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Tesla são os carros elétricos com manutenção mais barata, segundo a Consumer Reports

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Veritas says:

    Qual a durabilidade em anos e em quilómetros das baterias?

    Qual o custo de troca de um pack de baterias num veículo eléctrico?

    Um Tesla por exemplo?

    Alguém conhece casos concretos?

    • JL says:

      Segundo os números é bem maior que um motor a combustão.

      Depende do veiculo, qual é o que quer saber ? modelo e bateria.

      Eu conheço e tenho até um orçamento comigo.

      • Veritas says:

        Tenho mera curiosidade. Um Tesla modelo 3, por exemplo. Creio ser o modelo mais vendido, portanto seria de esperar que o preço fosse o mais baixo. Maior disponibilidade de peças, etc.

        • JL says:

          Há volta de 12 mil euros para a bateria de 60 kwh, 15 mil para a de 82 kwh. NOVAS

          Recondicionadas são bem mais baratas, o meu S teve um problema na electronica da bateria, e o primeiro orçamento era de 9400 para uma bateria recondicionada, nova custa cerca de 15 mil.

          Peças até ao momento só houve atrasos na entrega durante a pandemia. Agora está tudo normal, e pode compra-las diretamente da tesla, sem intermediários.

          • Yamahia says:

            Deixe de andar a enganar as pessoas. A tesla só mete baterias recondicionadas e fica com a velha para recondicionar e vender a outro.
            Este teve o azar de bater por baixo num calhau, lixou a bateria e nem tesla nem seguradora se responsabilizaram. Ficou a arder. O Carro era praticamente novo
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraIduYKW2TRvIXFxOw?e=IDv8no
            RMN, contido na descrição do item (ASY,HVBAT,75KWH,AWD,KELVIN,1PH,M3,RMN), significa que é uma bateria recondicionada (remanufactured-RMN)
            Uma bateria recondicionada a aplicar pela Tesla, só precisa de estar acima dos 70% para ser considerada boa!

          • JL says:

            Errado, esse orçamento já tem anos, as baterias baixaram.

          • JL says:

            Curioso porque até apagaram a data para enganar mais alguns.

      • Veritas says:

        Na minha opinião, o eléctrico nunca fica mais barato. Não se economiza nada ao carregar electricamente em comparação com combustível líquido.

        Cálculos de cabeça, só se começa a amortizar o preço de um eléctrico a partir dos 1,5 milhões de quilómetros.
        Calculando a diferença do custo de compra comparativamente a um a combustão, tendo em conta o preço dos combustíveis líquidos ao da eletricidade.

        Os eléctricos duram assim tanto ?

        Tenho muitas dúvidas.

        • JL says:

          Fica muito mais barato porque gasta muito menos em manutenção, e muito menos em energia, comparativamente.

          Não, a pouco mais de 50 a 80 mil kms já está compensado, não faz 1.5 milhões de kms com 150 mil euros, o carro só custa 4 vezes menos.

          Ao que parece duram mais que os a combustão.

          Eu não tenho duvidas, até porque os uso há mais de 16 anos.

          • Veritas says:

            Se custa muito mais caro, primeiro haverá que amortizar o custo, e só depois, se o carro ainda estiver operacional, é que poderá começar a economizar. Até lá, é mais caro. 1,5 milhões de quilómetros no mínimo para amortizar o investimento. É só fazer as contas.

            A matemática é uma ciência exacta.

          • Veritas says:

            Calcule e compare o seguinte.

            Custo de compra do veículo.
            Custos totais de manutenção p/ 100000 Kms
            Custo combustível p/ 100000 Kms
            Pode adicionar as variáveis que entender, como preço do seguro ou imposto de circulação.

            Verá que, proporcionalmente os veículos a combustão são mais baratos.

            Isto é um facto.

          • JL says:

            Então coloque aqui as contas.

          • JL says:

            Um diesel também é mais caro que um a gasolina,como faz ou fazem as contas ?

            Se formos para os híbridos então, nunca compensam.

          • Antonio+Vasco says:

            Veritas, não há matemática que lhe valha, tudo o que você diz não tem consistência pratica.
            Portanto, responda ao desafio e coloque aqui postais valores que mostram que um combustão são mais barato, mas isso com valores reais e não á Trump

          • Yamahia says:

            O problema é mesmo esse, carregar em casa. Funciona qd não se sai do quarteirão onde se vive e se tiver condições para isso, pq se carregar fora paga o dobro e muitas x’s quase o triplo a compararcom o combustão.

