Tesla descontinua o Model S e Model X para se dedicar aos robôs
Elon Musk anunciou há poucas horas que a Tesla vai terminar a produção dos veículos Model S e Model X. Vai utilizar a fábrica em Fremont, na Califórnia, para construir robôs humanoides Optimus e assim crescer, adaptando-se a uma nova realidade.
Tesla descontinua o Model S e Model X
Foi durante a conferência telefónica de resultados do quarto trimestre da empresa. Revelou que chegou a altura de terminar os programas Model S e Model X com uma despedida honrosa. Nas suas palavras, "se está interessado em comprar um Model S ou Model X, agora é a altura de encomendar".
Depois do Roadster original, os dois modelos são os veículos mais antigos da Tesla. Nos últimos anos a empresa reduziu drasticamente os preços devido ao aumento da concorrência global no mercado dos veículos elétricos. A Tesla começou a vender o Model S em 2012 e o Model X três anos depois. No site da Tesla, o Model S está atualmente com um preço inicial de cerca de 110.000 euros, enquanto o Model X começa por cerca de 115.000 dólares.
As we shift to an autonomous future, Model S & X production will wind down next quarter.
If you’d like to own one of them, now’s a good time to place your order.
Tesla wouldn’t be what it is today without Model S & X and their (early) owners – thank you for your support over… pic.twitter.com/4J06T1QjVM
— Tesla (@Tesla) January 29, 2026
Os modelos mais populares da Tesla são o Model 3 e o Model Y, que representaram 97% das 1,59 milhões de unidades entregues pela empresa no ano passado. O Model 3 tem agora um preço inicial de cerca de 37.000 euros, e o Model Y, de cerca de 40.000 euros. A Tesla lançou versões mais acessíveis destes veículos no final do ano passado.
Elon Musk quer dedicar-se aos robôs Optimus
No seu relatório de resultados divulgado na quarta-feira, a Tesla reportou a sua primeira queda anual de receitas da história, com as vendas em queda em três dos últimos quatro trimestres. Musk tem tentado desviar a atenção dos veículos elétricos tradicionais para um futuro com carros autónomos e robôs humanoides, áreas em que a empresa praticamente não opera atualmente.
A Tesla está a desenvolver o Optimus com o objetivo de um dia o vender como um robô bípede e inteligente, capaz de realizar desde trabalhos em fábricas até cuidar de crianças. A empresa afirmou em comunicado que planeia apresentar a terceira geração do Optimus este trimestre, o seu “primeiro modelo concebido para produção em massa”.
Musk disse na conferência telefónica que a Tesla está a substituir a sua linha de produção dos Model S e Model X em Fremont “por uma linha de produção do Optimus com capacidade para 1 milhão de unidades por ano”. “Como se trata de uma cadeia de abastecimento completamente nova”, disse Musk, “não há praticamente nada da cadeia de abastecimento existente no Optimus”. A Tesla espera aumentar o número de funcionários na fábrica de Fremont, acrescentou Musk, “e aumentar significativamente a produção”.
Leia também:






















As peças de substituição e updates de software serão garantidas por quanto tempo? Ou não há qualquer data/garantia?
E bem! Os robots sao melhores que a porcaria de carros que fazem, comprei um model 3 Longe range que diziam ser fantastico aqui incluido JL e um almeida e afinal o todo poderoso long range de Lisboa ao Porto ficou com 12% de bateria. Isto um long range! A versao normal nem chega a aveiro….conduzir a 170kmh pelos vistos gasta imensa bateria. O meu antigo mercedes com 23 anos a diesel faz lisboa porto a 200kmh e chego com metade do deposito que me permite voltar sem problema
Esta empresa no ramo automóvel não tem futuro …só venderão nos USA…..não há hipótese de competirem com os carros Chineses.