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Teste à autonomia real de 140 carros: nos elétricos todos mentem, uns mais, outros menos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Luis Henrique Silva says:

    Algum produto dura o tempo de bateria que a fabricante diz? Enfim, tudo vai do uso que se dá que cada pessoa usa, seja que produto for nunca é real o tempo de duração de carga de bateria.

    • Manuel da Rocha says:

      Problema é que, as marcas cobram 20000 euros, pelos anúncios, dessas capacidades. Em várias marcas, assumem 100000000000km como a vida útil, da bateria. Se é verdade, que depende do utilizador, também é verdade que, a bateria, nunca irá durar 1% do que é anunciado… e, a garantia, acaba aos 3 anos, se não pagar 80000 euros, mais subscrições, pelo carro.

      • Gonçalo says:

        Sabes que para as marcas para anunciarem aqueles valores em WLTP têm de os conseguir fazer consoante as regras certo?
        O WLTP pode não ser a coisa mais real no mundo e pode não transmitir parte de um cenário comum mas as marcas têm de o fazer eles não tiram um numero de um saco e vai esse

  2. Anung says:

    A trindade do mobilidade electrica (JL, Realista e Rui) já vêm a alertar para isso desde há algum tempo.
    Segundo eles, a melhor forma de calcular a autonomia real é acrescentar 150km de autonomia. Qualquer carro dom 400km wltp faz 500km na situação real.

  3. José F says:

    Os anúncios dos fabricantes são sempre superiores.

    O carro elétrico mais avançado do mundo é o BYD.
    Portugal e China fazem negócios desde o início do século XVI.

    Elon Musk tem três nacionalidades, a sua mãe e família adoram Portugal.
    Espero que os seus Teslas sejam apreciados e comprados em Portugal como na Austrália.

    Para recordar https://www.segurancamaxima.pt/11-marcas-de-carros-portugueses/

    • V says:

      “O carro elétrico mais avançado do mundo é o BYD.”
      Não é e vou dar apenas um exemplo:
      BYD – carregamentos a 150kWh; Xpeng – carregamentos a 450-500kWh, e com tecnologia bem mais avançada do que a BYD.

  4. Pedro says:

    Os fabricantes não mentem (linguagem jornalística deplorável e a evitar, mas pronto), anunciam consoante o standard da região WLTP, NEDC, EPA, etc. Sendo que uns testes são mais apertados do que outros.

    O objetivo é que a autonomia anunciada por todos os fabricantes seja realmente comparável. Se o teste não é apertado suficiente para o uso real, o problema é do teste.

    No entanto, e sendo dono de um carro elétrico, é tudo muito relativo. Se eu fizer só cidade e pouca autoestrada até consigo mais que o anunciado. Fazer um teste de 93 km em baterias que dão 300-600 km também não é um teste muito fiável pois os vários fabricantes têm curvas de carga/descarga diferentes, com margens diferentes e as percentagens que o carro apresenta não são comparáveis entre marcas. Aliás, até dentro do mesmo modelo, se o BMS (sistema de gestão da bateria) tiver uma versão de software diferente, essa curva de carga da bateria poderá ser diferente.

    Conclusão, um teste de 93 km é péssimo para tirar qualquer tipo de conclusões. Muito menos que os fabricantes “mentem”.

    • V says:

      +1
      É o que dá não se perceber o que os testes significam e os critérios com que são aplicados.

    • Vítor M. says:

      Pois eu acho um teste optimo, pois é basicamente o que eu necessitaria de percorrer diariamente, logo, se fosse comprar um carro eletrico este teste REAL em condições REAIS, seria o que me iria interessar e não o que os fabricantes indiquem, independentemente o standard dos testes.

      • Pedro says:

        Os testes dos standards também são feitos em condições reais, e mais importante que tudo com condições atmosféricas iguais. O importante é ser comparável.

        Fazer um teste de 93 km não é de longe o ideal, dado que o que o tablier indica em termos de percentagem da bateria não é de todo uniformizado nem tem relevância comparativa entre modelos e marcas diferentes.

        Este teste teve, por exemplo, em conta condições atmosféricas exatamente iguais? Temperatura, precipitação, velocidade e direção do vento, etc?

        Há imensas questões que afetam o desempenho de qualquer veículo (não só electricos)..

    • Realista says:

      Como assim, pode-se utilizar criticas e critérios assertivos?!

    • Anung says:

      O incrível que possa parecer, o melhor a anunciar a autonomia real é a Inmetro do Brasil.