          • JL says:

            Então a carga em casa é diferente das outras ?

          • Yamahia says:

            Tem a ver com custos. Sim é muito diferente. (por enquanto que não tarda os kWh de casa serão devidamente taxados)

          • Yamahia says:

            Já agora a resposta era para o @Rotiv, num post mais abaixo que acha que é 5x mais barato.

          • JL says:

            Os kwh em casa já são devidamente taxados.

            E sim, fica 5 a 7x mais barato.

          • Yamahia says:

            Terão que passar a ser kWh taxados para poderem ser gastos na estrada. Isto como está não é nada. Estragam as vias e não contribuem com nada, excepto qd carregam na Mobi.E.

          • JL says:

            E vão pagar um dia.

        • Antonio+Vasco says:

          Aconselho a ver no you tube *comparativo de taxis electricos*, muito atual, responde á maioria das suas dúvidas.

          • Rotiv says:

            Se carregar o carro em casa fica só 5 x mais barato que atestar na bomba. Para não falar no dinheiro que poupa nas revisões entre outros

        • Rui says:

          Aconselho vivamente a ir à bomba de gasolina mais próxima ver os preços, eu antes gastava 120€ em gasolina agora gasto 20 em electricidade a diferença no dia a dia é astronómica para mim agora há casos e casos no meu caso foi o melhor investimento que fiz está mais do que pago

      • Veritas says:

        A diferença de preço entre um Tesla modelo 3 para o meu carro actual, ambos novos, é de cerca de 20 mil euros.

        Amortizar 20 mil euros em combustível, é “obra” !

        No meu caso, são mais de dez anos de combustível…

        Creio que não compensa.

        • JL says:

          Não, não tem carro nenhum novo comparado com um model 3 que é um segmento D que custe 20 mil euros. Ou então está a comparar um dacia com 65 cv com um carro com 300cv.
          20 mil euros de combustivel dão para pouco mais de 200 mil kms, e ainda não chegou às revisões, que na tesla não existem.

          • Andreia says:

            As vendas da Renault / Dacia são principalmente de veículos a GPL, é a opção com melhor relação qualidade / preço. Existem vendedores de eléctricos que passam o tempo a comentar notícias sobre veículos eléctricos de forma a manipularem a opinião pública. Normalmente falam sem qualquer fundamento e só dizem disparates. Os veículos eléctricos além de poluirem mais o ambiente (assim que chegam ao stand, já poluíram mais o ambiente que um carro a gasolina/gasóleo durante uma dezena de anos), assim que a bateria avaria mais uma vez poluem mais uma dezena de anos. A pergunta que se deve fazer é se as emissões para o ambiente são mais nocivas se forem concentradas ou se forem dispersas…? Em relação a outros componentes como embraiagem, corrente de distribuição… não se mudam todos os anos, os eléctricos também mudam travões, pneus…

          • JL says:

            Então prove lá que poluem mais ?

            Então quem são esse vendedores ?

            Aqui tem a minha prova, bem fresquinha:

            https://theicct.org/wp-content/uploads/2024/07/ID-180-%E2%80%93-US-GHGs_brief_final.pdf?fbclid=IwY2xjawEnDRpleHRuA2FlbQIxMAABHYxW2rgq8jUaIaFJHbWsR64ZvH8eNQdbr6rYXHX-xZBh_dKC4H-zSw-62A_aem_TQBxE_crMBgVnKt9zutm5g

            Mas não avaria mais vezes, tanto que o artigo assim o esclarece, afinal você é que parece ser um vendedor da renaul/dacia, senão não vinha falar deles.

          • Veritas says:

            A diferença entre o meu Clio 5 fase 2, e um Tesla modelo 3, aqui onde estou, é de 20 mil euros. Aí não será muito diferente.

          • JL says:

            Ah ok, que grande comparação então, comparar um segmento B com um segmento D.

            Ok, já entendemos.

