Toyota não desiste da combustão e apresenta “motor reinventado” para combustíveis verdes
A Toyota não quer apostar as cartas todos nos carros elétricos, contrariamente a outras fabricantes. Por isso, tem explorado alternativas aos combustíveis fósseis. Depois da odisseia do hidrogénio, a marca apresentou um "motor reinventado", pronto para o combustível verde.
Durante uma apresentação de três horas num salão de Tóquio, na terça-feira, a Toyota anunciou que iria oferecer motores compactos capazes de funcionar com combustíveis verdes, como o hidrogénio e o bioetanol, ou passíveis de serem combinados com motores elétricos de emissões zero, em modelos híbridos.
O diretor-executivo da Toyota, Koji Sato, afirmou que o "motor está otimizado para a era da eletrificação", na esperança de ajudar a empurrar o mundo para a "neutralidade carbónica".
Conforme recordado pela Associated Press, esta iniciativa surge numa altura em que muitos concorrentes da indústria automóvel estão a promover veículos totalmente elétricos, apresentando novas propostas. No entanto, a Toyota não tem mostrado a mesma confiança nos modelos totalmente elétricos.
Ainda assim, a fabricante já conta com carros híbridos no seu catálogo: o Prius, por exemplo, combina um motor a gasolina e um motor elétrico, alternando entre os dois para proporcionar uma condução mais limpa.
Os aliados nacionais Subaru e Mazda, que estão a preparar motores ecológicos concebidos para cumprir as normas de emissões que se avizinham, juntaram-se à apresentação da Toyota, designada "workshop multi-caminhos".
Cada empresa quer ganhar, mas podemos ser mais rápidos se trabalharmos em conjunto.
Disse Koji Sato.
Apesar de ter mostrado o "motor reinventado", a Toyota não revelou pormenores sobre a data de chegada ao mercado.
No mesmo evento, os executivos da Toyota afirmaram que as condições de fornecimento de energia diferem a nível mundial, acrescentando que os produtos têm de satisfazer as várias necessidades dos clientes e que os investimentos necessários para a produção em massa de elétricos a bateria são enormes.
Mais uma vez, a Toyota reforçou que uma mudança súbita para carros elétricos não é economicamente possível nem socialmente responsável. Conforme referiram os seus executivos, atualmente, estão em jogo 5,5 milhões de postos de trabalho na cadeia de abastecimento global para a produção de veículos no Japão.
Imagem: Kyodo News via Associated Press
Neste artigo: carros motor combustão interna, Combustíveis, toyota
Não é a Toyota que não desiste. É o mercado que não está pronto para ser todo elétrico.
A maioria das pessoas não tem recursos para comprar carros elétricos e as infraestruturas não estão prontas. (ponto); mercados que todos nós conhecemos e nos esquecemos.
concordo plenamente
A maioria das pessoas compram carros usados com vários anos e se fizeres a comparação quantas pessoas possuem carros com o motor EURO6 que já entrou em vigor em 2018 e que possui um deposito extra para colocares Adblue???
Pois… a tecnologia demora a chegar, não é que sejam caros até porque hoje já compras alguns veículos elétricos mais baratos na versão 100% do que nas versões a gasolina e gasóleo.
Pode me indicar 1 por favor?? Já ando a ver alguns carros elétricos em que as suas vertentes a ICE são mais baratas. So assim de exemplo, numa pesquisa rápida que fiz:
Peugeot 208 1.2 puretech – 18,500€
Peugeot 208 Eletrico – 34,000€
Opel Corsa Gasolina – 19,300€
Opel Corsa Eletrico – 29,900€
FIAT 500 Mild Hybrid – 18,000€
FIAT 500E – 28,890€
Foi assim os mais rápidos que pesquisei à data 29/05/2024
Agora se fores a gama de usados, ai acredito que sim !
Não consegui editar, mas o eletrico mais barato novo que encontrei em PT foi o Dacia Spring que efetivamente é mais barato que os ICEs que mencionei
Dacia Spring Essencial – 16,900€
Em 30/05/2024:
Renault MEGANE techno TCe 140 EDC – €33,370 (gasolina)
Renault MEGANE equilibre Blue dCi 115 EDC – €33,370 (Gasóleo)
Renault MEGANE E-TECH 100% ELÉTRICO evolution 130 cv – €32,990 (100% elétrico)
Aliás a proposta de gasolina e gasóleo até são inferiores porque possuem caixa manual…
Diga-me onde os compra a esse preço que eu compro já…
Renault nem dado… Depois tem um problema e a culpa é do cambetas.
