Toyota quer recuperar terreno e planeia fabricar elétricos competitivos na China
Parece um caso claro de cedência, perante uma situação de "se não os podes vencer, junta-te a eles". Afinal, a Toyota decidiu que vai fabricar carros elétricos competitivos, na China, por forma a recuperar o atraso que provocou.
Perante as exigências do mercado, é trabalho das fabricantes limar e definir as melhores estratégias, bem encontrar a resposta que melhor vai encaixar nos seus consumidores. Embora não esteja em total negação, a Toyota sempre se mostrou muito cautelosa em relação aos carros elétricos.
Aliás, de tal forma que, apesar de apresentar soluções e inovações (aqui e ali), não está assumidamente investida como outras fabricantes que conhecemos e acompanhamos. Não estava... até perceber que os elétricos, (pelo menos) na China, serão um caso de "se não os podes vencer, junta-te a eles".
Toyota quer aproximar-se do mercado da China e o "biscoito" são os elétricos
Hoje, a fabricante japonesa anunciou que vai impulsionar o desenvolvimento local de tecnologia e software para produzir "veículos eletrificados que sejam competitivos", num país onde estes carros estão a conquistar o mercado.
Se antes era dominada por fabricantes estrangeiras, agora, a China está a conhecer um aumento muito significativo de modelos elétricos próprios. A par disso, os recentes cortes de preços protagonizados pelas marcas predominantes no país estão a exercer pressão sobre as restantes fabricantes.
Assim sendo, de modo a recuperar o atraso que foi permitindo, a Toyota traçou novos planos: aproximar-se do design local, e desenvolver habitáculos inteligentes, com designs interiores modernos e IA incorporada.
O grande objetivo passa por melhorar a experiência de condução, tentando corresponder ao que os consumidores chineses procuram.
O mercado chinês está a crescer a um ritmo sem precedentes. A Toyota também irá trabalhar como um grupo para reformar o modo como trabalhamos e pensamos para sobreviver na China. Ao promover o desenvolvimento local com a IEM by TOYOTA no seu centro, tentaremos desenvolver e fornecer produtos competitivos que possam satisfazer os clientes chineses a um ritmo acelerado.
Partilhou Tatsuro Ueda, CEO da Toyota na China, citado pelo Electrek.
A fabricante procura reduzir significativamente os custos de fabrico e, para isso, tem três iniciativas programadas:
- Desenvolvimento de uma base de fornecedores locais;
- Revisão do design das peças;
- Reforma da produção e do fabrico para recuperar a competitividade.
Este artigo tem mais de um ano
Primeiro não queria, agora já quer? Alguém que entenda a marca!
Sim, porque não é com o bZ4X que custa um dinheirão e é vendido a “meia dúzia” de gatos pingados, que vai singrar no mundo dos elétricos! Por esse caminho era mais um que iria à falência em pouco tempo!
“Ah e tal a Toyota não vai entrar nesta maluqueira dos ve’a e vai produzir hidrogénios e combustélios”
Loooool
Verdade. Só quem não veja com o mínimo de atenção o “ciclo” do hidrogénio até ser usado pela célulda de combustivel nos automóveis poderia, alguma vez, cogitar tal opção.
É sí uma opçãosem qq possibilidade de futuro. Mas quem quiser que invista! Opiniões vejo muita, investir milhões a perder de vista…não se vê nada (com significado).
Nota: talvez deiferente para navios, barcos e aviões(?). Armazenamento em poucos locais, em escala, etc, etc.
O hidrogénio com uma boa e funcional rede de abastecimento até funciona, o problema é mesmo este, as que existem e mais velhas, já com quase 20 anos nao funcionam e a adesão é cada vez menor, já que as pessoas nao têm outra hipótese. Uma rede funcional é extremamente cara e necessita de constante financiamento, por isso as que existem serem todas nesse prisma.
Os carros em si também não oferecem mais que aquilo que os eléctricos já oferecem, com preços mais elevados de aquisição, combustível extremamente caro, ao ponto de ser 3 a 4x mais caro que andar a combustível convencional, e no fim
A única vantagem que têm não se verifica na prática, abastecer rápido, porque os postos além de terem a capacidade de abastecimento em 5 minutos, na realidade é bem maior devido a várias condicionantes, uma fila de 10 a 12 carros demora em média 2 a 4 horas a abastecer devido aos “idle-time” tempo de resfriamento e compressão dos tanques de abastecimento.
Para pesados e outros também não vejo grande alternativa, já que o custo é algo a ter em conta.
A fabricar carros eléctricos e ainda por cima na china.
Mais uma marca que os puristas vão deixar de comprar.
Parece que era a única marca que os puristas ainda “elogiavam” a sua causa, mas parece que também se foi…………….. LOL
Bem vinda ao futuro, Toyota…