          • Veritas says:

            Dacia Towny? 5000 euros ? lol

          • Antonio+Vasco says:

            Andreia, é só disparates, não percebe nada de eléctricos e de poluição

          • Jorge says:

            Andreia, o que são vendedores de carros eléctricos? que eu saiba os stands particulares vendem tudo não vendem só eléctricos não vou entrar na discussão se polui mais ou menos por mim até podiam poluir o dobro desde que não poluíssem À minha porta de casa e nas grandes cidades que é onde vive 80% da população já é um grande avanço.
            “A pergunta que se deve fazer é se as emissões para o ambiente são mais nocivas se forem concentradas ou se forem dispersa” Em relação a isto a resposta parece-me óbvia é muito pior a poluição descentralizada esse sempre foi o problema se a poluição de todo o mundo fosse concentrada num só local era a cereja no topo do bolo porque a poluição centralizada é muito fácil de controla existem milhentas formas até se meteres meia dúzia de árvores já ajuda transformam o co2 em o2 o problema sempre foi poluirmos por todos o lado ainda há uns anos queriam tirar 2 faixas da 2º circular e fazer uma plantação de árvores no meio mas claro que não foi para à frente por causa do transito, e as árvores não é sequer dos melhores métodos existem muito mais eficientes portanto sim retirar toda a poluição de uma cidade e concentra-la numa fabrica de construção de baterias já é muito muito bom. E com isto também nos podes desfazer de plataformas petrolíferas no meio dos oceanos navios cargueiros a transportarem petróleo para todo o mundo refinarias por todos os países e transporte para todas as bombas dizer que a mobilidade eléctrica polui mais que uma mobilidade à base petróleo que só é encontrado em profundezas é das maiores burrices que anda aí mas foi daquelas que foi dita tantas vezes que já parece que é verdade ainda para mais para pessoas que não têm o mínimo conhecimento no assunto.

            Portanto a mobilidade eléctrica é 0 emissões NÃO dificilmente um dia vamos encontrar algo 100% 0 emissões
            É melhor que o que temos actualmente em termos ambientais SIM sem dúvida
            É melhor que o que temos actualmente em termos financeiros Depende da vida de cada um e este é ponto chave ninguém vai mudar para os eléctricos porque são mais verdes ninguém quer saber disso o pessoal anula filtros de partículas para não terem de ir à oficina os eléctricos só vão vingar se baixarem os preços porque no dia a dia já são muito mais baratos se formos só pelo ambiente podem esquecer ninguém quer saber do ambiente.

          • Yamahia says:

            Lá vem vc com a tanga do segmento D. O Tesla model 3 é segmento C, já lhe disse. Só quem é tolo é não tem olhos na cara e os crentes é q acreditam na tanga q é um D. D só se for no preço pq de resto só compara com segmento C e mesmo assim perde.

          • JL says:

            Tesla model 3 é segmento D, já todos sabemos.

          • Mário says:

            @Jorge sim… vendedores de carros elétricos… quando comprei carro, o próprio vendedor disse que são “obrigados” a vender elétricos ao cliente, mesmo que ele não queira.

          • JL says:

            São obrigados por quem ? Por si ?

          • JL says:

            Exato, só o vejo a si a dizer isso, mais ninguém, portanto estão todos errados.

        • Gonçalo says:

          1º De certeza absoluta que estás a comparar carros de segmentos diferentes, se formos por aí os carros não valem nada a minha scooter é o melhor do mundo.
          2º Já nem vou pela cavalagem porque um carro a gasolina com 300cv é bem mais caro que um model 3
          Portanto no fundo estás a comparar alhos com bugalhos

        • JL says:

          Mas a sua opinião não conta, bastava o modelo 3 ser um Audi e já era segmento D.

          Anda tudo enganado e você é que está certo ?
          https://www.razaoautomovel.com/noticias/tesla-model-3-lider-eletricos-segmento-d/

          • Yamahia says:

            Foi aí que a marca se posicionou pelo preço e pela qualidade que dizia ter. No entanto durou pouco tempo pq o preço baixou e a qualidade não existe.
            Essa marca engana muito. É com as autonomias e os segmentos onde se pertente colar. São uns colas 😛
            Muitos veículos do segmento C oferecem cotas de habitabilidade superiores ao Tesla Model 3, especialmente em termos de espaço no porta-bagagens e espaço para as pernas . Modelos como o Octavia, Mégane e Tipo, entre outros, dão um baile no model 3.

          • JL says:

            Quem se engana é você, o preço tem a ver com tudo, não se pode ter muita qualidade sem preço, mas parece que a qualidade é tanta que faz confusão a muita gente.