Enfim, já vi que o pessoal prefere dar dinheiro aos bancos e aos rentings…
Se meteres uma bateria de 10kWh ainda consegues fazer mais barato,
E quer um Peugeot que é largamente te conhecida pelos problemas de motor ? Estranho….
Estão no site da Renault:
https://www.renault.pt/veiculos-eletricos/megane-bcb-e-tech-100-eletrico/configurador.html
Mais barato são os 1.2 PureTech, porque só duram 100.000km…
Mas mais maravilhoso é exister quem se queixe das bateria de tração dizendo que chegam ao 2922º dia e deixam logo de funcionar… LOL
E se for para esses casos, para empresas os carros a combustão são mais caros porque pagam tributação autónoma e os elétricos são mais baratos porque deduzem o iva.
Por exemplo um Peugeot 208 1.2 fica por €21,600 ao fim de 4 anos para uma empresa, já o Elétrico deduz IVA custa à empresa €27,600.
Mas na verdade ninguém no seu perfeito juízo compra o 1.2 puretech… porque depois aos 100.000km cai a conta em cima lolol
@Realista… e depois há os Hibridos plugin…. que só têm nome, porque amigos meus que têm empresas só os têm porque abatem na empresa, porque a nível de consumos disparou, numa das empresas, gastavam em média 15 000€ por mês com carros a gasóleo, mudaram para hibrido, passou para 30 000€ a gasolina… alguma coisa se passou!
você deve ser outro que tem a empresazinha unipessoal para esconder os rendimentos e tem o carro através de lá… só pode.
100 mil ? Tantos, ainda agora vi um relato de uma oficina e nem aos 80 chegou.
João, e eles carregam os carros ?
Se não carregam é porque são bur ros, porque os plugin só se tornam mais economicos quando carregados, há tanta informação sobre isso, que é dificil acreditar que isso aconteça.
Aliás, o próprio nome do carro o diz, mas como já nos habituou a informações imprecisas, vou considerar que esta é mais uma.
Já que em lugar algum do mundo um plugin passa a consumir o dobro de um a gasóleo, mesmo considerando o custo mais alto da gasolina, além disso também há plugin a gasóleo.
@João
Os híbridos são bons carros, mas é preciso saber as vantagens e desvantagens da sua utilização e sobretudo saber usar o carro. Quem faz mais de ~100km por dia (em AE) num híbrido não faz sentido porque vai esgotar a bateria e vai passar a carregar um peso morto aumentando os consumos de combustível. Os híbridos são bons para quem anda maioritariamente em cidade poucos km durante todo o ano e quer fazer aquela viagem de 700km sem parar durante as férias, pois os ganhos durante o ano da parte elétrica compensam largamente as perdas daquelas duas viagens.
Relativamente sobre fiscalidade (e saber fazer contas em geral) se entender sobre fiscalidade e contabilidade é sinónimo de fuga aos impostos, está explicada todas as suas questões…
A frase “O desconhecimento da lei não aproveita a ninguém.” nunca fez tanto sentido. Informe-se e sobretudo saiba-se informar e filtrar informação, porque o mundo não é a preto e branco, são vários tons de cinza e é preciso conhecer os vários tons para ter uma opinião formada e obviamente que acusar alguém de fuga, por saber a lei, é sinónimo de ignorância e sobretudo de inveja.
Vá ler um livro.
Só se sou eu que não sei fazer contas…
Citroen C4 1.2 Puretech – 24 000€
Citroen C4 Elétrico: – 40 000€
16 000 são peanuts para grande parte dos portugueses.
Esse motor puretech só dura 60 a 80 mil kms.
16 mil euros não lhe chega para fazer 5 anos a andar no c4 1.2 puretech.
@JL estou a ver que você é o arauto da eletricidade… os puretech atuais já estão corrigidos que eu saiba…
Mais uma vez, se eu tivesse 50 000€ para pagar um carro elétrico em condições (não falo das latas de atum da Dacia), se calhar optava por um elétrico… Mas como não os tenho nem quero andar 10 anos a pagar um carro para me ostentar…
Como lhe respondi noutra thread, além dos 50 000€ para o carro, upgrade de baixada e reformulação de instalação, tinha 3000€ orçados, porque implicava inclusive mudar a baixada de sitio.
Que eu saiba não, continuam iguais.
Se não tem 50 mil compre um mais barato.
Se não quer não compre, alguém o está a obrigar, já parece as crianças que embirram com o que não querem.
