Truque diz que uma toalha húmida acelera o carregamento dos elétricos. Tesla adverte!
Circula pela Internet uma teoria que diz que envolver o conector de Supercharger numa toalha molhada acelera o carregamento dos carros elétricos. Apesar de popular, a ideia foi alvo de advertência por parte da Tesla.
Aparentemente, e comprovado por vários utilizadores, envolver o conector numa toalha molhada acelera o processo de carregamento nos Supercharger da Tesla. A teoria disseminou-se pela Internet e o truque terá sido testado pelos condutores. Segundo o Electrek, aliás, o site Out of Specs testou-o e conseguiu, de facto, aumentar a taxa de carregamento de 58 kW para 119 kW.
Apesar de impressionante e de parecer ter acelerado o carregamento dos carros elétricos de alguns clientes, a Tesla partilhou que "colocar um pano húmido no cabo do Supercharger não aumenta as taxas de carregamento e interfere com os sensores de temperatura, criando o risco de sobreaquecimento ou danos".
A fabricante de carros elétricos negou, por via do X, o truque que conquistou a Internet:
Placing a wet cloth on Supercharger cable handles does not increase charging rates and interferes with temperature monitors creating risk of overheating or damage. Please refrain from doing this so our systems can run correctly, and true charging issues can be detected by our…
— Tesla Charging (@TeslaCharging) July 25, 2024
Além de ter negado que o pano húmido acelera o processo de carregamento, a Tesla pediu que os condutores se abstenham de o fazer, para que os seus sistemas possam funcionar corretamente e "detetar verdadeiros problemas de carregamento".
Conforme recordado pelo mesmo órgão de comunicação, a gestão térmica é uma parte importante do carregamento rápido. Afinal, o envio de corrente de alta tensão através de pequenos cabos cria muito calor.
Contudo, embora pareça que a gestão térmica pode ser conseguida com uma toalha húmida, esta não faz muita diferença. Isto, porque desorienta os sensores de calor do conector, fazendo o sistema assumir que é seguro enviar mais corrente, e colocando os condutores sob potencial perigo.
Que boa ideia
E depois, provocam um belo incêndio e ficam sem carro, e ainda vão arcar com as despesas dos estragos causados no local de carregamento!
Que grande palermice!
Acho que deviam mesmo colocar toalhas molhadas (preferencialmente de algodão) em volta de um cabo elétrico de alta tensão que tem tendência a aquecer. Só não o façam perto do meu carro.
Se aquece é bom para fazer de estendal 🙂 🙂
Afinal os VE ainda são mais amigos do ambiente do que se pensava em quanto carrega seca a roupa
🙂 🙂 🙂
Bem visto.
Só falta a Dona Maria por as cuecas de algodão do marido a secar.
Porque é que haveria estar a carregar um carro perto do teu? Costumas estacionar mal o carro?
Não, mas há muitos locais onde os pontos de carregamento elétricos são ao lado ou no meio dos outros lugares de estacionamento. Só não quero ninguém a secar as cuecas molhadas ao lado do meu carro…
O seu carro não produz calor por ele mesmo? :O
É dos novos que misturam óleo e água… hahahaha
Gostava que alguém contabiliza-se esse desperdício de energia, já que será um aquecimento considerável do sistema de carregamento e bateria, pago pelo cliente como é óbvio.
Deve fazer muito bem ao sistema do carro e deve ser por isso que os carregamentos rápidos são tão baratos.
Lei de Darwin em pleno funcionamento… e evolução natural
Primam pela inteligência
Está ao nível de colocar os economizadores de combustível no carro…
LOLOL
+1
Não me incomoda nada, desde que eu não esteja la’. Os incêndios dos carros dos outros, com disparates destes, ate são cómicos. Ponham também um trapo molhado a volta da cabeça, para refrescar as ideias.
bom truque para ganhar um darwin award
Já o fiz e funciona. Pesquisem na NET e vejam a razão.