter estacionamento.
Talvez incentive é a comprarem carros mais pequenos.
Ou o inicio do ban de todo o tipo de carros do centro das cidades.
Medida q, a concretizar-se terá todo o meu apoio.
Também terá o meu apoio.
Ahahahahahah, mais um alucinado. Ouve vozes na cabeça e vem para aqui escrever o que ouve como se fosse realidade. 🙂 🙂 🙂
Amigo experimenta conduzir no centro e logo ves, depois paga a multa e nao chores
Claro que vou conduzir e claro que não vai existir multa nenhuma pelo simples facto de que não existe nenhuma indicação, oficial ou oficiosa, de que isso vai acontecer em 2025.
E até deixo já aqui escrito, para depois vires cá reler: em 2025 não vai acontecer o que dizes, ponto final.
31% a combustão (gasolina + gasóleo).
Combustão pura vendeu mais do que os 100% eléctricos.
E assim se mata a ideia que os carros elétricos se venderam mais. HEADSHOT
Quando se juntava hibridos plugin com elétricos eram mau, mas agora juntar gasolina + gasóleo já não há problema.
Ou seja 69% não comprou combustão pura
Nem VE puros.
Cada um monta os nrs conforme lhe dá mais jeito.
Na verdade eu conto 9 441 carros a gasolina e 4053 BEV, o que significa que os carros a gasolina venderam mais 132,96% em Setembro que os BEV.
É preciso notar que o “boom” dos BEV que até foi a modos que pífio face ao esperado, teve a ver com a tentativa de aproveitar as últimas oportunidades de comprar chinesisses ao preço antigo.
Mas estás a contar os híbridos para o teu lado? 😀 ai não são eletrificados? Estás a ficar um bocado desesperado. Calma, é o mercado a funcionar.
Não é de agora. Para mim hibridos, mild-hybrid’ s e PHEV’s nunca foram carros elektros pq de uma forma geral, embora os híbridos ofereçam alguma economia de combustível em situações muito específicas ( cidade e a muito baixa velocidade), a realidade é que eles operam, na maior parte do tempo, como carros a combustão, devido às limitações da tecnologia elektra que carregam. Somando a isso o peso extra e as emissões não reportadas em condições reais que a UE agora desmascarou com dados que as marcas foram obrigadas a dornecer, fica claro que os híbridos se assemelham muito mais a carros a combustão do que a elektros. Pior, na maioria dos casos gastam mais que os tradicionais combustas devido ao peso morto que necessariamente carregam.
Considerar os híbridos como carros elektros sempre foi autêntico greenwashing por parte da UVE e agora o conceito volta à carga através da ACAP. Inclusivamente estes vão ao cúmulo de descartar 1242 vendas de carros a gasolina apenas pq tb podem andar a gás e assim permitir a narrativa de q o elektro vende mais que a gasolina em PT. É só rir.
Pelo exposto claramente que o desespero está do lado dos mentores da ME. Eu apenas me divirto a apreciar estas baratas tontas.
😀 mudas de discurso a toda a hora 😉
Por acaso não. Sempre tive uma admiração especial pelo ZéBigodes exactamente por causa disto 🙂
🙂 isso.
A acap junta os plugin com os híbridos onde ?
Você faz o mesmo, junta plugin nos a combustão.
Então mas híbridos plugin não podem ser contados nos eléctricos porquê?
Existe sempre uma desculpa, até porque se venderam muitos carros chineses. Looool
O problema do pessoal não é meterem um motor elétrico e baterias. O problema é não não deitar fumo, desde que deite fumos está tudo bem
Também vai haver a oportunidade de comprar um Mercedes de 50.000€ . Com motor a gasolina e tecnologia chinesa.
Chinês é tão mau que até os motores a combustão para as marcas europeias são desevovidos lá.
https://carnewschina.com/2024/10/29/all-new-mercedes-benz-cla-will-feature-a-geely-made-2-0t-engine-and-other-chinese-tech/
Vai haver vai. Mas não há. Só vai haver. Se houver.
Renault, Nissan e Mitsubishi é garantido, afirmado pelas próprias marcas.
https://www.press.renault.co.uk/releases/3147
https://www.autoexpress.co.uk/sustainability/363317/renault-and-geely-join-forces-all-new-ice-and-hybrid-powertrain-production
Mercedes vai a ser a Proxima a ter motores made in china. Happy days
A relacao deles vem de longe. Nao esquecer que 20% da Mercedes está em maos chinesas
https://group.mercedes-benz.com/company/news/joint-venture-with-geely.html
https://group.mercedes-benz.com/investors/share/shareholder-structure/
” The Chinese BAIC Group currently holds 9.98 % of the company’s voting rights, making it Mercedes-Benz Group AG’s largest individual shareholder.”