          • Yamahia says:

            Os Teslas não têm qualidade que justifique o que pedem por eles. Ainda tem dúvidas?

          • JL says:

            Tanto que têm que são os mais vendidos, ou anda tudo enganado ?

          • Yamahia says:

            A roupa da feira tb é a mais vendida.

          • JL says:

            Como sabe ?

          • Yamahia says:

            Agora já estou na dúvida pq apareceu a Shein e a TEMU chinas como os Tesla.

        • PeterJust says:

          O Model 3 custa 40k, mostre-me um carro da mesma gama a gasóleo com extras semelhantes por esse valor. Só para termos já uma ideia, um Ford Focus Diesel a versão de entrada sem extras e com um motor de 115cv (nem é comparável o Tesla tem 256cv!!) está por 39k, 1000€ mais barato e tem de ser vermelho, se quiser outra cor tem de pagar mais e nem falo nos outros extras, convém saber daquilo que se está a falar antes de dar “opiniões”

      • Anung says:

        Quais números?

      • Matos says:

        Aí está o vendedor… Depois diz que não é!

    • Veritas says:

      Tenho lido em páginas na internet da especialidade, onde falam em custos entre 10 a 20 mil euros para trocar o pack de baterias.

      Praticamente o preço de um carro a combustão.

      Se o custo for esse, não compensa comprar carro eléctrico.

      • JL says:

        Sim, anda entre isso, mas não entendi, porque precisa de trocar a bateria ?

        Também não estamos a falar de um carro com 50 a 80 cv, e além disso o que em combustivel para fazer os kms que uma bateria dura, dá para comprar varias baterias, essa é a diferença.

        Um carro que custe 20 a 30 mil euros eléctrico tem uma bateria a custar menos de 8 mil, logo compensa, porque não é suposto trocar a bateria. Além disso pode fazer contas ao custo de um motor que não é muito diferente.

        • Veritas says:

          Não necessito. Apenas tento saber se os preços são reais.

          Comprei um novo a combustão em novembro, e tento saber se realmente fiz boa escolha. Eu pelas minhas contas creio que sim.

          • JL says:

            Ah ok, então tente-se convencer que fez um bom negócio, mas ao menos também não os inflaccione.

          • PeterJust says:

            Depende, se não faz mais 10km por dia e comprou um carro a gasolina, em principio fez boa compra, se comprou a gasóleo, prepare-se para ter de o trocar brevemente pois os carros a gasóleo não podem fazer apenas pequenas viagens. Se faz mais de 10km por dia e tem como carregar o carro em casa, fez muito mau negócio, vai perder dinheiro todos os dias e daqui a uns anos quando quiser vender esse, vão-lhe dar uma batata devido aos impostos e custos de utilização astronómicos que os carros a combustão terão no futuro bem como a desvalorização inerente devido a ser uma tecnologia em fase de retirada.

  2. JL says:

    Olha, alguém vai ficar chateado. lol

  3. Jota says:

    Até nisso são muito melhores que os outros! Está à frente em tudo!

  4. há+cada+gajo says:

    Sim, ir de férias em Agosto com um carro elétrico é fantástico. Andar sempre de calculadora na mão também. Poupem-me. Os carros fizeram-se para servir o condutor e ao que parece agora querem-nos convencer que o condutor é que tem de servir o carro…

  5. says:

