Quantcast

Qual o Browser mais rápido para o seu smartphone Android?

28 Comentários

Ao falarmos em browser há sempre um nome sonante que nos vem logo à ideia. Google Chrome é o mais utilizado, com inúmeras funcionalidades e bastante versátil. Mas será ele o mais rápido para o seu smartphone Android?

Testámos 5 browsers diferentes através do teste de benchmark Basemark e estes foram os resultados.

Basemark - se Qual o Browser mais rápido para o seu smartphone Android?

Análise através do Basemark

O teste de benchmark Basemark é apontado bastante completo para a avaliação do desempenho de um browser. Permite fazer testes em qualquer dispositivo e qualquer navegador.

Resumidamente, apresenta-se como um serviço independente que avalia a capacidade dos navegadores em lidar com as aplicações e os mais modernos recursos da Web. Inclui, além disso, testes de avaliação gráfica e permite avaliar a capacidade do browser em gerir sites com muitos recursos.

Segundo este teste, quanto maior a pontuação, mais bem cotado está o browser relativamente ao seu desempenho.

Qual o Browser com melhor desempenho?

Na nossa análise focámo-nos em 5 browsers. O Google Chrome, evidentemente; Firefox, o seu concorrente mais feroz; Edge, a escolha menos óbvia; Opera, o navegador que não desilude e, por fim; Samsung Internet Browser, o conquistador.

Existem evidentemente muitas outras opções que podemos eventualmente testar aqui no Pplware, basta que deixem a sugestão nos comentários.

Além da escolha destes browsers, vale a pena referir que os testes foram realizados no smartphone Huawei Mate 20 Pro, com Android na versão 9.0. Adicionalmente, todas as aplicações a correr em segundo plano foram desativadas e todos os separadores dos browsers fechados. É importante que o ecrã nunca seja desligado durante o processo e que não seja executada mais nenhuma tarefa durante o processo.

Resultados

    1. Google Chrome – 370,56 pontos
    2. Edge – 344,23 pontos
    3. Opera – 308,03 pontos
    4. Samsung Internet Browser – 266,36 pontos
    5. Firefox – 229,25 pontos

Através deste teste é percetível que o Chrome é aquele que está mais bem adaptado ao Android. O facto do Edge surgir em segundo lugar também não surpreende. A Microsoft já assumiu que está a desenvolver um trabalho focado nas aplicações móveis dedicadas a sistemas operativos de terceiros. Além disso, o seu browser tem sido capaz de demonstrar excelentes resultados de desempenho com melhorias a cada nova atualização.

Tal como foi escrito, o Opera é aquele que nunca desilude. Este browser tem milhares de utilizadores no Android, todos eles bastante satisfeito. A app está avaliada na Play Store por quase 3 milhões de utilizadores com 4,4 estrelas.

O browser da Samsung está a crescer bastante na plataforma Android. Mesmo fora dos dispositivos da marca. A satisfação dos utilizadores também é grande, contudo, apenas ficou classificado com 266,36 pontos, menos 100 que o Chrome. A pontuação do Firefox, por sua vez, só demonstra o porquê do browser não ser mais forte no mercado.


Teste o Basemark no seu smartphone e partilhe connosco os resultados.

Comentários

28
  1. MA
    Marco Antônio

    Firefox Focus é muito mais rápido

  2. CK
    cK

    Mas ainda havia dúvidas?

  3. ZE
    ze

    e o tempo extra pra carregar os anúncios e popups?

    1. K
      k

      Adaway + pihole. Não há anuncios nem popups.

  4. VI
    Victor

    DuckDuckGo

    1. JP
      José Pedro

      O que eu uso.

  5. NU
    Nuno

    Unlock Origin + Firefox Mobile é a minha configuração no smartphone.
    O Chrome é mais rápido, mas não permite adicionar extensões como o Firefox.
    Não consigo usar o Chrome no smartphone exatamente por carregar GIFs, vídeos e pop ups de anúncios.

    1. NU
      Nuno

      “Ublock” em vez de “unlock”
      O corretor ortográfico não perdoa!

  6. KA
    Kan

    nao uso chrome nem se me desse bitcoin.
    opera entao, consumidor de memoria.

    fico com meu samsung browser.

    milagre nao colocarem aquele browser espiao UC browser

  7. FE
    Fernando

    Eu uso o Firefox, tem tudo o que preciso e sincroniza com o portátil sem espinhas.
    O chrome está desactivado e no computador nem o instalo.

  8. VI
    Vitor

    Para mim o “Edge”…no PC e no Smartphone!!

  9. EU
    Eugenio

    Brave o melhor!

    1. LU
      Luis

      Tb prefiro o Brave.

  10. RG
    rgj

    Isso da rapidez para mim vale o que vale… De que me adianta ter um browser super rápido mas ser “inundado” de publicidades a torto e a direito, e não ter forma de instalar um addblock?! Ao fim e ao cabo lá se vai a rapidez toda a ter que fechar os pop-ups todos… Para mim a escolha sempre foi e será Firefox + Ublock Origin tanto no Android como no PC!

  11. BM
    Bruno Mota

    Brave e sem dúvida o mais rápido,além de ser muito mais seguro.

  12. RA
    RAtM

    Opera tem bom desempenho, e VPN

  13. X7
    X7

    Kiwi ou Bromite.
    Estou a testar mas ambos muito parecidos…

  14. MÁ
    Márcio

    Eu uso o Via e o Dolphin, ambos têm Adblock.

  15. JR
    JR

    O Firefox já usa o GeckoView ou ainda é só nas versões beta, focus, etc?

  16. DA
    Deleon Araujo

    Poderiam ter testado o Brave Browser também.

  17. JJ
    JJ

    Pessoalmente uso o brave mas também não desgosto do Samsung browser pelas suas funcionalidades adicionais
    Gostaria de tê-lo visto na lista

  18. JJ
    JJ

    Pessoalmente uso o brave mas também não desgosto do Samsung browser pelas suas funcionalidades adicionais
    Gostaria de tê-lo visto na lista

  19. FE
    FernandoRJ

    Uso o Brave como navegador padrão e é o que tem melhor funcionamento em meu smartphone.

  20. UT
    Um leitor tuga

    Google Chrome, Firefox Focus e Huawei Browser.
    Mas destes, prefiro o Chrome.

    1. CC
      Celso Costa

      Huawei browser?

  21. GS
    GS

    Kiwi é mt bom experimentem, não se vão arrepender. Tenho uma utilização exaustiva do browser no tlm e comporta-se mt bem, para não falar que tem bloqueador pop-ups e adblocker integrado.

  22. AK
    Alexandre Kulcinskaia

    Via, sem dúvida. Anúncios nem vê-los.

  23. DP
    Diego Pozzolini

    estou aguardando eternamente uma versão mobile do vivaldi, enquanto isso uso yandex pra por que acho muito rapido.

Deixe um comentário