Tesla percorre mais de 600 quilómetros (quase) sem nenhuma ajuda humana
A Tesla quer, mais que qualquer outra marca, tornar a condução totalmente autónoma. Assim, a empresa tem equipado os seus carros elétricos com todo o hardware necessário para que os veículos possam ser conduzidos apenas pela sua tecnologia. Segundo o seu CEO, atualmente a condução totalmente autónoma nos Tesla só depende do software.
Num vídeo é mostrado como se comporta um Tesla Model 3 a percorrer mais de 600 quilómetros, sem praticamente nenhuma ajuda humana.
Estará a tecnologia pronta para avançarmos para a condução autónoma?
Conforme poderemos ver, o Full Self-Driving (ou condução autónoma) do Tesla pode ainda estar em beta, mas isso não impede os primeiros utilizadores de a usar para viagens autónomas... ou quase autónomas!
Segundo informações, o entusiasta da Tesla Whole Mars Catalog publicou um vídeo onde mostrava o seu Model 3 equipado com FSD a percorrer o caminho entre São Francisco e Los Angeles praticamente sem intervenções. A única exceção foi logo após entrar em Los Angeles, quando o condutor tomou as rédeas para evitar lixo existente na estrada.
No entanto, atentem ao vídeo do regresso, onde o condutor refere haver zero intervenções.
Conforme tem sido veiculado por vários canais dedicados à marca, esta poderá ser a primeira ocorrência conhecida e registada de condução autónoma a completar uma viagem sem informações diretas do condutor.
Apesar de ainda estar em modo beta e do condutor não poder tirar as mãos do volante, este é um feito notável. Além disso, este exemplo permite-nos perceber a que distância estaremos dos carros autónomos a circular nas nossas estradas.
Aliás, no vídeo, as imagens são narradas por uma intervenção de Elon Musk. O próprio vai descrevendo o estado dos seus carros. A determinada altura ele afirma mesmo que em termos de hardware, os Tesla estão prontos para a condução autónoma, a aposta agora é no software.
Uma viagem que poderá ficar na história da Tesla
Já no passado vimos vídeos onde era mostrada a capacidade da máquina em conduzir pequenos percursos praticamente sem intervenção do condutor. Contudo, aqui são mais de 600 quilómetros, no meio de uma série de variáveis reais onde o Tesla tomou conta das decisões.
Claro que no vídeo é visto em determinada altura o condutor a tomar conta da condução, mas só porque numa situação muito particular, a de se desviar de escombros na estrada, a condução autónoma poderia não tomar a decisão certa. Esta será ainda a etapa que falta ultrapassar, ter a confiança que a tecnologia neste e noutros casos do género sabe reagir de forma segura para o condutor e para terceiros.
Há vários pontos que ainda estão em teste, como as condições ideias para os radares do Tesla. Conforme é sabido, estas máquinas têm várias câmaras, sensores, sonares que estão a adaptar-se ao clima, e outros fatores que diferem de zona para zona, país para país. Elon Musk sempre defendeu as suas tecnologias, criticou outras, como por exemplo, o LiDAR. Portanto, este é mais um passo importante para tornar madura uma tecnologia que fará cada carro na estrada ser um robô táxi.
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Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, a tesla começa a estar muito avançada em várias areas, a unica coisa que tem que se concentrar agr é mellhorar a qualidade de construção quando a tesla puser algum esforço neste ponto fica à frente de qualquer outra marca
Concordo, mas também tem de melhorar no atendidmento ao cliente e fiabilidade. Até lá, o Elon Musk vai andar no marketing.
https ://www.turbo.pt/companhia-taxis-tesla/
https ://www.turbo.pt/jim-glickenhaus-elon-musk/
Muito bom.
No meu caso, nos dias de hoje o meu comute para o trabalho é 90% auto-estrada, e a partir do momento que entro na autoestrada até ter de sair, sao raras as vezes que tenho de intervir.
No meu caso são 60% em AE e a minha “condução” nesses 60% resume se a confirmar mudanças as de via que o sistema sugere. As poucas reais intervenções que tenho são esmagadoramente causadas pelas excessivas margens que o sistema requer aqui na Europa para iniciar as mudanças de via.
+1 ahah eu percebo que o sistema seja cauteloso mas as vezes tambem tenho de intervir por estar a ser demasiado cauteloso
Exacto. Aqui a lei obriga a ter muito mais margem, mas só para estes sistemas. Os humanos continuam a conduzir a 0,5cm do carro da frente… Nos EUA quase que basta o carro caber 😀
Sim mais ou menos a mesma coisa, no meu caso moro a 2 minutos da entrada da auto-estrada e o meu trabalho fica a uns 500 metros da saída, nao tenho de mudar de direccao nem nada do genero, basicamente é conduzir o carro até entrar na AE, auto-pilot on com uma velocidade ligeiramente abaixo do limite de velocidade, e voltar a tomar controlo uns metros antes da saída.