    • rui says:

      Tal e qual, o meu tem WLTP de 460km, só AE faz 330km, nacional já faz 420km, só cidade nunca testei…

    • Manuel da Rocha says:

      100%, dos fabricantes, usam modos “secretos únicos”, para criar, os benchmarks, que anunciam.
      Dou-lhe um exemplo simples: os EV, usam um rolamento, que pode provar 500km, em 30 minutos, de condução. Quando fazem, os 11 testes, para fazer, a média. O carro passa a modo económico e com gestão, a 100%, da bateria, caso, o objectivo, seja provar, que a bateria ultrapassa os 500km, de autonomia. Caso queiram mostrar que podem conduzir a 120kmh, por 3 horas, ainda ficando, com bateria disponível, o modo passa a ser gestão de energia, desligando 90% do equipamento.
      É assim que se “manipulam” resultados. Cá fora, ninguém consegue cumprir 50%, dos valores, que são apresentados.

  5. Joaquim M says:

    A questão não mentir ou não mentir, porque nos carros a combustão a situação é a mesma e depende muito da utilização que se dá ao carro.
    No entanto, fica sempre mal a qualquer marca que num determinado percurso igual para todos, que o seu carro apresente valores muito inferiores aos anunciados e outros apresentem valores quase iguais aos anunciados.

  6. JL says:

    Um A3 só consome 21% mais daquilo que anuncia .

    https://realworld.org.au/vehicles/2024-audi-a3/

    • Realista says:

      A Mercedes tinha disparidades superiores a 50%…

      “De um modo geral, todas a marcas de automóveis apresentam grandes assimetrias entre os dois consumos, mas no topo da lista surge a Mercedes que chega a apresentar diferenças superiores a 50% entre o consumo publicitado com base em testes e a quantidade gasta pelos carros nas estradas.”

      https ://observador.pt/2016/12/21/estudo-consumo-de-combustivel-e-superior-ao-anunciado-pelas-marcas/

  7. Yamahia says:

    E, sr. Cliente, não esquecer de um dado muito importante::
    Nunca carregue o seu Elektro acima dos 80%, nem tão pouco o deixe descarregar abaixo dos 20%. Reduz as autonomias desse teste para metade mas tenha paciência, é para um bem maior

    • Rui says:

      Fazes isso se quiseres é um concelho tal como há milhares e milhares para os carros a combutão
      Não andar na redline
      Não puxar muito pelo carro quando está frio
      Não andar com o deposito na reserva
      Não andar com o deposito cheio porque o peso faz o carro gastar mais
      Não desligar logo o carro quando acaba uma viagem longa deixar ao relatim algum tempo
      Deixar o carro ao relantim quando se liga
      Queres mais ?? e no meio destes ainda há outros tantos milhares de mitos que a malta inventa

      • Yamahia says:

        O q é q isso tem a ver com o facto de ter que parar meia-hora (se tiver sorte) de 200 em 200 KMS?

        • Rui says:

          Tu estás a referir a concelhos que a marca propõe para aumentar a vida do carro e estás a dizer isso como se não existisse nos a combustão e estou a dizer te que existe em dobro ou em triplo muitos deles são mitos mas é o que é. Em qualquer dos casos isto são concelhos não precisas de os cumprir
          E ainda me esqueci do periodo de rodagem num carro a combustão compras o carro nos primeiros 15 mil km não podes pisar a fundo.

          200 em 200? para o trabalho só faço 50, 200 dá para a semana toda

    • JL says:

      Isso é mentira.

    • rui says:

      O meu tipicamente é a 90% e muita vez chega aos 15%, ainda a uns dias levei aos 100% para recalibrar o BMS…

    • José F says:

      Yamahia
      Obrigado

      Devemos seguir as instruções atualidadas do fabricante de veículos elétricos com baterias de lítio

  8. Paulo says:

    Quem diria que a Tesla é a mais “honesta” e os chineses MG e BYD os que mais se afastam da realidade

  9. Inculto says:

    O governo da Austrália devia ter vergonha do que fez á uns anos atrás quando proibiu atletas de praticar desportos por aqueles motivos que sabemos… Quando a informação vem desses lados… Eles devem ter feito os estudos no deserto com o AC ligado e vidros abertos

  10. José F says:

    Penso que faltou mencionar que o teste foi em estradas com mais inclinação? Utilizaram ” rural ” para enganar os consumidores ?

    No meu local de trabalho tinhamos um Veículo Elétrico
    Um familiar tem um carro elétrico.

    O resultado dos testes podem ajudar os consumidores como por exemplo o no País de Gales.

    Reiniciei PC para colocar o presente post.

  11. PJA says:

    Nada de espantar, é do conhecimento geral que os fabricantes de ve mentem descaradamente sobre as autonomias.

  12. VAOpoK says:

    Só vem provar mais uma vez que a narrativa elétrica é uma farsa. Quem comprou, arrependeu-se e voltou para carros com motor de combustão interna.

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