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Transformação da indústria automóvel alemã poderá custar 186.000 empregos, diz estudo

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. JL says:

    Mais uma confirmação que os veículos eléctricos têm menos emissões.

  2. says:

    “Os 46.000 postos de trabalho já perdidos entre 2019 e 2023 devem-se, sobretudo, à transição para os veículos elétricos.”

    Não faz qualquer sentido.
    Que se diga que tem a ver com outsourcing, deslocalização, novos processos, mais automação, melhor eficiência e produtividade faz sentido. Dizer que se despede pessoas “sobretudo” devido à transição para veículos elétricos é totalmente errado. A verdade é que a indústria em geral cada vez precisa de menos pessoas e nada tem a ver com o produto, mas sim com a forma de produção.

    “Na Alemanha, conforme apontado pelo estudo, a perda de competitividade ter-se-á devido ao elevado preço da eletricidade, às taxas de imposto e à crescente burocracia.”

    Mais uma asneira. O grande (de longe) custo das empresas é a mão de obra. Há mais de 20 anos trabalhei numa multinacional do setor da eletrónica e fecharam parte da produção. Contavam todas as histórias e mais algumas que não havia encomendas, que os produtos estavam antiquados, que isto, que aquilo. Quando toda a gente sabia que estavam era a deslocalizar para a India onde um engenheiro ganhava 20 contos quando um trabalhador cá ganhava 80/90. Correu-lhes tão bem que a fábrica na India deu barraca e vieram depois atrás dos funcionários para voltar a montar a linha cá. Mas pior ainda foi que a multinacional, uma das maiores do mundo, acabou por (na prática) desaparecer por má gestão que é o caso da VW, por exemplo.

    Desculpas, desculpas…

    • Jose says:

      Nem mais, além disso se quiserem aumentar a produção e competir é automatizar o maior número de processos e apresentar inovações mais lógicas e baratas. Não faz sentido algum ter câmaras de vídeo para retrovisores, que são simples baratos e fáceis de calibrar. E não precisam de electricidade, já que se fala tanto nisso e nas alterações climáticas! Não precisamos de tudo electrificada, essa é uma desculpa para cobrar mais e no fim de contas, controlar tudo o que fazemos. Vivemos um logro, que está a vista de todos, mas poucos querem acreditar que existe. Qualquer dia, até filhos eléctricos teremos fitis de acordo com os planos e interesses de uma marca qualquer.

      • says:

        Isso é o “reason why”. Colocam 2 ou 4 câmara de 10 euros para cobrar mais 500. O meu carro tem uma visibilidade relativamente má para estacionar. Tem sensores de bip bip e chega e sobra.
        Para já não falar da velha tática de fazer “crescer” os carros. Já vem de há décadas. Muitas das marcas vão fazendo “crescer” os modelos a cada renovação. Um Clio hoje em dia é bem maior que um Clio dos anos 90, e é só um exemplo. Depois vão criando modelos mais baratinhos “por baixo” dos que vão aumentando de gama. Quase todas as marcas fazem isso.

      • says:

        Há uns anos a mulher deu um toque com o espelho do carro. O “vidro” caiu e partiu-se. Nada mais que isso. E não é que tinha de comprar o espelho todo, num total de mais de 300 euros? Sinceramente…. Encontrei uma empresa que vende os vidros para praticamente todas as marcas, com os suportes e tudo. 15 euros com suporte e resistência incluída.
        E claro, os 75 euros por litro que paguei uma vez pelo óleo na oficina da marca. É que serviu-me de lição e nunca mais fui a uma oficina oficial. Depois queixam-se…

        • PML says:

          Essa do óleo é de bradar aos céus. Levam mais por um litro de óleo do que o mesmo comprado num recipiente de 5 lts numa loja. Mais ainda – a oficina com a quantidade de litros que compra, deve ter um preço muito baixo para os mesmos. O mais engraçado é que são as marcas mais baratas que muitas vezes aplicam essa política.

