Tesla vendeu em Junho quase tantos carros elétricos como todos os seus concorrentes
A Tesla está a pressionar o mercado automóvel como nunca se viu. Desta forma, a marca tem liderado várias estatísticas e conquistado lugares de pódio no que toca a vendas. Em Portugal, por exemplo, é já a marca que mais se destaca nos mercados dos VE. Segundo dados da AT e ACAP, a Tesla no mês passado vendeu 432 carros, num total de 876 ligeiros de passageiros comercializados.
Segundo os mesmos dados, a Nissan passou para segundo plano, após vários meses a liderar este ranking.
Tesla - Portugal é um dos países onde se vendem bem
Em junho foram vendidos em Portugal 876 automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles), sendo o segundo melhor mês de 2019. Contudo, não nos podemos enganar em relação ao modelo mais pretendido. Desta forma, é de assinalar que marca mais vendida foi – pelo quarto mês consecutivo – a Tesla.
Além de estar no mundo já a marcar as estradas, em Portugal a empresa de Elon Musk vendeu 432 unidades vendidas no mês passado. É relevante ao ponto de ter conseguido quase metade do total de unidades vendidas. Em termos percentuais, uma só marca arrecada 49,3% de quota de mercado.
Além deste resultado mensal, é relevante o crescimento em relação ao mês homólogo de 2018. Assim, estamos a falar num crescimento de 176%. Desta forma, com estas vendas, a marca norte-americana atingiu também o primeiro lugar nas vendas de veículos 100% elétricos em Portugal no acumulado do ano. Destronando assim a Nissan que era a líder de mercado.
Mercado dos elétricos e híbridos a conquistar os portugueses
Além dos elétricos, também os híbridos arrecadaram vendas outrora atribuídas aos veículos térmicos. Conforme podemos ver, no conjunto dos veículos 100% elétricos (BEV) e dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle), a Tesla também conquista a liderança, com 432 viaturas vendidas, a grande distância do segundo classificado, a BMW, com 170 unidades vendidas.
Inegavelmente está a mudar a opinião dos portugueses. Os dados mostram que os veículos exclusivamente elétricos (BEV) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), foram responsáveis pela venda de 1263 veículos em junho de 2019.
Em contraste com o ângulo de crescimento dos elétricos, os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) têm vindo a perder quota de mercado. Quem tem absorvido essa preferência é a oferta dos exclusivamente elétricos. Assim, os híbridos representam 30,6% das vendas totais de VE.
Elétricos - Autonomia, disponibilidade e preço estão a conquistar adeptos
Um dos fatores que levou a este impulso dos 100% elétricos foi o aumento de autonomia nestes carros. Além disso, foi igualmente a maior oferta de modelos que aumentou a pressão ao mercado automóvel. Modelos como o Tesla Model 3, com 275 unidades vendidas no mês de junho em Portugal, é um exemplo claro do forte crescimento.
E foi também a forte pressão introduzida no mercado automóvel pela entrada fulgurante do modelo estrela da marca norte-americana, o Tesla Model 3, que vendeu em Portugal 275 unidades em seis meses, exclusivamente elétrico com autonomia real acima dos 500 km.
E no 1º semestre o campeão das vendas em Portugal foi...
Fechados os números de vendas dos primeiros seis meses do ano, há um vencedor destacado. Sem dúvida que no primeiro lugar do pódio está a Tesla, com 1.143 unidades vendidas e com isso destronou a Nissan, que vendeu 1.049 viaturas, nos veículos 100% elétricos.
O total de vendas no semestre atingiu as 3.905 viaturas exclusivamente elétricas, representando um crescimento de 109% face ao 1.º semestre de 2018.
Com este número o segmento está a escassas 168 unidades para atingir o total das vendas de 2018. Visto que se venderam 4.073 viaturas, o objetivo está ao dobrar da esquina. Como resultado, num semestre venderam-se quase as mesmas unidades que na totalidade do ano passado.