    Dados interessantes. No entanto, e após uma leitura “enviesada” do artigo e do artigo original, parece-me que faltam aqui alguns parâmetros que seriam interessantes, com distância percorrida, número de “cargas”, duração de baterias e preço da energia.
    Não faço ideia da duração média (na prática) da bateria de um Tesla, mas aqui há uns anos tive de fazer uma pesquisa para o trabalho e o Opel Ampera tinha baterias a durar 100-120 mil kms, ao preço de cerca de 14.000 euros o pack completo (já foi há uns anos, não faço idea agora). Na altura consegui falar com 2 donos que tiveram que trocar as baterias entre os 110.000 e os 120.000 kms e encontrei dados semelhantes de outros casos.
    O meu carro atual é um simples Dacia DCi 1.5 110cv com consumos por volta dos 6.5/7 litros/100 kms (até podia fazer menos, mas faço muitos percursos curtos e aqui um elétrico até estaria no seu elemento). Com estes consumos, em 110.000 kms gasto menos de 12 mil euros em diesel. Acrescendo que a manutenção “regular” é mais cara num carro a diesel (e ainda agora paguei quase 1.000 porque teve de mudar a distribuição,). O carro tem +/- 120.000 kms de uso, sem nenhum problema de relevo nem gastos inesperados.
    Mas ainda falta o preço da energia do Tesla, que para os 110.000 kms andará talvez pouco acima dos 3.000 euros.
    Começa a ficar ela por ela em termos de custos de operação. Mas um Dacia equivalente ao meu novo vende-se neste momento por +/- 25.000 euros. Não estou a dizer que tem a mesma qualidade que um tesla, mas eu estou satisfeito e chega-me e sobra.
    Agora aqui o grande problema é que boa parte dos Portugueses já se vê grego para comprar um Dacia Sandero novo que custa 15.000 euros. E ainda assim, só com crédito. Dar o salto para 40.000 mil, mesmo com menos custo de utilização não dá para a diferença num crédito.
    Sim, um carro elétrico até fica mais barato no “dia a dia” de utilização, mas no longo prazo e adicionando o preço das baterias (no caso de substituição), já poderá não ser a mesma conversa, mesmo tendo em conta que as baterias de um Tesla devam durar pelo menos 160.000 kms (100.000 milhas ???). Mas segundo estudos recentes, degradam-se bem mais depressa do que o anunciado pela marca. Mas desde que esteja na garantia, deverá estar coberto.

    https://qz.com/tesla-batteries-degrade-warranty-1851503458

    Pessoalmente, acho as baterias demasiado caras (ainda), mas um carro equiparado a um tesla model 3 a combustão não ficam muito mais barato que os 40.000 euros, logo dá bem que pensar para quem aponta para essa gama de mercado.
    Em contas bem espremidas, e apesar do meu carro já ir com 14 anos, estou a pensar manter +/- até aos 20. Não me tem dado chatice nenhuma e a manutenção tem estado sempre em dia e bem acompanhado. O motor é bom e deve durar (bate na madeira) até às 200.000/300.000 kms sem problemas, ou até bem mais. Mas há motores que não duram isso, temos de ser sinceros. Especialmente nos carros a gasolina. Só aparte, existe um clube de donos de Mercedes w123 com mais de 1 milhão de kms 😀
    Daqui a uns 5 anos espero que apareçam soluções mais económicas e interessantes, tanto em termos tecnológicos como ambientais.

    • says:

      Esqueci-me de adicionar outras considerações.
      Nos carros elétricos, outras marcas anda ou pouco às aranhas. Um Renault Zoe custar o mesmo que um Model 3 é piada. Existem outras soluções mais económicas, mas penso que apenas do Dacia Spring custa menos de 20.000 euros, o que é manifestamente complicado para o português médio.

      • JL says:

        Um zoe não custa o mesmo que um model 3, nem de perto.

        • says:

          Eu por acaso estava a achar estranho, mas no site da Renault parece que já não há Zoe à venda. Mas tem 2 modelos, o Zoe 135 e o Zoe 110 (?). Um custa 39 mil e tal e o outro 37 e tal.

          • JL says:

            Só podem ter o preço errado a única diferença entre eles é o motor.

            Nunca tinha visto um zoe a 39 mil, realmente a renault está maluca, mete o megane mais barato que o zoe.

    • Veritas says:

      Proporcionalmente, os veículos eléctricos, são muito mais caros do que os veículos a combustão.

      Esta é a conclusão a que chego de cada vez que faço os cálculos.

      Já nem falo na baixa autonomia. Nem me imagino a fazer uma viagem de 1500 quilómetros num veículo eléctrico…

      • JL says:

        Eu não preciso de imaginar , já fiz muitas.

        • Veritas says:

          Perco uns 5 minutos para atestar o depósito de combustível. Quanto tempo demora a carregar as baterias? E quantas vezes são necessárias?

          • JL says:

            O tempo que demora a carregar pouco interessa, o que conta é o tempo que você demora ou perde a carregar o carro, eu assumo que perco 20 segundos por cada carga.

          • Yamahia says:

            E é a carregar a 1kwh lool. 1/10 da carga e é em dias de sorte eheh
            E não é 20 segundos. Vc fica OBRIGADO a apontar o carro a ficha. Já não é livre do estacionar onde lhe for mais conveniente.
            Além disso é só imaginar qd há mais q um carro no agregado. Tira carro mete carro, epá não há pachorra .