Sao mais ou menos 1h e meia de paz e sem preocupacoes antes de chegar ao trabalho.
Eu tenho o FSD e com isso o Navigate on Autopilot. No meu caso nem os nós da AE preciso de intervir. Só pego no carro depois da saída 😀
Mas é isso mesmo. Torna a condução muito mais relaxada mesmo mantendo a atenção. É incrível o peso que tira de cima do condutor só por não se precisar de estar sempre a fazer micro correcções para se manter o carro no centro da via.
@IonFan,
O meu Daily é um Model S de 2014, logo tenho hardware antigo.
No Model X que maioritariamente anda com a mulher, também tenho e sim posso fazer o mesmo 🙂
Existem muitos problemas com qualidade e acabamentos, no meu caso todos os que reportei foram corrigidos por isso tranquilo, mas de resto estes carros sao fantásticos.
Estou a pensar agora trocar o Model S por um Model 3P, ainda nao me decidi mas estou inclinado para isso, especialmente porque o S já conta com quase 400 mil km.
hehehe…. este já não confundiu as marcas de estacionamento com as linhas de separação de faixas ?…e aquela mania que o carro tinha de andar pela faixa da esquerda , numa via de múltiplas faixas ?…Suponho que os carros já não largam peças pelo caminho , como acontecia 🙂 …..
“mania que o carro tinha de andar pela faixa da esquerda” claramente nao fazes a minima ideia do que estas a falar provavelmente nunca sequer andaste num tesla, mas ficas já a saber que o carro até é demasiado cauteloso a mudar de faixa e és tu que tens de dar a ordem para mudar.
Confudir as linhas de estacionamente? ahah nem é possivel ligar o autopilot nessa situação ahah só o smart summon.
Queres ser engracado e fazes figuras tristes porque não sabes a minima ideia do que estas a falar
Está um vídeo na net na net , infelizmente já não sei onde , de umas pessoas que resolvem ir em condução autónoma….e após virar numa curva o carro vai direto contra os carros estacionados obliquamente á via …a minha explicação é que o carro depois de virar , ficou confuso porque apanhou carros estacionados obliquamente conforme as linhas no chão….não diminuíu a velocidade , o que valeu foi o condutor estar atento e numa manobra rápida e brusca conseguiu por centímetros evitar a colisão….Quanto á faixa da esquerda : o carro várias vezes é visto numa via de 3 faixas a circular pela do meio ou da esquerda , já não me lembro bem , mesmo estando a da direita livre….até é comentado jocosamente que o carro não gosta da direita 🙂
correção : a quase colisão foi depois de o carro virar de direção num cruzamento.
taum engraçade qi eli éé
ihihihi
Vê-se que percebe do assunto. Que outras marcas têm este tipo de autonomia de condução sem se ter de comprar um carro novo, seja na versão beta, treta, etc
Uma das vantagens da Tesla e mesmo essa. Num dia vai pelos lugares de estacionamento, no seguinte e depois de menos de 1h a actualizar o software, já faz o correcto 😉
E nos EUA não é obrigatório andar na via mais à direita como cá. Cá o carro tenta manter se na a via mais à direita. Nas AE com 3 vias não é muito pró-activo e demora um pouco, mas já reparei que nas de 2 vias pede a confirmação para sair da via de ultrapassagem assim que ultrapassa.
Só espero que voltemos bem rápido aos tempos pré-Tesla em que acidente rodoviarios eram inexistentes.
A diferenca é que dantes os acidentes davam se por azelhice do condutor e agora passa a ser por bug da maquina o que aumenta e muito a taxa de acidente dos bons condutores e nao elimina os maus.
O sistema autopilot da Tesla é muito mais seguro do que seres humanos já. E há estatísticas que o comprovam. É só ir ao Google e encontra facilmente.
Se vamos para aqui falar de coisas que aconteceram a 1 carro numa frota inteira, podíamos ficar aqui a contar histórias da BMW, Mercedes, Audi e afins. Já não confunde sabe porque? Eu percebi que não esteja habituado mas o Tesla recebe actualizações de software constantes ao contrário de todas as outras marcas, por isso um erro que se detecte rapidamente é corrigido. Mas procure no YouTube Tesla FSD Beta e tem la muitas amostras deste sistema a funcionar
A Tesla pode estar a dar cartas nos elétricos mas a China está muito mais a frente no que toca a mobilidade elétrica e condução autónoma.
Não está não. A Tesla tem milhares de milhões de km catalogamos por toda a frota. Os outros andam a brincar ao LIDAR a fazer scans, enquanto a Tesla programou o carro para conduzir só com câmeras, onde pode ser autónomo em qualquer estrada mesmo que nunca tenha passado por la antes nenhum Tesla
Ja fiz Lisboa-Madrid no meu Model 3 em automatico mas sempre atento ao que ia acontecendo na estrada.