Tesla Model 3 vs BYD Seal: qual será que vence numa corrida? [Vídeo]
Algo que a Tesla gosta de fazer é comparar os seus carros elétricos com a concorrência, em situações limites. Isso foi visto com a Cybertruck, mas agora surge de forma não oficial. O combate coloca frente a frente o Tesla Model 3 e o BYD Seal, com uma pergunta a estar presente: qual será que vence numa corrida?
Tesla Model 3 ou BYD Seal, quem ganha?
Ainda que crie os seus carros de forma autónoma e com todo o controlo, a BYD tem alvos muito específicos para as suas propostas. Não são cópias criadas para inundar o mercado, mas certos modelos concorrem diretamente com muitas propostas da Tesla.
Um exemplo deste cenário é a posição do BYD Seal face ao Tesla Model 3. Estes confrontam-se em muitos mercados e querem garantir ser o melhor na su categoria, não apenas em vendas, mas também no desempenho e no que oferece aos utilizadores em termos de conforto e outras áreas.
Para comprar as prestações destes dois carros elétricos, estas foram colocados lado a lado numa pista para uma drag race. Ainda que seja uma comparação que muitos entendem não provar nada, dá a clara ideia de qual tem melhor desempenho direto e em modelos mais acessíveis a todos.
Corrida que deixa tudo claro aos consumidores
O embate entre o Tesla Model 3 e o BYD Seal desenrola-se em duas vertentes: O arranque e a paragem num pista com uma distância considerável. Claro que as especificações são diferentes e isso fica provado nos resultados. O carro da marca de Elon Musk acaba por conseguir bater a proposta chinesa no arranque.
Ao serem testados diferentes modos nestes dois carros, a diferença esbate-se e começa a pender para o BYD, com o Tesla a perder espaço. Estes resultados podem não ser estranhos, visto que o BYD Seal tem 530 cv e 670 Nm de torque, enquanto o Model 3 da Tesla tem 490 cv e 490 Nm de torque.
No desempenho oposto, na travagem, a coisa muda de figura. O carro chinês bate a proposta americana, que não consegue dar uma resposta à altura. Ainda assim, e no cômputo geral, fica provado que estes 2 carros têm mais em comum do que o esperado. O Tesla Model 3 e o BYD Seal ombreiam na estrada e isso é ótimo para os consumidores e para as suas escolhas.
O que fica realmente a faltar é ouvir o rugido de um motor em alta rotação, assim parece que estamos a comer pão sem sal com manteiga também sem sal 🙂
Feliz natal a todos, é que o “belho” das barbas seja generoso :). 🙂
O sal faz mal! Nada melhor que conduzir em silêncio! SL bom natal
Há coisas que estão desajustadas nesta comparação, como o facto de se poder no Tesla comprar o boost de aceleração e a autonomia real de ambos. Além do suporte que é ainda desconhecido na BYD. O bom é que existem dois concorrentes fortes a preços convidativos para o que oferecem, isto para mostrar às pouco competitivas marcas europeias qual o caminho.
Um exemplo da ganância das marcas europeias tem a ver com certos carros do grupo VAG e franceses que com os anos até a qualidade de construção e materiais vem a baixar. Espero que assim as marcas europeias melhorem a qualidade do preço. Eu tenho um Tesla e a qualidade é mais que qb para a esmagadora maioria de pessoas e ao ser um elétrico com mais de 400 cv… wow
Qual a finalidade destas corridas e travagens bruscas! Eu no dia a dia não ando a acelerar ou a travar bruscamente, até porque o propósito dos eletricos seria uma condução mais controlada dada a autonomia dos mesmos. Enfim, medir pilin**s vão para um autódromo.
É o único momento de condução onde um Tesla se pode destacar. Arranques de 400 metros a direito. Logo os publicitários contratados apenas dão enfoque a esta particularidade pq se forem para estradas do dia a dia e com maior distancia, os teslas ficam mal vistos.
Estes “embates” são do mais absurdo que há… “hey, bora quebrar a lei, muitos km/h acima do que é possível já depois de ser considerado crime sequer, quanto mais meramente passar o limite de velocidade”.
Fora isso, o BYD (qualquer um dos disponíveis no mercado actualmente) são mais confortáveis e têm melhor qualidade e acabamento que os Tesla. Já posição de condução fica à preferência de cada um (prefiro os do BYD que testei, mas há – e aceito completamente – quem prefira a posição de condução nos Tesla). Espero que a BYD consiga forçar os fabricantes Europeus a descerem os seus preços, pois a BYD oferece qualidade e tecnologia a preços sem igual no segmento em que competem, e em todas as ofertas têm autonomia q.b. para serem levados a sério até para quem faça vários km num único dia. Se conseguirem pressionar os construtores Europeus a baixarem as margens e oferecerem EV’s mais baratos, então só terei maravilhas a dizer da BYD.
“No desempenho oposto, na travagem, a coisa muda de figura. O carro chinês bate a proposta americana, que não consegue dar uma resposta à altura. ”
Pois…os famosos abrandadores Tesla.
BOFETADA DA BYD!! Acho que o Elon Musk ainda está a por gelo na cara 😛
O Camona Watson não conduz a versão Performance TM3. Se da próxima vez o fizer, precisará trazer de 200 a 400 mil Ferraris e Lamborghinis para chegar perto. Elon só quer envergonhar e esmagar a concorrência.
Mais nada :):) o novo M3 Plaid ou ludicris ou lá o que é palpita me que vai matar tudo, se trouxer 700 CV como se pensa, não vai ser fácil acompanhar a maquina… Vamos ver 🙂
LOL, o clichê do meu e maior que o teu ou mais rápido. Who cares. O meu X3 M40i faz 4.5 sec dos 0 aos 100KM e so fiz isso uma ou duas vezes por curiosidade. Comprei o carro pelo excelente motor e espaço, qualidade e conforto que oferece. Vou talvez comprar a versão elétrica como segundo carro da familia quando este for actualizado, mas espero pela tempestade dos preços ridículos se acalmar. PS: tenciono ficar com este X3 corrente uns bons anos pois e muito fiável. Chines ou Musk Americano, no thanks. Sou Europeu e vou continuar a suportar marcas locais.