          • JL says:

            Então é mais um que fica lá a segurar o cabo ?

            Sim, 10 segundos, chega ? O estacionamento já o fazia de qualquer maneira.

            Para quê tirar um e meter outro ? Arranjou outro problema ? Eh gente problemática, não sei como vocês conseguem pegar na pistola de combustível, tão sensíveis que são.

            Ah, os cabos são compridos.

            Mas para arrumar carros que não usa na garagem já tem pachorra.

          • Yamahia says:

            Não tem uso diz vc. A minha menina já vai com 375000, coisa difícil de atingir se andasse só à volta do quarteirão como os elektros. De facto esse uso não é a minha praia. Para isso vou a pé ou de bici a pedais!

          • JL says:

            Se lhe tirar um zero, ainda acredito, e mesmo assim…….

      • says:

        Olha que não são. Um Tesla Model 3 de quase 300 cv custa 40.000 euros. Um equivalente a combustão andará por volta disso.

    • JL says:

      O opel ampera é um bev-rex, electrico com extensor de autonomia, a garantia da bateria era de 160 mil kms.

      Se considera o custo de um equipamento assim que acaba a garantia, também tem de fazer o mesmo para outro veiculo, quanto custa o motor ao fim de 100 mi kms ?

      Ao que parece duram mais quando se trata de utilização real, não sei onde esse artigo foi buscar dados, mas existe o oposto:

      https://www.autoevolution.com/news/this-2018-tesla-model-3-passed-the-300000-mile-mark-here-s-what-you-need-to-know-194534.html

      • says:

        Sim, acredito que existam 1000 artigos para cada lado, nem vou por aí. Mas é também esse um dos problemas, encontrar informação fiável e dados “históricos” que sustentem as decisões. Admiro os pioneiros que desbravam caminho, é verdade. Alguém tem que ir à frente.

        Mas em relação ao artigo, um carro com 4 anos e 300.000kms não é o mais usual, sendo que as baterias também degradam com o tempo. A condução, utilização das baterias, número e tipo de cargas efetuadas devem ter sido perto do “ideal”.

        A questão dos Ampera que falei é estarem fora de garantia, pela idade (não sei qual era o “tempo” da garantia), logo é normal as baterias morrerem com menos kms, coisas que não acontece com um carro de combustão, cujos motores pouco desgaste têm com a idade.

        Mas acima de tudo é mesmo a falta de “experiência” nos carros elétricos. Nos carros a combustão temos 100 anos de utilização. Sabemos que os motores duram bastantes kms (cada caso é um caso, obviamente e eu até tive um que valha-nos…) e que existe um enorme número de problemas nos motores (e acessórios dos motores) que pode ser reparado com custos, na maioria dos casos, aceitável.

        Nos carros elétricos parece-me que na questão das baterias não haverá reparação. Ok, se existem baterias recondicionadas, obviamente é, de alguma forma, “reparada”, mas ainda assim com custos superiores. Mas tenho algumas dúvidas quanto à fiabilidade.
        Também falta “experiência”. É tudo “novo” e é normal haver desconfiança, até porque grande parte da informação disponível provem das marcas e às vezes, não é exatamente o que pintam. E informação “independente” ou cai nos fan boys ou nos haters. Parece que já não há meio termo.

        Agora, um motor usado ou recondicionado (ou até novo) é mais barato que um pack de baterias. E em boa parte dos casos durará mais. Mas, mais uma vez, ainda existem poucos dados históricos para os carros elétricos.

        Eu acredito que os motores e baterias de um Tesla possam durar mais de 300.000 milhas. Mas os motores também dão o berro. Estima-se (mais uma vez, seria necessário mais dados) que durem, em média, 400.000 milhas (650.000kms). Há motores de combustão que duram o mesmo (mas diria que a maioria não chega lá).
        É como os telemóveis. Há gente que ao fim de dois anos tem o tlm cheio de problemas e com as baterias viciadas. Os meus dois últimos duraram à volta de 5 anos cada, eram modelos baratos.