Não precisa de baixada nenhuma, carros eléctricos não são nenhuns comboios ou metros a gastar energia.
+1
Tentaram impingir os elétricos mas a população não os quer.
Não é bem não querer, é mais não poder …
A Toyota ‘inventa’ tudo e mais alguma coisa menos reconhecer a solução ideal (BEV).
Goste-se ou não, é a melhor solução do ponto de vista da eficiência energética.
Se os combustíveis já são caros, imaginem pagar €25 por cada kg de H2 (que dá para 100 kms).
Na perspectiva de combustíveis artificiais líquidos aka sintéticos, não estou a ver muitas pessoas disponíveis para pagar >€5 por cada litro, a não ser a malta que têm carros desportivos.
Há quem pague 50 centimos por kwh para carregar num carregador público e não se queixa (Ionity)
Há quem pague €1.9/L em Autoestradas e não se queixa (BP, GALP, REPSOL…)
Há quem compre combustível na Prio porque é mais barata…
Mas porque usam os preços mais baixos ? quando é para carregar usam os mais altos, sejamos honestos e transparentes.
Estes arautos dos carros a combustão até são capazes de se desviar da AE 30 minutos para encontrarem uma Prio para abastecerem a menos 5 cents e voltar…
Mas esperar 20 minutos a carregar num posto é muito tempo!!
Hahahaha
Só abastece nas autoestradas quem é parvo.
E nos elétricos, “eu sou da EDP porque a edp é que vende energia aos outros”. Nem que pague o kwh a 1€ eu não saio da EDP.
Errado e mentira, a EDP não é produtora de energia para os outros, cada um tem o seu fornecedor.
É possivel carregar sem utilizar carregadores publicos, é inclusivé possivel carregar a custo 0.
Que alternativas existem para os combustiveis??
Custo 0 NC é. Há que investir em espelhos, inversores, bateria estacionária, etc e rezar muito para que nada dê o berro antes de terminarem as prestações.
Eu carrego a custo zero, o investimento no sistema já foi rentabilizado, portanto é a custo zero.
Lá por andar com o coração nas mãos, e por rezar muito por andar com um diesel, não quer dizer que os outros tenham os mesmos problemas, livre-se dessa dor, olhe que esses carros têm cada vez menos valor, já que a procura está a ir-se.
Ficar 100% dependente da EDP para tudo também é uma boa opcão, nada contra. Principalmente no verao onde o AC está ligado todo o dia.
Vá la carregar a 0,30 que é para eu me rir loool.
Teslas cujos condutores não estão para sair da AE e fazer 7kms de corta mato, é a pontapé. Nem sei do q está à espera.
No pplware e no reddit é so gente rica com teslas, e etronics e eletricos n sei de quê.
Compreendam que nem toda a gente tem a carteira para comprar um eletrico na faixa dos 30 – 40 mil euros.
Mas se são daqueles que adoram pagar rendas aos bancos, nada contra.
Hehehe e depois vais a ver as estatísticas e “dos 5,4 milhões de veículos ligeiros de passageiros registados em Portugal, um em cada 5 têm mais de 20 anos e a média de idade do parque automóvel é de 13,5 anos” 😉
No final de 2021, havia um total de 5,41 milhões de automóveis ligeiros de passageiros com matrícula portuguesa mais 2% do que em 2020. Destes, 25% (1,35 milhões) tiveram o primeiro registo antes de 2001 – eram 22,6% no final de 2020.
Portanto… façam contas 😉
E há os que gostam de pagar rendas aos bancos e ás gasolineiras.
Sem esquecer que há quem pague €20 a cada 10.000km para meter adblue…
E não bufa se não o carro também não anda mais hahaha
Já saíste da toca… eu pago 4€ de adblue para fazer 25 000km.
Gostava de ter um elétrico, pois gostava, mas não tenho 40 000€ no mínimo para dar por um, nem 20 000€ ao fim de 10 anos para mudar as baterias.
Faço 30 000km por ano.
Porque havia de mudar aos 10 anos ? o meu já fez 10 anos e tem a mesma bateria, e tenho mais 2 com mais idade na mesma situação.
30 mil kms e anda a combustão ? eu faço 40 a 50 mil.