  3. Lumia says:

    Mais uma confirmação que os veículos elétricos chineses estão a fazer cair a indústria automóvel europeia, neste caso (alemã), que poderá resultar em crise, desemprego…

    • says:

      Não são os veículos elétricos chineses. A Europa andou ano e anos a produzir na China. houve milhões e milhões em apoio para a deslocalização da produção para fora. Era mais barato, dá mais lucro, polui menos. Não houve qualquer preocupação em manter bases sólidas por cá. Inclusivamente, em muitos casos houve reduções muito grandes nos custos, sem que isso se refletisse nos preços. Nenhum país se preocupou, a UE não se preocupou… não é nada de novo nem está relacionado com os carros elétricos. No tempo do Covid descobriram que praticamente tudo o que máscaras, luvas, ventiladores e sei lá quantas coisas mais eram feitas na China. Agora são os carros. Enfim…

    • Jose says:

      Francamente, se os veículos eléctricos ainda não convencem, e a indústria europeia sabe e tem capacidade para fazer do que melhor existe, está conversa toda, não passa de um truque para assustar as pessoas. Façam melhor e mais barato, inovam. Pois se por cá fazem-se automóveis de 1, 2 , milhões de euros, também devem saber fazer para o consumidor comum. Deixem de ser gulosos, pois a Dacia, não se queixa e está a melhorar a sua oferta.

      • says:

        A Alemanha e a sua menina bonita (o grupo VW) estão a tentar desculpar o que não tem qualquer desculpa. Há décadas que já se sabe que o grupo VW anda “tremido” e mal gerido, para não dizer pior. Já tiveram uma sorte enorme (só sorte, não houve “ajudinhas” nem nada) no caso do dieselgate, no qual tiveram consequências bem amiguinhas em relação ao que que deveriam ter tido).
        Adicionando a isto, os carros são em média mais caros que boa parte da concorrência e muitas vezes não se vê razões de qualidade para isso. Não foram capazes de “ler” o mercado nem de perceber o público alvo. Mas a culpa é das pessoas que não querem os carros deles.

      • joaquim q says:

        Eu acho que ninguém aqui está a querer tocar…no elefante branco…gigante na sala..
        Pois é…a Alemanha perdeu a sua competividade devido á perda da energia Russa.

        É esse o problema, com os EUA, e Noruega, a cobrar 5-10x mais…é impossivel.
        E importar a energia Russa da Asia. também não é solução… a Alemanha apostou no projecto Ucrânia, e deram um tiro na propria cabeça…

        Ora veiculos de combustão interna, a Europa é a melhor a produzir.
        Se começarem a usar os kamikazes electricos…estes veiculos dependem muito de chips electrónicos, e motores muito simples de contruir…ou seja países tecnologicamente avançados em chips, e uma boa industria ficam logo no topo do jogo.
        Mas estes veiculos como dependem massivamente de electrónica são um perigo…mas isso é outros 500..

        Agora juntem, o problema energético, á simplicidade dos kamikazes eléctricos, ou seja qualquer um pode contruí-los, e claro a Europa num todo, seja a EU, ou qualquer um dos 54 Países que formam a Europa, perde automaticamente a sua capacidade, não pela qalidade, mas pela produção em massa…ou seja falta de energia, e recursos humanos…game over!.

        A unica solução seria proibir os kamikazes eléctricos, mas depois de tanta propaganda, a anunciar o fim, o apocalipse,etc…agora não conseguem voltar atrás.

        Os Empresários passam-se e claro fogem para a Asia ou EUA..sem energia não dá para produzir nada, e embora a Alemanha produza bons veiculos, a grande vantagem que ela tinha…era a energia Russa.

        A Porche fugiu para os EUA, a Mercedes e a VW estão a fugir para a China.
        Os próximos Mercedes já veem com motores chineses da Geely, é o fim da industria Automóvel na Alemanha.
        Já a França foi esperta e apostou na Energia nuclear, e eu acho que a França/Itália vão ficar com o mercado Automóvel Europeu…mas a ver vamos.

        • says:

          A guerra na Ucrânia só começou em 2022. Os problemas vêm de trás e não tem a ver (só) com a energia, muito menos da Rússia. Mas a questão da energia Russa já tem mais de 10 anos e nessa altura a industria Alemã andava de vento em popa.
          Poderá haver problemas energéticos pontuais, mas por outras razões bem mais enraizadas. Aliás, problemas energéticos têm boa parte dos países do centro e oeste europeu. Em boa parte porque as redes estão envelhecidas e em alguns locais “desequilibradas” porque não foram acompanhando os movimentos de população e o crescimento de certas zonas. Não é por falta de produção, e isso é bem claro.