        Mas eu se estivesse a pensar trocar de carro e a apontar para um preço por volta dos 40.000 euros, certamente que iria considerar um Tesla e talvez até fosse mesmo para essa solução, se as circunstâncias o ditassem. Agora, tenho um carro com 15 anos e 120.000 kms e, neste momento, grande demais para o que preciso. Dá muito jeito, cabe a bicicleta na mala e as tralhas do mergulho e ainda sobra espaço para a sogra e o cão, mas uma coisa é dar jeito, outra coisa é precisar. E pessoalmente, para mim, não preciso nesta fase da vida e não vou comprar um carro a pensar nos 15 dias de férias que faço por ano. Neste momento possivelmente até compraria um Dacia Spring, mas tinha de pesquisar melhor o modelo.

        Mas, mais uma vez, voltamos a Português médio. Se um carro é comprado para durar (por exemplo) 10 anos e/ou fazer 200.000 ou 300.000kms, há quem só chegue a um carro com mais de 10 anos, em muitos casos bem mais que isso. Logo vai muita gente ficar de fora da eletrificação dos carros, pelo menos num futuro próximo.

        • JL says:

          A idade é um fator pouco relevante, no máximo 0.5 % ao ano.

          Haverá e há reparação, já que muitos dos problemas delas nem são as baterias em si, mas os sistemas de controle, comigo aconteceu isso.

          Não, um motor novo não é mais barato que uma bateria, tanto ninguém vai meter um motor novo num carro usado, pode procurar exemplos disso no portal da queixa, as marcas a pedirem 16 a 22 mil euros por motores novos.

          Os motores davam o berro, os problemas do tesla model s era um problema cronico nos motores dos model s produzidos até Junho de 2016, onde a refrigeração do rotor do motor era feita por liquido no seu interior, o retentor cedia e acabava por derramar liquido para dentro do motor criando falha de isolamento, podem ser reparados mudando os rolamentos e o retentor, reparação já é feita por muitas oficinas em Portugal. Nos motores a seguir essa data já não se tem visto problemas, um ou outro onde queimou o controlador, mas a tesla já vende o motor e controlador em separado, sendo bastante acessivel.

          Só tenho elétricos e o mais novo tem 10 anos feitos em Janeiro, o mais velho com 26.

    • Rodrigo says:

      1000€ por uma distribuição num Dacia 1.5?
      Foste roubado, roubado, roubado, pois na marca fica por 400€, fora da marca 300€ kit completo com bomba de água.

  6. Yamahia says:

    4035 $/10 anos= 403.50$ ano?. Um pouco caro para quem diz que não precisa de manutenção., lol
    Qd chegar a hora de trocar a bateria dora da garantia é que vãos ser elas, 10 anos deve estar quase: https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraIduYKW2TRvIXFxOw?e=IDv8no

  7. VapokaFP says:

    Claro, os Teslas só têm componentes fracos. Qualquer loja xinoca tem componentes para eles.

  8. Antonio Paiva says:

    Caro JL e restantes utilizadores de carros eletricos. façam-me um pequeno favor… deixem que estes cidadãos que se espumam por causa dos carros eletricos, proliferem a sua cultura e tenham cada vez mais adeptos. por favor deixei-nos dizer que os carros eletricos são uma porcaria, que poluem, que gastam muito, que não são alternativa. Obrigado!
    PS: nós por outro lado continuamos a não pagar impostos (no caso da minha empresa tive devolução total do iva e pago 37€ de imposto de selo em cada carro eletrico que tenho, um model 3 performance de 2020 e um model y long range de 2023) ter estacionamento dedicado nos shoppings e na rua, poder circular nos centros históricos, carregamento de 500 km por 7€ + iva, entre outras regalias (na mperesa temos sistema de controlo de carregamento para poder pedir ao estado a devolução do iva do carregamento total e dedução em sede de irc total igualmente). deixe-os serem cada vez mais porque assim vamos continuar a ter as borlas fiscais e poupanças de combustivel. deixe-os falar mal e passe ao lado a assobiar, porque o mundo é bom que continue a ser “deles”. O lucro bruto da minha empresa subiu 15% (num volume de negócios de 900k) com a redução de despesas no combustivel e impostos conexos (tributações autónomas, ivas, etc) desde que comecei a ter carros eletricos… se houverem mais carros eletricos, deixo de ter beneficios… Abraço e bem hajam

    • JL says:

      Pois, mas não precisava de mentir tanto.

