Tesla recupera lugar no topo das vendas globais de elétricos após queda da BYD
A queda da BYD no primeiro trimestre deste ano devolveu à Tesla o primeiro lugar em matéria de vendas globais de carros elétricos a bateria.
A maior fabricante de veículos elétricos da China, BYD, relatou que as vendas do primeiro trimestre caíram 43% em comparação com o quarto trimestre de 2023. Estes resultados devolvem o título de maior fabricante de carros elétricos a bateria à Tesla, após consegui-lo no ano passado.
Citando os números divulgados pela Shenzhen Stock Exchange, a BYD vendeu 300.114 elétricos a bateria no primeiro trimestre de 2024. Este número situa-se abaixo do recorde trimestral de 526.409 unidades registado no período de três meses anterior, quando ultrapassou a Tesla.
Apesar de as vendas da BYD terem aumentado 13%, relativamente ao ano anterior, no primeiro trimestre, o seu declínio trimestral significa que a Tesla recuperou o título de vendas com base nas 386.810 entregas do primeiro trimestre - apesar da queda a pique que explorámos aqui.
Embora os resultados da Tesla não sejam particularmente calorosos, a verdade é que recuperou o pódio e, conforme referido pela Automotive News, isto mostra que a sua influência global não será facilmente desafiada.
Números da BYD
Segundo a Shenzhen Stock Exchange, a BYD vendeu 626.263 de todos os tipos de veículos no primeiro trimestre, num aumento de 13% em relação ao ano anterior, mas numa queda de 34% em relação ao recorde trimestral de 944.779 no quarto trimestre.
Mais, as vendas de março foram de 302.459 veículos, num aumento de 46% em relação ao ano anterior, e a representar o seu segundo maior registo mensal de vendas.
As vendas dos seus modelos totalmente elétricos atingiram 139.902 em março, num aumento de 36% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas de híbridos plug-in aumentaram 56% para 161.729.
Leia também:
Baixou? Apesar do modelo SEAL ter ganho o prémio de carro do ano em PT? Será que os restantes mercados não ouviram falar desta grandiosa façanha? É que não é para todos conseguir convencer um grupo de 19 jornaleiros isentos e puros.
O que é que uma coisa tem a ver com a outra? O BYD Seal é um carro novo em PT, o tesla model y que é o carro mais recente da tesla foi apresentado em 2019 há 5 anos nunca pode ser o carro do ano, e já agora ser o carro do ano significa 0 em vendas, o carro do ano na europa foi o renault scenic quando ainda tinha 0 vendas
E o carro do ano tem de ter vendas, quando ainda nem chegou ao mercado? 😀
Pelo menos o clip publicitário já chegou às estações de TV. Acompanhado pela referência à grandiosa conquista. 🙂
E no meio de tantos, sim é uma boa conquista para a marca e para todos os que estiveram envolvidos. Atualmente este tipo de comparativos é cada vez mais complicado.
BYD é um carro de plastico, que aqui nas terras tupiniquins, nao se acha pneus, nao se acha peças, nao se acha nada para esse carrozinho de enfeite byd.
quem tem usa pouco, e com a taxa de eletricidade altissima e imposto, so ‘juwento” para comprar.