Tesla rejeita apoio de 1,1 mil milhões de euros do governo alemão para a sua Gigafactory
A Tesla tem a sua Gigafactory na Alemanha pronta a produzir o novo Model Y, fazendo deste local o ponto de produção para a Europa. Como tal, a empresa tem um destaque e uma importância grande no país, estando ao abrigo de vários apoios.
Mostrando uma posição radical e única, a Tesla revelou que vai abdicar de 1,1 mil milhões de euros em apoios do governo. Estes eram dedicados ao fabrico de baterias e iriam ajudar a empresa a arrancar a sua produção.
O início de 2021 trouxe a aprovação por parte do governo alemão de um lote de apoios aos fabricantes automóveis. Focado na produção de elementos dos carros elétricos, iria beneficiar a BMW, Mercedes e outros, onde se incluiria a Tesla.
No entanto, e do que revelou no final da semana, este cenário terá mudado. A empresa revelou que "a Tesla informou o Ministério Federal da Economia e o Ministério da Economia de Brandemburgo ... que retira o seu pedido de IPCEI de financiamento estatal para a fábrica de baterias em Grünheide".
It has always been Tesla’s view that all subsidies should be eliminated, but that must include the massive subsidies for oil & gas.
For some reason, governments don’t want to do that …
— Elon Musk (@elonmusk) November 26, 2021
Esta parece ser uma posição radical, mas Elon Musk já veio a público justificar a sua tomada de decisão. O homem forte da Tesla parece querer combater os críticos que apontam que a empresa vive de apoios governamentais.
Quer ainda que estes apoios sejam eliminados de vez e que este processo se estenda a outras áreas do mundo automóvel. Fala diretamente dos que são oferecidos aos fabricantes que usam outros combustíveis fosseis.
Algumas teorias mais rebuscadas apontam que esta posição, na verdade, foi provocada por outras situações. Uma aponta que a Tesla não iria receber este apoio porque tem já a outra fábrica de baterias. Uma segunda revela que tudo se deve aos atrasos da Gigafactory, que levaria a que o apoio não seria atribuído.
Seja como for, este apoio a ser atribuído à Tesla seria importante para a construção da Gigafactory. O Ministério da Economia da Alemanha estima que a Tesla estará a investir cerca de 5 mil milhões de euros neste seu projeto.
Este artigo tem mais de um ano
Boas noticias para os Alemães. Nems sei como a UE autoriza este tipo de ajudas ao investimento de empresas (autoeuropas, ryanair, tap) e depois queixam-se concorrencia desleal em termos de impostos em certos países (Holanda, Irlanda , Madeira , etc) ….
Porque a UE quer, e pode dizer, e fazer o que quiser. E pode ver a exacta mesma coisa com dois pesos e duas medidas… conforme é só os preguiçosos do sul da UE ou os trabalhadores do centro da UE.
“Tesla has been forced to turn down more than 1.1 billion euros in European subsidies for its planned battery plant near Berlin after delays to the flagship project breached a key condition of the funding.
The electric car maker had applied for the money through an EU program established to develop the battery industry on the continent.
The EU requires any sites in receipt of the funds to be the “first industrial deployment” of the technology, according to official documents, meaning the batteries cannot already be made at another Tesla plant.
But legal challenges to the construction of the plant, which will produce cars first before making batteries, have delayed its opening by several months. That means the company, whose valuation hit $1 trillion earlier this year, is likely to begin producing the same batteries elsewhere sooner.
The German government confirmed on Friday that Tesla was no longer seeking the subsidies but declined to comment further.
“Tesla is still sticking to its plans for the [Brandenburg] battery factory,” said the German economics ministry, adding that the “state subsidies not used by Tesla are now available for other projects.”
Tesla’s chief executive Elon Musk has already voiced his frustration at the slow progress of the plant and has called for German bureaucracy to be streamlined. Employees at the plant are also due to elect a works council within days, potentially handing them power to delay or reject management decisions.
In response to questions on Twitter, Musk replied on Friday: “It has always been Tesla’s view that all subsidies should be eliminated, but that must include the massive subsidies for oil & gas.”
Tesla has previously taken government support in other construction projects around the world.”
Curioso.
Abc
Isto faz muito mais sentido…
Yes.
Este último parágrafo deve ser encomendado… passo a esclarecer…recebeu apoio do governo norte-americano e foi a primeira empresa do ramo automóvel a devolver esses fundos e com juros! Outras não o fizeram…
Os apoios que a Tesla recebeu do governo Norte Americano (cerca de 3 biliões de dólares) para o desenvolvimento e abertura da primeira fábrica (Fremont, na Califórnia) foram a fundo perdido.E,além disso,ainda recebeu “benesses” do Estado da Califórnia na aquisição dos terrenos para a fábrica e para a construção de um bairro para residência de trabalhadores…certamente os “juros” de que fala devem ser os impostos pagos pelos trabalhadores! Porque a Tesla em si mesma ainda não deu lucros e por isso NUNCA PAGOU IMPOSTOS DE FORMA DIRETA…
Desconheço esses valores a fundo perdido… receberam um apoio e devolveram, está documentado e é público…
É exatamente isso que que foi comentado nos fóruns dedicados às mobilidade, sem tirar nem pôr.
É necessário, primordial, zelar pela balança económica de Países, sobrevalorizar-se ao PIB (particulares) é contra-indicado. Cada País é soberano e tem as suas regras sociais e económicas.
Os investidores vivem de apoio governamentais, o que significa que a Tesla (e todo o sector automóvel) vivem de apoios governamentais, sejam eles diretos ou indiretos.