JL grande moralista…
Dou-te um exemplo, um amigo meu que faz produção de eventos, tanto está em Lisboa, como no Porto, como em Bragança… Teve um Tesla á experiência, até ao dia que ficou a pé, e disse, não estou para estar á espera 20 minutos que um carro carregue ou fique 10h a carregar em casa… na bomba chgo lá abasteço e em 5 minutos estou a andar, não estou para ir a conduzir e a pensar epah tenho que ir carregar ali nao sei onde porque já so tenho x de bateria, e ah n posso ligar o AC nem passar dos 120 senão o consumo aumenta…
SIm 120, quando não passo por eles e eles vão a 100 para não gastar.
Sim ando a combustão, porque não sou rico, nem ponho despesas para a empresa unipessoal como deve ser o seu caso…
Então mas agora mudou de assunto porquê?
Então que Tesla era ?.
Se não sabia como funcionava porque o comprou, isso parece tão verdade como eu ser piloto de aviões.
Mas isto não é para quem é rico, é para quem é pobre.
Não passar dos 100 ? curioso porque não vejo outros carros a andar menos do que eu, se quiser posso fazer um video para ver quem é que afinal anda devagar, ou será que eu tenho um carro a combustão ?
Os consumos de Adblue andam à volta de 1L a 2.5L a cada 1000km, fazendo as contas por baixo, em 25.000km gastarias 25Litros e se gastasses €4 para 25 Litros cada litro de Adblue ficava a €0.16!!! Diz-me onde é que compras Adblue a esse preço que eu também quero, é que nem a comprar um IBC consigo esse preço! Ou se calhar a tua toca é que não tem muita luz e viste mal o preço!
Eu é que não sou rico para andar de carro a combustão e faço 20.000km ano.
“ou fique 10h a carregar em casa…”
Das 20:00 às 8:00 são 12 horas, avisa-o que pode largar a mangueira e ir dormir, porque o carro carrega sozinho.
“…Não passar dos 100 ? curioso porque não vejo outros carros a andar menos do que eu…”
Pois @JL é ao normal, não me diga q ate os papas reformas andam a MAIS q vc…
“…Das 20:00 às 8:00 são 12 horas, avisa-o que pode largar a mangueira e ir dormir, porque o carro carrega sozinho….”
São sempre 12 horas q o uso do carro fica condicionado. Muita coisa pode suceder no entretanto.
Faz lembrar q ainda é pior que os iphones de antigamente, sempre agarrados à parede.
Nunca vi papa reformas na ae, você já viu ? Humm, daí todo o seu heroismo. Looooooll
Condicionado ? Se lhe desligar a tomada deixa de estar condicionado, estes até têm sistema que não permite andar com o cabo ligado, ao contrário dos a combustão até arrancam as mangueiras das bombas.
@Mario Ionity é 0,90€ o kWh. 0,50 é no Intermarché da Sertã.
A ionity até é de borla para a rede dos parceiros, dependendo do plano tem até com 30 cêntimos o kWh.
Comparado com gasolina a 2.05 euros, são amendoins.
Vá la carregar a 0,30 que é para eu me rir loool.
Teslas cujos condutores não estão para sair da AE e fazer 7kms de corta mato, é a pontapé. Nem sei do q está à espera
Para ter de borla teria q ter comprado um BMW no último semestre de 2023. Oferta valida por um ano. Depois pode deitar o BM no lixo.
Alem disso…
Desconto frquinho. Mesmo q consiga usar todos os fins de semana equivale a uma oferta de 2 340€ máximo.
Depois paga igual aos outros q se liixa looolooolool
E porque não usa a Porsche que são 3 anos ?
Errado, depois usa o preço para parceiros, que é menos de metade dos outros.
A rede tesla é 0.21 +iva .
Os Teslas são uns fora da lei. Não pagam as taxas.
Os carregadores estão todos presos e a apodrecer. Os poucos que escaparam da onda e andam ilegais até surgir algum decisor com tomates que lhes corte as goelas.
Na UE já pia mais fino:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcratzcqI8C4-Us3eD4Q?e=WltLJd
Pagam, tanto que eu referi quais.
Isso é em Portugal, num país que nem leis sabem fazer.
No resto da ue é bem melhor, por isso é que Espanha já tem muitos mais.
Tem q dar play no vídeo. Em toda a Europa paga o dobro.
Errado,
Espanha – 33
franca – 29
Alemanha – 36
belgica – 25
Uk – 32
Não viu o vídeo…e quer saber mais q a Tesla, fdx
Mas que me interessa o vídeo, o que conta é o preço que me aparece na aplicação da Tesla , sei lá quantos anos isso tem.
