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Tesla junta-se a fabricantes de carros elétricos chinesas para evitarem guerra de preços

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. MLopes says:

    a globalização e a livre concorrência só funcionam quando interessa. quando não interessa estabelecem-se acordos que mais parecem estruturas de oligopólios colocando a procura e oferta em desiquilíbrio com elevadas vantagens para a oferta e grave prejuízo para a procura, fruto da manutenção de preços, em muitos casos, especulativos.
    resumindo, esmifra-se o pobre para dar mais uns milhares de milhões a quem já tem muitos milhares de milhões…

    • SouHumanoNaoOcident says:

      Este acordo não é para controlar os preços entre alguns fabricantes. É para manter a concorrência. É como dizer que um elefante e uma formiga têm ambos direito a uma opinião apesar da diferença de tamanho. Ao fazer este acordo impede que os gigantes da indústria matem os pequenos fabricantes. Quanto ao consumidor temos de pensar da seguinte forma se fosse permitido a desregulamentação do mercado no final haveria poucos fabricantes e depois seria difícil ter preços justos. Ao contrário da ideologia ocidental que permite fazer quase monopólio de empresas na China tenta-se equilibrar a luta. Muito devido ao tamanho da população que, ao contrário da ideologia ocidental, tem muita importância para o governo chinês em termos de como aquele vê a atuação deste.

  2. Hélio says:

    >isso não é cartel?

    • Pedro says:

      Cartel é quando umas combinam com as outras os preços que praticam para que nenhuma delas saia prejudicada e, ultimamente, apenas o consumidor é que sai. Normalmente, quando ocorre uma cartelização de preços, as empresas não fazem conferências públicas porque estão a cometer um crime económico (seja aqui, seja na china).

      O grande problema da Tesla, associado à fraca qualidade geral dos seus carros, é que está a destruir o mercado e assassinar a concorrência pelo preço. Há um ano um Model Y tinha um preço de entrada de 60.000 (ou perto disso) e já vai nos 47.000. São modelos diferentes? Não. São gamas diferentes dentro do mesmo modelo.

  3. says:

    Faltou dizer que o acordo vai ser feito no Twitter.

  4. Jota says:

    Isso não é proibido? Não é cartel?

  5. joao says:

    Isto é o comunismo dos capitalistas. “Concorrência, meritocracia e instabilidade para os outros, socialismo e previsibilidade para mim. “

  6. Amilcar Alho says:

    Muito atrasados…
    Em Portugal já temos disso há muito tempo com as operadoras de comunicações, supermercados, gasolineiras, …
    Meninos!

  7. Jusiaf says:

    Mais um cartel…

  8. Yamahia says:

    +1, Isto é puro cartel. Chamem a autoridade da concorrência looloooloool

  9. Rui Carlos says:

    Meus amigos a verdade e esta, o ocidente tem o melhor do mundo e o resto anda de joelhos poiis por muita propaganda que facam não tem know how para serem considerados primeiro mundo. A china e russia juntas não fazem mossa nem a Portugal que tem um nivel muito superior de vida

  10. pdsermqq says:

    Os Teslas sempre tiveram a qualidade de um produto chinês baratucho por isso vão se adaptar perfeitamente.

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