        • JL says:

          Kamikazes elétricos ? está a falar dos veículos a combustão que também usam eletricidade ?

          Sim, vão proibir esses kamikazes eléctricos a combustão, já foi anunciado para 2035 não se podem vender novos.

          A Porsche fugiu para os EUA ? deve estar a vir de lá, pois as vendas da porsche por lá caiu para numeros nunca antes vistos.

          A França já apostou nuclear há mais de 50 anos.

      • says:

        Os veículos elétricos podem convencer (ainda) menos de 100% (também tenho reservas) mas mesmo tendo em contas as dificuldades, prefiro um carro a pilhas com energia produzida de forma sustentável do que um carro a combustão que além de poluir tem a energia nas mãos de algum xeike das arábias. Além disso, um Dacia Spring parece-me muito bem para quem passa a vida nas voltinhas, o que deve ser mais de 90% da população portuguesa. Quando chegar à minha vez de trocar, possivelmente será a um a pilhas. E não me venham com conversa de que é preciso trocar as baterias, isto e aquilo. Um carro a gasóleo depois dos 100/120k é sempre a roer. É injetores, FAP, distribuição, isto e aquilo. Feitas as contas bem espremidinhas… claro que custa ter de pagar tudo de uma vez, mas já se vai poupando também no consumo. É deixar esse “ganho” numa lata escondida dentro do autoclismo.

  4. Toni da Adega says:

    As empresas ou se adaptam ou acabam por morrer. É necessário evoluir no mundo de hoje é impossivel continuar a trabalhar como se trabalhava há 20 ou 30 anos.

  5. Anung says:

    O Grunho depois arranja-lhes trabalho.
    Se ele diz que estas empresas ddvem acabar é porque de certeza que tem alternativas melhores.

    • says:

      Não é uma questão de dever acabar, mas muitas vezes manter uma empresa “artificialmente” faz mais mal que bem. Veja-se em Portugal casos como a Efacec, a Tap e tantas, tantas outras. Temos empresas “falidas” há 30 anos no limbo. Sinceramente, em muitos casos ou se muda radicalmente a empresa ou fecha, pois assim permite que o “mercado” funcione e deixa espaço para novas e melhores empresas aparecerem. Se mantivermos um elefante moribundo durante décadas não há espaço para inovação. E sinceramente, a VW já começa a parecer um elefante moribundo.

  6. papa arrroz says:

    vamos soletrar: hi·dro·gé·ni·o

    O hidrogénio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo.

    Fuel Cell usa um motor elétrico, a diferença é que a energia que alimenta o motor é gerada no próprio automóvel

    • luisa says:

      Loool tens contas e factos para explicar isso que disseste??? ‍♂️‍♂️

      Lá porque o hidrogénio é abundante não significa que seja facil de o armazenar e usar!!! ‍♂️‍♂️

      Cultiva te

    • Toni da Adega says:

      70% da superficie da Terra é Agua como é que pode existir secas e desertos??

    • JL says:

      Ele é abundante mas não existe na forma que precisa dele, logo tem de gastar muita energia para o obter, esse é o primeiro problema, depois tem muitos outros, daí não se usar.

    • says:

      O hidrogénio está em todo o lado e até é relativamente fácil de produzir. Mas (ainda) não em quantidades suficientes. E para piorar, transportar e armazenar tem custos exorbitantes e um gasto energético enorme. Gostaria que fosse a solução, mas ainda não o é por razões técnicas e económicas.

  7. Tiago says:

    Agenda 2023 em açao, vivam os burocratas que estao a destruir a economia da zona euro. Qundo ficarem todos sem emprego, vao acordar.

  8. Tiago Rodrigues says:

    Meu deus, vamos ter que levar com mais 186mil novos influencers???
    FUJAM!