Os tais combustíveis “verdes” são esse kg de H2 a €25 mais uma etapa extra de processamento, para o combinar com o carbono e obter um hidrocarboneto líquido de síntese. Bottom line: só para quem tem pasta, e pasta a sério.
25 euros ? Nos estados unidos já pagam 36 dolares.
Por acaso a porsche diz que cada litro não fica a menos de 10 euros.
Em primeiro lugar, nem os tais “combustíveis verdes” vão ser acessíveis – 10 euros o litro ou mais, a custos de produção actual. Em segundo, o tal motor de combustão “ecológico” dificilmente vai passar dos 40% de eficiência, enquando o eléctrico tem 90 e tal %. Só há uma receita para manter o motor de combustão utilizável: motor de ignição por compressão, tipo Mazda HCCI, hibridado com bateria de sódio, em carros baratos com menos de 700 kgs, tipo AX, Uno ou Panda dos anos 80. Juntem essas soluções todas e facilmente conseguem baixar dos 2 litros / 100 kms e dos 10 mil euros de preço. O que já custa muito a pagar.
Podem ficar com eles todos! Não obrigado.
Quem quer carros elétricos são os políticos, não os engenheiros.
Por acaso é o contrário, os engenheiros e pessoas formadas são os que mais compram.
Deixa me rir… Mais uma vez digo, há quem goste de gastar dinheiro em carros…. outros acham que são ecológicos a trocar de carro de 4 em 4 anos.
E já agora… o seu EV com 10 anos a autonomia é a original?
Basta ver a entrevista sobre o “Adamastor – Carro Portugues” para ver o que me refiro.
Não digo que não seja o futuro, mas daí a impingir carros elétricos…
Você já provou que é um riquinho, por isso seja feliz.
Você é que parece que gosta de gastar dinheiro a trocar de carro de 4 em 4 anos.
O meu com 10 anos tem 95% da autonomia original. Que para mim é mais do que suficiente, já que nunca a usei toda.
O adamastor é um carro a combustão, e o que dizem os outros pouco me interessa, eu não sigo rebanhos e só levo em conta o que os outros dizem, se lhe disserem para se mandar por uma rabina abaixo você vai ?
Onde andam a impingir ? não entendi ? você veio aqui porque foi obrigado ?
Eu não sou rico, tanto que tive de comprar um carro electrico com 9 anos, se fosse rico tinha comprado novo.
Obrigado, seja feliz também.
O mitomaniaco ainda não procurou ajuda. Perdoem-no!
Os políticos querem mas não andam com eles.
Andam, você é que nega.
Só os vejo com carros a combustão. Qdo vir algum num elektro avise loooloool
Tem de abrir mais os olhos.
Ah espere, só um ministro é que anda de carro. Looool
A hype dos EVs está a acabar. Quem comprou, perdeu muito dinheiro.
O motor a combustão interna ainda tem mais umas valentes décadas de vida.
Nem dados.
Por isso é que andei num BMW X1 Xdrive, em que alegaram ah e tal é super económico… 15 litros aos 100.
#tretaverde
Nem dados. LOL
Ai está ele…o Evangelizador de Electricos…mais conhecido como o Jeoverde!
Brevemente numa localidade perto de si 🙂
Ah agora, não gostam . Boa, foi só um teste, mas talvez se torne recorrente….
E você é o jeohate.
É míudo mimado mitomaniaco.
No fundo a culpa nem é dele.
Também acho, ainda vem com Nicks de mascotes. Loooool
Ninguém consegue saber o futuro, apenas fazer previsões, mas há malta que já sabe qual vai ser a tecnologia ou até saber preços de venda ao público de tecnologias que hoje são embrionária comparadas com outras. Tanta massa cinzenta que não foi aproveitada por tantas grandes empresa.
Ao dia de hoje não existe solução viável para quem não pode carregar o carro em casa, logo e de forma simples o carro elétrico não é para quem quer, é para quem pode! Se nem todos podem carregar em casa, então não podemos ter todos carros elétricos! Acho que é básico! Se amanhã existir outra solução mais democrática para todos, então sim será uma boa solução.
+1
Mas já sabemos que a a atual a combustão não tem futuro, até já tem data para o fim.
Existe sim, precisa é de mais postos.
Nem é preciso que todos tenhamos carros eléctricos, nem ninguém disse que isso vai acontecer, vão existir outras alternativas, mais caras por sinal.
A solução é haver várias soluções, mas parece que por aqui há muitos que demonizam quem quer outras opções.
Ai já sabemos? 2035? Vou apontar aqui para não me esquecer… Tinha aqui um papel que dizia 2030 mas já tive de mandar fora.
