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Califórnia propõe “direito a desligar” após o trabalho. Como funciona em Portugal?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. xico vai a esperto says:

    Porque é que o tuga fala da califórnia quando… já em outros países da europa (ex Alemanha) isso já é assim aos anos?!

    Enfim, mania de copiar os EUA quando eles pouco exemplo são…

  2. kushi says:

    já está no código do trabalho.

  3. Abreu says:

    excelente artigo, o unico problema é que quem o escreveu desconhece o codigo do trabalho em Portugal, pois tal lei ja existe a algum tempo em Portugal e nao se aplica apenas ao trabalho remoto.

  4. Zé Fonseca A. says:

    Não tenho interesse, para mim trabalho é 24/7, enquanto chefia respeito o tempo de cada um salvo urgências, mas aqui pagamos isenção de horário, prevenções e horas extra

    • iDroid says:

      Então não dormes, é isso?

      • Zé Fonseca A. says:

        durmo, simplesmente estou sempre disponível, até no natal e fim-de-ano, não sei o que é isso de “desligar”, para mim não funciona

      • Carlos says:

        Não.
        Se for como eu, o tlm está sempre ligado (teams e cenas…) e o PC anda sempre por perto. Em caso de urgência chateiam, mas normalmente ninguém me chateia após 18h.
        O direito a desligar tem que ser exercido por nós. Só porque nos mandam email às 18h30 ou 19h não quer dizer que tenha que ser respondido. Assim como um contacto via teams. Se for urgente, ligam. Se não for, cabe-me a mim decidir tratar do assunto no momento (se for fora do horário normal de expediente) ou não.

        A maioria das vezes o problema está nos colegas e não nas chefias. Quantas vezes eu não ouvi às 18h a expressão “Então, vais tirar a tarde?” por parte de colegas?

        Das minhas chefias isso nunca foi tema. Os meus deliverables sempre ficaram prontos até à data acordada (salvo algumas exceções).

    • João says:

      Oh Zé, tens um bocadinho a mania, não??
      Trabalhas 24/7 onde? Aqui?? É que estás como o outro, apareces em todas, lol.
      Tanta conversa fiada, rapaz…

    • há+cada+gajo says:

      Espero que um dia, lá mais para a frente, não te venhas a arrepender do tempo que perdeste, esse sim um bem valioso e que apenas se consome.

  5. Anung says:

    Muitos já usam o “direito a desligar” durante o horário de trabalho.
    São os que mais se queixam!

  6. AlexS says:

    Tentem fazer isso se tiverem uma empresa…

  7. Contador says:

    Oh Ana, mas isso já não está em vigor no nosso país??

  8. Fusion says:

    Não sei como é nos outros empregos, ofícios e trabalhos, mas eu, depois de chegar ao fim do horário, nem quero saber se me ligam, vá depende de quem me liga, se é alguém que até é colega/amigo, até posso atender, mas é sempre para dizer “Amanhã também é dia”, meto a conversa em dia e xau. Agora, se for o chefe ou assim, nunca atendo depois da hora.

    Acho que também é muito de como habituamos as pessoas no início. Eu nunca fiz nada pós-horário e também nunca ninguém me chateou.

    Mas para aqueles que não sabem recusar chamadas ou têm medo, admito que possa ser uma coisa boa.

    • Zé Fonseca A. says:

      deves estar numa área sem urgências, aqui um incidente fora de horas pode implicar perdas de milhões.

      • enfim says:

        Para quem diz que ocupa cargo de chefia, é um bocado limitado. Quem está “OnCall”, com isenção de horário, recebe mais por isso e concordou com isso. Esta lei impede que os “ditos chefias” incomodem, exijam, de forma abusiva, sem pagar por isso, e sem acordo prévio.
        Devia tentar usar o cérebro antes de se tentar colocar em bicos de pés perante os outros, só para parecer mais alto, quando não o é.

        • Zé Fonseca A. says:

          “oncall” e prevenções são uma coisa, urgências são outra.
          não é muito recorrente, mas já foi preciso meter durante um fim-de-semana mais de 100 pessoas a trabalhar, porque era uma urgência.
          e descansa nunca ninguém se queixou ou se sentiu abusado, quando é preciso as pessoas vestem a camisola

          • enfim says:

            Não, são exatamente para isso, para urgências! “Vestem a camisola”, que comédia, a seguir vais dizer que preferem todos receber em abraços e fruta no open space, não? Se realmente és chefe, eles não te estão a dizer as coisas na cara, e vão saindo um a um da empresa, e tu, doutrinado como estás “nunca saberás o porque”. Vestem a camisola, ai ai

      • tesliman says:

        Zé, se a tua empresa tem ou pode ter urgências tem que ter uma equipa ou alguem escalado e pago para essas horas fora do horário normal de trabalho. O que nao pode ser é receberes por 40 horas e teres que estar *extra* contactável para essas urgências. Eu também faço urgências mas recebo extra (!) pela chatice e tem que ser uma urgência, não trabalho extra fora de horas. Se eu vou de fds para algum lado têm que telefonar a outras pessoas.

  9. Vasco says:

    Para mim é completamente indiferente… não atendo o telemóvel depois de sair do trabalho. Por mim aquilo pode arder tudo que não quero saber.

  10. PorcoDoPunjab says:

    PorcoDoPunjab está sempre disponível, mas só para o que gosta de fazer.
    De resto, até posso deixar de trabalhar que tenho rendimentos suficientes…

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