  9. JS says:

    Estes 186.000 postos de trabalho
    Vão comer e viver e ir a um posto de carregamento comer /viver pagar contas etc
    A maior economia da Zona € não se atualizou
    È tudo igual seja em Pt como em D

  10. Focabm says:

    A Tesla tem várias ofertas de trabalho (para humanos) para controlarem os seus Robots falsos durante as apresentações. XD

  11. Miguel Oliveira says:

    Fabricas chinesas 1000 humanos para 10.000 robots, fabricas eutopeias 10.000 humanos para 1000robots. Esta vai ser a reformulação e os carros em vez de serem construidos com 40.000 peças, vão ser construidos com 20.000 pecas. Competitivo não sei, mas é isso que vai acontecer… e a autoeuropa vai ter esse caminho com certeza. Gostam da globalização? Aí está ela no mercano automóvel!

  12. Mike says:

    O problema da Alemanha não são os EV’s chineses, mas sim o preço actual da energia eléctrica… O fecho de todas as centrais nucleares foi um autentico tiro no pé, porque ficaram a contar com o gás russo baratinho (daí terem construido os dois viadutos de gás natural Nord Stream 1 & 2), que agora já não existe… E esse é que é o grande problema da Alemanha, porque a indústria pesada depende muito de energia eléctrica e para se manter competitiva, esta terá que ser barata…

    • Miguel Oliveira says:

      E os carros eletricos não são atrativos. Tu vês grandes empresas com grandes frotas de carros electricos, vês rent-a-cars massivamente com carros electricos? Os carros vendidos a particulares representava antes dos carros electricos uns 10%, o resto era venda de grandes contratos frotas… agora não. Por esse motivo basicamente os carros electricos não são atrativos, mesmo as empresas tendo beneficios. Os carros eletricos rebentaram com o mercado, então a vinda dos carros baratos chineses ainda rebentaram mais…

      • JL says:

        Tanto são atrativos que estão a rebentar com os outros, diesel já quase nem se vende.

        A quota para empresas é igual tanto em eléctricos como a combustão, anda pelos 80% para empresas.

        • Miguel Oliveira says:

          Quer queiras quer não eu nunca vi tão poucos carros novos como agora isso quer queiras quer não. Talvez Lisboa pode ser diferente, mas Lisboa não é Portugal. Aquo em Guimarães em 10 carros 1 electrico, os eletricos são um flop, eu acho que mais de metade das pessoas que compraram eletricos já estão arrependidas. O meu irmão contou-me que tem um colega com o Tesla parado que só para meter baterias novas acho que não chegam 20.000€. Eu com um carto mais antigo ainda nem gastei 5000€. Facam bem as contas quando compram electricos. Olhem que não poupam grande coisa… premios de seguro, manutenção quando tem uiui, o carro mais de 10.000€ mais caro que um igual a combustão,…

        • JL says:

          Acha que estão arrependidos ? Não, nunca vi nenhum arrependido.

          Flop são os a combustão, daí cada vez se venderem menos.

          Acha que o conhecido amigo ? Não, não são 20 mil euros, nem perto disso, além disso para chegar a levar uma bateria, se andasse a gasóleo já tinha gasto suficiente para 3 baterias.

          Se gastou 5 mil euros é porque não anda nele.

          É por fazerem contas que cada vez compram mais, o seguro é igual aos outros.

          • Miguel Oliveira says:

            Tanto é um flop que as marcas já estão a fazer um que as marcas em massa já estão a fazer um marcha atrás nos electricos e a virar-se para os hidrogenio. Os carros electricos foram muito bonitos no inicio, mas agora está a cair a realidade. Eu estou a dizer aquilo que o meu irmão contentou e ele é electrico fan! Sim se não andar de carro é fazer cerca de 30.000km por ano é um carro de 2017, simplesmente é um carro japonês Nissan.

          • JL says:

            Ninguém está a fazer marcha atrás, leu mal, ou interpretou ainda pior.

            Foram e são, daí as vendas continuarem a aumentar, já os a combustão continuam a cair, oh seja, foram bons enquanto não houve outros.

            Então mas era um tesla, agora já é Nissan, e também não, a bateria de um Nissan também não custa 20 mil, isso foi o que ouviu numa notícia com preços errados.