“Other major shareholders include the Chinese investor Li Shufu”
Li Shufu holds an equity interest of 9.69% in Mercedes-Benz
A ver vamos. Dá classe A já nada surpreende desde que montavam dCI’s 1.5
Por acaso é uma boa questão – os híbridos elétricos podem-se somar aos carros a combustível ou aos elétricos (ou fazer uma repartição entre os dois).
– A UE concluiu que os PHEV, em média, consomem tanto ou mais combustível que os carros apenas a gasolina ou gasóleo. Se há que somar (ou somar em maior proporção) é com os carros com o correspondente combustível, a gasolina ou a gasóleo
– E, por maioria de razão, os HEV, com uma bateria mais pequena e que não se pode carregar autonomamente.
Por alguma razão nem se entra com os híbridos nos apoios à compra de veículos elétricos. E venderam-se bastantes em setembro.
Daí terem uma categoria própria.
No que interessa pra a transição energética – consumo de combustíveis fósseis ou elétricos – podem-se somar aos veículos a combustível. Aos elétricos é que não.
“vendidos”. Matriculados 😉
Entre vendidos novos e matriculados há uma grande diferença?
Há.
Os matriculados ou são novos ou são importados usados. Os importados usados também se repartem pelos mesmos tipos (gasolina, gasóleo, BVE, PHEV …). Vai dar ao mesmo.
Igual não é pq as novas matriculas são maioritariamente a gasóleo.
Qual ?
Qual o quê?
Estou farto de lhe dizer que ng importa elektros e já lhe expliquei milhentas x’s do porquê.
O que é que ainda não percebeu?
Não é por você vir com a conversa dos rebanhos que vai convencer alguém e ainda por cima aldrabar números, até porque nem tem nada contra….
Aqui não há rebanhos. Só ha realidades.
E a realidade é que em Setembro de 2024, no que concerne a novas matriculas, o diesel vendeu 4,5x’s+ ligeiros de passageiros que os elektros.
Missas é no KuKluxKlaneleKtro.
Não, não vendeu, foi cerca de 2.5 vezes menos .
Veja lá bem:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcs92UMYccoPNjmABQ
O diesel matriculou 4,5 x’s mais que os elektros no mês de Setembro de 2024.
Veja lá bem, foram só 1123:
https://ibb.co/G7CLbys
Tente enganar os incautos que aparecem nessas reuniões, para a próxima carregue no “Filtrar”, 2x mil foi o total de veículos vendidos em Setembro 2024….
Pois estamos a falar de novas matriculas no mês de Setembro de 2024 e não de novas matriculas que pagaram ISV + IVA s/ISV a 100% no mês de Setembro de 2024.
Como sempre lhe disse há quem não goste de ser saqueado de cada vez que compra um carro. Sobretudo desde 2020/2021 onde há uma efectiva redução do imposto em função da idade do carro importado que tenha sido anteriormente matriculado num outro estado membro.
Pois pois, tente agora remediar.
Estamos a falar dos números que estão na acap, se é para uns, é para outros.
@Yamahia
Acabou de sair os dados de Outubros e Infelizmente gasóleo já era.
https://www.acap.pt/site/uploads/paginas/documentos/DF48978D-FAC80_1.pdf
Elektro: 3 665
Gasóleo: 3 662
E já agora é esses 21 926 é o numero total de matriculas do mes de Setembro, inclui todo o tipo de veiculo nao é relativo a gasóleo.
As vendas de novos em Setembro de 2024 foram de 15 apenas 15000. Nada a ver com os 21000.
@Yamahia “importado que tenha sido anteriormente matriculado num outro estado membro.” Basicamente carros velhos e usados.
Um carro velho e usado não é um carro novo, pode ser uma opcao mas são coisas diferentes
A serio dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos !? Quando é que vão ser mostrados os dados oficiais?
E lá por isso não são fiáveis? Nos meses passados mostraram o cenário correto e ninguém duvidou, pq é que agora não são de confiar?
Os dados são os da ACAP que recolheu os dados dos veículos matriculados, não os inventou. Coloquei o link acima.