Elétricos e híbridos começam a ter força para ameaçar os térmicos
Portanto, os números falam por si. Se juntarmos aos BEV os PHEV vendidos neste 1.º semestre de 2019, verificamos que em apenas seis meses, (e só contabilizando os automóveis ligeiros de passageiros), foram vendidas 5.988 unidades, com uma média de quase 1.000 unidades/mês de viaturas eletrificadas a serem entregues em Portugal.
Em resumo, se os níveis de crescimento continuarem acima dos 100% iremos ver um mercado rejuvenescido em breve. Desta forma, seguramente serão batidos até ao final do ano todos os recordes de vendas em Portugal dos veículos eletrificados.
Este artigo tem mais de um ano
“…. Segundo dados da AT e ACAP, a Testa no mês passado …” tem ali um erro TESTA = Tesla
Obrigado Rikardo pelo reparo.
Cump.
Porque não esconder a matrícula do carro?
Porque esconder? que pode uma pessoa fazer com a matricula??
Pancada de certa gente a esconder matrícula! O que há a esconder? Quem não deve não teme!
Como tenho vindo a dizer, as vendas são impulsionadas por geeks ricos. Porque as compras racionais mais baratas vendem muito pouco
Tem que se começar por algum lado, até haver a massaficação levando á baixa de preços isso não acontece de uma hora para a outra… 100 anos atrá só os geeks ricos tinham telefone, na aldeola dos meus avós só existia tv no café, eu naltura nunca tive dinheiro para um septrum pc…
Um dia descobres que quem tem mais $$$ pode comprar e gastar mais de quem tem menos $$$$
Não concordo. O problema neste momento é o preço dos baratos. Mesmo o novo Corsa, 208 e ZOE vão ser 30.000 e Leaf mais um pouco. São todos caros, para o salário médio. Os Teslas são ao mesmo preço dos Premium e se essas pessoas que podem pagar querem eléctrico apenas tinham Tesla. É só somar 2+2. Eu como não pude pagar nenhum deles comprei um ZOE em 2ª mão por 12000. São 150km de autonomia é pouco, é, apenas para as voltas grandes. No dia a dia serve perfeitamente.
Nas férias lá vou ter de ir no chaço a combustão.
será interessante ver também o índice de endividamento… e com isto não quero dizer que os VE são maus
Não propriamente… Em tempos de crise os carros mais vendidos foram as gamas medias e altas.
Maioritariamente resultado de leasings e compras em nome de empresas 😉
É normal que a Tesla venda mais. Nos carros elétricos há a Tesla e há os outros. A Tesla está anos à frente da concorrência por agora.
Já mete nojo a Tesla isto, a Tesla aquilo. É só ricos em Portugal, fod@***
Que comentário de alguem tão pobre… muito pobre de espirito….
Que comentário de alguem tão pobre… muito pobre de espirito….
Já mete nojo a Tesla isto, a Tesla aquilo. É só ricos em Portugal, fod@***
A inveja é algo muito feio!!
Portugal é um país onde o salário mínimo ronda os 500 euros e onde a maioria dos assalariados recebem abaixo de 1000 euros o carro eléctrico mais vendido é um tesla
Nao estás a falsr de Pirtugal mas de Tugal…
O Tuguês é assim. endivida-se até para ir de férias
Mais curioso ainda que a Tesla ser a que mais VEs vendeu, é ter vendido em junho mais carros ligeiros de passageiros, que marcas como a Audi, Kia, Jeep… etc. “Tesla vendeu mais que Audi em Junho!”, seria um título real e muito apelativo… fica a dica!
Obrigado Rogério, fica a dica para um post futuro sim.
Falta salientar quantos desses veículos são a título particular… fica a dica!
Cpts,
Zé
Ainda bem para a empresa! Por outro lado há dinheiro para pagar estas viaturas a preço topo de gama! Ou talvez seja os rentigns e os lesigns…