Pegando no que faz sentido (última frase), a solução é mesmo essa, haver mais soluções acessiveis a todos e não as reduzir.
Não é deixar o zé manel sem carro, porque alguém escolheu para ele o que era melhor para a sua vida!
Ninguém têm de demonizar ninguém, cada um deve escolher o que é melhor para a sua vida. O melhor para o Manel elétrico não têm de ser o melhor para o Manel Combustão e vice versa! O problema é que cada um no alto do seu ego acha que faz sempre as melhores escolhas do mundo e os outros são sempre burros por não escolherem igual.
Por mim é me indiferente o que cada um gosta ou se adequa à sua vida, desde que isso não retire a minha liberdade de escolha.
Então tem mal, porque nunca foi essa data, alguns fabricantes queriam que fosse, a ue nunca teve nada aprovado para essa data.
Conhece alguma mais acessível que a gasolina ? Gás e mais acessível de todas, eléctrica ? Eu não, e já testei todas.
Ninguém vai deixar ninguém sem carro, essa é a embirração de muitos que falei no último parágrafo.
Exato, e ainda por cima tentam convencer os outros que fizeram mal as suas escolhas.
Tinha no Reino Unido. Agora mandou o papel fora e apontou 2035.
Cheira-me que qd chegar a 2028, deita fora e passa para 2040.
O reino unido nem sequer pertence à UE.
Não me admirava nada, até porque os grandes lobby e grupos de negacionismo começam a ser muitos.
Companheiro, não vou malhar em ferro frio!
Faça as suas escolhas e compre o que quiser e achar a melhor coisa do mundo. Eu vou continuar a escolher o que quiser enquanto existir liberdade.
O resto é palha! O tempo dirá quando e em que sentido o mundo seguirá. Mas se tivesse de apostar, apostava que não será exclusivamente numa tecnologia.
Claro que faço as minhas escolhas, e todos somos assim.
Vais sempre haver liberdade de escolha.
O mundo seguirá o mais viável e com melhores vantagens, sempre assim foi.
O vídeo não foca o UK, quem veio com o suposto valor do UK foi vc.
Concentre-se.
Mas qual vídeo ? Aquele que você e o rebanho fizeram ?
Eu não meti aqui nenhum vídeo.
@JL, será que os bombeiros vão ter carros de combate a incendio a pilhas?
Ou numa situação de catástrofe, geradores a bateria?
Quando foi da tempestade leslie, a zona centro teve áreas que tiveram 5 dias sem energia elétrica… também é viavel carregar um carro não é?
Eu pessoalmente gostava de ter um carro elétrico, mas não tenho 40 000€ para dar um, nem sitio para o carregar e por vezes estou no Porto, desço a coimbra, e em menos de 3/4h tenho que ir para Lisboa com tempo contado, tudo isto é viável com um elétrico não é?
E aqueles que jogam á porrada no Algarve no verão para carregar o carro?
A pilhas duvido, são perigosos demais, já electricos com baterias até já existem, não vejo para não haver, já que até têm vantagens em ser, trabalham em qualquer ambiente, o único senão é a autonomia, que daqui a uns anos só se vão preocupar com isso nos a combustão, já que a cada 5 anos eles duplcam a autonomia.
Se não tiverem eléctricidade, tanto faz serem electricos, a pilhas ou a combustão, nenhum “abastece”. Curiosamente nessa tempestade houve muitos a usarem a energia do carro para os seus afazeres e até salvaram vidas.
Se não tem 40 mil compre um mais barato.
Tanto é viável que eu já faço isso há anos.
Do que tenho lido nas noticias só vi gente à porrada por litros de combustivel.
Epah incendio florestal em tal parte… ups epah n temos carga no camião, deixa arder… ou então levamos o gerador a gasoleo atrás para carregar os carros de combate…
Mas se calhar com um gerador eu meto a bomba de combustível a trabalhar e em 10 minutos tenho autonomia para mais de 1 dia.
Comprar uma lata de atum da DACIA? é o que sugere? Se eu tivesse uma unipessoal e metesse para lá todas as despesas, se calhar até tinha um eletrico.
Olhe que não… usaram a energia do carro? Onde quando?
é facil de falar… e já agora… voces acham que não vão pagar IUC indefinidamente?
E quem é o bombeiro que no seu perfeito juizo não mantem os depositos de água dos camiões abastecido ?
Tem a certeza que sabe como funciona os bombeiros ? ou acha que eles vão preparar os carros depois de você lhe ligar ?