        • Sérgio says:

          Epa, eu tenho acompanhado as tuas intervenções e digo te que estás obcecado com os EV’s!!! Nossa senhora!!!
          Tu tens noção que os motores IC só começaram a vacilar quando os governos carregaram com taxas e taxinhas ao ponto do equivalente diesel ficar uns bons milhares de euros acima do equivalente a gasolina???
          Juntas a isto a inquisição dos componentes ambientais (EGR, FAP, Addblue, etc) que minaram a fiabilidade típica do diesel e, obviamente que as pessoas afastam se – este tipo de motores teve uma perseguição ao nível das bruxas na idade média!!! Quem aguenta tanto bombardeamento sem baixas???
          A conversa da pegada ambiental é muito volátil tendo em conta a poluição produzida aquando do fabrico dos EV’s e as suas baterias…
          A mudança devia ser natural e não forçada, por isso é que está a ser uma barracada do pior!!! Quando o teu avô andava de burro, o teu pai passou a andar de carro – esta mudança foi natural!!! Não foi preciso o governo carregar de impostos o preço dos fardos de palha ou inventar um “IUC” para quem usasse cavalos como meio de transporte!!! As pessoas mudaram, porque viram vantagens na mudança!!!
          O que está a acontecer é perseguição pura e dura!!! E falas muito que as frotas de empresas já são maioritariamente eléctricas!!! Todos nós sabemos as ajudas que existem para tal, quanto mais não seja a nível de impostos… e os particulares??? Porque é que não se vê essa tendência nas famílias???
          Ah pois é…
          … eu dificilmente compro um nos próximos 10 anos!!! Os fumarentos aqui de casa continuam a bombar forte e não estão a dar sinais de ceder tão cedo…
          … e antes que me chames criminoso e/ou assassino de passarinhos: se eu não gostava de ter um eléctrico??? Provavelmente até gostava… mas não aos preços actuais – isto é um roubo!!! Já nem vou falar da substituição de baterias, se não então é que deixa mesmo de fazer sentido…

          • JL says:

            Eu estou aqui a acompanhar a sua intervenção e é um obcecado pelos veículos a combustão. Nossa senhora.

            Então quer dizer que vacilaram sempre ? É que já existem essas taxas há muitos anos.

            Exato, descobriram que são nem mais poluentes que os a gasolina, além de terem sido sempre mais caros que os a gasolina.

            Claro que têm de levar esses dispositivos, senão ainda poluiam mais.

            A poluição é maior na sua construção, no entanto ela é compensada em pouco tempo, daí o interesse por eles.

            A mudança está a ser natural, compra quem quer, tal como foi os diesel em relação aos a gasolina…

            Ninguém está a forçar nada.

            Exato, tal como eu andava de diesel antes e passei a andar de eléctrico, foi natural.

            Mas os cavalos nunca tiveram IUC e outros impostos.

            Eu não disse que as frotas das empresas são maioritariamente Evs, eu disse que a compra de carros sejam eles quais forem são feitas 80% por empresas, depois os particulares compram usados.

            Tanto se vê que cada vez compram mais.

            Se não compra é porque não quer, afinal acabou por dizer que é forcada agora já é porque não quer ? Você decida-se.

            Eu dificilmente voltarei a combustão, só se os ve’s forem proibidos, ou aparecer outra tecnologia melhor e mais barata.

            Eu não chamo criminoso a ninguém, a não ser com provas de quem faz justiça.

            Aos preços atuais é que não compro nenhum a combustão, são caros de comprar e caríssimos de manter, além de durarem pouco tempo.

            Mas tem de substituir a bateria para quê? Está a falar da de 12 volts ? Isso é igual num a combustão.

      • PTO says:

        @Miguel Oliveira

        A empresa onde trabalho, que é portuguesa e uma das maiores de Portugal, já começou a migração para uma frota totalmente elétrica, Já não é permitida a compra de carros a combustão. E estamos a falar de milhares de viaturas de diversos tipos e segmentos.

        A esmagadora maioria das vendas de EV’s em Portugal resulta de vendas ao setor empresarial.

        • JL says:

          Igual nos a combustão, são 80%.