Os mesmos dados que estão na ACAP, e dentro de 15 vão estão na ACEA
Agora é tudo a correr atrás do prejuízo. A associação dos carros a combustão deveriam mostrar os dados reais
Quais dados reais? A invasão de VE de marcas chinesas? Não há. As três principais marcas foram a Tesla, a BMW e a Mercedes, que, em setembro, venderam 40% de todos os VE.
A Tesla é China.
Mas não é uma marca chinesa. E em subsídios do governo chinês é a que recebe menos, e por isso vai pagar a menor sobretaxa de importação.
O que se anda a falar a propósito das sobretaxas de importação de automóveis fabricados na China é numa invasão de carros de marcas chinesas. Em Setembro, a BYD vendeu 306 e as outras nem se veem.
Não, a Tesla é americana, só os model 3 vêm da China e não são todos.
Possui 1 fabrica na China, é tao chinesa como qualquer outra marca ocidental
Recebe subsídios chinos como os outros e carrega baterias chinas enquinadas de CO2. Devia pagar como os outros. Só não paga tanto porque os padrinhos resolveram intervir.
É dizer isso à Ursula.
Com o volume de biliões de € que as marcas europeias já foram obrigadas a entregar à Tesla para compra de créditos de carbono, ng me tira da cabeça que há aqui uma acção concertada para sacar uma milhões na forma de “pequenas comissões à conta do orçamento.
A Tesla tem portanto que continuar a vender para ter muitos créditos para render.
Entretanto mais uma bastião se junta a Itália, a Chequia, contra, os insanos comilões da NetZero. Isto ainda vai dar molho.
Na há Europa não há biliões.
Ninguém foi obrigado a entregar, tinham ficado com eles.
Se esses tivessem carros de jeito, ainda vá, mas como não conseguem e estão a ver as vendas a cair, estão aflitos, tal como você.
Ou pagavam à Tesla ou os lunáticos da NetZero fechavam-lhes as portas com multas incomportáveis.
Não lhe parece um golpe baixo ?
Só pagam se quiserem, ninguém os obriga a pagar, sabiam muito bem das leis, ou são assim tão burros ?
Dados oficiais:
Setembro 2024
Ligeiros a combustão 40,4%
Pesados a combustão 96.9%
Janeiro a Setembro 2024
ligeiros a combustão 51%
pesados a combustão 98%
Dados ACAP
Só em setembro é que se vendeu mais elétricos
No total entre Janeiro a Setembro 57.3% dos carros vendidos foram combustão
Diga antes assim, só em setembro é que os eléctricos passaram os a gasolina, já que diesel já tinham passado há muito, é esse o tema.
Não passaram nada
Numa corrida em pista de 400m, o Diesel ja cortou a linha de chegada enquanto o elektro segue a arrastar-se para atingir os 1⁰s 100m.
Sim sim, nota-se
Novamente:
https://pplware.sapo.pt/motores/um-marco-historico-carros-100-eletricos-ligeiros-de-passageiros-foram-os-mais-vendidos-em-setembro/comment-page-1/#comment-3555751
Novamente
https://pplware.sapo.pt/motores/um-marco-historico-carros-100-eletricos-ligeiros-de-passageiros-foram-os-mais-vendidos-em-setembro/comment-page-1/#comment-3555822
Em 400metros o diesel ainda está na linha de partida a aquecer o motor…
Que se saiba os carros a gasóleo e bifuel também são 100% a combustão, a lógica seria a de serem também contabilizados para a comparação com os carros 100% elétricos.
Assim é que era uma comparação correta: 100% combustão vs 100% elétricos.
Nesse caso os carros a gasóleo também são a combustão… já agora conta-se tudo.
@Realista
E eu não inclui os carros a gásoleo no que escrevi? Ora vai lá ler novamente.
Faltou incluir carros telecomandados a combustão.
Aí os carros a pilhas Matchbox ganham de goleada.
Se a tua forma de discutir um assunto é recorreres a analogias estúpidas e sem nexo, então, no que me diz respeito, bem podes ficar a falar sozinho ou junta-te ao teu amigo habitual que usa a mesma tática infantil nas suas intervenções aqui no pplware.
E são, não vi onde não foram.
Correcta para lhe dar o número que quer ?
A narrativa dominante e o clubismo tem destas coisas: bastava ser sério ao ler os números, e as conclusões não davam títulos de artigos de jornal. Mas já todos sabemos que a matemática não é o forte dos portugueses.
