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UE e China ainda estão a negociar forma de não aplicar as tarifas sobre os carros elétricos

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Aves says:

    “a UE deverá impor tarifas” – adicionais – “até 35,3%”, previsivelmente na 4ª Fª.
    A somar à atual taxa aduaneira de 10%, as sobretaxas antes anunciadas pela Comissão Europeia foram:
    – Tesla (carros exportados da China): 7,8%
    – BYD: 17%
    – Geely: 18,8%
    – Outras empresas que colaboraram no inquérito: 20,7%
    – SAIC e empresas que não colaboraram no inquérito: 35,3%
    Esta proposta da Comissão foi aprovada pelos Estados-membros: 10 países votaram a favor (entre eles a França e a Itália), 5 contra (entre eles a Alemanha) e 12 abstiveram-se (incluindo a Espanha e Portugal).
    É possível que a decisão final da UE tenha em conta as negociações com a China e também as diferentes posições dos países da UE. Que haverá sobretaxas é certo, se descem uns “pós” ou se podem variar conforme outros fatores é o que falta saber.

    • Aves says:

      Acima:
      – Outras empresas que colaboraram no inquérito: 20,7% – falta, “em média”.
      A sobretaxa varia conforme as percentagens de apoio estatal que a marca recebe do governo chinês. As que colaboraram no inquérito têm, em média, uma sobretaxa taxa de 20,7%. Numas é maior, outras menor. Não se pode ler “colaborou no inquérito” => 20,7%, “não colaborou = 35,3% (a SAIC colaborou e são 35,3%).

  2. Yamahia says:

    A posição da CN foi amuar e recomendar aos seus fabricantes para que não invistam em fábricas em países da UE.

  3. Rodrigo says:

    Agora percebo porque é que a Alemanha não quer taxas, vou dar só o exemplo da BMW vendeu quase 1 milhão de unidades aos chineses, nem a Europa toda consegue comprar tantos BMW.

    Os chineses de hoje em dia tem poder de compra.

    • Aves says:

      Os chineses … vírgula. Os milionários chineses são à volta de 6,2 milhões. Os chineses são cerca de 1.473 milhões.

      • RPG says:

        Mas os milionários compram BMWs?! LOL.. Comprar até podem compram, mas é para os sobrinhos, e para os empregados etc. Quem compra BMWs é a classe média, a qual na china é maior que toda a população da Europa junta. Tanto a BMW como a Mercedes vendem praticamente 1 milhão de unidades cada uma na China.. Já uma VW já bateu nos 3 milhões vários anos.

      • PorcoDoPunjab says:

        Os Portugueses…. Vírgula. Os milionários Portugueses são à volta de meia dúzia de gatos pingados e os Portugueses são cerca de dez milhões, tb de gatos pingados.
        Mas o que não falta nas estradas é BMW e Mercedes.
        O classe A então já mete nojo de tantos que vejo.

        • Aves says:

          Portugal: 166 mil milionários no final de 2022, dá 1,7% da população
          China: 6,2 milhões milhões milionários, dá 0,4%
          O que quis dizer é que essa de “os” chineses estão “cheios dele”, enfim, sendo certo que os que estão “cheios dele” são muitos.
          Mas é preciso ser milionário para comprar um BMW ou Mercedes? Não, mas ajuda. A questão é mais de que não se consegue distinguir carros pessoais, de quem tem “poder de compra”, dos carros de empresa (ALD e leasing).

      • Toni da Adega says:

        Seja quem for. China é o maior mercado do mundo para muitas marcas ocidentais. No final interessa é os numeros de unidades vendidas.

    • wuuu says:

      Têm poder de compra? Pois parece-me que o que se passa com os chineses é que são tantos, tantos, tantos… que mesmo a pequenininha minoria que tem dinheiro para BMW se torna muita gente!

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