        • Miguel Oliveira says:

          Mau eea se não representassem a maioria, aquilo que as montadoras apresentam neste momento ou são hibridos plug in ou electricos, são capazes de ter um motor a diesel e um a gasolina… que margem de escolha é que têm ainda para mais com beneficios fiscais. A EDP que devia ser o exemplo não o é, vão ser as outras? É muito bonito levar o carro eletrico para o escritorio, mas agora leva mesmo para o trabalho no meio do mato, os tecnicos devem querer muito os carros eletricos…

          • JL says:

            Então e a Galp dá o exemplo ?

          • JL says:

            No meio do mato já há combustível ?

          • Miguel Oliveira says:

            Tens razão a Galp que é Galp realmente devia dar o exemplo e não dá. Nisso concordo contigo, mas a Galp não é um bom exemplo porque basicamente só faz distribuição de combustivel e não necessita de milhares de tecnicos. Bons exemplos é uma EDP, REDES, CTT, MEO, NOS,.. que têm de ao contrário de muitas empresas de “escritório” essas não têm de ter milhares de tecnicos e muitos deles fazem centenas de km por dia. Agora um diretor comercial consciêncioso (o que se vê muitos ai são engenheiros de escritório) um tecnico vai para Cinfães tem um ponto de carregamento no centro de Cinfães tem que ir ao centro, tem de estar pelo menos 30min. A carregar, a automia é uma bosta,… basicamente um tecnico para o teto. Enquanto bombas não precisas de ir ao centro de Cinfães, 5 min. Tem o carro atestado, autonomia razoavel. Basicamente que se f0d@m os electricos.

          • JL says:

            E porque havia de sair do centro e ir para Cinfães ? Não há técnicos mais perto ?

          • Miguel Oliveira says:

            Eu dei o exemplo de Cinfães, mas podia ser outra terra… sem ser centralizada. Amigo eu trabalhei numa grande empresa que era a EFACEC, fartei-me de ir para substacoes da EDP, barragens da REN, antenas telecomunicações, nos pórticos da BRISA. Muitas delas em sitios remotos, é muito fácil falar atrás de uma secretária, mas gostava de ver muitos no terreno. Achas que eles queriam que os tecnicos andassem com carrinhos eletricos? Os Engenheiros no escritório e depende da função do engenheiro… caga nos electricos. Faz-me lembrar os ambientalistas, acaba-se com as centrais nucleares… a solução são as ventoinhas, as ondas do mar, o sol,… claro que não a industria precisa de muito mais energia por isso estão a voltar ao nuclear. Por exemplo estão a chegar à conclusão que o aquecimento global pode estar acelarado por causa do efeito estufa, mas está-se a chegar á conclusão que as questões magnéticas influenciam muito mais. Isto do verde é um markting!

          • JL says:

            Então que tem no terreno ? Eu sou tecnico e programador de sistemas e tenho de ir a muitos locais remotos, ainda não percebi qual o problema.

            Se eu acho ? Não sei, mas porque os eléctricos ainda não dão para alguns não se podem usar para aquilo que mais são usados ?

            Vou meter um exemplo, não há aviões a gasóleo, logo não se pode usar carros a gasóleo, é isso ?

          • Miguel Oliveira says:

            Um aviao usa um tipo de combustivel bastante inflamável queima rápida. Mais ou menos como a gasolina, mas muito mais inflamavel. Se usares aquele combustivel o carro ecplodia na hora. Querosane é o nome do combustivel. Lá está são pessoas sem noção da realidade, coloca-se os aviões com pilhas e já está, simplesmente ele fica no chão. Os aviões precisam de muita energia para levantar voo, que para levantar voo precisas de combater a gravjdade… nem o hidrogenio. Um dos motivis da LUA se tornar aliciante é esse é que um foguetão para levantar voo de lá nem fica por metade do preço do que levantar da Terra, porque não tem de vencer a gravidade que tem a Terra. Então não precisa de tanta energia. Por isso antes de querer acabar temos de ver as alternativas viáveis, não é acabar com os fosseis e já tá. Já estamos a fazer uma marcha atrás que não tá nada. Eu estou farto de dizer um dos grandes problemas da Terra que ninguém fala é a falta de energia…

          • JL says:

            Já vi que bem de combustiveis entende, muito menos de aviões.