      Oh Hugo, nunca vi um texto irónico tão grande. Looolll

    • Veritas says:

      Clio 5 fase 2, 22 mil euros, com todos os extras, consumos de 3,2 a 3,5 até aos 100 quilómetros por hora, e com selo critair 1, ou seja, pode entrar em qualquer zona de qualquer cidade.

      A diferença de preço para um eléctrico é abismal, e a diferença de preço paga o combustível para toda a vida útil do veículo.

      • JL says:

        O dacia spring até custa menos que esse, e com os 4500 euros de diferença dá para manutenções e eletricidade para mais de 100 mil kms.,

      • LJ says:

        Completamente fora do contexto mas olha: Para mim , nem o Clio nem o Zoe , mas olha para cada panela há um testo por isso , o que servem para uns não serve para outros e vice-versa , só que há pessoal que gosta de empurrar as suas crenças á força para os outros , porque eles é que estão certos , ou porque os outros estão errados , quando na verdade é subjectivo e depende de caso para caso , por isso as pessoas deviam respeitar o “para mim” , como te disse a ti , cada panela … resulta , poupas , etc ? Ainda bem , no fim do dia é o que interessa , o futuro traz sempre chances para analisar o passado e ajustar se necessário , no presente o povo fica contente é com discussões (digitais, as melhores). Continuação

    • Mário says:

      Pois… é tudo muito lindo, mas o estado tem que dar a chucha e a teta. Eu quero menos estado, desde que haja subsídios e apoios.
      Falam da MOBIE, mas se não fosse o Estado a dar o pontapé de saída ninguém se aventurava. Com as calças do meu pai tbm eu sou homem.

  9. Aves says:

    Convém notar que:
    – Se está a falar dos custos de manutenção e reparação – nos EUA, não se podem extrapolar para o resto do mundo. Na Europa hão de ser diferentes.
    – A Consumer Reports não fez nenhum estudo dos gastos reais em oficinas e outras despesas. Fez um inquérito a consumidores de quanto tinham ao gasto ao fim de 5 anos e de 10 anos. Se me perguntassem a mim talvez pudesse dizer, de memória, um valor aproximado, não um valor exato.
    – Os que responderam foram poucos e o número de carros em cada marca variável. Por exemplo, um único Range Rover pode ser responsável por os custos de manutenção e reparação atribuídos à marca serem de $ 19.250.

  10. Raquel says:

    Aparte: Quando visito os meus pais que vivem relativamente longe, no dia seguinte, de manhã cedo, enquanto estou no carregador do continente à espera 3 a 4 horas para carregar o carro (tesla S LRP) gosto de ler estes comentários.

    • JL says:

      Boa tentativa, não existe tesla model s lrp

    • Mário says:

      Porra, ainda tem que esperar que carregue? Eu levanto-me e saio de casa… ponto. Não fico a ganhar raizes… Qualquer dia queixam-se que o estado é mauzão porque aumenta a eletricidade…
      Não percebo o radicalismo. Nem toda a gente tem mais 20 000€ face a um convencional para comprar um elétrico… nem sitio para carregar!

      • JL says:

        Exato, não entendo o radicalismo de vocês os 2.

      • says:

        Dacia Spring fica por menos de 20.000 euros. Ou seja, ao preço de um carro de combustão semelhante. Não resolve tudo, mas cada um saberá das suas necessidades. Para mim chegava e sobrava. Teria de pensar a questão das férias como faria, mas nada de muito problemático. Tudo se resolve com boa vontade e positividade.
        No entanto, a questão da carga de noite é relevante. Existem milhares e milhares de carros que pernoitam na rua, principalmente nas cidades. Mais uma vez acaba por deixar as pessoas com menos posses de fora. Uma coisa são pessoas com rendimentos superiores que têm uma moradia ou um prédio com uma boa garagem ou lugar de garagem e que podem ter um carregador só para eles (e deixar o carro a carregar de noite) outra coisa são as pessoas que vivem em apartamentos (ou quartos) mais modestos, muitas vezes arrendados e sem possibilidade de carregar o carro “em casa”. Não é uma questão de uns serem melhores que os outros, é uma questão de faltarem infraestruturas para alargar o leque de utilizadores.
        Honestamente, não sei, mas duvido que haja capacidade para toda a gente deixar o carro num lugar público a carregar de noite (e num lugar público que seja perto de casa). Estou convencido que, com o tempo, vamos ter mais e mais investimento e locais para carregamento, mas falta ainda muito.

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