Exato, podiam ser mais sensacionalistas, e dizer que os Diesel alcançaram o valor mais baixo de sempre….
O que tu e eu dizemos não interessa. Apenas os números interessam . E esses são fáceis de ler. Onde é que vão buscar as parangonas ? Ao clubismo…
E os números foram esses.
Ao mesmo local que vão buscar quando dizem que se vendem menos.
Isso é q vai aí uma pedra no sapato em relação ao gasóleo. 😛 Os elektros levaram uma tareia das antigas dos Diesel. Pouco faltou para uma manita. loolool
Sim, só venderam 2.5 mais que os a gasóleo.
Again:
https://pplware.sapo.pt/motores/um-marco-historico-carros-100-eletricos-ligeiros-de-passageiros-foram-os-mais-vendidos-em-setembro/comment-page-1/#comment-3555751
Pedra no sapato está a ser para si e outros, é o que se vê aqui, mas atenção, não têm nada contra.
Onde é que os elétricos venderam mais do que os carros a combustão? Sim, é isso que se trata. Ou é porque te convém?
Onde é que alguém disse que venderam mais ?
Os carros a combustão estão em extinção…
Não tarda nada tens o cenário que já apontei em 2023, onde vais ter bombas de gasolina a encerrar – que vão começar com bombas de gasolina que pertencem a famílias – e posteriormente vão as grandes retalhistas e abastecer vai ser mais complicado e demorado do que carregar o carro.
@Yamahia todos possuem acesso a esses dados, uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade.
Se foram vendidos 15 057 Carros, como é que desses 21 926 são a diesel? Venderam mais carros a Diesel que o total de todos os carros?
Explica ai como é 145% das vendas sao de carros a diesel? 3 em cada 2 carros vendidos sao a Diesel 😀
Estudo “Mobilidade Elétrica em Portugal: Onde estamos e para onde vamos?”, pela Católica Lisbon School of Business & Economics, outubro de 2024.
Destaques:
– “O preço da rede pública para veículos elétricos é similar ao preço de abastecer um carro a gasóleo, mas seria consideravelmente mais barato se o utilizador apenas o carregasse em casa”
– “a insuficiente infraestrutura de carregamentos de veículos elétricos em Portugal, especialmente de carregadores rápidos e, sobretudo, ultrarrápidos” – 101 municípios portugueses ainda não possuem estações públicas rápidas e 231 municípios não têm carregadores públicos ultrarrápidos
– faltam “apoios à instalação e manutenção de infraestruturas de carregamento na rede pública, como oferecidos em outros países com elevadas taxas de adoção de veículo elétrico”.
– “o progresso de Portugal no setor dos veículos elétricos é notável e já existem cerca de 130 mil veículos 100% elétricos. Mas Portugal não atingirá as metas de neutralidade carbónica até 2035 e 2050, mesmo que todos os novos veículos vendidos a partir de hoje sejam elétricos”. Os objetivos são que, em 2050, 100% do parque automóvel seja EV, com uma meta intermédia de 36% em 2035.
Já tinha visto.
Só falharam nos cálculos matemáticos. O que me parece inconcebível para gente universitária.
O carro elektro começa a perder para um gasóleo a partir dos 0.375€/kWh.
Não há nenhum DC em PT igual ou abaixo desse valor, excepto os carregadores da Tesla que estão fora da lei.
Pior um pouco, tb não entraram em linha de conta com a energia dissipada por dissipação ou resistência no acto do carregamento. Factor que pode atingir 20% em DC e naturalmente tem que ser pago, apesar de não entrar na bateria.
Há,mas você não sabe fazer as contas e aldraba os consumos.
Os carregadores contam isso tudo, ou vem uma factura separada para a energia carregada e a dissipada ?
Até estou a ser bonzinho.
A partir de 110 o elektro acabou. A 115 o que têm de mais económico para o segmento C já consomem mais que os 20kWh que serviram de base ao cálculo.
Então porquê? Ele tranca ?
Não vejo nenhum a consumir mais de 20, ah espere, deve ser o Volvo antigo.
Já agora, quantos postos quer a menos de 30 cêntimos por kWh ?
Quais são?
Os elétricos e os iphones são sempre polémicos por aqui!
Desses quantos sao compras particulares?
A mesma que desde os anos 2000… não mudou agora.
Porque é que isso tem interesse?