            O querosene não é um combustível explosivo, é bem menos que a gasolina.

            Mas pronto, não devia haver carros a gasóleo, já que não existem aviões a gasóleo, e muito menos carros a gasolina, porque não existem comboios a gasolina. Loooool

          • Miguel Oliveira says:

            O combustível para aviação é um tipo de combustível fóssil usado em aeronaves. Ele é usado geralmente de uma qualidade maior do que os outros combustíveis com menos aplicações críticas para o aquecimento ou transporte, e contém mais aditivos para reduzir o risco de congelar ou explodir em temperaturas extremas, além de outras propriedades.

            Em alguns aeroportos, os tanques de combustível ficam no subsolo dispensando a necessidade de caminhões tanque. Os caminhões apenas carregam as bombas necessárias e os aparatos de pressão, mas não combustível.
            A maioria dos combustíveis para aviação são derivados da gasolina usada em motores com velas de ignição como os motores a pistão ou Jet A1 (querosene de aviação) para motores a jato. Já outros combustíveis alternativos foram usados experimentalmente mas sem nenhum efeito satisfatório. O combustível foi inventado no início do século XX e foi fundamental para a Segunda Guerra Mundial.

            Leia e cale-se a mim enerva-me estas pessoas que pensam sabem tudo, e não sabem nada! Eu por exemplo tenho um problema neurológico por exemplo tenho um problema que é a minha irritação da bexiga, por isso eu urino muito. Não estes médicos “especialistas” que não percebem nada vai a um urulogista pra ver se tem insuficiencia urinária. Eu a fiz-me de burro lá fui mesmo sabendo que não era nada disso! Conclusão fui mesmo a uma especialista no Hospital de Guimarães ela viu o histórico do medico de familia “especialista”, uma catrafada de exames eu imagino a cara dela. Ela só me perguntou “você tem insuficiência urinária ou urgência urinária? Prescreveu-me logo uma ressonância magnética à coluna e outra consulta no hospital. Tás a ver pensam que sabem tudo e não sabem nada! O combustivel dos aviões é altamente explosivo…

          • JL says:

            Errado, o Jet A1, é um combustivel que não dá para ser usado em motores a combustão com pistons,

            A mim também me enerva quando inventam desculpas que não fazem o mínimo sentido.

            Lamento o seu problema de saúde.

            Não, o Jet A1 não é altamente explosivo.

            Mas não confirmou se afinal podemos andar em carros a diesel e gasolina, já que não existem aviões a diesel e comboios a gasolina.

    • PorcoDoPunjab says:

      Mike, resta dizer que foram os Alemães a sancionar a energia vinda da Rússia e não o oposto.
      Agora vamos fazer o seguinte exercício, se os Alemães sabem, até um doido varrido sabe, que a energia vinda da Rússia é fundamental para o funcionamento da indústria, porque razão fizeram o que fizeram?
      Terão sido obrigados? Mistério…
      Rebentaram com o gasoduto e eles nem piaram? Mistério ainda maior….

      Metem socialistas e doidos varridos no governo, querem o quê?

  13. Miguel Oliveira says:

    Eu é que tenho um Nissan, Tesla nem sei se dado quero só de pensar na qualidade dos materiais… Faz-me lembrar a Balenciaga Quem tem um Tesla era o colega do meu irmão. Eu tava a ver que tinha lido mal https://pplware.sapo.pt/motores/ha-cada-vez-mais-utilizadores-de-carros-eletricos-a-querer-voltar-aos-motores-a-combustao/ e depois que ninguem fala, se tu compras um carro electrico hoje e daqui a uns anos vais querer vender para usado…. A correr bem menos de metade se não for 0€

    • JL says:

      Se não o quiser dado eu fico com ele.

      Ninguém fala porque não é cá, num país de dimensões continentais com pouca infraestrutura, ainda se entende que alguns voltem atrás, na Europa o cenário é diferente, bastava ter logo esse estudo e ver os números da Europa, que ao que parece não leu.

      Eu por acaso fiz o contrário, comprei usado e a pessoa que vendeu comprou outro novo.

      Então mostre lá onde estão eles a metade do preço e qualquer a diferença para um a combustão.

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