Então mas porque em vez de um carro não compra um camião de bombeiros ?
Ou também não podemos usar carros a gpl porque os bombeiros não usam gpl ?
Aliás, como vai usar um carro a gasolina se os camiões dos bombeiros não são a gasolina ?
Enfim, algumas idiotices idênticas à sua.
E por precisa do dacia, tem muitos carros a menos de 40 mil a fazer o mesmo.
https://www.cnet.com/home/energy-and-utilities/features/what-if-your-ev-could-power-your-home-during-a-blackout/
E quem acha isso ? é outro hate que vai fazer ?
Só falta dizer que os ev vão pagar mais iuc que os a combustão. LOOOOL
@JL mas tem dúvidas que os elétricos vão pagar tanto IUC como um a combustão?
Que eu saiba são mais pesados que um combustão…. é só o governo se lembrar de mais uma taxinha para compensar a perda de receitas no combustivel.
Eu disse que não iam pagar ? Onde ?
Eu tenho que paga e paga menos.
Os IUC não é pelo peso.
O governo está com perda de receitas mas é por financiar os combustíveis, já que é onde empatam mais dinheiro, isto não sou eu que digo, é o FMI.
Combustíveis para produção de electricidade, bem entendido!
E electricidade para produção de combustíveis.
Errado, eles falam em todos os combustíveis, e principalmente nos que pagam mais impostos.
Falam com todos os dentes q têm na boca q são combustível destinados á produção de eletricidade.
Errado, são combustíveis fósseis, e are falam neles, mesmo que você não queira.
Pois, a negação é muita,.todos os que dizem a verdades estão enganados.
Os combustíveis rodoviários não beneficiam de subsídios.
Pelo contrário, os combustíveis rodoviários são altamente taxados para subsidiar a panka elektra.
Mas isso vai terminar, esperemos que já a partir do mês que vem.
Tanto que benefíciam que não relatórios sobre isso, começa no IVA, acaba nos subsídios com impostos e depois toda a cadeia de produção, tal como indica os relatórios que deixei.
Não existe subsídios aos eléctricos.
Pois eh.
A solução não será um único tipo de combustivel mas sim uma variedade de opções.
A cada realidade uma necessidade específica.
Apenas prevalecerá a solução que se adequar em tal mercado.
As necessidades de um Europeu, não são eventuamente as mesmas que um asiático..etc,
A medida que a tecnologia evoluir, os processos se optimizarem, algumas soluções ficarão pra traz.
É so lembrar da guerra dos softwares: Symbian, windows phone,Research In Motion e outros tantos, que se foram tendo somente prevalescido o andrid, IOS
Temos aqui o exemplo do garganeiro-mor, o verdadeiro Chico-esperto que carrega a custo zero porque investiu em painéis, baterias, em dar uma pipa de massa por um VE, que provavelmente mora numa moradia e tem um salário à condizer para conseguir fazer tudo o que faz. Curioso é que, apesar disso tudo precisa muito de poupar em combustível … coitado, não fosse à falência . Esse senhor é o exemplo acabado dos opinas sobre a maravilha dos VE: comprem, gastem, arranjem dinheiro e não morem em prédios de zonas muito povoadas. Talvez uma bomba nessas zonas em que as pessoas moram em prédios e não têm garagens resolva o problema. Talvez pagar um salário chorudo aos motociclistas da Uber os convença a comprar carros elétricos . Sinceramente : não venha com argumentos de “eu consigo, eu sou bom, vocês são burros”. Não cola e é francamente desrespeitoso. Pode defender os VE pela essência em si, apontar as vantagens, mas não pode esquecer que quem não compra não é porque não quer : é porque não pode. Também há os que não gostam, sim, mas acredite que a maioria deles até faz parte desses ir não podem e arranjam o “não gosto” como escudo… Racionalmente não pode dizer “eu posso, eu tenho, eu consigo”, como argumento para dizer que tem razão . A conversa correta é a que eu uso: para quem pode, acho uma boa opção . Não sei bem o que se vai passar um dia quando começarem a ir parar ao ferro velho, esse é o meu maior receio. Por outro lado concordo com a Toyota: estão a ser pragmáticos : vamos reduzir, vamos encontrar alternativas que até se podem vir a verificar como soluções definitivas . O mundo não é composto por gente com dinheiro e condições para carregar a custo zero na garagem da sua moradia. Acorde.
Excelente comentário. Nota 10… (y)
@João 100% de acordo com o seu comentário!
