Tesla pode perder o domínio do mercado dos carros elétricos e o culpado vem da Europa
Desde que chegou ao mercado que a Tesla tem dominado de forma total o segmento dos carros elétricos. As suas propostas cativaram os condutores e rapidamente as vendas dispararam, com números crescentes a cada novo trimestre.
Um novo estudo realizado mostra que a Tesla poderá em breve perder esta sua posição única e dar espaço a uma nova marca que irá controlar o mercado. Descubra qual será a próxima marca a dominar o mercado de carros elétricos e que irá tirar a Tesla do seu trono.
O domínio da Tesla pode estar ameaçado
A Tesla é atualmente uma das mais importantes marcas no campo dos carros elétricos. Tornou acessível o acesso a todas as tecnologias necessárias e as suas propostas conseguiram dominar os mercados onde esta marca está presente.
Esta posição tem sido contestada por outras marcas, que apresentam agora as suas primeiras propostas de forma massificada. Encaram os carros elétricos como alternativa e focam os seus desenvolvimentos nestas áreas com propostas válidas.
Vai haver um novo domínio nos carros elétricos
Um estudo recente da Bloomberg Intelligence revelou que a Tesla deverá perder a sua posição de topo muito em breve. A marca deverá ver a sua posição diminuir de forma constante até que em 2024 será ultrapassada.
Quem vai conseguir realizar esta tomada será a bem conhecida Volkswagen, que até 2024 conseguirá ter muitas mais propostas de carros elétricos. A gigante alemã deverá conseguir duplicar a sua produção e ultrapassar os dois milhões de carros elétricos até 2024, momento em que irá ultrapassar a Tesla no mercado global.
Volkswagen irá conquistar o seu lugar em 2024
A Tesla deverá conseguir manter o domínio nos EUA, pelo menos por alguns anos mais. No entanto, é inevitável que a Volkswagen inicie a sua expansão global e ultrapasse as fronteiras da Europa, focando-se no mercado americano, que deverá dominar depois.
Claro que a Tesla deverá fazer a vida difícil à Volkswagen, aumentando a produção dos seus carros elétricos. Já o começou a fazer na Gigafactory de Berlim, com metas de produção de 500.000 carros por ano, e outras medidas que deverá tomar em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg Intelligence
Neste artigo: Carros, dominio, elétricos, Tesla, volkswagen
O erro do estudo é assumir um crescimento liniar e não exponencial, de qualquer maneira não percebo o título no Twitter pois mesmo a ser verdade estão ali 2.5 milhões de vendas…
Expectável…já há muito que digo que assim os grandes construtores aplicarem-se que a Tesla passa para segundo plano. Sendo a empresa de Elon Musk tem a grande vitória de ter forçado os construtores a mudarem o paradigma automóvel.
É mais responsável pelo aumento a Nissan com o seu Leaf e a Dacia com o Spring…
what ? o leaf ainda va que nao va e mesmo asim quando saiu ninguem ligou ao assunto o spring saiu este ano
É de esperar que tal aconteça, a medida que vai havendo concorrência e com preços mais simpáticos a Tesla vai perdendo espaço, continuo a achar que a Tesla vai ter sempre a sua cota de mercado, mas há que relembrar que vai competir com os melhores e os melhores já fazem automóveis à 100 anos .
Eu dou sempre o exemplo da Citroen, eu sou do tempo do Citroen Visa e o CX, depois chegou o AX e por ai fora e vemos a evolução da qualidade de construção que a Citroen tem colocado nos seus carros.
Já agora uma curiosidade, o meu carro que é um Dacia Dokker de 2 lugares , agora nestes dias de sol ficou tão quente que até as letras do visor do rádio estavam apagadas, com as devidas distancias, fiquei a pensar como se aguanta os Automóveis como os Teslas e modelos similares quando isto acontece, com aqueles visores gigantescos ?
Se repararem eu fiz distinção e chamei à minha carrinha de carro e aos outros de automóveis, e fiz exatamente porque sei ver as diferenças em momento algum estou a queres comparar a minha fantástica carrinha à um Tesla ou Mercedes ou algo desse segmento.
A pergunta que faço é mesmo por curiosidade
A nível de eletrónica (e plásticos) existem componentes específicos para a industria automóvel (assim como para a militar) que têm caraterísticas adaptadas para suportar, entre outros, temperaturas mais altas.
O écran nos Tesla (como em tantos outros carros) é na sua essência um tablet, a correr um SO próprio e o mais provável é usarem refrigeração passiva e ativa (cooling fans) e grandes aberturas para permitir a circulação de ar.
O grande problema disto tudo é a “eletronificação” dos automóveis, qualquer dia para trocar os pneus por uns de outra marca vais ter que comprar uma atualização de software do fabricante senão o carro não anda.
Os elétricos têm o grande problema que as baterias duram no máximo entre 7 a 10 anos (é uma limitação química das baterias de lítio), depois são para trocar. Estou para ver quando pedirem 5.000-10.000€ por uma bateria nova… Vão andar todos a ganir.
Meu rico Renaut 5 GTL com 4 velocidades, eheheeh…
A nível das baterias não é bem assim, tenho um prius de 2008 e as baterias ainda são de origem, faço anualmente o teste na Toyota e até agora elas estão em bom estado.
Estás a assumir que as baterias daqui a 10 anos estão ao mesmo preço de agora.
Na Califórnia há vários casos de os écrans dos teslas ficarem danificados com o calor, mas penso que isso já foi corrigido.
O ecrã do PEUGEOT 308 pode não ligar com o calor…
A própria concessionária avisa disso, portanto não é um problema da testa mas sim dos componentes de toda a industria.
É preciso estar longe da realidade S e a Tesla perder o dominio do carros EV sera para a Asia.
A Volkswagen é melhor que qualquer carro EV asiático. Os problemas que os carros da Tesla têm tido e a falta de apoio na garantia está a levar a maior parte das pessoas a escolher carros EV da Volkswagen, alguns eram clientes da Tesla.
A meu ver, qualquer marca que invista na produção de veículos elétricos a partir da Ásia, terá oo seu domínio assegurado independentemente de ser o número 1 ou 3, ou… Pois com a guerra na Europa, os mercados Asiáticos benefeciam de matéria prima mais barata (não falando da mão de obra) e outras valias, portanto conseguirão uma posição vantajosa na produção de carros a preços competitivos. A manter esta guerra, vamos ver uma quebra muito grande na produção e na competitividade da produção europeia. Elon Musk já investiu na Ásia e pode bem reforçar a produção dos seu modelos lá ou seja ele não anda a dormir, mas tb não sei se está muito interessado em se manter no número 1 de vendas de elétricos, mas claro, irá manter sempre uma boa posição no top de vendas, enquanto lhe interessar.
Acho que beneficiam por ter muito mais população. china e India os dois somam mais de 2000 milhoes de pessoas. Os outros paises tambem sao sobrepopulados. A europa toda tem cerca de 750 milhoes
É normal.
Desde 2020 que tem havido um aumento de oferta de EVs de qualidade de outras marcas.
A Tesla teve a vantagem de ter começado mais cedo mas essa vantagem vais se esfumando a cada dia. Agora é só promessas para as acções subirem e os modelos da marca estão a ficar cada vez mais desatualizados.
Existem EVs bem melhores no mercado.
É tudo uma questão de dinheiro .
Vejam quanto custa o Tesla mais barato no site para Portugal, por exemplo e comparem com a imensa oferta que já existe. Obviamente que ninguém quer gastar muito para ter um veículo como um meio de transporte. A maioria da população quer um carro para fazer menos de 150 km por dia e muito baixo custo de compra, manutenção (elétricos têm pouca) e combustível, seja ele qual for. Resumindo, eu compraria um Dacia elétrico para o dia a dia, que tem o concessionário em qualquer parte do país, é muito mais barato e serve o propósito. Por isso a Tesla enquanto não chegar as massas com carros acessíveis e com oficinas para resolver eventuais problemas ficará facilmente para traz.
Acho que no futuro se calhar em 2030, a Toyota vai passar a Tesla tbm. Pois criou um carro que anda a hidrogénio. Autonomia não é má, 60 000$. Consumo de hidrogênio liberta água potável. Outro carro: com painel solar (existe)