Aqui no pplware e reddits da vida, é tudo malta com altos salários, magnatas que têm o seu tesla model XPTO fancy e outros. Mas engraçado que são esses que eu vejo a chorar todos os dias no trabalho que pagam 150€/200€ de energia por mes.
Também eu gostava de ter um elétrico, mas mais que o dinheiro do elétrico é o que tenho que gastar a reformular toda a instalação em casa para o receber. Além disso, há os arautos agenda 2030, que só por acaso são aqueles que têm subscrição do carro, do netflix, da treta, da treta e meia, etc.
Eu não gosto de dar dinheiro a locatárias nem a bancos.
Depois também gosto de ver elétricos envolvidos em acidentes, em que um toquezinho vai logo para perda total porque a bateria ficou danificada.
Para pagarem 150 a 200 euros de energia por mês, é porque fazem uns 8 a 10 mil kms mês, que comparado ia pagar cerca de 800 a 1000 euros de combustivel por mês.
Para 30 mil kms ano não precisa de reformular nada, qualquer tomada lá em casa carrega o suficiente para fazer esses kms, eu faço mais que você e não tenho carregador nenhum especial, é apenas uma tomada.
Então mas paga internet, portanto dá dinheiro aos mesmos, ainda mais em combustível.
Qual viu que vai logo para perda total, já tive 2 acidentes e nenhum foi para perda total. Quando a bateria se danificar, a sua preocupação deve ser a sua vida, já que não deve restar mais nada do carro intacto.
@JL sai do país das maravilhas, de 3 acidentes que vi com elétricos, 3 foram para a sucata com a bateria danificada.
Quando tens uma casa semi-renovada em que a PMA é 3.45kVA se calhar tem de ser reformulada… é que em tempos tive a boa vontade de deixar um colega carregar em minha casa, e a baixada ardeu e ainda tive que a repôr á minha custa.
Mas na Internet, pago por um serviço que tem investimento constante, ou você é daqueles que quer fibra a 10GBPS mas depois esquece-se do que está por trás, cabos submarinos, routers, switches, etc?
Banco faz dinheiro com o dinheiro dos outros, ou seja, não produz nada.
Viu ? Então mostre lá quais foram e onde eles estão.
Tem de ser reformada porquê? Curiosamente é o que tenho, 3.45 kva.
Ardeu ? Não acha que já chega de inventar? Não quer eléctrico não compre, agora inventar não vale a pena, porque há pessoas que sabem como funciona.
Produz, tanto que se não tiver dinheiro eles arranjam maneira de emprestar e cobrar por isso, fazem muito mais que aquilo que parece.
Já cá anda o vendedor de eletrodomésticos…
Já cá anda o vendedor de fogões e chaços, que tem dezenas de clones.
@JL tu que deves ganhar 10 000€ mes, não me arranjas um elétrico?
É que a última vez que andei com um, entre aveiro e coimbra (peugeot 2008) comeu 70% da bateria a 110 á hora.
Eu não, ganho 5 x menos .
Eu não vendo carros, além disso você não quer nenhum, não precisa é de inventar.
Não existe pegeout 2008 electrico, talvez seja e-2008.
Então se conduziu o e-2008, como se mete o carro a trabalhar e em drive ?
De aveiro a coimbra são 61 kms, este video mostra um a 125 kmh, faz 147 kms e ainda sobra 26 kms de autonomia, como é que você a 110 kmh fazia só 87 kms ?
https://www.youtube.com/watch?v=VIk7rdwjpvU
Que vergonha de carro, consome que se farta, 25 kWh/100, a uma média horária de 94 kms/h ver minuto 7:42 (125 kms/h só nos seus sonhos)
Realmente, quando se converte um a a combustão num eléctrico dá nisto, é por isso que os a combustão não prestam.
Não sabemos há quando tempo está parado, logo media pouco interessa nestes casos, os a combustão já nem isso acertam, pelo menos os teslas guardam essa informação.
É como os seus 150, só nos seus sonhos.
Foi logo a seguir a ter parado. Se eu quisesse ser desonesto tinha falado 1 minuto à frente.
Como sabe ?
Inventou também?
Pq ele diz q acabou de parar.
E vc como sabe que a média foi 125 ? Loolool
Onde ele diz isso ?
Porque ele mostra em direto todos os testes, basta seguir.
Ganha a mesada que os pais lhe dão é já não vai mal 😉
Lamente-se de si, se não inventasse tanto e fosse alguém sério não estava a passar para o ataque pessoal.